Entao galera! aproveitando um topico de um amigo nosso...sei q isso depende de regiao para regiao.e isso nao poderia ocorrer.pois o preço pago pelo aparelho e o mesmo.em todo brasil ..mas servira de base pra todos aqui..
quanto voces cobram para rastrar a injeçao..e onde estao localizados?
sou de Varginha minas gerais..atualmente cobro 40.paguei 900 pra atualizar.to pensando em subir p 70 a 80 pilas...
Respostas:
R$ 40,00 em Floripa, não consigo cobrar mais, embora tenha consciência q é muito barato
O preblema e realmente este,o bom senso,quando o cara ja e cliente,as vezes nem cobro,quando geralmente ele deixa o carro p consertar,dai ja ganho no conserto.
quando chegam aqueles q te pedem p rastrear so p ver o defeito?p levar p outro mecanico so trocara peça p ele?voce passa de graça? um raio x no medico e de graça?raiox e p ajudar o medico a achar a doença.
quanto ao levantar o carro no elevador..voce esta com aquele pepino p resolver em outro carro,oficina cheia elevador ocupado,voce monta o carro q ta no elevador ,tira o carro.levanta o do cara q nunca apreceu na sua oficina.gasta 20.30 munitos do seu tempo,o cara diz obrigado nao vou fazer o serviço hoje!!!da vontade de fazer o que?..
edilsonedilson escreveu:
Bom amigos ,esse é um assunto complicado, não existe regras. Não é porque eu paguei caro no scaner que justifica cobrar do cliente pra passar o scaner. Cada caso é um caso,O cliente chega na oficina pra saber quanto vai gastar no conserto; Ai talvez eu tenha que passar o scaner pra pra ver o que tem gravado, isto facilta pra mim na hora do orçamento Neste caso estou usando o scaner pra resolver um problema meu, e não do cliente ai não justifica cobrar dele No caso de chegar um cara que eu nunca vi, e pedir pra passar o scaner pra ver porque a luz tá acesa eu passo mas não dou a receita pronta pra ele não, e nem apago os códigos. Nós sabemos que o scaner mostra onde tá o problema mas não mostra como consertar Por exemplo, geralmente acusa sonda, mas nem sempre trocar sonda vai resolver o problema, é necessário uma revisão completa no sistema. Falo pra ele, se você quiser comprar uma sonda e me trazer eu troco, mas não garanto que vai apagar a luz. Agora se quise resolver o problema passo pra ele o orçamento, vai ficar X de mão de obra,vai ter que fazer limpeza de bicos examinar filtros velas cabos e etc Como eu disse a ferramenta é pra resolver o nosso problema e não do cliente Vou dar outro exemplo- Pra trocar uma embreagem cobro 200 levaria 4 ou 5 horas pra trocar com o carro no chão, Já com elevador levo 2 horas e cobro os mesmos 200 Conclusão, o gasto com ferramentas é pra fazer agente trabalhar mais rápido e ganhar dinheiro mais rápido. Elevador custa tão caro como o scaner e alguem cobra 40 pra levantar o carro do cliente?
AMIGO VOCÊ PRECISA REVER ESSE CONSEITO ,PROCURE UM CONSULTOR EM ADMINISTRAÇÃO DE CENTRO AUTOMOTIVO ,AQUI NO FORUM TEM UM CARA BOM O JOTAPERKOL TROQUE UMA IDEIA COM ELE
O Edilsonedison tem toda razão. Agora o fato muda quando o cliente leva seu carro a uma concessionária. Lá é cobrado TMPO (tempo e mão-de-obra)e na maioria das vezes o orçamento é cobrado. Sinceramente é dificil se tomar uma posição. Vale mais a sinceridade e o profissionalismo fato que já cativa o cliente que muitas das vezes pergunta quanto é que é o valor do scaneamento. Particularmente quando isso ocorre em nossa oficina eu costumo cobrar uma taxa de scaneamento que equilave HOJE pelos calculos de TMPO a +/- 4% do valor do SM nacional. Para evitar vexames e mal entendidos, tenho uma simpatica placa bem vísivel: SCANEAMENTO DO FUNCIONAMENTO - R$ 25.00, o que por si só já resolve o problema dos aproveitadores.
,edilsonedilson escreveu:
Acontece Paulo que em todas as oficinas tem clientes ruins e clientes tão bons que parece que é parente Mas tem gente que esquece que esses bons clientes já foram estranhos e todos tiveram a primeira vez na oficina. Imagine se naquela primeira vez ele tivesse se sentido roubado ou menosprezado Agora tem muitos profissionais que pensam diferente porque não tem clientela fixa, trabalham em beira de estrada ou cidades turísticas onde só tem carros de passagem Por isso eu digo que esse assunto é complicado é igual futebol, política, religião e etc cada um tem uma opinião, Cada um tem uma educaçao, um carâter, uma maneira de ver os fatos. E essas virtudes nós trazemos de berço, ou ja nascemos com elas; não são consultores que vão efiar em nossas mentes.
INTERESSANTE
edilsonedilson escreveu:
Acontece Paulo que em todas as oficinas tem clientes ruins e clientes tão bons que parece que é parente Mas tem gente que esquece que esses bons clientes já foram estranhos e todos tiveram a primeira vez na oficina. Imagine se naquela primeira vez ele tivesse se sentido roubado ou menosprezado Agora tem muitos profissionais que pensam diferente porque não tem clientela fixa, trabalham em beira de estrada ou cidades turísticas onde só tem carros de passagem Por isso eu digo que esse assunto é complicado é igual futebol, política, religião e etc cada um tem uma opinião, Cada um tem uma educaçao, um carâter, uma maneira de ver os fatos. E essas virtudes nós trazemos de berço, ou ja nascemos com elas; não são consultores que vão efiar em nossas mentes.
edilsonedilson, vc está certíssimo.
Aliás CONSULTORES são pessoas que não gostam de enfiar nada pela goela de ninguém.
Hoje, com meus conhecimentos, eu ajudo proprietários de Oficinas Mecânicas a descobrir o caminho para ganhar dinheiro com a atividade. Não é milagre não, é apenas a colocação de alguns conceitos que vocês não tem coragem de por em prática e vem dizer que são VIRTUDES e continuam perdendo dinheiro.
Cara, se alguém monta uma Oficina Mecânica, faz investimentos altíssimos com local, maquinario, ferramental, equipamentos, aparelhos, computadores, contratação de pessoal, legalização em órgãos públicos, contador, e etc. e diz que não quer ganhar dinheiro, ou é "BURRO" ou é "MALUCO".
Eu acho sim, que tudo o que se faz dentro de uma Oficina para consertar o veículo de alguém deve sim ser cobrado.
