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Respostas:
<t><p>Prezado Fabio. Você já procurou todas as causas lógicas e prováveis, fazendo o que todo bom mecânico faria. Agora eu aconselho a procurar as causas improváveis e malucas, seguindo sua intuição. Defeito assim é ruim e bom ao mesmo tempo porque o mecânico fica com raiva, porem desafia a inteligencia e a argucia do profissional. Você vai conseguir matar a charada. Abração.</p></t>
<t><p>amigo tenta trocar o sensor de detonaçao medir pressao da bomba verifica tambem a resistencia do sensor de rotaçao a distanciado sensor</p></t>
<t><p>Confere avanço de igniçao(detonaçao),posiçao do sensor de rotaçao na fonica,as valvulas eu regulo com 30 e 40,as vezes deixo com 40 e 45.....</p></t>
<t><p>Colega </p> <p>Substitua a roda fonica, possivel empenamento. </p> <p>Alternador carga acima de 15,0V </p> <p>Bateria ruim, coloque outra bateria para teste </p> <p>Diaz</p></t>
<t><p>peguei recentimente um uno 2003 1.0 4afb(km 185.000)com a mesma reclamação(nem com o azuzinho dava potencia)kkk </p> <p>depois de alguns testes cheguei a conclusão que uma retifica no motor e a troca de embreagem iria ficar show,(detalhe embreagem não patinava parado) e realmente quando desmontei, a embreagem estava no osso ja sem arrebites, e o motor não estava muito ovalizado ,porem pistões e aneis de compressão bem abaixo do limite minimo </p> <p>tem um detalhe,neste caso fui pela intuição ,porque nem o scanner e nem os manometros de compressão me ajudaram,tudo dava ok </p> <p>nestes anos aprendi uma coisa(aparelhos de diagnostico 5% do conserto ,acredito desacreditando nos aparelhos, </p> <p>os outros 95% é pela intuição </p></t>
<t><p>Prezado. Pensei o seguinte: Você testou tudo e não achou nada anormal por enquanto... E se o injetor estiver injetando muito menos do que deveria por estar entupido ou mesmo defeituoso? É um chute meu... Abraço e boa sorte. Nosso amigo carrosfranceses também citou a intuição. Você vai chegar lá. Abração e boa sorte. Quando resolver poste a doença e a cura do doente.</p></t>
<t><p>os colegas prestarão excelentes dicas, ha dois sensor que podem fazer falhar de fôrma semelhante map, e temp. água o ultimo normalmente depois de quente, mais um truque coloca o motor em ot faz uma marca com tinta giz, ou algo do tipo, na roda fonica e em um ponto fixo, com a lampada estrobo. vc conseguira ver em quantos gral realmente esta o ponto caso sua lampada seja fixa conte os dentes, uso muito isso parra ver o avanço real, tb checa as bobinas uma bobina fraca pôde não demonstrar falha mas causa perda de potencia.</p></t>
<t><p>Amigo, da uma verificada se a engrenagem do virabrequim não está com a chaveta quebrada, as vezes na hora de apertar ela quebra.</p></t>
<t><p>Boa tarde </p> <p>após feriado, descanso... segue uno aqui na oficina </p> <p>levei o cabeçote para retifica, vou deixar ele zerado. </p> <p>o avanço esta correto, trabalhei muito nesse sentido pois parece atrasado mesmo. </p> <p>logo abaixo vi outras pessoas ajudando e irei continuar o assunto a seguir. </p> <p>muito obrigado</p></t>
<t><p>boa Tarde colega Diaz </p> <p>roda fonica não esta empenada, mesmo assim ja tentei outra e nada </p> <p>bateria 13,9 carga arlternador </p> <p>bateria tb 100% no arranque ela não cai de 11v </p> <p>segue a luta</p></t>
<t><p>Carrosfranceses boa tarde </p> <p>obrigado pela ajuda </p> <p>o motor ta tao manco, que parado se percebe que o motor nao desenvolve, tu da no bucho e parece que ele ta entupido, por isso nem de longe seria embreagem.... </p> <p>estou com o cabeçote na retifica.... mas não boto fé pois o map motor quenet na lenta marcava 340 -- 350 --- </p> <p>valeu</p></t>
