caros colegas estou com um uno 97 spi G7 1.0 q esta quase me deixando louco olha só oq acontece , ele funciona normal quando esta andando ou ate msm parado ele perde aceleração o tempo de injeção map estão alterado map esta alto eo tempo de injeção tb a sonda trava tb mas o problema não é ela por precaução ja testei 2 sensor de temperatura estava com defeito e troquei ja testei o bico na maquina esta nos parametros estou usando uma bomba externa q uso para teste ela esta boa ,carga do alternador estava ruim mas ja arrumei tb ,estou sem saber oq fazer alguem ja pegou algo parecido , se alguem poder me dar uma força ai agradeço desde já
Respostas:
boa noite amigao cara peguei uma sica dessa essa semana tambem esquentei a cabeça [bom resumindo ,voce ja verif.pressao bomba 1,2 bar sincronismo da correia reg. valvulas0,30 a 0,35 admissao e 0,40 a 0,45 scap regulagem sensor rotaçao0,45 fiz estes ajustes e ficou filè boa sorte e fica com DEUS.B) : :
Eu testaria catalizador(se tiver),aterramentos e uma sonda nova pra teste.
Miros, ligue a sonda a uma fonte de alimentação, lembrando os fios brancos, um aterrado junto com o cinza, o outro alimente 12 volts e o preto ligue a um multimetro, na escala dc. esquente a ponta com um esqueiro de gas, depois afaste o esqueiro e depois esquente de nvo e observe sua variação de tenção, se travar nos 400milivolts substitua , se não cheque seu chicote ate a uce. O map com sinal alto e tipico de sincronismo errado. Mas se acorreia estiver no ponto certo, verifique o vedamento das valvulas.
O MALUCO IRIA TE DAR ALGUMAS DICAS , MAS DEPOIS DE LER ALGUMAS RESPOSTAS DE MEMBROS E O AUTOR DO TOPICO ,FICA PARA OUTRA :
Tempo de injeção alto é porque o map está alto, agora vc tem que descobrir porque o map está alto, defeito provavel está no cincronismo da correia do comando, ou cabeçóte muito rebaixado(ou algun outro problema nele) ou até mesmo problemas com o map, é por ai. Este sistema ja utiliza sonda ou é com regulagem de CO.
ja usa sonda mas ja testei ela msm assim cologuei uma nova ja olhei o ponto tb estava testanto o map deu uma variação nas medidas mais de 10% vou substituir e verificar
unica coisa q ainda não fiz doq vc me indicou foi a regulagem de valvula vou verificar a bomba regulei com 1 bar pois no meu manual indicava essa medida 1,2 não vai aumentar a injeção o ponto esta certinho oq descobri é q esta dando diferença no map fiz os teste nele e deu uma diferença maior q 10% agora vou substituilo e ver no q da , assim q estiver o resultado volto a comunicar muito obrigado a todos pela dica
ja verifiquei o catalizador os teras e ate msm substituiu a sonda mas de nada adiantou
ja regulei as valvulas e continua a msm coisa ...ta bravo o negocio rsrs
acabei de trocar a central e não resolveu tb não sei oq estou fazendo de errado q não estou conseguindo descobrir esse defeito vou repetir oq acontece eo q ja fiz é um uno monoponto 1.0 é o sx G7.10 quando vai andar com ele ele perde a aceleração fica sem força com o não acende a luz de injeção e não acusa nada em codigo de defeito,quando vou olhar os parametros o map o tempo de injeção estão alto o map fica trabalhando entre 490 a 530 o tempo de injeção fica entre 1.30 em diante a sonda fica hora em -090 22 e tem hora q fica em 90 , ja testei a sonda estava dando boa mas ai peguei uma nova e original coloquei ficou a msm coisa conferi o ponto a regulagem do sensor de rotação estava com uma entrada de ar falsa no tbi arrumei conferi a vazão do bico a estanguidade a regulagem da vazão de combustivel para 1 bar as valvulas estavão presa mas ja regulei conferi os terras,sensor de borboleta estava fora regulei para 0.69,sensor de temperatura estava com folga no conector tinha hora q alterava a temperatura troquei agora esta certomedi o sensor de rotação conferi a impedancia tudo certo ,substitui as bobinas e cabos de vela não mudou nada conferi as velas estão certa e são novas, conferi o map estava certo mas peguei um novo e não mudou medi a voltagem e o negativo de todos conectores tudo normal e depois de tudo isso troguei a central agora mas não mudou nada continua o map o tempo de injeção ea sonda travando........estou precisando de uma luz pq esta me deixando com cabelos brancos aqui.......mas obrigado pelos q estão me dando uma força ai
