Prezados Colegas,
Acho louvável a atitude de muitas pessoas, Empresas de Reparação e também as que comercializam materiais técnicos, em criarem vídeos e demais materiais com o intuito de disponibilizar conhecimento aos Profissionais da Reparação.
Alguns o fazem por boa vontade e satisfação de ajudar aos demais, outros com a intenção de promover suas Empresas e seus produtos, e não vejo problemas quanto à isso. Empresas não vivem de caridade, e sim de prestação de serviços.
Eu, sempre que posso, acompanho tais vídeos simplesmente pelo interesse de saber o que o Reparador encontra quando busca conhecimentos específicos na Internet. Verifica-se facilmente que muitos Profissionais, e também grandes Multinacionais do Setor Automotivo, disponibilizam informações que agregam e muito ao nível de conhecimento do Reparador.
Levo em consideração que o Profissional Automotivo é uma espécie de esponja quanto às informações disponibilizadas gratuitamente já que, constantemente, buscam aprender e perfeiçoar-se, porém muitos não possuem condições financeiras de bancarem a compra ou assinatura de Materiais.
Porém é preocupante o fato que muitas informações incoerentes são disseminadas entre os Profissionais, que em muitas vezes consideram-as como verdade absoluta, já que não possuem acesso à muitas fontes confiáveis, sem contar que no Brasil isso trata-se de um material raro, e dos existentes, uma grande parcela é extremamente atrasada quanto às tendências atuais. Infelizmente nossos grandes Profissionais, Mestres, Autores e Palestrantes respeitáveis no seguimento automotivo formam uma minoria que contribuem como podem.
Tratando-se especificamente de vídeos divulgados na Internet, em sua grande maioria, além de incoerente é discrepante em relação aos demais, as informações não batem entre si, onde alguns chamam Tensão de Corrente, outros chamam Corrente de Tensão, e por aí segue.
Já presenciei Videos "super-produzidos", com abertura, efeitos gráficos, temas musicais, onde a figura principal passa a imagem de um Super-Herói da Reparação, e preocupa-se mais em divulgar sua imagem, seu site, seus produtos e patrocinadores ao invés de limitarem se à instruir aqueles que necessitam de ajuda, e quando o fazem, muitas vezes o fazem de forma incoerente. E o pior de tudo é que alguns ainda comercializam DVD's e materiais contendo essas mesmas ladainhas, embasadas em conceitos e teorias do além, através de experiência vivenciadas em um mundo em que um sinal PWM é a mesma coisa que Tensão Contínua e o Spark das velas ocorre principalmente devido a corrente (?????).
Portanto recomendo bom senso no repasse de informações, a fim de que um Reparador não aprenda de forma incorreta e repasse à outros dez Reparadores, que fazem o mesmo, e em pouco tempo o conhecimento de muitos transformam-se em fantasia de Desenho Animado.
Pessoas que fazem isso de forma involuntária, apenas com o intuito de ajudar seus colegas, eu mostro-me admirado pelo empenho e respeito-os pelo senso de cooperação. Recomendo, somente, que pesquisem mais sobre os assuntos antes de repassá-los, mas não deixem nunca de postarem. A contribuição de Profissionais humildes como vocês, sem pensarem "O que eu ganho com isso" é muito valiosa à todos nós. Portanto entendam meu recado como um estímulo para que se tornem melhores à cada dia.
Já à alguns Empresários do Ramo de Reparação que comercializam e também disponibilizam vídeos na Internet (não me dirijo à todos, já que tem muitos destes disponibilizam materiais sérios e ricos em informação), tenham cuidado no que dizem e afirmam. Milhares de Reparadores confiam totalmente no que dizem e tomam isso como um aprendizado. Já que produzem grandes filmagens "super-produzidas" aproveitem e revisem, façam reedições se necessário contratem um Especialista na Área para verificarem a coerência do material.
E isto também vale em relação aos materiais e assinaturas comercializadas. Prezar pela qualidade é uma obrigação para tais empresas e o mínimo a ser feito, afinal muitos pagam por tal nível qualitativo, inclusive eu.
Obter Conhecimento é um direito de todos, e ensinar é uma honra. Portanto, por que não da maneira correta.
Abraços.
Respostas:
Colegas:
Em minha opinião ótima postagem , e serve de alerta para todos nós em vários assuntos que não ficam só em Reparos automotivo.