<t><p>boa tarde colega Otaka </p> <p>já verifiquei tb a engrenagem e o encaixe da fonica;;; </p> <p>vou verificar se por acaso nao existem 2 tipos da mesma engrenagem, acredito que nao. </p> <p>obrigado</p></t>
<t><p>Prezado Fabio. A charada tá boa...desafiando a todos...Você vai conseguir. Manutenção é assim mesmo. As vezes dá coça em profissionais calejados. Um carro aparentemente simples. Parece que é defeito num Porsche ou num Mercedão cheios de eletrônica sofisticada. Abração e boa sorte.</p></t>
<t><p>boa tarde chico </p> <p>que luta, motor ainda na retifica </p> <p>amanha vou montar o bicho </p> <p>ponto avança uns 7 dentes, da uns 35 º por ai, olhando com a lampada da um baita avanço </p> <p>olhei engrenahem, chaveta etc, troquei pola( essa totalmenet de ferro) sem borracha no meio </p> <p>duvida - quantos dentes devo contar entre o sensor de pms e o dente faltando na polia ? o PMS no pistao 1, contei e deu 17 dentes, confere será? vai que a engrenagem do VB tenha 2 modelos e essa fora trocada em outra reencarnação.... polia ja testei outra e é igual, tudo certinho </p> <p>obrigado</p></t>
<t><p>Boa tarde colega Tuck </p> <p>sabe laaaa quando esguicho entupia, é bem por ai.... </p> <p>ai o cara metia um car 80 na boa e a merda levantava giro e tu mata charada </p> <p>pois é, o macaco aqui deito no motor, o pai foi acelera na pista o motor apresenta o problema, injetei combustivel extra e ele nao levanta, isso isolou o problema da falta de combustivel, injetores limpos, bomba empurrand olegal, sem queda brusca... </p> <p>mas vou confeir numeração, vasao... mas creio que nao seja alimentação o problema. pressao 3,5 ligado e nao cai andando </p> <p>outro colega citou o MAP que pode estar informado coisa errada pra central. </p> <p>obs: tem 2 tipos de central 4afb. p1 e 4afb.un vai que....</p></t>
<t><p>as informação que tenho é no 17 dente quanto ao seu problema tenho um forte palpite que é escapamento obstruído, pelo map alto, tenta o seguinte teste leva o motor meio apanhadinho,c ele responder até bem assim e quando vc pisa ele (amua) amarra e decai pode partir parra descarga que é bem provável estar lá o defeito.</p></t>
<t><p>Chico e Alan </p> <p>acabei de ligar o uno, cabeçote zerado </p> <p> PIOROU </p> <p>CARA, cehguei a rodar sem o coletor de escape pra tu ter noção... tb deixei o buraco da sonda aberto pra ver se realmenet poderia ser escape entupido.... e nada </p> <p>cara, sensor de acelerador marca do inicio ao final certinhooooo </p> <p>vo bota fogo nesse uno veio fdp.... vou testar mais um sensor de rotação, outro map( ainda nao tentei ) e por fim sei la o que vou fazer</p></t>
<t><p>embala ele e manda pra cá </p> <p>brincadeiras a parte c fosse daqui nós ia descascar junto este pepino, mas tenta encontrar um map original, ara testar pois paralelo até para teste me da medo.</p></t>
<t><p>Prezado Fabio...Meu camarada, que defeito doido!!!!!!!...Essa novela eu faço questão de acompanhar. Vou também pedir para o santo padroeiro dos mecânicos para lhe dar uma luz. </p> <p>SANTO ELÍGIO, QUERIDO PADROEIRO DOS MECÂNICOS, AJUDAI NOSSO AMIGO A REPARAR ESSE CARRO. </p> <p> </p> <p> Abraço e boa sorte!</p></t>