O veículo é patrimônio do cliente e o defeito apresentado no seu funcionamento normalmente é por mal uso, portanto o problema é dele e não da Oficina.
Ou vc não paga conta de consumo de energia elétrica, não paga conta dde consumo de água, não paga seus impostos ???
Ou será que vc é clandestino na profissão ???
Abraços,
JOTAPERKOL
boa noite a todos ,gostaria de deixar minha opinião,
penso da seguinte forma,scanner,multimetro,manometro,chave de fenda ,etc são ferramentas,e o minimo que temos que ter para auxiliar em diagnosticos.
não acho legal oficina cobrar somente para passar scanner ou medir pressão de bomba,não oferecemos esse tipo de serviço,
agora se cliente quizer fazer orçamento de uma pane na injeção, só apos uma entrevista e um bate papo dá para definir se vamos oferecer um orçamento sem compromisso, ou cobrar pelo orçamento ou fechar um orçamento com valor fixo,tem veiculos que temos que alertar o cliente antes,porque é um serviço caro.
uma coisa é fato, se for para o cliente deixar o veiculo na oficina ,tem que desenrolar o serviço, temos sempre que alertar o cliente, e cada carro tem suas particularidades e preço diferenciado, principalmente as peças de reposição.
galera abre o olho o problema nao e no carro nosso e sim de quem compra e usa ok ,
mas porem um doutor (medicina)ok , cobra consulta ,preconsulta , exames , pos consultas ,etc...
um equipamento medico e feito de eletronica mecanica e outros itens ok tem cada um o seu valor ,
nos dias de hoje para se prestar um serviço de qualidade e necesario muitos equipamentos na qual tem valores agregados , cobrar faz parte do custo de aquisiçao pois a coisa anda tao rapida que precisamos investir costantemente ,
se nao cobra pelo uso do equipamento vai ser mais um que no fim do ano nao consegue bancar uma boa atualisaçao ,
e nao ficara em dia com o dever de prestar um otimo serviço para seus clientes ,
mecanico e coisa seria , tem o seu dever nao so arecadar ganhos mas sim manter automoveis em condiçoes otimas circulando em nossas ruas ,
para isso e necesario investimento em equipamentos , treinamento , se nao souber adiministrar coretamente o fluxo de entradas e saidas vai se deparar com equipamento desatualisado e com um proficional que nao estara apto a se quer trocar uma pastilha de freios em um carro popular .
eu sou a favor da cobrança sim sem restriçoes ,
pois é nossa responsa ter o equipamento e ser treinado o suficiente para nao dar
prejuizos para o propietario do carro , e o dono do carro antes de adiquirir sabe que tem que pagar o IPVA e seguro , e por consequencia ja deve tb saber que
tera manutençao e que se for em um centro automotivo bem estruturado tera um bom investimento em seu carro ,
ja se for em um oficina desatualisada sem equipamentos nem proficionais capacitados tea dispesa e tera que viver com isso por fazer uma ma escolha na hora de procurar .
meus amigos um medido pode errar e tirar a vida de uma pessoa ,
um mecanico pode errar e tirar a vida de varias pessoas ,
entao proficionais invistao cobrem e sejam felizes ,
JOTAPERKOL escreveu:
edilsonedilson escreveu:
Acontece Paulo que em todas as oficinas tem clientes ruins e clientes tão bons que parece que é parente Mas tem gente que esquece que esses bons clientes já foram estranhos e todos tiveram a primeira vez na oficina. Imagine se naquela primeira vez ele tivesse se sentido roubado ou menosprezado Agora tem muitos profissionais que pensam diferente porque não tem clientela fixa, trabalham em beira de estrada ou cidades turísticas onde só tem carros de passagem Por isso eu digo que esse assunto é complicado é igual futebol, política, religião e etc cada um tem uma opinião, Cada um tem uma educaçao, um carâter, uma maneira de ver os fatos. E essas virtudes nós trazemos de berço, ou ja nascemos com elas; não são consultores que vão efiar em nossas mentes.
edilsonedilson, vc está certíssimo.
Aliás CONSULTORES são pessoas que não gostam de enfiar nada pela goela de ninguém.
Hoje, com meus conhecimentos, eu ajudo proprietários de Oficinas Mecânicas a descobrir o caminho para ganhar dinheiro com a atividade. Não é milagre não, é apenas a colocação de alguns conceitos que vocês não tem coragem de por em prática e vem dizer que são VIRTUDES e continuam perdendo dinheiro.
Cara, se alguém monta uma Oficina Mecânica, faz investimentos altíssimos com local, maquinario, ferramental, equipamentos, aparelhos, computadores, contratação de pessoal, legalização em órgãos públicos, contador, e etc. e diz que não quer ganhar dinheiro, ou é "BURRO" ou é "MALUCO".
Eu acho sim, que tudo o que se faz dentro de uma Oficina para consertar o veículo de alguém deve sim ser cobrado.
O veículo é patrimônio do cliente e o defeito apresentado no seu funcionamento normalmente é por mal uso, portanto o problema é dele e não da Oficina.
Ou vc não paga conta de consumo de energia elétrica, não paga conta dde consumo de água, não paga seus impostos ???
Ou será que vc é clandestino na profissão ???
Abraços,
JOTAPERKOL
otima observaçao obrigado
Adriano, parabens pelos seus conceitos do que é uma Oficina Mecânica.
Creio que você é um dos poucos que concorda com que tudo que se realiza dentro de uma Oficina para resolver o problema do cliente deve ser cobrado.
Todo o "arsenal" que uma Oficina possui e usa para diagnosticar e consertar defeitos de veículos deve ser cobrado.
Lembrem-se que uma OFICINA é um estabelecimento comercial como qualquer outro, e foi constituida para gerar LUCRO explorando os conhecimentos de seu proprietário e dos profissionais que com ele trabalham.
JOTAPERKOL
Adriano Mucellini dos Reis escreveu:
JOTAPERKOL escreveu:
edilsonedilson escreveu:
Acontece Paulo que em todas as oficinas tem clientes ruins e clientes tão bons que parece que é parente Mas tem gente que esquece que esses bons clientes já foram estranhos e todos tiveram a primeira vez na oficina. Imagine se naquela primeira vez ele tivesse se sentido roubado ou menosprezado Agora tem muitos profissionais que pensam diferente porque não tem clientela fixa, trabalham em beira de estrada ou cidades turísticas onde só tem carros de passagem Por isso eu digo que esse assunto é complicado é igual futebol, política, religião e etc cada um tem uma opinião, Cada um tem uma educaçao, um carâter, uma maneira de ver os fatos. E essas virtudes nós trazemos de berço, ou ja nascemos com elas; não são consultores que vão efiar em nossas mentes.
edilsonedilson, vc está certíssimo.
