uno fire 2001 somente gasolina, sem ar nem direção 216.000 entregador de jornal
defeito - manco, sem força, parece que está com escapamento obstruido totalmente, acelera e o carro não anda, não desenvolve nem frio nem quente, mesmo sintoma com ose estivesse bem - atrasado -
defeito começou a uns 3 meses quando o motor parecia que não chegava ao seu limite, não chegava aos 5000 mas agora, rodando, não tem força nem pra bater a 2º.
todos itens de ignição revisados - ele nao falha - e sim nao tem força
escapamento verificado intensivamente, desde o coletor inclusive
ponto conferido intensivamente, polias, engrenagem, comando, folgas valvulas
NENHUM CODIGO DE FALHAS, leituras normais em todas linhas
depressao ok, map ok, temperaturas ok, combustivel testado e até trocado
pressao comb ok,
por fim testei outra central, mesma coisa , alimentação central, aterramento etc. tb ok
hoje apos 2 dias, tirei o cabeçote, valvulas ok, comando ok,
simplesmente nos meus 20 anos de oficina, tenho vergonha em dizer que não encontro o defeito, e isso me incomoda e muito.
se alguém tiver alguma dica ideia, poste por favor, pois apanhar de um uninho fire gasolina é pra mata
Respostas:
Prezado Fabio. Você já procurou todas as causas lógicas e prováveis, fazendo o que todo bom mecânico faria. Agora eu aconselho a procurar as causas improváveis e malucas, seguindo sua intuição. Defeito assim é ruim e bom ao mesmo tempo porque o mecânico fica com raiva, porem desafia a inteligencia e a argucia do profissional. Você vai conseguir matar a charada. Abração.
amigo tenta trocar o sensor de detonaçao medir pressao da bomba verifica tambem a resistencia do sensor de rotaçao a distanciado sensor
Confere avanço de igniçao(detonaçao),posiçao do sensor de rotaçao na fonica,as valvulas eu regulo com 30 e 40,as vezes deixo com 40 e 45.....
Colega
Substitua a roda fonica, possivel empenamento.
Alternador carga acima de 15,0V
Bateria ruim, coloque outra bateria para teste
Diaz
peguei recentimente um uno 2003 1.0 4afb(km 185.000)com a mesma reclamação(nem com o azuzinho dava potencia)kkk
depois de alguns testes cheguei a conclusão que uma retifica no motor e a troca de embreagem iria ficar show,(detalhe embreagem não patinava parado) e realmente quando desmontei, a embreagem estava no osso ja sem arrebites, e o motor não estava muito ovalizado ,porem pistões e aneis de compressão bem abaixo do limite minimo
tem um detalhe,neste caso fui pela intuição ,porque nem o scanner e nem os manometros de compressão me ajudaram,tudo dava ok
nestes anos aprendi uma coisa(aparelhos de diagnostico 5% do conserto ,acredito desacreditando nos aparelhos,
os outros 95% é pela intuição
Prezado. Pensei o seguinte: Você testou tudo e não achou nada anormal por enquanto... E se o injetor estiver injetando muito menos do que deveria por estar entupido ou mesmo defeituoso? É um chute meu... Abraço e boa sorte. Nosso amigo carrosfranceses também citou a intuição. Você vai chegar lá. Abração e boa sorte. Quando resolver poste a doença e a cura do doente.
os colegas prestarão excelentes dicas, ha dois sensor que podem fazer falhar de fôrma semelhante map, e temp. água o ultimo normalmente depois de quente, mais um truque coloca o motor em ot faz uma marca com tinta giz, ou algo do tipo, na roda fonica e em um ponto fixo, com a lampada estrobo. vc conseguira ver em quantos gral realmente esta o ponto caso sua lampada seja fixa conte os dentes, uso muito isso parra ver o avanço real, tb checa as bobinas uma bobina fraca pôde não demonstrar falha mas causa perda de potencia.
Amigo, da uma verificada se a engrenagem do virabrequim não está com a chaveta quebrada, as vezes na hora de apertar ela quebra.