<t><p>amigo independente deste uno ser aquele com sistema antigo com 2 bobinas separadas ou aquele sistema mais novo com um transformador so troca para ver isto esta parecendo bobina fraca vc ja fez o cabeçote ja olhou tudo principalmente na parte mecanica e da injeçao faz este teste coloca uma marca boa , peguei um uno muito fraco e sem força e a lampada de injeçao acesa quando fui rastrear era a bobina troquei a mesma e o uno ficou um aviao faz isto para ver quem sabe dar certo!!!!!!!! </p> <p>centro automotivo marcos </p> <p>bh mg</p></t>
<t><p>fabio, ja aconteceu comigo varias veses de eu bater num defeito,alguns a gente resolve, outros por varios fatores a gente acaba não desistindo ,mas sim liberando o carro e ganhando um tempo,para com calma raciocinar sobre o defeito </p> <p>o que não pode acontecer é este tipo de pane afetar sua saude, familia, enfim </p> <p>minha oficina é em são paulo, extremo da zona leste, caso quizer uma força,as veses 2 cabeças pensan melhor que uma, </p> <p>fico a disposição </p> <p>estes dias bati cabeça num siena 1.8, defeito intermitente, hora ficava bom,hora,falhava,quando falhava,mistura rica fortissima e inflamava catalizador </p> <p>cara ,alem de um monte de testes, retirei os bicos por 3 veses,e na maquina não apresentava defeito,na quarta vez me enfezei e comprei 4 bicos novos,,resolveu o carro, nessa brincadeira, foram 7 horas corridas sem almoço, resumindo, cada um tem um geito de trabalhar,,eu preciso mudar meu geito urgente, os anos vão passando e a saude tambem, </p> <p>valeu e com calma tenho certeza que você vai descascar esse abacaxi</p></t>
<t><p>Espeta o scaner e observe se o avanço OSCILA.</p></t>
<t><p>bom dia a todos </p> <p>primeiramente meu 2º filho nasce amanha e tá 9 meses na barriga... </p> <p>continuo apanhando feito criança.... apanhando feio </p> <p>hoje pela manha, distancia do sensor rotação estava 3mm !!1 bah é aqui... aproximei e nada </p> <p>desliguei todos cabso do alternador.... nada </p> <p>unica coisa que posso dizer que o MAP ta alto, e motor frio funciona pouco quase nada melhor. </p> <p>vou FILMAR A MERDA e ach oque da pra postar... é incrivel! </p> <p>nao é escape entupido, não é alimentaão ja troquei central e sei lah qq vou fazer</p></t>
<t><p>Parabéns Fábio pelo segundo filho!!! </p> <p>E continue firme até resolver o problema. </p> <p>Abs</p></t>
<t><p>ainda no uno... ta bunito... amigos colegas vieram pessoalmente aqui na oficina, e deixei o pessoal testar seu pitacos </p> <p>e nada!!! </p> <p>uma duvida... a pressao atm é definida pela central ok..... pq nesse uno essa pressao marca 1035mbar o que significa que esta abaixo do nivel do mar ?? !!! </p> <p>ja troquei 2 map e nada... é como se central estivesse imaginando que a pressao do ar tenha mais pressao do que realmente tem... como faço pra baixar essa leitura?</p></t>
<t><p>Colega: </p> <p>Vamos analisar juntos, passe os dados colhidos dos seguintes testes: </p> <p>vamos fazer por partes: </p> <p><b>Aproveite remova o coletor de admissão e faça teste ou coloque outro para teste.</b> </p> <p>Com o relógio comparador e com auxilio da ferramenta suporte para verificação de PMS , caso não tenha remova e vela de ignição do 1° cilindro e coloque em PMS, caso este Uno a caixa de marcha tiver a janela coloque em 0° grau. </p> <p>Então me diga com o motor em PMS o sensor de rotação , você contando os dentes da roda fonica a partir da falha sentido anti horária Quantos dentes até o centro do sensor ??? </p> <p>Aguardo sua resposta </p> <p>att. Diaz</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>ainda no uno... ta bunito... amigos colegas vieram pessoalmente aqui na oficina, e deixei o pessoal testar seu pitacos </p> <p>e nada!!! </p> <p>uma duvida... a pressao atm é definida pela central ok..... pq nesse uno essa pressao marca 1035mbar o que significa que esta abaixo do nivel do mar ?? !!! </p> <p>ja troquei 2 map e nada... é como se central estivesse imaginando que a pressao do ar tenha mais pressao do que realmente tem... como faço pra baixar essa leitura?