a algum tempo atras peguei um quase a mesma forma tempo de injeçao alto map tb alto tirei ocatalizador mas nao resolveu dai decidi soltar toda a descarga e o carro ficou zero estava entupido a parte de tras do escapamento nao custa nada dar uma olhada veja tb se o sensor de rotaçao e original dele mesmo pode mudar a indutancia dos enrolamento
o amigão fiz tudo q recomendou olha só oq aconteceu o map eo tempo de injeção consegui abaixar mas aumentando a presão do bico ficou com 1,7 bar para poder abaixar o tempo de injeção eo map msm assim a sonda ainda não consegui funcionar corretamente ate tirei o escape para dar uma verificada mas ja tinha verificado anteriormente o catalizador mas d qualquer forma tirei tudo para verificar ainda estou mechendo pois não esta bom ainda qualquer novidade volto postar ......obrigado
vou verificar novamente pois a sonda não esta contaminada e ja tinha verificado o chicote mas vou dar mais uma olhada e posto novamente
obrigado
como já foi falado antes de injeção estar alto é porque o map está alto, agora vc tem que descobrir porque o map está alto, defeito provavel está no cincronismo da correia do comando, ou cabeçóte muito rebaixado ou as vávulas não estão vedando bem ou até mesmo problemas com o map, é por ai lenbrando também que 70% dos defeito são de origem d mau contato;) ;)
OLÁ PESSOAL , VEJO QUE ESTE TÓPICO ESTÁ INDO MUITO LONGE DEMAIS PARA UM VELHO FIAT UNO .
AMIGO , ACREDITO QUE VOCÊ TENHA UM PROBLEMA NO CICLO-OTTO DESTE MOTOR.
MEÇA A COMPRESSÃO DESTE MOTOR , DEVE ESTAR PROXIMO DE 9 Kg .
SE NÃO ATINGIR ESTE VALOR CERTAMENTE HÁ ALGUM PROBLEMA INTERNO .
VERIFIQUE ESTE COMANDO DE VÁLVULAS SE ESTÁ CORRETO QUANTO Á APLICAÇÃO DE MOTOR.
oi,pelo q eu vi postado vç quase veref tudo,so faltou analizar qualidade do combustivel.
peguei um assim quase endoido com ele eu fiz limpeza emm todos os conectores e na central eu passei una moeda de prata nos bornes da cental ai resolvel a ai depois deixei a ca ve aberta por 1 mim ai fkou bom aça isso p/ ver
agora pergunta ao cliente como isso cmorçou
meu amigo isso ai no fiat mono è tipico de sonda, geralmente por consequençia e nao por causa. ja mediu sua tensao de entrada
as vezes um rele fora do padrao no sistema altera sua tensao de entrada( ja peguei um caso assim) a proposito esse tbi è com
interruptor na borboleta ou tps c/ mt de passos.
de uma olhada tambem na polia dentada do virabreiquim ,ela costuma quebrar a trava e sair fora do sincronismo , alterando o funcionamento do sensor MAP blz , boa sorte
O Sr. ja tem algum retorno, pois as dicas dadas, sao as mais certas para o acerto. Se resolveu nos informa
ola amigo ? teste outra unidade de comando juntamente com sensor de pressão se não funcionar confira o chicote elétrico e tambem a continuidade , carros nessa idade costumam as vezes acontecer do conector da sonda no chicote estarem com fios invertidos por efeito de alguma colisão ou emendas com fios invertidos.um abraço e boa sorte.
blz fera , da uma olhada na tubulação de combustivel , deve esta com algum problema,
e da uma olhada no sençor de detonação abraço
ola amigo este defeito em sistemas g7 e tipico de sonda como disse os outros colegas ,vc ja verificou se no fio de sinal da sonda esta chegando em torno de 450 mv .
amigo vamos ver se posso te da um luz..... vc ja verificou o potenciomentro, e vc ja verificou se ñ mudaram o tamanho original damangueira de vacuo do sendor map da uma olhadinha nesses itens . um abraço .
