Estou com um uno flex fire que não esta injetando gasolina mesmo estando com 16º C, ja programei no aparelho a mistura ar/combustivel, testei fuziveis, bomba injetora e nada, nao chega o sinal na bomba injetora, será que alguem pode me ajudar?
Respostas:
iai migo, da uma confirida no reler de partida afrio que fica dolado do rezevatorio de água do parabrisa. fuiiii!
Pode ser mau contato.. 70% dos defeito eh mau contato
Em primeiro lugar deve-se fazer uma verificação no circuito, é pegar o esquema elétrico e fazer as verificações, sem fazer isto fica difícil. Tipo, o comando sai da ECU, depois vai para o réle, e assim por diante.
Tenho pegados uns defeitos asim tb.. Já peguei 2 com mau contato no chicote... E eletrovalvula queimada
OLÁ MARCOA ANTÔNIO.
TAMBÉM TEMOS TIDO MUITOS PROBLEMAS COM VEÍCULOS FLEX, ESTOU ENVIANDO ABAIXO UMA CÓPIA DOS CUIDADOS QUE OS CLIENTES DEVEM TER COM ESSES CARROS, ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO..
OBS: PARA QUE A CENTRAL FAÇA A ESTRATÉGIA DE PARTIDA A FRIO, É NECESSÁRIO QUE ELA ENTENDA SER NECESSÁRIO, UMA FORMA DE SE TIRAR A DÚVIDA É VERIFICAR SE A UCE ESTÁ ENVIANDO PULSO PRO RELÊ DE PARTIDA A FRIO, CASO ESTEJA ENVIANDO O PULSO E O SISTEMA NÃO ESTIVER FUNCIONANDO, A FALHA ESTARÁ NO CIRCUITO: RELÊ, ELETRO-VALVULA, BOMBINHA OU CHICOTE.
ABRAÇOS
Cuidados com veículos flex.
De um modo geral, todo veículo equipado com sistema flex de combustível devem ter os mesmos cuidados, pois o princípio de funcionamento é o mesmo.
Entendendo o funcionamento do sistema flex.
A principal mudança para que o veículo possa funcionar com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção está no softwer de gerenciamento do sistema de injeção eletrônica. Dois sensores são os principais responsáveis pelo reconhecimento do “AF” (relação de ar combustível. O álcool tem características de queima diferente da gasolina, para que haja uma queima perfeita do combustível, sem resíduo de combustível na descarga e nem excesso de poluente é preciso que a quantidade de ar seja proporcional à de combustível, essa mistura que chamamos de estequiométrica é de 9 partes de ar para uma de álcool e de 13,3 partes de ar para uma de gasolina.
De posse dessa informação, podemos deduzir que dependendo da mistura dos dois combustíveis essa relação será diferente e ficara entre 9x1 a 13,2x1. Bom é para reconhecer essa mistura que o softwer foi preparado para isso ele se utiliza de dois sensores, um é o sensor de nível e o outro a sonda lambda.
Funcionamento:
Quando o veículo está em funcionamento a uce (unidade eletrônica central) monitora a posição do sensor de nível de combustível, caso a chave seja desligada, ao religar, a central vai verificar se a posição do sensor de nível sofreu alteração, ou seja, se houve abastecimento e se esse abastecimento foi superior a 10% do total de combustível que havia no tanque, caso tenha havido a uce iniciará uma estratégia de reconhecimento do “AF”, para isso ela monitora a sonda lambda que é um sensor que analisa os gases da descarga informando a qualidade da queima, quando a leitura da sonda se estabilizar a uce grava na memória o novo “AF”. O tempo necessário para que o reconhecimento seja feito pode variar dependendo do combustível abastecido e do percurso após o abastecimento, mas vamos adotar um tempo médio de 5 minutos ou 14 quilômetros.
Caso a composição do combustível do tanque seja de 100% de álcool ou uma mistura com muito álcool, a uce passa a monitorar a temperatura do motor e caso seja necessário ela fará a partida a frio que consiste de injetar uma quantidade de gasolina para que o veículo pegue em dias frios.
Bom de posse desses conhecimentos é bom tomar os seguintes cuidados:
1. Ao abastecer, não desligue o veículo logo em seguida, o ideal é abastecer quando for andar um percurso maior.
2. Abastecer o reservatório de gasolina.
3. Periodicamente verificar a gasolina se estiver velha e com mau cheiro troque toda a gasolina.
4. Evitar abastecer com quantidades pequenas.
5. Em caso de dificuldade de partida, procure uma oficina equipada com scanner automotivo para verificar o sistema.
6. Caso o marcador de combustível do painel apresente irregularidade, procure imediatamente uma oficina para solucionar o problema.
7. Usar somente óleo com as especificações do fabricante, o óleo fora da especificação pode prender o motor quando frio.
8. Caso o veículo não pegue pela manhã, não insista, aguarde um pouco e tente dar uma nova partida pisando no acelerador até o fim, se não pegar mesmo assim, chame um mecânico.
9. Verifique o sistema de carga e partida e utilize baterias de qualidade e com boa corrente de partida.
10. Abasteça sempre com combustível de procedência.
Matéria elaborada por Clay W Emerick, técnico em eletrônica embarcada e proprietário da CLICAR HITECH.
PARA MAIS DETALHES:
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clicar_mecanico@hotmail.com
Bom eu posso te ajudar, mas me diga a bomba de combustível no tanque não aciona?
Caso não:
Falta o que?
_Alimentação Positiva ( Tensão )
_Negativa
Responda esta informação que poderei ajudar.
e aí marco antônio, alguma solução?
aproveitano o momento, identifique-se para continuar recebendo a ajuda dos colegas.
o q estou pegando muito e combustivel misturado...tipo mais gasolina do q alcool...o q resolve e tirar tudo e colocar somente alcool....mas antes de fazer isso e bom medir o alcool se esta dentro se estiver fora e so trocar...
giuliano.
os veículos flex são programados para trabalhar com a mistura alcool e gasolina em qualquer proporção, caso o funcionamento esteja incorreto (falta de partida a frio) ou outra irregularidade é porque existe uma falha que pode ser do sistema (sensores, atuadores e software) ou da qualidade do combustível.
valeu
Oi pessoal obrigado pelas dicas, acabei trocando o relê que voces me falaram e tudo se resolveu.Até uma proxima.