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hoje cedo apareceu um potencial cliente com um fox 2006 ( veiculo sem freio),perguntando quanto era mão de obra para troca de pastilhas, e com toda arrogancia do mundo já deixou claro que não era para ninguem tentar empurar peças ,era só para trocar as pastilhas ,porque o veiculo dele foi revisado resentimente .
infelizmente temos que aturar estas pessoas (sem noção)mas dependemos deles
com toda educação sugeri uma revição no sistema de freio, o cara começou a reclamar,e ficou bravo,
resumindo, com toda educação pedi para o mal acabado procurar outra oficina
Respostas:
mas uma que apareceu hoje
um potencial cliente chegou na oficina para troca da lampada de stop de uma doblo 2007,ele trouxe a lampada ,aquelas ching ling,sugerimos a instalação de uma lampada original e já comentamos o preço da lampada mais mão de obra,o rapaz ficou bravo, comentou que nas oficinas que ele frequenta,a instalação de lampadas é de graça,,
foi embora, e agora no final do expediente aparece quem, o rapaz novamente,pedindo para fazer o serviço,
o que deu para perceber que tentaram desmontar a lamterna traseira, sem sucesso,
Totalmente errado, tem que fazer o que o cliente quer, já fiz muito desta forma e ganha-se duas vezes, pois faz o que a pessoa quer, não fica bom, e ele mais humilde manda você fazer o reparo. Tenho muitas histórias sobre isso, tipo: Mandou trocar embreagem (Monza) porque pedal estava duro, troquei, porém era o cabo de embreagem, muito bom assim. Outra: Carro sem força, perguntei se não era freio (fusca), este de pronto afirmou categoricamente que não, disse tudo bem, depois de 2 dias vi que era freio, pagou os 2 dias já que o freio só vi quando não tinha mais o que ver. Mandou fazer o motor ( Chevete ), desmontei, o motor não tinha nada, outro mecânico havia dito que estava serrando e era o carter pegando no quadro motor. Sou muito bom no trato com esses tipos de clente. :
dermeval e celso boa noite
valeu pelas respostas
fiz este post para os proprietarios de veiculo leem e refletir ,
muitos pensam que somos inimigos e na realidade somos prestadores
de serviço,
nosso objetivo e executar os serviços oferecidos com claressa e
transparencia.
o custo operacional da oficina é alto, por este motivo que somos
obrigados a cobrar por diagnosticos e alguns orçamentos e pelos serviços
prestados
é claro que se o cliente tem fidelidade com a gente, o preço hora terá
um belo desconto,pelo simples motivo que a manutenção destes veiculos
se torna bem mais facil.
a duas semanas atras um cliente vendeu seu fiesta 2006 com 90000 rodados
pelo preço de tabela, e o proprio cliente comentou que o que facilitou essa
venda foi as notas fiscais de manutenção dos ultimos 3 anos,a maioria destas
notas eram da nossa oficina
hoje ele apareceu com um gol vht marelli 4gv 2009 20.000 rodados para revisão no sistema injeção
veiculo dificuldade partida e umas leves cabeçadas ao sair com veiculo,
DERMEVAL JUNQUEIRA, o verbo compactuar fica parecendo dar apoio a algo que seja errado. Veja você que não existe má fé nem dolo, o que há é tão somente atender a uma solicitação de um serviço determinado pelo cliente, se o cliente é do tipo que se acha o "técnico", se este é do tipo desconfiado, o máximo que eu faço é quando o serviço, tanto diagnóstico e o reparo ficar por minha conta, é realizar um serviço do qual eu tenho um índice de acerto que sinceramente, pelo menos na minha região, nunca vi. Isto se dá por conta de que aqui a regra é fazer vários testes antes de sair desmontando as coisas de forma atabalhoada, para depois ver que fez coisas atoa, e o pior, ainda por cima cobrar do cliente por isso. Então, aqui eu não compactuo com esse tipo de mexânico lambão, o problema que muitas das vezes é que o mecânico de verdade, aquele que investiu em adquirir conhecimento, é visto como inimigo por aqueles que se sentem de alguma forma ameaçados.
Por ai da pra ver a sua falta de preparo com os seus clientes, se continuar a pensar assim, não vai ficar muito tempo no mercado... Seria melhor mesmo, pois temos que prestar um bom atendimento aos nossos clientes, sem eles não temos dinheiro algum....