Aliás CONSULTORES são pessoas que não gostam de enfiar nada pela goela de ninguém.
Hoje, com meus conhecimentos, eu ajudo proprietários de Oficinas Mecânicas a descobrir o caminho para ganhar dinheiro com a atividade. Não é milagre não, é apenas a colocação de alguns conceitos que vocês não tem coragem de por em prática e vem dizer que são VIRTUDES e continuam perdendo dinheiro.
Cara, se alguém monta uma Oficina Mecânica, faz investimentos altíssimos com local, maquinario, ferramental, equipamentos, aparelhos, computadores, contratação de pessoal, legalização em órgãos públicos, contador, e etc. e diz que não quer ganhar dinheiro, ou é "BURRO" ou é "MALUCO".
Eu acho sim, que tudo o que se faz dentro de uma Oficina para consertar o veículo de alguém deve sim ser cobrado.
O veículo é patrimônio do cliente e o defeito apresentado no seu funcionamento normalmente é por mal uso, portanto o problema é dele e não da Oficina.
Ou vc não paga conta de consumo de energia elétrica, não paga conta dde consumo de água, não paga seus impostos ???
Ou será que vc é clandestino na profissão ???
Abraços,
JOTAPERKOL
otima observaçao obrigado
é bem justo!
caro collegas
eu cobro 100,00,e como dizia um professor meu de campinas,o preço quem dá é o profissioonal mecatronico.
o cliente chega a oficina com várias dúvidas porque esta cansado de ser passado pra traz por falsos reparadores.
nós temos que nos expressar como devemos,respeitando a ética entre colegas e acima de tudo explicar os prós e contra de um bom diagnóstico eletronico oferecendo por exemplo uma impressão do diagnóstico de fucionamento do veículo,assim o cliente aacaba adquirindo confiança no teu trabalho.
o mal de tudo isso é que tem algums palhaços que não são reparadores,mas acabam comprando um scanner e ainda o cãncer de tudo,não sabem sequer interpretar o que está vendo,ali em seu visor.
como dizia o tiririca,tem reparadores inclusive,aqui em minha cidade que certa vez fiz um teste eu pedi que me explicasse o que significava co2 no aparelho e o cara disse na cara de pau,que era (pra coisá um dado que a falha era do aparelho).
fala sério, vamos nos instruir mais conversar com o cliente e passar confiança,porque estes que pagam a nossa conta não são mais bobos,eles se informam e tambem temos que nos informar para estarmos áptos para esclaracermos 100% uma informação refernte ao que o cliente pede ao passar o scanner.
abraço a todos.
obs: o cliente quando sente em um profissional ao ser questionado,sobre determinada dúvida ou significado,interpretação de algum sinal a segurança de uma resposta clara ele pagará com certeza satisfeito,agora se ao quetionar-nos e não pudermos esclarecer as suas dúvidas,haverá daqui a alguns dias alguem que passará o scanner como cortezia.
Sou autonomo, vira e mexe tem gente me ligando para passar o scaner, cobro trinta reais, a primeira coisa que perguntan se é computadorizado, digo que sim, eles trazem, passo o napro é trinta reais, se fizer o serviço comigo derrubo para vinte reais, se disser que volta depois é trinta na hora, se voltar tem o desconto, agora me digam, investi em um napro, um notbook e atualização anual que não é barata, de graça não da, nem mesmo sendo cliente muito antigo, eles vem até nós, por que confiam e conhecem a qualidade dos serviços, e estão disposto a pagar por isso, sempre procuro ter ferramenta adequada para cada serviço, e quando estou realizando o serviço vou explicando para que serve cada ferramenta e como seria feito sem ela, EX, troca correia dentada de um fire 16V, e digo, alguns falam que o barato sai caro, eles tem conciencia que nós reparadores temos que investir alto para manter a qualidade, o que temos que fazer é mostrar o quanto gastamos para oferecer esta qualidade.
Olá pessoal
Aqui na minha cidade , tenho recebido muita reclamação de clientes insatisfeitos com outros estabelecimentos, o cliente já chega dizendo que trocou muitas peças e o problema continua.
Quando o cliente chega na oficina ele acha que só passar o scanner automotivo já acha o defeito e ainda indica a peça á ser trocada e ainda fica dentro da oficina esperando o veículo ficar pronto,( que erro grave ).
Eu particularmente acho muito barato cobrar de 40 a 80 pila para fazer um diagnostico, é muita responsabilidade,concertar,dar garantia do serviço,ficar responsável pelo veículo dentro da oficina e ainda ter que socorrer o veículo na estrada se der problema.
Muitos dos problemas não são detectados por scanners, aí muita coisa pode passar despercebido.
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Este é o meu diagnostico inicial ( check-list ).
Passar scanner de injeção,verificar codigos de falhas e parãmetros.
Verificação de alguns ítens com osciloscopio digital
Fazer teste de pressão e vazão de bomba
verificar cabos de vela e sistema de iginição
verificar bicos injetores
verificar compressão de motor e sincronismo mecanico
verificar catalizador
sistema de carga, bateria e alternador
Aqui na minha oficina cobro 200,00 para fazer este diagnostico
Gasto em média 3 horas de serviço
Não tenho retorno de serviços , infelizmente trabalho no erro dos outros.
Aqui no sul a maioria do pessoal cobra em torno de uma hora de serviço pra scannear, sem sombra de dúvidas entendo que deve ser cobrado o pré-diagnóstico, seja ele da forma que for, todos sabemos o custo dos equipamentos e também dos cursos, etc, que temos que fazer para nos mantermos atualizados, o bom proficional tem que saber valorizar seu serviço, até porque na maioria dos casos(reparadores independentes) temos que trabalhar em todas a linhas de veículos e não só com uma montadora, como fazem as concessionárias, vamos trabalhar unidos e com a mesma linha de pensamento, ai não tem escapatória(os médicos não são assim?)UP.
:( :( :(
sf.gorni, erro seu em agir assim.
O foco do cliente que vai a uma Oficina é buscar solução para um problema (defeito) existente no veículo dele, e que normalmente é ocasionado por mal uso desse veículo, por imperícia, por ousadia, e até por prevenção.
Portanto o problema é dele, e não da Oficina.
A Oficina só vai tentar solucionar o problema dele se tiver um bom profissional, se tiver as melhores ferramentas, se tiver equipamentos de última geração, se o profissional souber utilizar as ferramentas e os equipamentos, se o profissional estiver habilitado (com cursos e reciclagem) para exercer a profissão, se a Oficina demonstra credibilidade, e etc, etc, etc. E tudo isso custa dinheiro, e muito.
Portanto o FOCO da Oficina tem sim aque ser o LUCRO com o exercício da atividade em que se especializou e deve cobrar muito bem pela prestação desses serviços.