Boa tarde
após feriado, descanso... segue uno aqui na oficina
levei o cabeçote para retifica, vou deixar ele zerado.
o avanço esta correto, trabalhei muito nesse sentido pois parece atrasado mesmo.
logo abaixo vi outras pessoas ajudando e irei continuar o assunto a seguir.
muito obrigado
boa Tarde colega Diaz
roda fonica não esta empenada, mesmo assim ja tentei outra e nada
bateria 13,9 carga arlternador
bateria tb 100% no arranque ela não cai de 11v
segue a luta
Carrosfranceses boa tarde
obrigado pela ajuda
o motor ta tao manco, que parado se percebe que o motor nao desenvolve, tu da no bucho e parece que ele ta entupido, por isso nem de longe seria embreagem....
estou com o cabeçote na retifica.... mas não boto fé pois o map motor quenet na lenta marcava 340 -- 350 ---
valeu
boa tarde colega Otaka
já verifiquei tb a engrenagem e o encaixe da fonica;;;
vou verificar se por acaso nao existem 2 tipos da mesma engrenagem, acredito que nao.
obrigado
Prezado Fabio. A charada tá boa...desafiando a todos...Você vai conseguir. Manutenção é assim mesmo. As vezes dá coça em profissionais calejados. Um carro aparentemente simples. Parece que é defeito num Porsche ou num Mercedão cheios de eletrônica sofisticada. Abração e boa sorte.
boa tarde chico
que luta, motor ainda na retifica
amanha vou montar o bicho
ponto avança uns 7 dentes, da uns 35 º por ai, olhando com a lampada da um baita avanço
olhei engrenahem, chaveta etc, troquei pola( essa totalmenet de ferro) sem borracha no meio
duvida - quantos dentes devo contar entre o sensor de pms e o dente faltando na polia ? o PMS no pistao 1, contei e deu 17 dentes, confere será? vai que a engrenagem do VB tenha 2 modelos e essa fora trocada em outra reencarnação.... polia ja testei outra e é igual, tudo certinho
obrigado
Boa tarde colega Tuck
sabe laaaa quando esguicho entupia, é bem por ai....
ai o cara metia um car 80 na boa e a merda levantava giro e tu mata charada
pois é, o macaco aqui deito no motor, o pai foi acelera na pista o motor apresenta o problema, injetei combustivel extra e ele nao levanta, isso isolou o problema da falta de combustivel, injetores limpos, bomba empurrand olegal, sem queda brusca...
mas vou confeir numeração, vasao... mas creio que nao seja alimentação o problema. pressao 3,5 ligado e nao cai andando
outro colega citou o MAP que pode estar informado coisa errada pra central.
obs: tem 2 tipos de central 4afb. p1 e 4afb.un vai que....
as informação que tenho é no 17 dente quanto ao seu problema tenho um forte palpite que é escapamento obstruído, pelo map alto, tenta o seguinte teste leva o motor meio apanhadinho,c ele responder até bem assim e quando vc pisa ele (amua) amarra e decai pode partir parra descarga que é bem provável estar lá o defeito.
Chico e Alan
acabei de ligar o uno, cabeçote zerado
PIOROU
CARA, cehguei a rodar sem o coletor de escape pra tu ter noção... tb deixei o buraco da sonda aberto pra ver se realmenet poderia ser escape entupido.... e nada
cara, sensor de acelerador marca do inicio ao final certinhooooo
vo bota fogo nesse uno veio fdp.... vou testar mais um sensor de rotação, outro map( ainda nao tentei ) e por fim sei la o que vou fazer
embala ele e manda pra cá
brincadeiras a parte c fosse daqui nós ia descascar junto este pepino, mas tenta encontrar um map original, ara testar pois paralelo até para teste me da medo.
Prezado Fabio...Meu camarada, que defeito doido!!!!!!!...Essa novela eu faço questão de acompanhar. Vou também pedir para o santo padroeiro dos mecânicos para lhe dar uma luz.
SANTO ELÍGIO, QUERIDO PADROEIRO DOS MECÂNICOS, AJUDAI NOSSO AMIGO A REPARAR ESSE CARRO.
Abraço e boa sorte!
amigo independente deste uno ser aquele com sistema antigo com 2 bobinas separadas ou aquele sistema mais novo com um transformador so troca para ver isto esta parecendo bobina fraca vc ja fez o cabeçote ja olhou tudo principalmente na parte mecanica e da injeçao faz este teste coloca uma marca boa , peguei um uno muito fraco e sem força e a lampada de injeçao acesa quando fui rastrear era a bobina troquei a mesma e o uno ficou um aviao faz isto para ver quem sabe dar certo!!!!!!!!
centro automotivo marcos
bh mg
fabio, ja aconteceu comigo varias veses de eu bater num defeito,alguns a gente resolve, outros por varios fatores a gente acaba não desistindo ,mas sim liberando o carro e ganhando um tempo,para com calma raciocinar sobre o defeito
o que não pode acontecer é este tipo de pane afetar sua saude, familia, enfim
minha oficina é em são paulo, extremo da zona leste, caso quizer uma força,as veses 2 cabeças pensan melhor que uma,
fico a disposição
estes dias bati cabeça num siena 1.8, defeito intermitente, hora ficava bom,hora,falhava,quando falhava,mistura rica fortissima e inflamava catalizador
cara ,alem de um monte de testes, retirei os bicos por 3 veses,e na maquina não apresentava defeito,na quarta vez me enfezei e comprei 4 bicos novos,,resolveu o carro, nessa brincadeira, foram 7 horas corridas sem almoço, resumindo, cada um tem um geito de trabalhar,,eu preciso mudar meu geito urgente, os anos vão passando e a saude tambem,
valeu e com calma tenho certeza que você vai descascar esse abacaxi
bom dia a todos
primeiramente meu 2º filho nasce amanha e tá 9 meses na barriga...
