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Respostas:
<t><p>Ja coloquei tres sensores de rotaçao diferentes e todos apresentam o mesmo sintoma, tensao de bateria normal, tensao da bateria na partida de 11,8 V, quando se liga o contato o rele de bomba arma e desarma normalmente, o problema so aparece durante a partida.</p></t>
<t><p>Em comparaçao a outros unos ,esse sintoma e bateria fraca ou danificada ou aterramento de motor,semana passada mesmo apareceu um aqui,demora pra pegar,injeçao verificada,mas no final so resolveu pondo mais um aterramento no motor-bateria.</p></t>
<t><p>Comutador de ignição, bateria, aterramento e sim o próprio motor de partida, verifique e nos informe.</p></t>
<t><p>Ja substitui o comutador, a bateria, a roda fonica, so nao reforcei o aterramento do motor, vou colocar outro cabo de aterramento e posto as novidades, mais gostaria de saber o por que de o problema esta sendo originado no motor de arranque, pois o mesmo ta trabalhando aparentemente bem?.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Ja substitui o comutador, a bateria, a roda fonica, so nao reforcei o aterramento do motor, vou colocar outro cabo de aterramento e posto as novidades, mais gostaria de saber o por que de o problema esta sendo originado no motor de arranque, pois o mesmo ta trabalhando aparentemente bem?.</QUOTE> </p> <p> Interferência eletromagnética!</p></r>
<r><p><QUOTE><i>></i>veículos que peguei também foram resolvidos com bateria ou aterramente, mas pergunto aos colegas se pode ser um problema de motor de partida.</QUOTE> </p> <p>como estou conversando com colegas reparadores e q conhece os riscos do procedimento poso dizer o melhor jeito de identificar interferências na partida gerado pelo motor de partida é com osciloscópio na falta do mesmo um tranco técnico o veiculo deve pegar sem dificuldades. nos q peguei o principal sintoma era de sensor de rotação e já havia esgotado as demais possibilidades. </p></r>
<t><p>poderia definir um pouco melhor.... não da partida!!!!!!:</p></t>
<t><p>Obrigado a todos, problema resolvido com a substituiçao do motor de partida, o mesmo estava gerando um campo magnetico e interferindo no funcionamento do sensor de rotaçao e fase, novamente muito obrigado.</p></t>
<t><p>Ok, amigo q bom q resolveu, poe resolvido lá no primeiro topico e so um comentario.................todo motor de partida gera um super campo magnetico, então acredito q tinha algo a ver com os contatos da chave magnetica.................ou até a mesma montada errada ou aplicação incorreta.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Ok, amigo q bom q resolveu, poe resolvido lá no primeiro topico e so um comentario.................todo motor de partida gera um super campo magnetico, então acredito q tinha algo a ver com os contatos da chave magnetica.................ou até a mesma montada errada ou aplicação incorreta.</QUOTE> </p> <p>Há dois tipos de campo magnético, o fixo q é gerado por ímã e o temporário q é gerado quando uma corrente elétrica percorre um condutor. tanto a convenção de força mecânica em elétrica (gerador e alternador), quanto a conversão de eletricidade em força (motores), utiliza fortes campos magnéticos. </p> <p>no processo de geração de eletricidade veicular não pode ser usado ímã fixo, pois precisa ter o controle de tensão . Os geradores produz crente continua mas tem um araste (perda de força) muito alta fato pelo qual foi abandonado. </p> <p>o alternador gera corrente alternada necessitando de diodo q retifica para corrente continua, gera araste bem menor. </p> <p>para atenuar os picos de tensão a própria bateria funciona como filtro, além disto os capacitores q em corrente continua desempenharão este papel. </p> <p>deste fato ocorre a necessidade de a bateria estar em bom estado, para o carro ter um bom funcionamento satisfatório. Além deste uma bateria ruim ainda sofre uma queda de tensão muito forte q pode corromper programas de centrais bloqueando o funcionamento ou até causando sua inutilização. O q também pode ocorrer por aterramentos ruim. </p> <p>Nos motores de partida, nosso caso aqui, são usado os dois tipos de ímã no estator: o permanente (sapata de ímã) e o temporário (bobina de campo) . </p> <p>AQUI CHAMO A ATENÇÃO motores com ímã no estator c der falha de contato das escovas com o coletor o campo fixo gerado pelo ímã induz uma corrente elétrica no condutor do rotor (induzido) e a mesma é dissipada parra o sistema elétrico quando o contato é restabelecido, gerando a interferência mencionada, como não existe um filtro q elimine esta interferência, ela afeta diretamente na central, podendo mascarar sinais dos sensores, em especial os de rotação e de fase, principalmente do tipo indutivo (analógico). O que não ocorre tão facilmente em sensor tipo hall (digital). </p> <p>nos motores com bobina de campo o contato das escovas forma o campo magnético em ambos por isso não c percebe esta interferência. </p> <p>Nos casos q resolvi foi necessário apenas troca de escovas ou polir o coletor do induzido.</p></r>