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Respostas:
<t><p>mas uma que apareceu hoje </p> <p>um potencial cliente chegou na oficina para troca da lampada de stop de uma doblo 2007,ele trouxe a lampada ,aquelas ching ling,sugerimos a instalação de uma lampada original e já comentamos o preço da lampada mais mão de obra,o rapaz ficou bravo, comentou que nas oficinas que ele frequenta,a instalação de lampadas é de graça,, </p> <p>foi embora, e agora no final do expediente aparece quem, o rapaz novamente,pedindo para fazer o serviço, </p> <p>o que deu para perceber que tentaram desmontar a lamterna traseira, sem sucesso,</p></t>
<t><p>Totalmente errado, tem que fazer o que o cliente quer, já fiz muito desta forma e ganha-se duas vezes, pois faz o que a pessoa quer, não fica bom, e ele mais humilde manda você fazer o reparo. Tenho muitas histórias sobre isso, tipo: Mandou trocar embreagem (Monza) porque pedal estava duro, troquei, porém era o cabo de embreagem, muito bom assim. Outra: Carro sem força, perguntei se não era freio (fusca), este de pronto afirmou categoricamente que não, disse tudo bem, depois de 2 dias vi que era freio, pagou os 2 dias já que o freio só vi quando não tinha mais o que ver. Mandou fazer o motor ( Chevete ), desmontei, o motor não tinha nada, outro mecânico havia dito que estava serrando e era o carter pegando no quadro motor. Sou muito bom no trato com esses tipos de clente. :</p></t>
<t><p>dermeval e celso boa noite </p> <p>valeu pelas respostas </p> <p>fiz este post para os proprietarios de veiculo leem e refletir , </p> <p>muitos pensam que somos inimigos e na realidade somos prestadores </p> <p>de serviço, </p> <p>nosso objetivo e executar os serviços oferecidos com claressa e </p> <p>transparencia. </p> <p>o custo operacional da oficina é alto, por este motivo que somos </p> <p>obrigados a cobrar por diagnosticos e alguns orçamentos e pelos serviços </p> <p>prestados </p> <p>é claro que se o cliente tem fidelidade com a gente, o preço hora terá </p> <p>um belo desconto,pelo simples motivo que a manutenção destes veiculos </p> <p>se torna bem mais facil. </p> <p>a duas semanas atras um cliente vendeu seu fiesta 2006 com 90000 rodados </p> <p>pelo preço de tabela, e o proprio cliente comentou que o que facilitou essa </p> <p>venda foi as notas fiscais de manutenção dos ultimos 3 anos,a maioria destas </p> <p>notas eram da nossa oficina </p> <p>hoje ele apareceu com um gol vht marelli 4gv 2009 20.000 rodados para revisão no sistema injeção </p> <p>veiculo dificuldade partida e umas leves cabeçadas ao sair com veiculo,</p></t>
<t><p>DERMEVAL JUNQUEIRA, o verbo compactuar fica parecendo dar apoio a algo que seja errado. Veja você que não existe má fé nem dolo, o que há é tão somente atender a uma solicitação de um serviço determinado pelo cliente, se o cliente é do tipo que se acha o "técnico", se este é do tipo desconfiado, o máximo que eu faço é quando o serviço, tanto diagnóstico e o reparo ficar por minha conta, é realizar um serviço do qual eu tenho um índice de acerto que sinceramente, pelo menos na minha região, nunca vi. Isto se dá por conta de que aqui a regra é fazer vários testes antes de sair desmontando as coisas de forma atabalhoada, para depois ver que fez coisas atoa, e o pior, ainda por cima cobrar do cliente por isso. Então, aqui eu não compactuo com esse tipo de mexânico lambão, o problema que muitas das vezes é que o mecânico de verdade, aquele que investiu em adquirir conhecimento, é visto como inimigo por aqueles que se sentem de alguma forma ameaçados. </p></t>
<t><p>Por ai da pra ver a sua falta de preparo com os seus clientes, se continuar a pensar assim, não vai ficar muito tempo no mercado... Seria melhor mesmo, pois temos que prestar um bom atendimento aos nossos clientes, sem eles não temos dinheiro algum....</p></t>