JOTAPERKOL
Scanner - Pessoal quando vamos ao medico ou chamamos um tecnico de informatica pra olhar ou fazer uma consulta quanto voce paga ? Em nossa empresa chamei uma pessoa pra conferir a rede do meu computador com o Pc do patio ele gastou alguns minutos e me cobrou a visita 60,00 nao passou aparelho e só investiu no conhecimento. Eu cobro pra fazer diagnostico e isso dever ser informado ao cliente antes de fazer qualquer verificaçao. Estou colocando no meu sistema de gerenciamento todos os testes que eu faço Ex: Diagnostico via Osciloscopio 60,00,Diag.Scanner 40,00,Medir pressão de combustivel etc.
Gente nosso ramo esta ficando cada fez mais dificel e em nossa empresa estou com dificuldades de ver o lucro pois estamos sempre investido e por isso estou cobrando mais e vou selecionar meus clientes e uma outra coisa vamos trabalhar mais efetivamente nos controles financeiros.
BOM EU COBRO 50.00 PELO DIAGNOSTICO VIA SCANNER, MAS ISSO É PARA NAO CLIENTES SE FOR MEU CLIENTE EU NAO COBRO SE O VEICULO FOR REPARADO NA OCASIAO...
R$60,00!! SEM CHORO
PAGAMOS,EM MEDIA R$7.000.00
EM UM EQUIPAMENTO!
PRA DEPOIS O CARA CHEGA AQUI COM SEU CARRO PEDINDO PARA,PASSAR O SCANER NA FAIXA!
EU JA FALO LOGO,VA COMPRA UM SCANER ENTÃO PARA VOÇE!!
EMPRESTO PARA AMIGOS MEUS DE OUTRA OFICINA,SEM PROBLEMA!
MAS FASSO FAVOR PA CLIENTE NÃO!!
AMIGO EDILSON..CRIEI ESSE TOPICO NAO FOI PARA CRIAR POLEMICA NAO...MAS VAMOS LA UM EX: HOJE RECEBI UM CLIENTE ANTIGO AKI NA OFICINA.ASTRA 2010.LAMPADA DE MUNUTENCAO ACESA..PASSEI RASTHER.DEFEITO INTEMITENTE.(SENSOR DO PEDAL DE FREIO)
NA CONCESSIONARIA QUERIAM TROCAR SENSOR MAIS RASTREAR INJEÇAO..COBRARIAM DELE UM PRECINHO AMIGO 330,00..SENDO Q O PROBLEMA ERA SO LAPADA QUEIMADA.TROQUEI AS LAMPADAS DE FREIO Q ESTAVAM QUEIMADAS.SO QUE NAO APAGOU A LUZ DO PAINEL..PASSEI O SCANNER APAGUEI A LUZ...DAI RESOVO O PRLOBLEMA E COBRO SO PARA TROCARAS LAMPADAS?
AFINAL NINGUEM NUNCA RECLAMOU POR COBRAR PARA PASSAR O RASTHER.. NAS CONCESSIONARIAS NADA SAI DE GRAÇAE E BARATO..VAMOS VALORIZAR A CLASSE..AFINAL NAO E SO GRANA Q SE GASTA PARA ESTAR ATUALIZADO.E O NOSSO TEMPO COM CURSOS..
Costumo utilizar da seguinte forma. Cliente passo o scanner. Se o scanner resolver, for rapido nao cobro. Agora se alguem chega querendo um diagnostico do veiculo. Via scanner. Cobro uma Tx. de R$30,00. Para verificação tipo check list. Rapiodo de 80 itens nao cobro.
amigo jotaperkol eu concordo com você quanto o que diz,eu mesmo já recorri .
vejam colegas do OB, eu levei minha esposa para faser um ecografia ,para seber o sexo do bebe " se alguem nunca viu um dia vai ver", é um borrão só,e o medico dis com toda claresa que é menino,ai cobrou R$180 ,não demorou 5min.
eu sei que o aparelho é em torno de R$16000 ,agora vamos nos fasra o serviço dele
o mesmo se dermos um scanner para um medico,descobrir uma falha de um marea
sera que sai uma coisa?
eu acho justo cobrar, se for só passar o aparelho é R$50,00 mas se o cliente quiser concertar,ai não se cobra por passar o aparelho mas sim pelo concerto,com relaçao aos colegas de profiçao de minha cidade, eu troco informações, mas emprestar ferramentas não, pq se eu paguei pela ferramenta eu tenho q tirar o lucro e o custo dela , ai o colega pega emprestado faz um preço mais barato e eu estou bancando a oficina dele e perdendo serviço, afinal ele nao tá tendo custo com nada
E Srs. ja imaginaram quanto custa o aparelho + atualizacoes + todas as montadoras. verfiquem e veja o custo de se estar apenas passando diagnostico para na maioria ser resolvido em outro local.
boa noite a todos.
vou fazer um comentario,e espero que vocês não me enterprete mal.
tenho percebido já a algum tempo que alguns proprietarios de veiculos estão bastante informados,já atendi alguns proprietarios que possuem scanner ligados a netbooks.
se essa moda pega a nivel brasil
vai ter dono de oficina bravo
AMIGO EDILSON,NAO SEI VOCE ESTA SITUADO NA CAPITAL,OU QUANTOS MIL HABITANTES SUA CIDADE..AQUI NA MINHA CIDADE TEM EM TORNO DE 150.000 MIL HABITANTES ESOTU NO INTERIOR DE MINAS.TRABALHEI POR 12 ANOS NUMA CONCESSIONARIA CHEVROLET.SAI E RESOLVI ABRIR MEU PROPRIO NEGOCIO..TO NO RAMO A 25 ANOS..AQUI PELO CAULCULO DO SINDICATO,ENTRE OFICINAS QUE ESTAO REGISTRADAS OU NAO SAO EM TORNO DE UMAS 150,MAIS DA METADE DELAS NAO TEM EQUIPAMENTOS OU ESTAO REGULARIZADAS....EU TENHO TODO FERRAMENTAL,PARA TRABALHAR,COMPRO CURSOS DA MECANICA 2000/SETE/DOUTOR IE E MTS OUTROS..AINDA TEM IMPOSTOS ,EMPREGADOS,MEU CENTRO AUTOMOTIVO,TALVES SEJA O MAIOR DA CIDADE E O QUE OFEREÇE MAIOR LEQUE DE SERVIÇOS..ENTAO MEU GASTO E ALTO.POR ISSO,NAO TRABALHO DE GRAÇA,EX TEM CLIENTE Q CHAGA ATE MIM PERGUNTA PREÇO DE SERVIÇO.UMA TROCA DE EMBREAGEM DO VECTRA...COBRO 220,00,ACHO BARATO PELO TRABALHO Q DA,O CARA DIZ TEM UM QUE TROCA POR 110,00..DAI EU DIGO VAI LA TA BOM O PREÇO...MAS O MEU PREÇO E ESSE MEU SERVIÇO TEM QUALIDADE,TEM Q TER PREÇO...
sou a favor tambem de quem acha certo cobrar o dagnostico feito c scaner, por ser uma ferramenta carra e que requer atualização anual, temos que cobrar sim. o scaner pode as vezes reduzir o tempo para realizar um diagnostico que sem ele demoraria bem mais.nao tenho um preço fixo vai depender da situação e se é cliente ou nao. mas temos sempre que cobrar algo para ajudar nos custos altos que temos com equipamentos.