</QUOTE> </p> <p>o sensor map pôde ser comparado a um (potenciômetro) pino 1 terra pino 3 5v pino 2 sinal variável este é linear em função da pressão absoluta, sendo assim quando o veiculo esta desligado o sinal fica próximo a 5v e a medida que o vácuo é gerado o mesmo arrasta parra próximo dos 0v, pois bem praticamente um tps só que com a mola fazendo força ao contrario,esclareço que não é um potenciômetro a construção mas serve parra exemplificar. </p> <p>Agora vamos a sua questão Fabio sua descrição pode ser exatamente o ponto chave do problema. </p> <p>1° parâmetro que uso parra definir problemas de leitura do map, via escâner verifico a pressão atmosférica ou a pressão do map com apenas a chave ligada, na minha região é por volta de 950mb, verifica qual é na sua região em outro veiculo em perfeito funcionamento </p> <p>2° como vc já trocou o map e não teve alteração, a acredito que esta não é a pressão atmosférica da sua região, a dois pontos que podemos testar o primeiro é o que a central interpreta mede a tenção do sinal com referencia do 0v do sensor e com referencia do terra da bateria, em ouro veiculo faça o mesmo teste parra ter uma referencia c o veiculo for do mesmo sistema melhor, mas não da parra esperar tanto. </p> <p>3°a você tem tenção semelhantes mas a leitura do escâner não seu problema é provavelmente módulo. </p> <p>3°b você tem tenção diferente proporcional a leitura do escâner seu problema esta no chicote e afins. </p> <p>3°b1 a tenção medida no 0v sensor map e no terra bateria deu muita diferença, corrija aterramentos antes de mais nada. </p> <p>3°b2 a tenção tem poca diferença .....vamos entender o circuito....em algum ponto entre o map e a central tem uma fuga de corrente parra o fio de sinal do map causando a este uma tenção elevada. </p> <p>no ultimo item em terra de areia abra oa capa corrugada observando c a mesma não afetou a isolação do chicote procure em conectores formação de zinabre e umidade pois provoca este tipo de inconveniente. </p> <p>quando falei em corrigir aterramento devo lembrar que dentro do chicote existe nó onde a linha 0v parra os sensores podem apresentar problemas deste tipo. </p> <p>espero ter ajudado um pouco o amigo.</p></r>
<t><p>A coloração das Velas é crucial p/ se diagnosticar defeitos. Jogue 0.60 nelas. Nada, jogue 1.20 m/m acenda os farois. ja vais testar Cabos, vela, Bobina. </p> <p>A sonda nesta historia toda esta perfeita ?</p></t>
<t><p>BOA NOITE, EXPERIMENTA FUNCIONAR ELE COM O SENSOR MAP DESLIGADO, SE A FALHA FOR DELE OU RELATIVA A ELE VAI FUNCIONAR NORMAL, ESPERO TE AJUDAR</p></t>
<t><p>Prezado Fabio. Deixando um pouco de lado o Uno, desejo muitas felicidades para você, sua família e o neném.</p></t>
