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Respostas:
<t><p>Se eu não me engano VAS passa em varios modulo VW e VAG passa apenas em um unico modulo só que mais aprofundado. Echo que é isso.</p> <p>ATT</p> <p>Gil</p></t>
<t><p>Caro Amigo,</p> <p>Sua pergunta é muito pertinente, e com certeza fará com que muitos diferenciem um sistema de outro. É uma abordagem que deve ser feita de forma cuidadosa, mas tentarei ser o mais objetivo possível.</p> <p> </p> <p>Antes de tudo, deixe-me explanar um pouco sobre protocolos. Os mesmos indicam a maneira como os pacotes co as informações são enviadas.</p> <p>KWP-1281 é o protocolo de diagnóstico original do Grupo VAG. É utilizado em todos os sistemas diagnosticáveis até 2000. KWP-2000 é o protocolo posterior de diagnósticos. Ele é usado em alguns sistemas ABS de 2001 em diante, alguns motores, circuitos de Conforto e Airbags até 2002</p> <p> </p> <p>CAN (KWP6000) é usado no Grupo VAG desde 2003 de forma crescente para diagnóstico de veículos, e se padronizou devido sua rápida transmissão de dados e susceptibilidade às perturbações. Com ele surgiu a a linha K e a linha L, que de acordo com a ISO 9141 é um barramento de um único fio e baixa velocidade. Ao contrário do barramento CAN, formado de um par de cabos torcidos com a transmissão dos protocolos (NÃO SINAIS!) em forma diferencial. </p> <p>Praticamente se as taxas de transferência de dados reais solicitam velocidades significativamente inferiores, as Clássicas K e L ainda podem ser utilizadas, e são, tratando-se de rádios, sistemas de conforto, enfim. </p> <p>Por sua vez, o protocolo UDS ISO 14229-1 (KWP7000), foi usado pela primeira vez pela Audi na plataforma do projeto B8, em 2008, comercialmente chamado de Audi A5. Sua base de hardware é o barramento CAN convencional. Porém as unidades de controle UDS não codificam os códigos de falhas e nem os parâmetros antes de enviá-los ao Scanner, por isso tal sistema requer um Hardware mais complexo à altura de um VAS, que recebam o código binário e modifique para Hexadecimal. Esse Hardware chama-se ODIS.</p> <p> </p> <p>Para quem ainda utiliza o VAG, tratando-se de veículos mais recentes, como Golf 5 / Golf 6 ou o Audi A5 8T0 todas informações trocadas somente ocorrem com a permissão da Gateway, e na linguagem Assembler. Porém a comunicação de um VAG com um veículo que possua Gateway é restrita, já um Scanner ao ser conectado na tomada OBD2 origina uma troca de dados entre Mestre e Escravo. É como se a Gateway fizesse uma pergunta e o Scanner tivesse uma chance de acertar. Nesse caso, somente o VAS e o Ross-Tech possuem a resposta correta e a liberdade para acionar 100% das ECU's, e isso inclui modificar códigos e realizar o casamento de alguns módulos com Painel e Chaves virgens.</p> <p>No caso de um VAG com o Firmware atualizado, ele até obtêm acesso ao sistema, porém é monitorado o tempo todo para que não modifique nada relevante.</p> <p>Finalmente, o VAS atende:</p> <p>K-Line (ISO 9141-2) </p> <p>CAN de alta velocidade (ISO 11898-2) </p> <p>CAN de baixa velocidade (ISO 11898-3) </p> <p>J1850 (SAE J1850) </p> <p>ISO 14229-1</p> <p>O restante pode gerar conflitos entre Unidade e Hardware.</p> <p>Abraços.</p></t>