Com todo o respeito ao nosso consultor , mas acho que isso varia de oficina para oficina , vou te dar um exemplo..
Tenho um cliente que a 6 anos , sempre repara seu carro e os da sua família comigo , outro dia apareceu com seu carro aqui na oficina com a luz de anomalia acesa e pediu que eu verificasse .
Scaneei o veículo e constatei que era simplesmente uma lampada queimada , cobrei 15 reais no total e o cliente ficou muito satisfeito !!
Agora imagine....se eu digo que cobro 80 reais para scanear o carro por uma simples lampada queimada ...esse é cliente antigo e conserto o carro de todos os seus familiares , criei com meus clientes mais que prestação de serviço , criei relação de confiança e como outro amigo citou no post , hj qualquer oficina ou auto eletrica tem scanner , o que faz a diferença é a qualidade e o atendimento , concordo que temos que visar o lucro , mas de forma inteligente e ponderada.
Resumindo , eu cobro oitenta reais por diagnóstico , mas se gerar o serviço , essa taxa não é cobrada...criei esse sistema e meu movimento aumentou considerávelmente!!
TAMBÉM SOU A FAVOR DE COBRAR PARA PASSAR O SCANNER POR 1001 MOTIVO MAS QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO NUNCA ESQUEÇO NO DIA EM QUE O CLIENTE QUE EU NUNCA TINHA VIDO NA VIDA VEIO ATÉ A OFICINA EU CONECTEI O SCANNER LIGUEI O MESMO PEDI PARA O DONO DO VEICULO DAR PARTIDA E AI ENTÃO A TELA DO SCANNER APAGOU GERAL MORAL DA HISTORIA , TIVE QUE MANDAR PARA A MANUTENÇÃO NA ALFATEST E O BARATO SAIU CARO , MUITO CARO ESSA É MINHA OPINIÃO .
zazaxavier escreveu:
TAMBÉM SOU A FAVOR DE COBRAR PARA PASSAR O SCANNER POR 1001 MOTIVO MAS QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO NUNCA ESQUEÇO NO DIA EM QUE O CLIENTE QUE EU NUNCA TINHA VIDO NA VIDA VEIO ATÉ A OFICINA EU CONECTEI O SCANNER LIGUEI O MESMO PEDI PARA O DONO DO VEICULO DAR PARTIDA E AI ENTÃO A TELA DO SCANNER APAGOU GERAL MORAL DA HISTORIA , TIVE QUE MANDAR PARA A MANUTENÇÃO NA ALFATEST E O BARATO SAIU CARO , MUITO CARO ESSA É MINHA OPINIÃO .
ZAZA POR UM ACASO ERA UM MONZA COMIGO FOI ETÉ SAIU AQUELA FUMACINHA E O CLIENTE AINDA DISSE PRA MIM,ISSO NÃO VAI ESTRAGAR O MEU CARRO
ejmmotorcenter escreveu:
zazaxavier escreveu:
TAMBÉM SOU A FAVOR DE COBRAR PARA PASSAR O SCANNER POR 1001 MOTIVO MAS QUANDO SE TRATA DO ASSUNTO NUNCA ESQUEÇO NO DIA EM QUE O CLIENTE QUE EU NUNCA TINHA VIDO NA VIDA VEIO ATÉ A OFICINA EU CONECTEI O SCANNER LIGUEI O MESMO PEDI PARA O DONO DO VEICULO DAR PARTIDA E AI ENTÃO A TELA DO SCANNER APAGOU GERAL MORAL DA HISTORIA , TIVE QUE MANDAR PARA A MANUTENÇÃO NA ALFATEST E O BARATO SAIU CARO , MUITO CARO ESSA É MINHA OPINIÃO .
ZAZA POR UM ACASO ERA UM MONZA COMIGO FOI ETÉ SAIU AQUELA FUMACINHA E O CLIENTE AINDA DISSE PRA MIM,ISSO NÃO VAI ESTRAGAR O MEU CARRONO MEU CASO FOI UM PALIO , NINGUEM MERECE : E O CLIENTE SAIU DANDO RISADA SEM ENTENDER O QUE TINHA ACONTECIDO , AGORA SOU EU QUE TENHO QUE RIR AO PASSAR O SCANNER E COBRAR OU NÃO ???
tambem sou a favor de cobrar para passar o scanner..uma ferramenta carra que a gente compra e nao paga barato..e ainda tem que gastar todo ano com ela..e como zaza falou, foi scannear o carro e ainda estrago seu scanner eo criente ainda da risada da cara dele.aqui cobro 70 reais pelo rastreamento
edilsonedilson escreveu:
Amigo Massa. No caso que vc citou está correto cobrar pelo serviço; afinal vc reparou o defeito e resolvel o problema do cliente.Só que para isso usou o scaner. Então vc não está cobrando pra scanear vc cobrou para resolver o problema. Aqui em SP, a 15 anos atrás quando poucas oficinas tinham scaner,era normal cobrar pra scanear. Hoje toda oficina mecânica e a maioria dos auto-elétricos tem scaner. se não tiver não é oficina mecânica. Então não existe este papo de passar o scaner aqui e levar pra outra oficina se toda oficina tem scaner. Passar o scaner é so a porta de entrada para se fazer o orçamento. Depois vamos cobrar para fazer o serviço. Às vezes amigos de outras oficinas vem scanear carros quando os seus não atende aquele carro em questão e vice-versa, e só nesses casos é que o carro vai ser reparado em outra oficina.Cliente que faz orçamento e não volta é normal; Mas nem por isso falta serviço. Aqui em SP se trabalha dia e noite se quiser. Em minha oficina somos apenas em qratro ; Fazemos de 90 a 100 carros por mês entre serviços grandes e serviços rápidos, e todo mês temos um lucro muito bom;Temos 4 elevadores,2 scaners, maquina de limpeza de bicos, osciloscópio e tudo mais o que é necessário pra uma ofic. mecânica E nunca cobramos pra fazer orçamento Ai aparece o jotinha prá dizer que está tudo errado. Se baseando em teorias sem fundamento. Não existe receita pronta pra se tocar oficina mecânica. Se estivesse errado não dava lucro. E se da lucro não precisa de conselheiro. Quem precisa de conselho é quem está quebrado, quem está ruim das pernas . Não é o nosso caso!
