Ola amigos, estou com um uno way 2010, sistema IAW4CF, o veiculo nao pega, quando é dado a partida no motor, o rele de bomba de combustivel e de partida a frio ficam batendo, ligando e desligando, o rele de bomba, alimenta tambem os bicos injetores e bobina de igniçao, foi substituido as velas e cabos de velas, bobina de igniçao,sensor de rotaçao e de fase, UCE, desligado o alarme e nada de sanar o problema, alguem tem alguma ideia do que possa estar causando isso? pois ja esgotei os teste e suposiçoes, aguardo algum contato.
Respostas:
Ja coloquei tres sensores de rotaçao diferentes e todos apresentam o mesmo sintoma, tensao de bateria normal, tensao da bateria na partida de 11,8 V, quando se liga o contato o rele de bomba arma e desarma normalmente, o problema so aparece durante a partida.
Em comparaçao a outros unos ,esse sintoma e bateria fraca ou danificada ou aterramento de motor,semana passada mesmo apareceu um aqui,demora pra pegar,injeçao verificada,mas no final so resolveu pondo mais um aterramento no motor-bateria.
Comutador de ignição, bateria, aterramento e sim o próprio motor de partida, verifique e nos informe.
Ja substitui o comutador, a bateria, a roda fonica, so nao reforcei o aterramento do motor, vou colocar outro cabo de aterramento e posto as novidades, mais gostaria de saber o por que de o problema esta sendo originado no motor de arranque, pois o mesmo ta trabalhando aparentemente bem?.
>Ja substitui o comutador, a bateria, a roda fonica, so nao reforcei o aterramento do motor, vou colocar outro cabo de aterramento e posto as novidades, mais gostaria de saber o por que de o problema esta sendo originado no motor de arranque, pois o mesmo ta trabalhando aparentemente bem?.
Interferência eletromagnética!
>veículos que peguei também foram resolvidos com bateria ou aterramente, mas pergunto aos colegas se pode ser um problema de motor de partida.
como estou conversando com colegas reparadores e q conhece os riscos do procedimento poso dizer o melhor jeito de identificar interferências na partida gerado pelo motor de partida é com osciloscópio na falta do mesmo um tranco técnico o veiculo deve pegar sem dificuldades. nos q peguei o principal sintoma era de sensor de rotação e já havia esgotado as demais possibilidades.
poderia definir um pouco melhor.... não da partida!!!!!!:
Obrigado a todos, problema resolvido com a substituiçao do motor de partida, o mesmo estava gerando um campo magnetico e interferindo no funcionamento do sensor de rotaçao e fase, novamente muito obrigado.
Ok, amigo q bom q resolveu, poe resolvido lá no primeiro topico e so um comentario.................todo motor de partida gera um super campo magnetico, então acredito q tinha algo a ver com os contatos da chave magnetica.................ou até a mesma montada errada ou aplicação incorreta.
>Ok, amigo q bom q resolveu, poe resolvido lá no primeiro topico e so um comentario.................todo motor de partida gera um super campo magnetico, então acredito q tinha algo a ver com os contatos da chave magnetica.................ou até a mesma montada errada ou aplicação incorreta.
Há dois tipos de campo magnético, o fixo q é gerado por ímã e o temporário q é gerado quando uma corrente elétrica percorre um condutor. tanto a convenção de força mecânica em elétrica (gerador e alternador), quanto a conversão de eletricidade em força (motores), utiliza fortes campos magnéticos.
no processo de geração de eletricidade veicular não pode ser usado ímã fixo, pois precisa ter o controle de tensão . Os geradores produz crente continua mas tem um araste (perda de força) muito alta fato pelo qual foi abandonado.
o alternador gera corrente alternada necessitando de diodo q retifica para corrente continua, gera araste bem menor.
para atenuar os picos de tensão a própria bateria funciona como filtro, além disto os capacitores q em corrente continua desempenharão este papel.
deste fato ocorre a necessidade de a bateria estar em bom estado, para o carro ter um bom funcionamento satisfatório. Além deste uma bateria ruim ainda sofre uma queda de tensão muito forte q pode corromper programas de centrais bloqueando o funcionamento ou até causando sua inutilização. O q também pode ocorrer por aterramentos ruim.
Nos motores de partida, nosso caso aqui, são usado os dois tipos de ímã no estator: o permanente (sapata de ímã) e o temporário (bobina de campo) .
AQUI CHAMO A ATENÇÃO motores com ímã no estator c der falha de contato das escovas com o coletor o campo fixo gerado pelo ímã induz uma corrente elétrica no condutor do rotor (induzido) e a mesma é dissipada parra o sistema elétrico quando o contato é restabelecido, gerando a interferência mencionada, como não existe um filtro q elimine esta interferência, ela afeta diretamente na central, podendo mascarar sinais dos sensores, em especial os de rotação e de fase, principalmente do tipo indutivo (analógico). O que não ocorre tão facilmente em sensor tipo hall (digital).
nos motores com bobina de campo o contato das escovas forma o campo magnético em ambos por isso não c percebe esta interferência.
Nos casos q resolvi foi necessário apenas troca de escovas ou polir o coletor do induzido.