Amigos achei essa matéria interessante , mesmo nos dias de hoje muitos mecânicos usam o scanner mas não sabem bem interpretar os parametros .
Um módulo com valores auto-adaptativos (aprendizado) em alguns casos funciona de maneira a enganar o técnico reparador.
ROTINA DO BLM de O2 e BLM do motor de passos
Existe muita confusão em torno destes parâmetros. Os reparadores que desconhecem estes parâmetros podem chegar a condenar módulos bons ao lixo e trocá-los sem necessidade.
Os programas mais modernos têm uma capacidade de aprendizado (não confundir com inteligência) que faz com que pequenas variações na qualidade do combustível sejam compensadas, melhorando o desempenho e a dirigibilidade. Lembro-me quando há muitos anos atrás trabalhava na programação de módulos e depois de todo o trabalho para levantarmos os parâmetros e tabelas, o governo brasileiro com a grande crise do petróleo resolveu adicionar álcool na gasolina. Perdemos muito trabalho terminado. Os módulos daquela época não aprendiam nada ainda. De qualquer forma esta era uma variação considerável do combustível. Voltando ao I e BLM que do inglês significa BLOCK LEARN MEMORY, ou seja, Bloco de Memória de Aprendizado (parâmetros adaptativos). Tanto para o I como para o BLM o valor normal é por volta de 128, ou seja, 80 em Hexa ou 1000 0000 em binário. Esclarecimento: o valor 128 é o centro da escala, ou seja, o zero. Veja no binário, este é um truque em programação para se testar o bit mais significativo. Em alguns processadores existe um comando “Pula se o Bit7 estiver ligado” e mostra se deve subtrair ou somar. Abaixo de 128 (7FH) temos em binário 0111 1111, ou seja, o bit 7 mais significativo esta desligado. Obs.: a contagem dos bits começa do zero assim sendo temos de 0 a 7. Se o valor esta acima de 128 isto significa que a ECU esta enriquecendo a mistura pois a base de calculo do tempo de injeção não é o suficiente e a mistura esta pobre demais. Um valor abaixo de 128 indica que a ECU esta empobrecendo a mistura pois a base do tempo de injeção esta alta e a mistura rica demais. No Scanner da NAPRO, você pode facilmente ver este parâmetro nas injeções que dispõem deste sistema.
Tanto o integrador I como o BLM são parâmetros cujo valor é resultado de uma integração. No caso do I é uma integração de curto prazo, ou seja, varia e faz a correção rapidamente a um estímulo. No caso do BLM é de longo prazo, variando muito lentamente a um estímulo qualquer. Um estímulo pode ser a colocação de um combustível de baixa qualidade. O usuário vai demorar a perceber falhas e uma marcha lenta diferente. O mesmo acontece quando se coloca um combustível bom novamente. Infelizmente estes módulos foram programados para países onde o combustível mantém um certo padrão de qualidade e os donos de postos vão pra cadeia se adulterarem o combustível. Outro estímulo pode ser o Ar Condicionado ligado/desligado. E assim vai. A integração pode ser exemplificada da seguinte maneira, usando uma formula onde os pesos fazem a média.
Exemplo para Integrador de curto prazo
Valor atual I = ( Lambda + 5 X valor I anterior) / 6
O valor resultante vai ser o valor atual na próxima rodada.
Ou seja, o valor atual tem 5 vezes mais peso na média que o estímulo recebido pela sonda Lambda.
No integrador de longo prazo
Valor atual BLM = ( Lambda + 49 X valor I anterior) / 50
Ou seja, o valor atual tem 49 vezes mais peso na média que o estímulo recebido pela sonda Lambda.
Em resumo, estes valores devem ser reaprendidos numa correção de um defeito. Se não houver um tempo de aprendizagem, o defeito foi corrigido, porem ele havia se tornado num agente de aprendizagem, o modulo tentava corrigir. Quando o defeito foi sanado, o modulo precisa ainda ter um tempo para se auto-corrigir novamente. Em alguns sistemas, os parâmetros podem ser zerados pelo scanner ou por outros processos (desligando a bateria por 24 horas, por exemplo). Na maioria dos casos, um defeito gerado por parâmetros auto-adaptativos devem ser tratados com muita paciência. Estes parâmetros fazem parte dos parâmetros de integração. Alguns reparadores chamam este processo de desmagnetizar o módulo que não tem nada a ver com forças magnéticas.
http://www.napro.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=58&Itemid=89
Respostas:
zaza meu amigo vc e um exemplo de reparador prepara atualizado e bem informado
parabens quando eu crescer (profissionalmente) quero ser igual a vc
otima a info. amigo, pra quem queira ler toda a materia esta na pagina do "leao","FERA EM TECNOLOGIA" e ja foi publicada neste dominio de conhecimento
em noticias "MODULO DE INJEÇÃO"
>zaza meu amigo vc e um exemplo de reparador prepara atualizado e bem informado
parabens quando eu crescer (profissionalmente) quero ser igual a vc
Não estou acostumado a receber elogios por isso não sei como agradecer ,mas o que sou bom mesmo é para contar piada rsrsr
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Brincadeira viu !!!!
"Senso de humor, ou vc tem ou vc não tem "