boa tarde estou com esse carro na minha oficina com o seguinte problema,o carro ferveu com o cliente ena hora que a temperatura atinge 130 graus ,ele começa a jogar água fora,troquei a bomba de água e o sensor de temperatura ,não resolveu ,tirei o cabeçote pra mandar a retifica da uma conferida e tava comum pouco de empeno,o cabeçote chegou montei o carro com bomba de água original e sensor de temperatura,na hora que funcionei o veículo na 1 partida a luz da temperatura começou a piscar desliguei o carro e dei partida de novo ficou tudo ok,daí comecei a seguir a temperatura no scaner e no painel do veículo,enquanto no painel do veículo estava a 90 graus no scaner estava 110 graus só subindo,daí arma a ventoinha só na 1 velocidade e não desliga mais com o carro em funcionamento,so desliga o eletro ventilador se eu desligar o carro,daí fui dar uma volta na estrada com o carro a temperatura foi subindo até chegar 126 graus daí ascendeu a luz da temperatura,parei o carro abri o capô a água tava normal no reservatório sem ferver,alguém pode me ajudar.obrigado
Respostas:
mais não trocou as válvulas termos- táticas ?
Via scanner as velocidades funcionam normais ?
Precisar tomar ainda mais cuidado pra tirar o ar deste sistema. Como são dois circuitos de água piora pra tirar ar.
boa noite Leonardo,bomba de água com as válvulas foram trocadas e foi colocadas originais,a temperatura com o carro funcionando parado a temperatura do carro fica a 90 graus ,mais no scaner fica acima de 110 graus ,se saio pra testar o carro a temperatura do carro chega a 126 graus no painel e a luz da temperatura ascende ,só que sem ferver
Segue as dicas dos amigos que tudo vai dar certo abraços boa sorte e fica com Deus
Lembra os casos dos Gol no passado que por falta de massa o ponteiro ou a luz sobe mais lá na frente esta normal. Não custa a testar queda de tensão dos cabos - +
Verifique qual pressão chega no reservatório do sistema de arrefecimento, pode ser que esteja passando um pouco de pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento, e pra pegar isso é necessário instalar um manômetro de pressão no reservatório, deixar o motor funcionando ou até andar com o carro e verificar qual a pressão máxima que chega ali. Se tiver chegando coisa de 1,5 bar ou mais, desconfie de empeno no cabeçote e/ou bloco.
Se você estiver se perguntando que manômetro você vai utilizar, é simples, se tiver aquelas bombinhas manuais pra colocar pressão no sistema de arrefecimento pra verificar vazamentos, basta instalar ela no reservatório com a tampa adequada e não colocar pressão. Ao ligar o motor, conforme vai aquecendo o líquido de arrefecimento, vai gerando pressão o manômetro dessa bombinha vai registrar.
boa tarde obrigado pelas dicas são muito bem vindas,hoje de manhã,só de ligar o carro frio a luz de temperatura começou a piscar,daí entrei com o scaner deu código de falha U015500 perda de comunicação com o módulo de controle clusters com painel de instrumentos ,levei o carro a um elétrica que mexe com central pra dar uma conferida
vai ser muito comum pegarmos erros de Can iniciando com a letra U no scanner. Estes problemas seria legal você desenvolver lógica pra resolver.
Boa noite,amigos reparadores,como disse deixeio carro no eletricista pra ver a central do sistema de arrefecimento,o eletricista tá achando que o problema e o sensor de temperatura de água,como o cliente tinha me fornecido as peças a bomba de água ele forneceu original com as válvulas termostaticas e o sensor de temperatura da marca MTE,assim ele pediu pra o cliente comprar um sensor original pra fazer o teste ,pois na central o eletricista não achou nada,tendo alguma novidade eu retorno,obrigado a todos boa noite
Boa tarde amigos reparadores,o eletricista olhou o carro,pois o sensor de temperatura original,mais o carro voltou a dar problema ,ele deixou aqui pra mim dar uma olhada pois ele não conseguiu resolver também,hoje logo depois do almoço tirei o radiador e mangueira para ver se estava entupido,como o cliente completava somente com aditivo entupiu o radiador ,o rapaz varetou ele pra mim e foi relucionado o problema , agradeço a todos que me passaram dicas foram muito valiosas ,Deus abençoe todos e obrigado