Pra mim tudo tem que ser bem conversado, o negocio tem que ser bom para dois, se o cliente fala que fulano faz mais barato ou ciclano, eu digo a ele que meu trabalho é honesto e tem o seu preço, e se fulano ou ciclano faz mais barato, então aconcelho levar o carro ao dito... mas sempre utilizando o bom senso! e também não adimito desrespeito... se está bravo, procure outro, pois estou sempre disposto a servir e ajudar... procurar a melhor solução com o menor gasto possível para o cliente.
Amigos aqui eu pego muitos clientes assim.... uma outra vez , chegou um cliente afirmando tb ,q o seu problema eram as pastilhas de freio , e na realidade era o cilindro mestre .
Eu identifiquei logo de cara o defeito e avisei a ele q só trocar as pastilhas não ia resolver , ele de forma ríspida me disse q era pra fazer a troca pois ele tinha conhecimento em manutenção , bem eu fiz o q ele me pediu e ja coloquei na nota que não havia garantia pois esse serviço foi feito unica e exclusivamente pq o cliente pediu , e a real causa era outra peça .
Resumindo no outro dia ele voltou , e pediu pra fazer o serviço correto , com isso ganhei a confiança dele e ainda peguei todo o serviço de manutenção dos carros da familia dele!!
Mas é isso , temos sempre q tentar atender e esclarecer as coisas da melhor forma possível .
Cliente satisfeito = dinheiro no bolso
ISSO AÊ, FALOU TUDO!
cprado escreveu:
Amigos aqui eu pego muitos clientes assim.... uma outra vez , chegou um cliente afirmando tb ,q o seu problema eram as pastilhas de freio , e na realidade era o cilindro mestre .
Eu identifiquei logo de cara o defeito e avisei a ele q só trocar as pastilhas não ia resolver , ele de forma ríspida me disse q era pra fazer a troca pois ele tinha conhecimento em manutenção , bem eu fiz o q ele me pediu e ja coloquei na nota que não havia garantia pois esse serviço foi feito unica e exclusivamente pq o cliente pediu , e a real causa era outra peça .
Resumindo no outro dia ele voltou , e pediu pra fazer o serviço correto , com isso ganhei a confiança dele e ainda peguei todo o serviço de manutenção dos carros da familia dele!!
Mas é isso , temos sempre q tentar atender e esclarecer as coisas da melhor forma possível .
Cliente satisfeito = dinheiro no bolso
GAUSS escreveu:
hoje cedo apareceu um potencial cliente com um fox 2006 ( veiculo sem freio),perguntando quanto era mão de obra para troca de pastilhas, e com toda arrogancia do mundo já deixou claro que não era para ninguem tentar empurar peças ,era só para trocar as pastilhas ,porque o veiculo dele foi revisado resentimente .
infelizmente temos que aturar estas pessoas (sem noção)mas dependemos deles
com toda educação sugeri uma revição no sistema de freio, o cara começou a reclamar,e ficou bravo,
resumindo, com toda educação pedi para o mal acabado procurar outra oficinaSE TE SERVI DE CONSOLO NÃO É SÓ COM VC QUE ISTO ACONTECE NÃO : E O PIOR DE TUDO É QUE QUANTO MAS VC EXPLICA RSRS MAS ELES ACHAM QUE VC TA TENTANO ENROLAR , É CADA UMA !!! AINDA BEM QUE TEM CLIENTE INFORMADO NO ASSUNTO E DÃO VALOR B)
A GRANDE REALIDADE É QUE TEM MUITO CLIENTE QUE ACHA QUE O MECÂNICO SEMPRE QUER ROUBAR ELE. ENTÃO FICAM LENDO ARTIGOS FEITOS POR PESSOAS, QUE PARA VENDEREM SUAS REVISTAS E CONSEGUIREM AUDIÊNCIAS EM SEUS PROGRAMAS DE DOMINGO, DÃO DICAS DESCABÍVEIS E AINDA FINALIZAM DIZENDO:"...FIQUEM ATENTOS."
TUDO ISSO SOMADO A UMA BOA DOSE DE TEIMOSIA, ACABA DANDO NISSO, CLIENTE QUE QUER SABER MAIS QUE O MECÂNICO E QUE NÃO ACEITA EXPLICAÇÃO.
O CERTO É EXPLICAR, MAS SE O CARA NÃO ACEITA, ENTÃO FAÇO OQUE ELE PEDE, DIGO QUE NÃO POSSO DAR GARANTIA DO SERVIÇO, E NO RECIBO OU NOTA FISCAL TEM UM ESPAÇO PARA AS OBSERVAÇÕES, NA QUAL DETALHO NÃO AUTORIZOU ISSO OU AQUILO. ELE ASSINA E PRONTO.
