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Respostas:
<t><p>iai migo, da uma confirida no reler de partida afrio que fica dolado do rezevatorio de água do parabrisa. fuiiii!</p></t>
<t><p>Pode ser mau contato.. 70% dos defeito eh mau contato</p></t>
<t><p>Em primeiro lugar deve-se fazer uma verificação no circuito, é pegar o esquema elétrico e fazer as verificações, sem fazer isto fica difícil. Tipo, o comando sai da ECU, depois vai para o réle, e assim por diante.</p></t>
<t><p>Tenho pegados uns defeitos asim tb.. Já peguei 2 com mau contato no chicote... E eletrovalvula queimada</p></t>
<t><p>OLÁ MARCOA ANTÔNIO. </p> <p>TAMBÉM TEMOS TIDO MUITOS PROBLEMAS COM VEÍCULOS FLEX, ESTOU ENVIANDO ABAIXO UMA CÓPIA DOS CUIDADOS QUE OS CLIENTES DEVEM TER COM ESSES CARROS, ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO.. </p> <p>OBS: PARA QUE A CENTRAL FAÇA A ESTRATÉGIA DE PARTIDA A FRIO, É NECESSÁRIO QUE ELA ENTENDA SER NECESSÁRIO, UMA FORMA DE SE TIRAR A DÚVIDA É VERIFICAR SE A UCE ESTÁ ENVIANDO PULSO PRO RELÊ DE PARTIDA A FRIO, CASO ESTEJA ENVIANDO O PULSO E O SISTEMA NÃO ESTIVER FUNCIONANDO, A FALHA ESTARÁ NO CIRCUITO: RELÊ, ELETRO-VALVULA, BOMBINHA OU CHICOTE. </p> <p>ABRAÇOS </p> <p><b>Cuidados com veículos flex.</b> </p> <p>De um modo geral, todo veículo equipado com sistema flex de combustível devem ter os mesmos cuidados, pois o princípio de funcionamento é o mesmo. </p> <p><b>Entendendo o funcionamento do sistema flex.</b> </p> <p>A principal mudança para que o veículo possa funcionar com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção está no softwer de gerenciamento do sistema de injeção eletrônica. Dois sensores são os principais responsáveis pelo reconhecimento do “AF” (relação de ar combustível. O álcool tem características de queima diferente da gasolina, para que haja uma queima perfeita do combustível, sem resíduo de combustível na descarga e nem excesso de poluente é preciso que a quantidade de ar seja proporcional à de combustível, essa mistura que chamamos de estequiométrica é de 9 partes de ar para uma de álcool e de 13,3 partes de ar para uma de gasolina. </p> <p>De posse dessa informação, podemos deduzir que dependendo da mistura dos dois combustíveis essa relação será diferente e ficara entre 9x1 a 13,2x1. Bom é para reconhecer essa mistura que o softwer foi preparado para isso ele se utiliza de dois sensores, um é o sensor de nível e o outro a sonda lambda. </p> <p>Funcionamento: </p> <p>Quando o veículo está em funcionamento a uce (unidade eletrônica central) monitora a posição do sensor de nível de combustível, caso a chave seja desligada, ao religar, a central vai verificar se a posição do sensor de nível sofreu alteração, ou seja, se houve abastecimento e se esse abastecimento foi superior a 10% do total de combustível que havia no tanque, caso tenha havido a uce iniciará uma estratégia de reconhecimento do “AF”, para isso ela monitora a sonda lambda que é um sensor que analisa os gases da descarga informando a qualidade da queima, quando a leitura da sonda se estabilizar a uce grava na memória o novo “AF”. O tempo necessário para que o reconhecimento seja feito pode variar dependendo do combustível abastecido e do percurso após o abastecimento, mas vamos adotar um tempo médio de 5 minutos ou 14 quilômetros. </p> <p>Caso a composição do combustível do tanque seja de 100% de álcool ou uma mistura com muito álcool, a uce passa a monitorar a temperatura do motor e caso seja necessário ela fará a partida a frio que consiste de injetar uma quantidade de gasolina para que o veículo pegue em dias frios. </p> <p>Bom de posse desses conhecimentos é bom tomar os seguintes cuidados: </p> <p>1. Ao abastecer, não desligue o veículo logo em seguida, o ideal é abastecer quando for andar um percurso maior. </p> <p>2. Abastecer o reservatório de gasolina. </p> <p>3. Periodicamente verificar a gasolina se estiver velha e com mau cheiro troque toda a gasolina. </p> <p>4. Evitar abastecer com quantidades pequenas. </p> <p>5. Em caso de dificuldade de partida, procure uma oficina equipada com scanner automotivo para verificar o sistema. </p> <p>6. Caso o marcador de combustível do painel apresente irregularidade, procure imediatamente uma oficina para solucionar o problema. </p> <p>7. Usar somente óleo com as especificações do fabricante, o óleo fora da especificação pode prender o motor quando frio. </p> <p>8. Caso o veículo não pegue pela manhã, não insista, aguarde um pouco e tente dar uma nova partida pisando no acelerador até o fim, se não pegar mesmo assim, chame um mecânico. </p> <p>9. Verifique o sistema de carga e partida e utilize baterias de qualidade e com boa corrente de partida. </p> <p>10. Abasteça sempre com combustível de procedência. </p> <p>Matéria elaborada por Clay W Emerick, técnico em eletrônica embarcada e proprietário da CLICAR HITECH. </p> <p>PARA MAIS DETALHES: </p> <p>www.clicarmecanico.com.br </p> <p>[email protected]</p></t>
<t><p>Bom eu posso te ajudar, mas me diga a bomba de combustível no tanque não aciona? </p> <p>Caso não: </p> <p>Falta o que? </p> <p>_Alimentação Positiva ( Tensão ) </p> <p>_Negativa </p> <p>Responda esta informação que poderei ajudar.</p></t>
<t><p>e aí marco antônio, alguma solução? </p> <p>aproveitano o momento, identifique-se para continuar recebendo a ajuda dos colegas.</p></t>
<t><p>o q estou pegando muito e combustivel misturado...tipo mais gasolina do q alcool...o q resolve e tirar tudo e colocar somente alcool....mas antes de fazer isso e bom medir o alcool se esta dentro se estiver fora e so trocar...</p></t>
<t><p>giuliano. </p> <p>os veículos flex são programados para trabalhar com a mistura alcool e gasolina em qualquer proporção, caso o funcionamento esteja incorreto (falta de partida a frio) ou outra irregularidade é porque existe uma falha que pode ser do sistema (sensores, atuadores e software) ou da qualidade do combustível. </p> <p>valeu</p></t>
<t><p>Oi pessoal obrigado pelas dicas, acabei trocando o relê que voces me falaram e tudo se resolveu.Até uma proxima.</p></t>