Boa tarde amigo já peguei casos assim quase todas centrais g7 apresentam esse problema não adianta mexer alterar nada simplesmente é necessário remover a central de injeção remover a memória eprom colocar outra memória eprom com arquivo de reset ligar a chave de ignição sem dar partida por 80 segundos desligar tudo remover a memória com arquivo reset que está préviamente gravado e voltar a memória original do carro pronto ele não mais vai disparar a aceleração .Lembrado que o uno fire gasolina também apresenta defeito semelhante o procedimento éo mesmo só que a memória muda é soic.Para ambos os casos precisa de programador de eprom e o arquivo correspondente tenho tudo que precisar se quiser posso fornecer memória já programada serve tambem para repor o code g7.
Amigo, tenho uma outra dica, e uma pergunta 1º, quando o veiculo começou o problema? Pois chegou um aqui na oficina e era o aterramento da bomba que apos andar com o veiculo ele falhava. como disse na 1ª sujestão verificou vazão dos cilindros? não e compressão, e vazaão, injetando ar nos cilindros. pois mesmo regulando valvulas se o ascentamento não vedar, a falha vai existir.
Verifique o modulo, teve um recal neste ano confirme o codigo do modulo em uma cossecionaria..
Verifique as velas tem q ser resistivas..
Caro amigo, olá!
Já me deparei várias vezes com problemas neste tipo de carro com este sistema de um bico conforme o colega especificou (IAW 1 G 7 SPI ).
O que o amigo tem que se certificar é primeiramente se o coletor de admissão está aquecendo corretamente.
Como o colega já disse que tomou algumas providências e não obteve sucesso ainda, peço que verifique com precisão a vazão dos cilindros do motor. Tendo em vista que o amigo disse que a leitura do sensor MAP está alta, pode ser que as válvulas de admissão não estejam vedando corretamente passando assim um pouco de compressão para o coletor, sendo assim o M C entende que o veículo está em aceleração e acaba aumentando o tempo de injeção.
Espero ter ajudado e Deus te abençoe.
Boa noite , ja peguei um problema bem parecido com este que está em suas mão , verifique o aterramento do motor na tampa de valvulas e no cambio , eu tinha testado tudo , ai partir para o aterramento , os mesmos estavao soltos e maus aterrados repassei todo aterramento do motor os piores erao nos terminais que vão presos na tampa de valvulas , depois que acertei os aterramentos o carro ficou perfeito , esta injeçao se estiver mau aterrada da conflito no map e na sonda ai dasce o problema..... o meu caso foi muito muito parecido com o seu!! espero que possa ter ajuda lo !!
Boa noite verifique o aterramento deste motor e no cambio pois tive um problema igual ao seu e depois de varios testes fui para o aterramento q estava ruim , a injeção g7 se estiver com deficiencia nos aterramentos é tipico dar este problema travar a sonda e o map ficar fora !!! espero ter ajudado!!
Se dominarmos estas informações:
Tempo de injeção normal e sonda oscilando entre 0,50 a 900 mV o TI estiver dentro da faixa especificada pelo modelo do carro e a sonda estiver variando a tensão entre o maximo e o mínimo, podemos dizer que a mistura ar/combustível esta sendo bem controlada.
Tempo de injeção baixo X sinal da sonda acima de 600 mV: neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura rica (excesso de combustível) e faz com a central abaixe o tempo de injeção tentado empobrecer a mistura mas não consegue.Geralmente isto é causado por.
-Correia fora do ponto,
-Catalisador entupido,
-Regulador de pressão furado,
-bico com vazão acima do normal,
-problema no sistema de ignição ( como velas, cabos, etc. ruins)- outros..
Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
-Bicos injetores sujos.
REFAZER ATERRAMENTO E ADICIONAR MAIS ALGUNS...
VERIFIQUE SE NÃO HA PONTOS DE SOLDA NO CHICOTE DESSES SENSORES E ATUADORES QUE ESTÃO DANDO FORA DE FAIXA, NÃO PODE HAVER SOLDA NOS FIOS QUE MUDA A LEITURA...