Sugiro que leiam com atenção o que nosso amigo colocou nesta postagem, e um assunto importante para quem busca conhecimento e só tem a possibilidade de ter através de vídeos e informativos lançados em redes por vários motivos, e aos absurdos que estas informações propagam através de clientes e reparadores.
Exemplo : Esta semana um proprietário chegou na oficina e pediu para substituir o óleo do sistema Dualogic, pois tinha vista em vídeo
na internet que indicava a substituição periódica e porque em todos revisões a JuniorCarros nunca substitui?
Pois tive que mostrar em informativo técnico que, não era preciso a não ser em manutenções que precisam esgotar, e ainda para deixar ele mais feliz com a explicação , disse que para não completar o nível do reservatório pois tem o procedimento com aparelho especifico.
Então, nem sempre o que se vê, e verdade.
Att. Diaz
Pois então, amigos,
Eu considero que um Cliente leigo estudando fontes confiáveis e fazendo bons cursos, continuará não entendendo nada. Agora imaginem um Cliente leigo tendo acesso à informações falsas e embasadas no achismo...
Tudo isso aliado à facilidade em se obter um Scanners chineses no Mercado Livre, tende à transformar o Cliente em um ser prepotente e orgulhoso, capaz de desrespeitar um verdadeiro Profissional e ainda duvidar de seu diagnóstico. Tudo isso por causa de teorias utópicas e pelo fato que o Xing Ling Scan que ele adquiriu mostrava na tela LAMBDA SONDE e não Corpo de Borboletas. :
Att;
e verdade agora todo proprietario ficam questionando tudo.e porque vi
na internet que o ploblema era assim assado .
ai voce tem que da aula de mecanica pro cliente que nem sempre o que video diz e omesmo ploblema do veiculo dele
Bom dia Amigos. Verdade ABSOLUTA do amigo Blietzkrieg. Tive a oportunidade de conhecer esses mecânicos estrelas pessoalmente onde na oportunidade comentei sobre osciloscópio e o mesmo disse que isso não era necessário que hoje existem ferramentas onde o diagnóstico é mais preciso do que testes em multímetros e osciloscópio, e a vergonha foi tão grande quando na feira me falou que multímetro ia acabar porque estavam lançando um analisador de polaridade digital pra ver polaridade e já efetuar medições : : : vai falar o que depois dessa.. : :
aki na minha oficina dono de carro nao ACHA NADA .se o dono do carro vir me questionar simplesmente EU MANDO ELE MESMO CONSERTAR A MERDA DELE JUNTO COM O CARA DA INTERNET.OLHA PARA MIN E ASSIM PROFISSIONAL TEM QUE SER RESPEITADO ATE PORQUE NAO SE APRENDE MECANICA ELETRICA ELETRONICA DA NOITE PARA O DIA HOJE EM DIA OS CARAS JA CHEGAM DANDO O DIAGNOSTICO ENTAO EU FALO .SIM E AI PORQUE TROUXE PARA A OFICINA SE JA SABE O DEFEITO ENTAO FACA VOCE MESMO
>Concordo com o tema e todos os seus comentários.
O fato é que vídeos/postagens assim. Sempre irão existir. Cabe a nós reparadores assimilar somente o que for correto e no mínimo plausível. Quantos de nós não aprendemos de forma errada e/ou absurda; nomes de peças/sistemas, procedimentos, ferramentas... E só depois de termos acesso à literatura técnica e participação em palestras e cursos de empresas e escolas técnicas. Mudamos nosso vocabulário, forma de trabalho e raciocínio.
* Ouvia do meu instrutor de uma escola técnica que sempre deixava claro o seguinte:
" O bom profissional é aquele que analisa o defeito. Busca informações técnicas, as assimila e as aplica para a correção do defeito"
Por tanto, cabe a nós separar o joio do trigo!!!
Abs.
Concordo com nosso amigo Sparta. Existem videos muito bons onde se aprende e existem outros onde se vê que o "artista" está apenas querendo aparecer. Assisti há um tempo atrás um vídeo onde o camarada raspava os pinos de um relé com uma chave de fenda até arrancar o metal, ao invés de apenas limpar até deixar brilhando o material condutivo. Ou seja ensinou um procedimento errado. Por outro lado, assisti a um vídeo onde o mecânico desmontou completamente a caixa CVT de um Honda, mostrou qual era o defeito e remontou a caixa. Eu acredito que nunca vou desmontar uma transmissão, mas achei o vídeo muito bom. Nunca tinha visto uma transmissão CVT desmontada. Que mecânica bonita, que sistema bem bolado...
