Uno 1.0 8v flex 2009 Sistema Marelli 4AF
Boa noite turma, chegou em nossa oficina o carro acima citado, com a seguinte reclamação:
Carro está andando normalmente, derrepente o motor dá algumas falhas, fica fraco a luz da injeção acende, rapidamente a luz da injeção apaga e o carro volta a funcionar normalmente.
Primeiramente passamos o Scanner, onde o mesmo acusou Cód P0120 sensor posição borboleta, tinhamos um TBI novo e colocamos para teste no carro, mesmo assim o problema persistiu. Notei que o carro em marcha lenta, a leitura do ângulo da borboleta marcava 1,80°, sendo que o máximo tolerável é de 0,20° conforme o Rasther informa. Já conferimos continuidade do chiote elétrico, no sensor tem alimentação de 5v da central e aterramento, tudo ok. Estou suspeitando da ECU, alguém já pegou algo parecido? Abraços.
Respostas:
Boa noite galera,
conforme as dicas acima dos amigos, Diaz,Scopino, etc...
1- conferi os aterramentos do motor e da ECU estão ok.
2 - Fiz um aterramento direto para o Tbi (sensor de posição da borboleta).
3 - Ao fazer um teste de rodagem com o carro, o problema apareceu, a luz da injeção acendeu, rapidamente fui lá no sensor de posição da borboleta e medi a sua alimentação que vem da ECU, estava marcando aproximadamente 1 volt, sendo que o correto é 5 volts.
Chegando na oficina a luz da injeção apagou, eu apaguei o código de falha P0120 sensor posição borboleta, mas mesmo assim a alimentação do sensor está em 1 volt.
Estou realmente suspeitando da ECU...
Boa noite Diaz,
fui eu que te liguei hoje sim, sem problemas meu amigo, amanhã eu entro em contato com você. Muito obrigado.
Galera, resolvemos o problema:
solução: Mal contato na alimentação positiva da ECU, retiramos a caixa de fusível e chicote elétrico, conferimos vários fusíveis, alguns oxidados, demos pressão nos terminais, e montamos, andamos no carro e o problema foi sanado.
Muito obrigado á todos pela ajuda, abraços e boa sorte!
Colega:
Fico feliz por ter resolvido e quando precisar de nos A JuniorCarros estará a sua disposição e só ligar.
Um grande abraço.
att. Diaz