GERALMENTE ESSA INJEÇÃO VEM COM OS FIOS DO SENSOR DE DETONAÇÃO INVERTIDOS O QUE OCASIONA DEFEITOS NA INJEÇÃO TIPICOS ESTOUROS NO CORPO DE BORBOLETA E MARCHA LENTA IRREGULAR, EXPERIMENTE INVERTER O CHICOTE...
ABRAÇOS
ola ...boa tarde
não respondi antes devido a um problema na net .
depois de fazer todos os teste inclusive verificar todos os aterramentos troquei o regulador de pressão
com o regulador velho tive q colocar em 1,7 bar para baixar o map e o tempo de injeção andei e não deu falta ,coloquei um novo
a tive q usar 1,2 bar para ficar normal o sistema sei q não é presão correta mas só assim q funcionou mas sei q ainda não esta correto o sistema pois a sonda tem hora q trava e ja testei outra central para ver se era ela q estava com problema mas não é , ja andei bastante e não apresentou problemas ,nem tenho mais ideias noq possa ser
obrigado pela ajuda
Olá, nunca me deparei com um problema assim mais com muitos parecidos vi que você já troco a sonda, arrumo o alternador, e outras coisa como sensores de temperatura, mais você ja tento olha atuador de marcha lenta, temperatura do ar, como você mesmo disse o carro esta no ponto ate mesmo o sensor de posição da borboleta pode resultar nesses defeitos como perder força na aceleração, mais por via das duvidas não sei mais taxa de compressão custa nada olha ne pois perde potencia na aceleração.
Espero poder ter ajudado!
BOM DIA JMAR Um Motivo Que Altera Muito o MAP Desses Carros e a Junta da Base do TBI Nesses Modelos Tem Que Ser a Junta Que e Aberta Ja Peguei Varios Com a Junta Errada Quanto a Somda Lambda o Pino 30 da Central Que e o Sinal da Sonda Lambda Tem Uma Malha em Volta Dele Que Costuma Entrar Em Curto com o Sinal Puxe Um Fio Direto do Sinal da Sonda Para o Pino 30 Pode Puxar Direto Que nao da Problema Espero Ter Te Ajudado
OBS : Favor Postar o Resultado Um Abraço
funciona bem e depois da o defeito?
pode ser aterramentos no motor,curto no chicote da sonda ou pode ser o aterramento que a central disponibiliza para os sensores map,tps,sensor temperatura e rotação,isso pode ser defeito interno da central
então ja testei os aterramentos e ja troquei a central vela tb e não mudou nada agora estou testando oq o outro colega disse o sinal da sonda por fora assim q terminar os test aviso para todos mas por enguanto nada ainda
ja troquei a central conferi todos os aterramentos verifiquei as velas e nada ateagora estou fazendo oq o colega disse para passar o sinal da sonda por fora assim q testar posto novidades obrigado a todos por enguanto
troque o biquinho de entrada do tbi (aquele q vai ligado a mangueira do map) troque e ve se melhora algo...
peguei um esses dias q não tinha aceleração rapida,o carro chegava a apagar...
obs: em marcha lenta a leitura do map estava ok...
obrigado por todos que me deram dicas a principio foi resolvido ja faz uma semana que não deu mais o problema, mudei o fio da sonda que vai na central aquele que usa malha e vai no canal 30 da central......eita probleminha que foi dificil resolver hemm...rsrsrs muito obrigado a todos
oi reparadores de injeçao eletronica estou com um prisma com codigo de avarias ( literatura) o q significa.... obs: nao apaga.
ESTOU VENDENDO UM SIENA 4 PORTAS COMPLETO ANO 2000 16V 15.000.00 ACEITO PROPOSTAS... BEM CONSERVADO
CARRO D GARAGEM
Leva numa oficina que resolve rapidinho nem é muito caro!!
a proposito aqui naum é classificados mas já que anunciou deixa eu ver humm acho que tenho uns 50 mangos aqui aceita a proposta???? há tem que estar sem multas heim!!!!! kkkkkkkkkkkkkk: : : :
então era a malha do cabo da sonda lambda q vai para central ligado no canal 30 conforme o carro mexia fechava curto e dava pau na sonda coloquei um fio por fora e não deu mais problema ........ obrigado pela ajuda de todos