Edilson, só para você!
Minha participação neste FORUM, e mais precisamente, neste tópico, não está com exclusividade de direcionamento para você, mas, sim para expressar minha opinião como o fazem todos os outros que aqui estão postanto. Se você se acha incomodado com a minha profissão atual (CONSULTOR) quero que saiba que para chegar até aqui em tive uma ajuda muito importante – de DEUS, e seguindo os conselhos Dele, eu ralei, ralei, mas ralei bastante para aprender a profissão a ponto de hoje poder orientar alguns donos de Oficinas Mecânicas Especiealizadas e Centros Automotivos Multimarcas que se encontram com dificuldades para obter lucro da atividade, por estarem desfocados de seus objetivos como empresários.
Portanto, deixo bem claro que eu hoje só me importo com os comentários daqueles proprietários de Oficinas Mecânicas e Centros Automotivos que me pagam para que eu possa fazer o que gosto de fazer e ainda fazer com que eles passem a ganhar mais dinheiro explorando a capacidade instalada de seus estabelecimentos.
Só para te informar, nos últimos 11 (onze mêses) eu atendi 4 (quatro) Clientes e resolvi os problemas deles, e o meu também, pois o meu faturamento foi excelente. Estou em vias de encerrar mais um serviço neste final de mês.
Só para sua informação: Você atendendo 100 carros por mês, com 4 mecânicos, com 4 levadores, e toda parafernália que você diz ter, se você estiver obtendo lucro inferior a R$ 14.000,00 livre por mês, você está a caminho da quebradeira. FELICIDADES.
Abraços,
JOTAPERKOL
E.T. Um de meus clientes tem a mesma estrutura que você diz ter, ele está estabelecido em Niteroi/RJ, e hoje está atendendo a 320 carros por mês de está faturando em torno de R$ 134.400,00, com lucro líquido em torno de R$ 24.200,00.
Tá bom para você ??? Ou quer mais ???
ejmmotorcenter escreveu:
edilsonedilson escreveu:
Bom amigos ,esse é um assunto complicado, não existe regras. Não é porque eu paguei caro no scaner que justifica cobrar do cliente pra passar o scaner. Cada caso é um caso,O cliente chega na oficina pra saber quanto vai gastar no conserto; Ai talvez eu tenha que passar o scaner pra pra ver o que tem gravado, isto facilta pra mim na hora do orçamento Neste caso estou usando o scaner pra resolver um problema meu, e não do cliente ai não justifica cobrar dele No caso de chegar um cara que eu nunca vi, e pedir pra passar o scaner pra ver porque a luz tá acesa eu passo mas não dou a receita pronta pra ele não, e nem apago os códigos. Nós sabemos que o scaner mostra onde tá o problema mas não mostra como consertar Por exemplo, geralmente acusa sonda, mas nem sempre trocar sonda vai resolver o problema, é necessário uma revisão completa no sistema. Falo pra ele, se você quiser comprar uma sonda e me trazer eu troco, mas não garanto que vai apagar a luz. Agora se quise resolver o problema passo pra ele o orçamento, vai ficar X de mão de obra,vai ter que fazer limpeza de bicos examinar filtros velas cabos e etc Como eu disse a ferramenta é pra resolver o nosso problema e não do cliente Vou dar outro exemplo- Pra trocar uma embreagem cobro 200 levaria 4 ou 5 horas pra trocar com o carro no chão, Já com elevador levo 2 horas e cobro os mesmos 200 Conclusão, o gasto com ferramentas é pra fazer agente trabalhar mais rápido e ganhar dinheiro mais rápido. Elevador custa tão caro como o scaner e alguem cobra 40 pra levantar o carro do cliente?
AMIGO VOCÊ PRECISA REVER ESSE CONSEITO ,PROCURE UM CONSULTOR EM ADMINISTRAÇÃO DE CENTRO AUTOMOTIVO ,AQUI NO FORUM TEM UM CARA BOM O JOTAPERKOL TROQUE UMA IDEIA COM ELE
JOTAPERKOL EU ACHO QUE ESSE ASSUNTO JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR.
EU ACHEI QUE ERA PRA TROCAR INFORMAÇÕES, COMO DEU PRA VER NÃO.
UM ABRAÇO.
70é Mais Que Justo, Mais Tem Que Dedicar Ao Menos 20Minutos No Carro Do Cliente.
EJMMOTOR CENTER,
obrigado pela sua intenção, eu sei que foi a melhor possivel.
Ocorre que sempre estarei a disposição para elucidar dúvidas de qualquer companheiro participante deste FORUM. Minha participação neste FORUM é justamente para trocar informações sobre como tornar as Oficinas restáveis.
Em meu E_mail já estou recebendo diversas mensagens para troca de informações sobre movimentação de Oficinas Mecânicas Especializadas e Centros Automotivos Multimarcas, de colegas nossos que acreditam que podem ganhar mais com a profissão.
Fico muito agradecido a você pela "DICA" naquela postagem.
Um forte abraço, e o que precisar é só entrar em contato.
JOTAPERKOL
:(
Aqui na minha região eu cobro pelo diagnóstico computadorizado inicial com ratreamento eletrônico o valor de R$ 120,00.
Com o resultado apresentado ao cliente, eu faço o orçamento com os valores de mão de obra para os serviços e das peças que deverão ser trocadas para reparar o defeito identificado no rastreamento e coloco para aprovação dele. Não cobro o orçamento.
Se ele aprovar realizo o serviço.
Até hoje não perdi nenhum orçamento e todos os que foram feitos os serviços foram efetuados.
Rhiaj Crescelius
Centro Automotivo ApoloDelta
Um dia um gol flex não pegava de manhã de um cliente meu, dai eu peguei as ferramentas e o scanner e fiz a programação para alcool e cobrei so para colocar o aparelho que foi em torno de 5 minutos aqui eu fasso em torno de 30 reais e cobrei so 25 reais e que voces dizem.
casa do diesel diz:
Caros colegas aqui não cobramos por passar no scanner!
Nós trabalhamos com o seguinte fluxograma, que é modo de trabalho:
O cliente chega expoem o defeito, é feito a ficha do veiculo e cliente;
O cliente é informado que será fornecido o orçamento caso não autorize seerá cobrado R$250,00 pela analise e tempo do mecanico.
