Boa tarde, galera, está é a minha primeira vez no quesito tirar dúvidas, e espero assim a colaboração de todos.
Bom, tenho em minha Oficina um Uno Fire 2002, cliente reclama que o mesmo corta o funcionamento do nada, ele andava com o carro e do nada ele desligava. Bom, fui dar a partida com ele na oficina, ele não deu nem sinal, tipo, motor nem girou, no entanto, liguei outra bateria "chupeta" no carro, mesmo assim, sem sinal, daí eu perguntei pra ele se o problema era esse de não pegar ou de cortar em funcionamento, ele disse que esse de não pegar acontecia, que o que ele queria que eu vesse era de ele cortar, dai então ele foi dar a partida e ficou girando a chave várias vezes até pegar, bom, na hora achei estranho, mas tudo bem, continuei meus testes, aproveitei testei se estava indo sinal no automático do motor de partida quando vira a chave, teste ok, testei cabos, velas, bobina, bomba, filtros etc... tudo ok. passei o aparelho, constatava 7 falhas, apaguei as 7 falhas e depois testei, o carro ficou beleza, daí então achei que era só o reset iria resolver, pois vale informar tbm que o cliente havia lavado o motor do carro, daí fui dar uma volta com o carro para testa-lo, até que em movimento no sentido de alta rotação, a luz vermelhinha da injecão acende, passo o aparelho e constata apenas 1 falha, P0500 - sensor vss. No entanto eu testei todo o terra do carro, teste ok, fiz limpeza em todos os plugs eletronicos do carro, inclusive da Unidade de Comando, depois apaguei novamente a falha e fui testar o veiculo, ele no entanto não constava o problema de apagar comigo, mas constava uma falha no sistema, que era essa P0500 sensor vss, no entanto o cliente ficou de traze-lo hoje, e o mesmo trouce e me informou que o carro apagou com ele andando, passei o aparelho agora novamente, e me constata 2 falhas, uma P0500 sensor vss e a outra U1600 falha do imobilizador. Qual o procedimento tomar agora que apareceu problema de imobilizador, chamar um chaveiro? Será que pode ser problema de codificação e que por isso o carro demora pegar? Por favor, me ajudam, pois ainda sofro um pouco quando envolve eletronica.
Respostas:
Bobina antena? Vc se refere a bobina da ignição? Essa bobina é de 2 pinos, com o multímetro na escala de 200 ohms, testei a resistencia entre os dois binos da bobinas, e me mostrou um valor no multimetro de 01,6. Não sei se esse é o valor exato da resistencia, pois não tenho a ficha técnica deste carro.
Ola alem disso fecha se a chave não caiu no chão e danificou o transpônder, referente a falha verifique o sensor de velocidade.
Boa tarde, já fez teste de do sensor de vss,fica no cambio, varios teste pode ser feito,quanto alimentação de 12volts pino3,pino1 massa
pino2sinal do sensor. bom ter na sua oficina uma caneta de polaridade fazer a medição de pulso.
Quanto a eletronica vc tera de fazer um curso tem pela internet ,eu assisto aula pela umec, não sei vc já ouviu falar deste curso.
O endereço do curso é este, www.umec.com.br, seja bem vindo!
Bom, o estado da chave não está muito boa, mas a luz do code no painel corresponde corretamente apagando assim que ligo o carro, o que percebi que esta anormal é o comutador da chave, que apos ligar o carro eu consigo tirar a chave sem voltar o cursor do comutador com a chave, ou seja, apos dar partida, sem voltar o cursos eu retiro a chave e ele mesmo assim fica funcionando.
Referende a chave vc dera de dar uma olhada com o chaveiro ja vez os testes no sensor de vss
Ainda não fiz os testes no sensor de velocidade. Tenho a caneta, testar apenas se tem sinal positivo e negativos nos pinos 3 e 1 ?? Tem mais algum teste que pode ser feito alem desse com a caneta? Obrigado!