<t><p>MUITO BOA TARDE </p> <p>Amigos colegas do OB </p> <p>com grande felicidade conseguimos resolver o problema do UNO </p> <p>vou contar pq vai parecer conversa pra boi dormir, mas é VERDADE </p> <p>passado final de semana, nenem pequeno em casa, churrasco festa... segunda feira, eu e meu pai, deixamos a oficina fechada e consegui terminar o motor da tucson, e nos 2 juntos nos dedicamos ao uno, exclusivamente. </p> <p>item curioso que deve ser observado e encima dele que resolvemso o problema LEITURA PRESSAO ATMOSFERICA ALTISSIMA, a central informava que a pressao em MMgh estava teoricamente a 230mts abaixo do nivel do mar, o que nao é possivel, </p> <p>conseguimos outro uno, colocamos ao lado e alem do MAP UM POUCO alto, essa leitura era a unica fora do equilibrio. </p> <p>entao trocamos a central pela 4º vez;.... falha continuou... retiramos o escapamento pela 7º vez ( obs: retiramos coletor inteiro 3 vezes e 4 vezes tiramos logo acima da sonda ) continuou a falha e as leituras de map e pressao fora. </p> <p>ai aconteceu da POLICIA parar meu pai na rua pois estavamos andando sem escape, eheheh mas com o cara andnado só em 1º pq a merda nao andava mesmo, ai o policia pediu pra levar o carro ate oficina desligado, </p> <p>foi a sorte, pegamos a central ( a terceira ) do uno ao lado, que estava normal, e colocamso no uno com defeito, no que ligamso a chave, vi que a pressao ATM estava a 150mts acima do nivel do mar !!!! opaaaaa !!! </p> <p>ai meu pai falou.. vamos andar sem escape denovo com a central do outro carro..... </p> <p>BUMMMM carro ando muitoooo... aviaoooooo.. imagina, motor... sem escape.... tudo revisao... canhao... </p> <p>e agora o que foi???? </p> <p>colocado escape no lugar, com a central que funcionou, ligamos o carro e a falha voltou! o MMg hg subia e o carro travava, tirava o escape e o carro continuou falhado!!! </p> <p>ai sim... mas foi ! parace um virus que ia de uma central pra outra... </p> <p>deixamos as 3 centrais desligas... de um dia para outro, sem codigos de erro.... toda vez que ligavamos elas no carro com o escapamento, parece que ela viciava e ao tirar o escape a falha continuava.; </p> <p>RESUMINDO o problema foi sim CATALISADOR ENTUPIDO. onde toda vez que colocavamos uma central funcional, ela percebia e definia a pressao atmosferica atraves do map, porem ela mesma sugere que com escape entupido a pressao ATM é alta, e nesse momento gerava a falha, a mesma falha permanecia mesmo tirando o escape. </p> <p>chamei amigos, colegas mecanicos e o proprio proprietario, todos sao testemunhas desse causo de dificil aceitação. mas que foi assim que aconteceu. </p> <p>OBRIGADO A TODOS me desculpe a demora pra matar a duvida, postar resolvido.. mas minha vida ta um turbilhao.... é mes 2º filho nascendo, minha mae faleceu.... mas graças aos amigos e colegas que ralei o osso ate o final e a solução pareceu semrpe tão obvia mas por algo inexplicavel a coisa foi tão dificil </p> <p>obrigado </p> <p> que Deus abençoes e proteja a todos</p></t>
<t><p>um agradecimento especial ao Chico que dentre todos, postou ideias técnicas,detalhadamente, inclusive abri todo chicote procurando algo problematico, o que me deixou muito feliz tb, é que todos trataram o problema com seriedade... </p> <p>obrigado a todos... meu telefone é 51 37122471 email [email protected] </p> <p>ninguem é dono de toda sabedoria, mas a qualquer hora se eu puder ajudar, ajudarei. </p> <p>valeu!!!</p></t>
<t><p>Prezado Fabio. Que bom que você resolveu a problemática doida do Uno. Também parabéns pelo neném! Felicidades!</p></t>
<t><p>Prezado Fábio, Parabéns!!! </p> <p>A sua determinação e vitória representa também a vitória dos integrantes deste Fórum!! </p> <p>Agradecemos o registro de cada etapa até a solução final. </p> <p>Sucesso a todos profissionais sérios e dedicados. </p> <p>Att.</p></t>
<t><p>felicitações pela vitória e pelo filho e oficina sempre revela surpresas, por isso é tão bom estarmos juntos.</p></t>