O veiculo vai para analise caso o proprietário autorize;
localizado o defeito é passado o orçamento, sendo autorizado será consertado e repassado o laudo do scanner e observações.
Esse procedimento está dando certo e afasta que só quer saber o defeito e tentar fazer em casa.
Compramos scanner é para nos auxiliar e não dar consulta,se for consulta tem que ser com valor alto.
Oque vejo nos colegas da linha leve é submissão pois a maioria tem scanner e ficou barato o serviço aqui na região só quem tem somos nós e o scanner é caro da linha diesel!.
CASAdoDIESEL escreveu:
casa do diesel diz:
Caros colegas aqui não cobramos por passar no scanner!
Nós trabalhamos com o seguinte fluxograma, que é modo de trabalho:
O cliente chega expoem o defeito, é feito a ficha do veiculo e cliente;
O cliente é informado que será fornecido o orçamento caso não autorize seerá cobrado R$250,00 pela analise e tempo do mecanico.
O veiculo vai para analise caso o proprietário autorize;
localizado o defeito é passado o orçamento, sendo autorizado será consertado e repassado o laudo do scanner e observações.
Esse procedimento está dando certo e afasta que só quer saber o defeito e tentar fazer em casa.
Compramos scanner é para nos auxiliar e não dar consulta,se for consulta tem que ser com valor alto.
Oque vejo nos colegas da linha leve é submissão pois a maioria tem scanner e ficou barato o serviço aqui na região só quem tem somos nós e o scanner é caro da linha diesel!.
Não deixa de ser uma boa estratégia, mas aqui no interior fica dificil cobrar 250 pila pra das um diagnótico, cidade maior, talves ai seja mais fácil, bom pra vcs.
casa do diesel diz:
Caro colega canal, não fornecemos o diagnóstico somente se for realizado o serviço, usamos o scanner como nssa ferrameta, como se fosse outra qualquer multimetro, caneta de polaridade ou osciloscópio instrumento de auxilio e nõ de informação ao cliente.
A utilização do scanner tomou outro rumo nas mecanicas.
Vc imagina, o cliente coloca o cabeçote ou outro mecanico e pede a vc para torquear com sei torquimetro!!!
casa do diesel diz:
Esse modelo parace ser arrogante, mas se vc só dá informação com sua ferramenta como vai substituir por uma nova mais tarde?
xavier123 escreveu:
quebradeira total
oi CHAVIER!
cara aqui eu cobro em torno de $60.00 CARROS
E $150.00 CAMINHÕES E VANS!!
IAI EM TUA REGIAO,NA TUA OFICINA QUANTO TU COBRA PARA,PASSAR O SCANER
PARA CAMARADA QUE CHEGA,SÓ PARA ESSE FIM!
VALEU!!
Ola amigos e colegas reparadores, como pode se notar,o valor cobrado varia de região para região, aqui no sul do RS,cobro o valor de R$ 120,00 para analise completa com scaner. Tenho como tese na minha oficina que todo o serviço que for executado com profissionalismo, respeito e honestidade que deixe o cliente satisfeito com o seu problema resolvido faz com que sejamos vistos como bons profissionais. Sendo assim o cliente não se importa de pagar para ser bem atendido.
casa do diesel pergunta:
Vc é de qual cidade texera
casa do diesel diz:
Aos colegas peço desculpa, mas em nossa oficina não damos consulta, só consertamos, pois o custo de analisar,tempo dos mecanico e mais conhecimento não tem preço, só conserto!
Aqui no forum passamos oque podemos mas oficina o tempo é reserrvado a quem qur consertar e não saber oque tem o veiculo.
Casa do Diesel, sou de Rio Grande, Rio Grande do Sul,quase divisa com Uruguay.
casa do diesel diz:
Caro colega conheço rio grande ao lado de pelotas, já fui até serrito, pedro osorio.
sou de porto alegre, gravatai.
EU COBRO 60,00 SEM CHORO SCANNER NAO É BRINQUEDO!!!! É FERRAMENTA E DAS CARA !!!!
Não deixa de ser um funcionario de custo bem alto, quando se tem que atualizar não conceguimos de graça, então tem que dar lucro.
Texera e casa do disel vcs tem e-mail, MSN E telefone?
Eu sou de são lourenço do sul.
ASS: CHICO.
e-mail: [email protected]
MSN: [email protected]
Massa, tocou no assunto muito importante que é cobrança pelo trabalho executado pelo scaner, que é justo, nós envestimos para ter retorno, tem gente que não cobra que não é o meu caso, cobro da seguinte forma R$ 40,00 só passar(apagar memoria)e após á manutenção na injeção uso o scaner para fazer os procedimentos e regulação cobro por esse trabalho R$70,00 esse valor entra no orçamento como regulagem eletrônica, só faço seviço completo na injeção,sem retorno. : : :
Chico, São lourenço meu email e msn, [email protected] qualquer duvida ou ajuda e so me chamar
na minha humilde opiniao , o scaner é mais uma ferramenta para auxiliarno diagnostico e possivelmente no reparo do veiculo, vejam bem , cobra ou nao ., voces sabem que 30 reais ou 25 reais é caixinha , cerveja etc., o profissional passa o scaner e da o ouro pro bandido , ex . luz do epc acessa, diagnostico de scaner , luz do freio e falha desconhecida codigo 22475, o que voce faz , troque as lampadas e reset o sistema e tudo ok ... quanta custa , faz o seguinte na minha opiniao para evitar vicios de mecanicos e tecnicos , instale uma impressora no scaner imprima o defeito ,cobre o serviço ,digamos 60 reais, e venda o serviço a ser executado ,pessoal analisem bem os scaner passam , os mecanicos tambem , as oficina tambem , é negocio ,conheço um monte de mecanico bonzinho que ficaram velhos , aposentados com salario pifio ,alcolotras , e nao vi nenhum cliente ajudar o coitado , só falam o zé que era bom mecanico ,cobrava umas pingas e tudo certo , coitado morreu alcolotra , eu nao deixo de ender o serviço , temho que pagar tudo que é diagnostico , medico , tecnico em computador , telefone etc.. o tempo passa ...
kexao escreveu:
na minha humilde opiniao , o scaner é mais uma ferramenta para auxiliarno diagnostico e possivelmente no reparo do veiculo, vejam bem , cobra ou nao ., voces sabem que 30 reais ou 25 reais é caixinha , cerveja etc., o profissional passa o scaner e da o ouro pro bandido , ex . luz do epc acessa, diagnostico de scaner , luz do freio e falha desconhecida codigo 22475, o que voce faz , troque as lampadas e reset o sistema e tudo ok ... quanta custa , faz o seguinte na minha opiniao para evitar vicios de mecanicos e tecnicos , instale uma impressora no scaner imprima o defeito ,cobre o serviço ,digamos 60 reais, e venda o serviço a ser executado ,pessoal analisem bem os scaner passam , os mecanicos tambem , as oficina tambem , é negocio ,conheço um monte de mecanico bonzinho que ficaram velhos , aposentados com salario pifio ,alcolotras , e nao vi nenhum cliente ajudar o coitado , só falam o zé que era bom mecanico ,cobrava umas pingas e tudo certo , coitado morreu alcolotra , eu nao deixo de ender o serviço , temho que pagar tudo que é diagnostico , medico , tecnico em computador , telefone etc.. o tempo passa ...