continuo apanhando feito criança.... apanhando feio
hoje pela manha, distancia do sensor rotação estava 3mm !!1 bah é aqui... aproximei e nada
desliguei todos cabso do alternador.... nada
unica coisa que posso dizer que o MAP ta alto, e motor frio funciona pouco quase nada melhor.
vou FILMAR A MERDA e ach oque da pra postar... é incrivel!
nao é escape entupido, não é alimentaão ja troquei central e sei lah qq vou fazer
Parabéns Fábio pelo segundo filho!!!
E continue firme até resolver o problema.
Abs
ainda no uno... ta bunito... amigos colegas vieram pessoalmente aqui na oficina, e deixei o pessoal testar seu pitacos
e nada!!!
uma duvida... a pressao atm é definida pela central ok..... pq nesse uno essa pressao marca 1035mbar o que significa que esta abaixo do nivel do mar ?? !!!
ja troquei 2 map e nada... é como se central estivesse imaginando que a pressao do ar tenha mais pressao do que realmente tem... como faço pra baixar essa leitura?
Colega:
Vamos analisar juntos, passe os dados colhidos dos seguintes testes:
vamos fazer por partes:
Aproveite remova o coletor de admissão e faça teste ou coloque outro para teste.
Com o relógio comparador e com auxilio da ferramenta suporte para verificação de PMS , caso não tenha remova e vela de ignição do 1° cilindro e coloque em PMS, caso este Uno a caixa de marcha tiver a janela coloque em 0° grau.
Então me diga com o motor em PMS o sensor de rotação , você contando os dentes da roda fonica a partir da falha sentido anti horária Quantos dentes até o centro do sensor ???
Aguardo sua resposta
att. Diaz
>ainda no uno... ta bunito... amigos colegas vieram pessoalmente aqui na oficina, e deixei o pessoal testar seu pitacos
e nada!!!
uma duvida... a pressao atm é definida pela central ok..... pq nesse uno essa pressao marca 1035mbar o que significa que esta abaixo do nivel do mar ?? !!!
ja troquei 2 map e nada... é como se central estivesse imaginando que a pressao do ar tenha mais pressao do que realmente tem... como faço pra baixar essa leitura?
o sensor map pôde ser comparado a um (potenciômetro) pino 1 terra pino 3 5v pino 2 sinal variável este é linear em função da pressão absoluta, sendo assim quando o veiculo esta desligado o sinal fica próximo a 5v e a medida que o vácuo é gerado o mesmo arrasta parra próximo dos 0v, pois bem praticamente um tps só que com a mola fazendo força ao contrario,esclareço que não é um potenciômetro a construção mas serve parra exemplificar.
Agora vamos a sua questão Fabio sua descrição pode ser exatamente o ponto chave do problema.
1° parâmetro que uso parra definir problemas de leitura do map, via escâner verifico a pressão atmosférica ou a pressão do map com apenas a chave ligada, na minha região é por volta de 950mb, verifica qual é na sua região em outro veiculo em perfeito funcionamento
2° como vc já trocou o map e não teve alteração, a acredito que esta não é a pressão atmosférica da sua região, a dois pontos que podemos testar o primeiro é o que a central interpreta mede a tenção do sinal com referencia do 0v do sensor e com referencia do terra da bateria, em ouro veiculo faça o mesmo teste parra ter uma referencia c o veiculo for do mesmo sistema melhor, mas não da parra esperar tanto.
3°a você tem tenção semelhantes mas a leitura do escâner não seu problema é provavelmente módulo.
3°b você tem tenção diferente proporcional a leitura do escâner seu problema esta no chicote e afins.
3°b1 a tenção medida no 0v sensor map e no terra bateria deu muita diferença, corrija aterramentos antes de mais nada.
3°b2 a tenção tem poca diferença .....vamos entender o circuito....em algum ponto entre o map e a central tem uma fuga de corrente parra o fio de sinal do map causando a este uma tenção elevada.
no ultimo item em terra de areia abra oa capa corrugada observando c a mesma não afetou a isolação do chicote procure em conectores formação de zinabre e umidade pois provoca este tipo de inconveniente.
quando falei em corrigir aterramento devo lembrar que dentro do chicote existe nó onde a linha 0v parra os sensores podem apresentar problemas deste tipo.
espero ter ajudado um pouco o amigo.