<t><p>Pra mim tudo tem que ser bem conversado, o negocio tem que ser bom para dois, se o cliente fala que fulano faz mais barato ou ciclano, eu digo a ele que meu trabalho é honesto e tem o seu preço, e se fulano ou ciclano faz mais barato, então aconcelho levar o carro ao dito... mas sempre utilizando o bom senso! e também não adimito desrespeito... se está bravo, procure outro, pois estou sempre disposto a servir e ajudar... procurar a melhor solução com o menor gasto possível para o cliente.</p></t>
<t><p>Amigos aqui eu pego muitos clientes assim.... uma outra vez , chegou um cliente afirmando tb ,q o seu problema eram as pastilhas de freio , e na realidade era o cilindro mestre . </p> <p>Eu identifiquei logo de cara o defeito e avisei a ele q só trocar as pastilhas não ia resolver , ele de forma ríspida me disse q era pra fazer a troca pois ele tinha conhecimento em manutenção , bem eu fiz o q ele me pediu e ja coloquei na nota que não havia garantia pois esse serviço foi feito unica e exclusivamente pq o cliente pediu , e a real causa era outra peça . </p> <p>Resumindo no outro dia ele voltou , e pediu pra fazer o serviço correto , com isso ganhei a confiança dele e ainda peguei todo o serviço de manutenção dos carros da familia dele!! </p> <p>Mas é isso , temos sempre q tentar atender e esclarecer as coisas da melhor forma possível . </p> <p>Cliente satisfeito = dinheiro no bolso</p></t>
<t><p>ISSO AÊ, FALOU TUDO! </p> <p><b>cprado escreveu:</b> </p> <p>Amigos aqui eu pego muitos clientes assim.... uma outra vez , chegou um cliente afirmando tb ,q o seu problema eram as pastilhas de freio , e na realidade era o cilindro mestre . </p> <p>Eu identifiquei logo de cara o defeito e avisei a ele q só trocar as pastilhas não ia resolver , ele de forma ríspida me disse q era pra fazer a troca pois ele tinha conhecimento em manutenção , bem eu fiz o q ele me pediu e ja coloquei na nota que não havia garantia pois esse serviço foi feito unica e exclusivamente pq o cliente pediu , e a real causa era outra peça . </p> <p>Resumindo no outro dia ele voltou , e pediu pra fazer o serviço correto , com isso ganhei a confiança dele e ainda peguei todo o serviço de manutenção dos carros da familia dele!! </p> <p>Mas é isso , temos sempre q tentar atender e esclarecer as coisas da melhor forma possível . </p> <p>Cliente satisfeito = dinheiro no bolso</p></t>
<t><p><b>GAUSS escreveu:</b> </p> <p>hoje cedo apareceu um potencial cliente com um fox 2006 ( veiculo sem freio),perguntando quanto era mão de obra para troca de pastilhas, e com toda arrogancia do mundo já deixou claro que não era para ninguem tentar empurar peças ,era só para trocar as pastilhas ,porque o veiculo dele foi revisado resentimente . </p> <p>infelizmente temos que aturar estas pessoas (sem noção)mas dependemos deles </p> <p>com toda educação sugeri uma revição no sistema de freio, o cara começou a reclamar,e ficou bravo, </p> <p>resumindo, com toda educação pedi para o mal acabado procurar outra oficina<b>SE TE SERVI DE CONSOLO NÃO É SÓ COM VC QUE ISTO ACONTECE NÃO : E O PIOR DE TUDO É QUE QUANTO MAS VC EXPLICA RSRS MAS ELES ACHAM QUE VC TA TENTANO ENROLAR , É CADA UMA !!! AINDA BEM QUE TEM CLIENTE INFORMADO NO ASSUNTO E DÃO VALOR B) </b></p></t>
