Boa noite amigos estou com um uno mille ex injeção marelli g7 aqui na oficina...
O carro chegou até mim apresentando marcha lenta irregular e motor fraco e logo ao abrir o capo notei que a mangueira do sensor MAP e o conector do motor de passo estavam desligados. Após liga-los o carro ficou com aceleração muito elevada então resolvi passar o Kaptor pra verificar os parametros da injeção e encontrei o seguinte:
TPS marcando borboleta a 35º. Soltei os dois parafusos sensor do corpo e a leitura cai pra 5º porém o carro ainda ficava acelerado, soltei o parafuso do batente da borboleta porém mesmo soltando tudo chegou até os 20º e nada do carro abaixar a rotação decidi trocar este sensor fazer uma limpeza no bico tbi e checar pressão de bomba e foi o que3 fiz.
Sensor novo, bico limpo, pressão de bomba ok e mesmo assim os 35º porém após algum tempo funcionando a aceleração caiu, ótimo? Não!
O carro ficou ruim de pegar pega e morre vc tem que acelerar um pouco até estabilizar a rotação ai ele consegue ficar na marcha lenta... Resolvi conferir tudo no kaptor novamente e notei que a sonda aparenta marcar um parametro negativo o qual não me vem a cabeça no momento o que é mas variava entre -10, -15 e -112 que era aonde o carro acertava a marcha lenta porém do nada ele perde este sinal fica travado em "zero" troquei a sonda e nada, medi a tensão diretamente na sonda e ela aparentemente está funcionando pois quando enriqueço a mistura a tensão sobe. O que achei estranho é que a tensão da sonda não oscila fica fixa na marcha lenta e mesmo quando o valor some no kaptor medindo direto na sonda ela parece estar certinho.
na lenta a sonda marca 5.3 mv...
alguém poderia me dar uma luz?
Respostas:
Meu amigo, qual o ano desse veículo??? confere os desgastes das velas de ignição e principalmente a sua aplicação, já peguei o caso de aplicação errada, vela comum e não resistiva, estava provocando interferência eletromagnética e gerando várias ANOMALIA, dê retorno.
:) Meu nobre ve aterramentos se possivel colca um modulo pra teste ja sofri com estes na boa confere tudo fique de olho no modulo.
Talvez o conector do sensor de posição pode ter sido trocado e invertido os fios. Confere essa possibilidade aí e dê retorno.
Boa tarde!
interessante este caso, ótimas informações.
Nos mantém informados quanto aos diagnósticos novos.
Abraço.
Administradores do FÓRUM OB.
Esses sistema monoponto sao problema mesmo, JA peguei varios assim . Confira regulagem de valvulas e tps com o scanner vc ve se esta funcionando pode ter fios fechando ou ligados errados e outra veja se o atuador ml e dele msm pois existe varios modelos. Esses carros se a mistura é pobre ele acelera e se enricar tb entao e complicado mais se resolve.
Nunca confie nesse bico vc vai ter que fazer a regulagem de combustivel de acordo com o funcionamento pois tem vez que 0.8 bar fica pouco ai tem que aumentar pra ir testando.