SE VOLTAR PARA FAZER O SERVIÇO DO JEITO CERTO, ÓTIMO. SE NÃO VOLTAR, NÃO PERDÍ NADA.
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leandro ar e inj. escreveu:
A GRANDE REALIDADE É QUE TEM MUITO CLIENTE QUE ACHA QUE O MECÂNICO SEMPRE QUER ROUBAR ELE. ENTÃO FICAM LENDO ARTIGOS FEITOS POR PESSOAS, QUE PARA VENDEREM SUAS REVISTAS E CONSEGUIREM AUDIÊNCIAS EM SEUS PROGRAMAS DE DOMINGO, DÃO DICAS DESCABÍVEIS E AINDA FINALIZAM DIZENDO:"...FIQUEM ATENTOS."
TUDO ISSO SOMADO A UMA BOA DOSE DE TEIMOSIA, ACABA DANDO NISSO, CLIENTE QUE QUER SABER MAIS QUE O MECÂNICO E QUE NÃO ACEITA EXPLICAÇÃO.
O CERTO É EXPLICAR, MAS SE O CARA NÃO ACEITA, ENTÃO FAÇO OQUE ELE PEDE, DIGO QUE NÃO POSSO DAR GARANTIA DO SERVIÇO, E NO RECIBO OU NOTA FISCAL TEM UM ESPAÇO PARA AS OBSERVAÇÕES, NA QUAL DETALHO NÃO AUTORIZOU ISSO OU AQUILO. ELE ASSINA E PRONTO.
SE VOLTAR PARA FAZER O SERVIÇO DO JEITO CERTO, ÓTIMO. SE NÃO VOLTAR, NÃO PERDÍ NADA.
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eu concordo com o amigo
Aqui na minha oficina acontece bastante disso , gosto de fazer oq o clinte pede , mas c o clinte vem com ideias mirabolantes de troca de peças que não são necessaria gosto de esplicar ao proprietario as reais condições.
verdade, na minha oficina aparece cada uma.
O cara chegou estes dias na oficina e me disse pra trocar a bomba d'água de um Vectra, examinei e eu disse a ele que o problema seria o rolamento do alternador, ele disse pra eu nao tentar enganar ele, pois ele ja havia feito o curso de mecanica do Senai.
Ai eu disse pra ele mesmo fazer o serviço, pois ele ja era um profissional.
Ele me falou que nao fazeria ele mesmo,pois nao tinha ferramentas e nao sabia como trocar.
Ai eu cresci em cima dele, e disse que ia trocar a bomba e logo apos realizar o serviço ele ia ter que trocar o rolamento do alternador e ele deu risadas na minha cara desconfiando de mim.
Qdo acabei de trocar a bomba fui dar a partida e falei a ele pra escutar o barulho do alternador que continuaria o mesmo, ele falou que nao ia fazer barulho , me zuando.
Qdo o motor funcionou, ele falou "UÉ ESTA BOMBA TBEM TA COM DEFEITO" ai eu dei risada na cara dele e falei:
Eu aposto meu carro com o seu Vectra, que o barulho é no alterador.
Ai ele falou pode ser, e consertei ele faz 2 semanas.
Eu disse a ele que crianças tbem morrem , ai ele autorizou cosertar o serviço, e enfin solucionando o problema.
NO pagamento do serviço me pediu desculpas e disse que tinha sido enganado varias vezes, ai fez o curso pra entender um pouco de mecanica, mas ja tinha esquecido todo o curso.
Conclusao gastou grana desnecessaria eu ganhei meu dinheiro e mais um clinte
(copiei esta mnsg do webmecanico na cara dura porque gostaria de dar minha opinião e esta é a resposta que eu tinha na ponta da lingua,tudo exige cautela,mas com bom senso e limites) Pra mim tudo tem que ser bem conversado, o negocio tem que ser bom para dois, se o cliente fala que fulano faz mais barato ou ciclano, eu digo a ele que meu trabalho é honesto e tem o seu preço, e se fulano ou ciclano faz mais barato, então aconcelho levar o carro ao dito... mas sempre utilizando o bom senso! e também não adimito desrespeito... se está bravo, procure outro, pois estou sempre disposto a servir e ajudar... procurar a melhor solução com o menor gasto possível para o cliente.