<t><p>A GRANDE REALIDADE É QUE TEM MUITO CLIENTE QUE ACHA QUE O MECÂNICO SEMPRE QUER ROUBAR ELE. ENTÃO FICAM LENDO ARTIGOS FEITOS POR PESSOAS, QUE PARA VENDEREM SUAS REVISTAS E CONSEGUIREM AUDIÊNCIAS EM SEUS PROGRAMAS DE DOMINGO, DÃO DICAS DESCABÍVEIS E AINDA FINALIZAM DIZENDO:"...FIQUEM ATENTOS." </p> <p>TUDO ISSO SOMADO A UMA BOA DOSE DE TEIMOSIA, ACABA DANDO NISSO, CLIENTE QUE QUER SABER MAIS QUE O MECÂNICO E QUE NÃO ACEITA EXPLICAÇÃO. </p> <p>O CERTO É EXPLICAR, MAS SE O CARA NÃO ACEITA, ENTÃO FAÇO OQUE ELE PEDE, DIGO QUE NÃO POSSO DAR GARANTIA DO SERVIÇO, E NO RECIBO OU NOTA FISCAL TEM UM ESPAÇO PARA AS OBSERVAÇÕES, NA QUAL DETALHO NÃO AUTORIZOU ISSO OU AQUILO. ELE ASSINA E PRONTO. </p> <p>SE VOLTAR PARA FAZER O SERVIÇO DO JEITO CERTO, ÓTIMO. SE NÃO VOLTAR, NÃO PERDÍ NADA. </p> <p> :</p></t>
<t><p><b>leandro ar e inj. escreveu:</b> </p> <p>A GRANDE REALIDADE É QUE TEM MUITO CLIENTE QUE ACHA QUE O MECÂNICO SEMPRE QUER ROUBAR ELE. ENTÃO FICAM LENDO ARTIGOS FEITOS POR PESSOAS, QUE PARA VENDEREM SUAS REVISTAS E CONSEGUIREM AUDIÊNCIAS EM SEUS PROGRAMAS DE DOMINGO, DÃO DICAS DESCABÍVEIS E AINDA FINALIZAM DIZENDO:"...FIQUEM ATENTOS." </p> <p>TUDO ISSO SOMADO A UMA BOA DOSE DE TEIMOSIA, ACABA DANDO NISSO, CLIENTE QUE QUER SABER MAIS QUE O MECÂNICO E QUE NÃO ACEITA EXPLICAÇÃO. </p> <p>O CERTO É EXPLICAR, MAS SE O CARA NÃO ACEITA, ENTÃO FAÇO OQUE ELE PEDE, DIGO QUE NÃO POSSO DAR GARANTIA DO SERVIÇO, E NO RECIBO OU NOTA FISCAL TEM UM ESPAÇO PARA AS OBSERVAÇÕES, NA QUAL DETALHO NÃO AUTORIZOU ISSO OU AQUILO. ELE ASSINA E PRONTO. </p> <p>SE VOLTAR PARA FAZER O SERVIÇO DO JEITO CERTO, ÓTIMO. SE NÃO VOLTAR, NÃO PERDÍ NADA. </p> <p> : </p> <p>eu concordo com o amigo</p></t>
<t><p>Aqui na minha oficina acontece bastante disso , gosto de fazer oq o clinte pede , mas c o clinte vem com ideias mirabolantes de troca de peças que não são necessaria gosto de esplicar ao proprietario as reais condições.</p></t>
<t><p>verdade, na minha oficina aparece cada uma. </p> <p>O cara chegou estes dias na oficina e me disse pra trocar a bomba d'água de um Vectra, examinei e eu disse a ele que o problema seria o rolamento do alternador, ele disse pra eu nao tentar enganar ele, pois ele ja havia feito o curso de mecanica do Senai. </p> <p>Ai eu disse pra ele mesmo fazer o serviço, pois ele ja era um profissional. </p> <p>Ele me falou que nao fazeria ele mesmo,pois nao tinha ferramentas e nao sabia como trocar. </p> <p>Ai eu cresci em cima dele, e disse que ia trocar a bomba e logo apos realizar o serviço ele ia ter que trocar o rolamento do alternador e ele deu risadas na minha cara desconfiando de mim. </p> <p>Qdo acabei de trocar a bomba fui dar a partida e falei a ele pra escutar o barulho do alternador que continuaria o mesmo, ele falou que nao ia fazer barulho , me zuando. </p> <p>Qdo o motor funcionou, ele falou "UÉ ESTA BOMBA TBEM TA COM DEFEITO" ai eu dei risada na cara dele e falei: </p> <p>Eu aposto meu carro com o seu Vectra, que o barulho é no alterador. </p> <p>Ai ele falou pode ser, e consertei ele faz 2 semanas. </p> <p>Eu disse a ele que crianças tbem morrem , ai ele autorizou cosertar o serviço, e enfin solucionando o problema. </p> <p>NO pagamento do serviço me pediu desculpas e disse que tinha sido enganado varias vezes, ai fez o curso pra entender um pouco de mecanica, mas ja tinha esquecido todo o curso. </p> <p>Conclusao gastou grana desnecessaria eu ganhei meu dinheiro e mais um clinte</p></t>
<t><p>(copiei esta mnsg do <u>webmecanico</u> na cara dura porque gostaria de dar minha opinião e esta é a resposta que eu tinha na ponta da lingua,tudo exige cautela,mas com bom senso e limites) Pra mim tudo tem que ser bem conversado, o negocio tem que ser bom para dois, se o cliente fala que fulano faz mais barato ou ciclano, eu digo a ele que meu trabalho é honesto e tem o seu preço, e se fulano ou ciclano faz mais barato, então aconcelho levar o carro ao dito... mas sempre utilizando o bom senso! e também não adimito desrespeito... se está bravo, procure outro, pois estou sempre disposto a servir e ajudar... procurar a melhor solução com o menor gasto possível para o cliente.</p></t>