boa tarde companheiros, chego hoje de manha aqui na oficina um uno 2004 1.0 fire 8v. sistema iaw 4a fb
não ta marcando velocidade, no scanner acusou sensor de velocidade. ai antes de efetuar a troca do sensor efetuei os testes no chicote do sensor! o sensor e de 3 pinos, sendo que os valores corretos dele seriam no pino 3 12v do fuzivel 22, e no pino 1 terra, e no pino 2 eo que vai para o painel! ai de primeira vi que não tinha 12v no pino 3, a principio pelo rede esta cortado o fio! para teste alimentei ele externo com um fio direto do fuzivel 22, montei o sensor no lugar e também ja verificando a rosetinha junto a engrenagem da caixa tudo ok também! mas mesmo assim continuo não marcando velocidade, ai troquei o sensor, mas continuo novamente sem marcar!
a minha duvida é o seguinte no pino 2 que seria o sinal do sensor para o painel não teria mandar pulsos para o painel?
pois pego uma caneta de paridade e mesmo com a roda girando no pino 2 ta sempre negativo!
alguém ai pode me da uma dica ?
abraço
Respostas:
pessoal, pelo geito o chicote esta cortado mesmo. agora tentei medi continuidade do fio do conector do sensor ate o painel e não encontrei! alguém sabe me dizer qual é o pino atrás do painel que é ligado o fio do sensor?
Faça o teste girando manualmente o sensor (desencaixado do cambio) e veja se há pulsos no fio central do sensor.
ola amigo, ja fiz isto com uma micro retifica dando giro baixo e alto! mas mesmo com o sensor novo não da pulsos!
pessoal, é o seguinte. o sensor novo que coloquei é da marca mte thompson. e diz que é de 16 pulsos. sera que é o certo?
ola amigo, rimac. então este uno possui esta central bsm? não sabia.
pois é yamato, tem terra e positivo. mas mesmo assim não pulsa nada! e tambem ja procurei a tal da bsm e não tem no uno!
rimac, não encontrei esta bsm aqui! mas mesmo assim se tem terra no sensor e positivo, voce não acha que no pino do sensor que produs o pulso teria que te algum pulso?
yamato, muito obrigado pela dica. vo faze este teste! e depois posto aqui o que deu!
amigos, realmente o fio que teria que mandar pulso negativo ao painel, realmente estava em curto com terra do sensor! refiz o chicote! consegui agora deixando ele até o painel dando pulso negativo! ( pulso lento quando giro a roda devagar e pulso rápido quando giro a roda mais rápida!)
mas o troço tah brabo, mesmo fazendo tudo isto o ponteiro insiste em não marcar! pessoal não quero condenar o painel sem ter certeza! não arrumei outro para teste!
mas o que vocês acham, só pode se painel agora né? de repente por estar em curto pode te queimado o painel, penso eu!
amigo, agora que vc ja tem o pulso negativo para o painel, acompanhe as linhas condutorasde energia e verifica tbem se tem alimentação para o odometro
ola amigo é que não tinha mexido em painel ainda! ai então tenho que tirar duvidas! mas não sei exatamente qual é os locais de alimentação do odometro!
bom dia rimac! não, marca nada fica sempre em 0 por hora. eo odometro é digital e esta ligado! alguem sabe se tem alguma maneira de testar o painel?
ola amigo, muito obrigado pelo esquema dos fios! ta tudo ok mesmo, bateu bem certinho! é agora tenho certeza que é painel, vo avisa o dono do carro!
ola companheiros, muito obrigado pelo o apoio de todos! realmente pelo o chicote ter entrado em curto acabou danificando o painel! consegui um painel usado e coloquei no uno!
voltou a marcar normalmente! mais uma vez muito obrigado! se precisar de algo que estiver ao meu alcance é só prender o grito!