Assim, penso que temos que usar o nosso discernimento para julgar e reter o que é bom. Abração e boa semana para todos.
Caro amigo Hugo Pavani,
Então quer dizer que um desses "Super-Heróis" de Oficina comentou que o Osciloscópio trata-se de um Instrumento obsoleto, e que existem Instrumentos com maior precisão para diagnósticos? Eu adoraria saber o autor da piada...
Afirmar a inutilidade de um Bom Multímetro e de um Osciloscópio, que pode chegar à custar R$ 200.000,00, é provar sua incapacidade em utilizar 5% da eficiência de tais equipamentos. Trata-se de um Lunático que acredita que salvará o mundo com uma Caneta de Polaridade.
Quanto à altíssima precisão dos revolucionários equipamentos citados, seria interessante conhecer seu grau de incerteza, seu máximo erro admissível, se possui Certificado de Calibração RBC e Acreditação junto aos Órgãos Certificadores Internacionais ou INMETRO, uma vez que trata-se de procedimentos obrigatórios para Equipamentos Metrológicos.
Pois bem, a próxima AUTOMEC eu não perco por nada. Com certeza encontrarei o Pinóquio por lá!
Abraços.
Amigos,
Quanto ao comentário do SPARTA, suas colocações são corretíssimas.
Entre bons e conceituados videos e materiais para estudo, sempre haverá os "papagaios de pirata", e realmente cabe à nós separarmos o Joio do Trigo.
Porém muitos, não tendo acesso às outras fontes tomam alguns absurdos como verdade. Dessa forma, infelizmente, remam no sentido contrário do verdadeiro Profissionalismo e acabam instruindo erroneamente outros Reparadores. E isso origina um efeito avalanche, que tende à prejudicar injustamente muitos profissionais.
: : : Pois bem, a próxima AUTOMEC eu não perco por nada. Com certeza encontrarei o Pinóquio por lá!
VOCE NAO VAI ENCONTRAR O PINÓQUIO MAIS SIM UM JUMENTÓLOGO METIDO A DOUTOR EM REPARACAO ELETRONICA AUTOMOTIVA
Olá pessoal...
o assunto é verdadeiro e complicado, participo deste fórum des de 2009 e desta época pra cá como mudou os usurários do site e a forma que as pessoas veem aqui para achar uma resposta da solução do seu carro ou de reparadores que estão sem manuais e informações sobre o sistemas que estão trabalhando. Pessoas estranhas me ligam perguntando se eu podia ajudar no reparo do seu carro, logo pergunto se ele é mecânico ou proprietário. Se for mecânico eu ajudo e se for cliente eu ajudo e direciono a um bom reparador que conheço. Recente fiz um serviço de um cliente que viu uma postagem minha e agendou e trouxe seu Corolla de 130km de distancia. Acho que cada caso é um caso e devemos sempre buscar mais de duas ou três opiniões do assunto.
Boa noite amigos. Sim Blietzkrieg queria muito falar o nome do "Artista" mas melhor deixar, quando encontrarem façam as perguntas e ouçam as respostas sem roteiro pra vocês analisarem, da vontade falar isso pra cliente que chega com pré-diagnostico feito por vídeo. Porque o vídeo editado só mostra a resposta e a solução do problema, mas a parte do achismo, a parte que o diagnostico não é fundamentado em nada, isso não mostra.. Abraço a todos, e na próxima AUTOMEC se todos vão vamos marcar de se encontrar..
Importantíssimo o que os senhores falaram acima, precisamos entender, para podermos ajudar. E quando ajudarmos esta tem que ser realmente seria. Pois é através destes conceito do que é correto e certo que temos que fazer. Pois sabemos que em muito deveriam partir das concessionarias, sem faltar com respeito as mesmas, onde hoje tem feito parcerias conosco e so tenho a agradecer. Mais na venda do seu veiculo ou de qualquer montadora, so se mudou agora. É pra mostrar a cor dos bancos, a luz do painel agora é diferente. E outra coisas, mais não a principal que é a informação tecnica. Por outro lado o consumidor final, nunca tem tempo de ouvir. Por isso que hoje devido a algumas informações somos queimado no mercado.