A coloração das Velas é crucial p/ se diagnosticar defeitos. Jogue 0.60 nelas. Nada, jogue 1.20 m/m acenda os farois. ja vais testar Cabos, vela, Bobina.
A sonda nesta historia toda esta perfeita ?
BOA NOITE, EXPERIMENTA FUNCIONAR ELE COM O SENSOR MAP DESLIGADO, SE A FALHA FOR DELE OU RELATIVA A ELE VAI FUNCIONAR NORMAL, ESPERO TE AJUDAR
Prezado Fabio. Deixando um pouco de lado o Uno, desejo muitas felicidades para você, sua família e o neném.
MUITO BOA TARDE
Amigos colegas do OB
com grande felicidade conseguimos resolver o problema do UNO
vou contar pq vai parecer conversa pra boi dormir, mas é VERDADE
passado final de semana, nenem pequeno em casa, churrasco festa... segunda feira, eu e meu pai, deixamos a oficina fechada e consegui terminar o motor da tucson, e nos 2 juntos nos dedicamos ao uno, exclusivamente.
item curioso que deve ser observado e encima dele que resolvemso o problema LEITURA PRESSAO ATMOSFERICA ALTISSIMA, a central informava que a pressao em MMgh estava teoricamente a 230mts abaixo do nivel do mar, o que nao é possivel,
conseguimos outro uno, colocamos ao lado e alem do MAP UM POUCO alto, essa leitura era a unica fora do equilibrio.
entao trocamos a central pela 4º vez;.... falha continuou... retiramos o escapamento pela 7º vez ( obs: retiramos coletor inteiro 3 vezes e 4 vezes tiramos logo acima da sonda ) continuou a falha e as leituras de map e pressao fora.
ai aconteceu da POLICIA parar meu pai na rua pois estavamos andando sem escape, eheheh mas com o cara andnado só em 1º pq a merda nao andava mesmo, ai o policia pediu pra levar o carro ate oficina desligado,
foi a sorte, pegamos a central ( a terceira ) do uno ao lado, que estava normal, e colocamso no uno com defeito, no que ligamso a chave, vi que a pressao ATM estava a 150mts acima do nivel do mar !!!! opaaaaa !!!
ai meu pai falou.. vamos andar sem escape denovo com a central do outro carro.....
BUMMMM carro ando muitoooo... aviaoooooo.. imagina, motor... sem escape.... tudo revisao... canhao...
e agora o que foi????
colocado escape no lugar, com a central que funcionou, ligamos o carro e a falha voltou! o MMg hg subia e o carro travava, tirava o escape e o carro continuou falhado!!!
ai sim... mas foi ! parace um virus que ia de uma central pra outra...
deixamos as 3 centrais desligas... de um dia para outro, sem codigos de erro.... toda vez que ligavamos elas no carro com o escapamento, parece que ela viciava e ao tirar o escape a falha continuava.;
RESUMINDO o problema foi sim CATALISADOR ENTUPIDO. onde toda vez que colocavamos uma central funcional, ela percebia e definia a pressao atmosferica atraves do map, porem ela mesma sugere que com escape entupido a pressao ATM é alta, e nesse momento gerava a falha, a mesma falha permanecia mesmo tirando o escape.
chamei amigos, colegas mecanicos e o proprio proprietario, todos sao testemunhas desse causo de dificil aceitação. mas que foi assim que aconteceu.
OBRIGADO A TODOS me desculpe a demora pra matar a duvida, postar resolvido.. mas minha vida ta um turbilhao.... é mes 2º filho nascendo, minha mae faleceu.... mas graças aos amigos e colegas que ralei o osso ate o final e a solução pareceu semrpe tão obvia mas por algo inexplicavel a coisa foi tão dificil
obrigado
que Deus abençoes e proteja a todos
um agradecimento especial ao Chico que dentre todos, postou ideias técnicas,detalhadamente, inclusive abri todo chicote procurando algo problematico, o que me deixou muito feliz tb, é que todos trataram o problema com seriedade...
obrigado a todos... meu telefone é 51 37122471 email [email protected]
ninguem é dono de toda sabedoria, mas a qualquer hora se eu puder ajudar, ajudarei.
valeu!!!
Prezado Fabio. Que bom que você resolveu a problemática doida do Uno. Também parabéns pelo neném! Felicidades!
Prezado Fábio, Parabéns!!!
A sua determinação e vitória representa também a vitória dos integrantes deste Fórum!!
Agradecemos o registro de cada etapa até a solução final.
Sucesso a todos profissionais sérios e dedicados.
Att.
felicitações pela vitória e pelo filho e oficina sempre revela surpresas, por isso é tão bom estarmos juntos.