É ISSO AI ;) ;)
Gente é muito bom saber que todos ou a maioria tem esta consiencia de cobrar. Vamos passar pra outro assunto morre este tema. (sugestao)
:
Alguém assistiu o Jornal Nacional de hoje - 11/12/2010 ???
Eles fizeram uma reportagem sobre Oficinas Mecânicas que não tem conhecimentos técnicos para fazer diagnósticos de defeitos automotivos.
Eles simularam um defeito com a Sonda Lâmbda (desligaram a conexão dela com o módulo) e levaram para diversos mecânicos identificarem o defeito.
O resultado foi lastimável. Pelo visto tem mais "picaretas" dizendo-se mecânicos doque profissionais realmente sérios trabalhando na nossa profissão.
Para quem não assistiu eu sugiro que o façam.
Eu fiquei realmente envergonhado de estar nesta profissão.
ApoloDelta
eu vi a reportagem... muito bom e honesto o cara q achou o defeito... o cara que queria cobrar para pasar o aparelho estava no seu direito.. mais o resto... nao sei se foi por falta de conhecimento ou picaretagem...
CERTA FEITA UM TRANSATRANTICO FICOU PARADO EM ALTO MAR.CHAMARAM UM ENGENHEIRO O MESMO FICOU QUINZE DIAS E NAO SOLUCIONOU O PROBLEMA.CHAMARAM OUTRO E O MESMO TAMBEM NAO CONSEGUIU NADA. AI VEIO O TERCEIRO FICOU OUVINDO O MOTOR E EM SEGUIDA PEDIU UMA MARRETA PARA O CAPITAO, APLICOU UMA MARRETADA EM UMA VALVULA EM SEGUIDA DEU PARTIDA E O NAVIO VOLTOU A FUNCIONAR NORMAL, OU SEJA HAVIA UMA VALVULA PRESA. QUANDO VEIO A CONTA PRA PAGAR O QUE FICOU 15 DIAS COBROU 2.000 REAIS O QUE FOCOU 7 COBROU 1.000 E O QUE NAO FICOU NEM UM DIA COBROU 10.000, AI O CAPITAO QUESTIONOU, PORQUE OS OUTROS QUE FICARAM TANTO TEMPO COBROU MENOS DO QUE O QUE NAO FICOU NEM UM DIA E SOMENTE COM UMA MARRETADA COBROU TANTO, ELE SIMPLESMENTE RESPONDEU, PELA MARRETADA COBREI SOMENTE 1 REAL, POR SABER AONDE DAR A MARRETADA LHE COBREI 9.999 REAIS. FICA AI PRA MEDITACAO DOS AMIGOS MECANICOS. CHEGA DOS BONS PROFISSIONAIS QUE INVESTEM EM CONHECIMENTOS E EQUIPAMENTO SE SUJEITAREM A MISEROS PRECOS VAMOS VALORIZAR NOSSO CONHECIMENTO E QUE OS QUE NAO QUEREM PAGAR QUE FIQUEM COM ESSES QUE PENSAM QUE SABEM E TRABALHAM COM CHUTOMETROS. EU COBRO 100,00 PRA ESCANEAR UM VEICULO E ACHO POUCO PORQUE DEPOIS DE ESCANEAR E COM A NOSSA ESPERIENCIA TEMOS QUE DAR UM DIAGNOSTICO PRECISO PARA O CLIENTE. NAO PODEMOS ESQUECER QUE A PRINCIPAL FERRAMENTA SOMOS NOS. ABRACOS. OBS: A MARRETA FOI SO PRA EXEMPLIFICAR SO USEM SE NECESSARIO.
casa do diesel diz:
Caros colegas assisti tbm a reportagem, porem o que deu para perceber é que o mecanico que atendeu e simplesmente conectou o rabicho da sonda é sim o picareta.
A boa mecanica tem que espelhar nas coisas que funcionam, mas não deve ter sido confecionada O.S e nem ficha cadastral ou uma valiação geral do veiculo, passar pelo scanner.
Ai vem a pergunta a esse mecanico?
Ele é funcionario público, como sustenta sua familia?
Quem paga os cursos de atualização?
De onde vem as ferramentas de trabalho e novas que terá que comprar?
E varias outras como aluguel,IPTU,Impostos e vai.......
Sem contar que vc conecta um plug sem fazer uma avaliação no motor e repassar por escrito ao cliente e quebra, vaza ou dá outra pane o responsável que executou o ultimo serviço é o responsável por não ter analisasdo e digo para queimar colegas existe varios.
eu não dou orçamento!!!
falo para o cliente que vai ficar tanto,o serviço!!
se ele autorisar,dai tudo bem depois de pronto,entrego todas peças trocadas
e ele,fassa com elas o que ele bem entender!!
agora,chega pião aqui manda eu passar,o SCANER falo tudo que tem que trocar e faser,no carro dai o cara perga a lista vai em outro colega, ou ele mesmo compra a péça e aplica,e o tonto aqui fica a ve navios!!
chega de ser palhaço dos outros!!i
chego aqui é assin se for excutar o serviço tudo bem
chego aqui com miguesinha de passa o SCANER E ir embora é $80 pila!! só para passar
e $150.00 para emprimir um relatorio!
dai ele leva para,quem ele bem entender!!
mas nada de falar po camarada o que é antes de ver a cor do dindin dele!!
CHEGAMOS DE SERRMOS TONTOS!!
PAGAMOS,TÃO CARO EM EQUIPAMENTOS, CURSOR E NÃO PODEMOS FASER CARIDADE PARA NINGUEN!!
UM AMIGO ME DISSE QUE OBTEMOS CONHECIMENTO PARA VENDER INFORMAÇÃO!!!
oi amigos, estou no interior de Sao Paulo, realmente é um assunto polemico! atualmente cobro 35,00 com teste de bomba de comb, mas estou querendo subir pra 60,00 reais, pagamos caro pelas atualizacoes, conectores e cabos, tudo bem que nos ajuda no coserto dos carros mas isso nao justifica, os medicos cobram a consulta, e o exame que fazemos independente do resultado temos que pagar! temos que cobrar um valor justo sim. Abracos