Estou com um Renault Twingo 1.0 8V 2001 aqui na oficina,carro qual tá me fazendo perder a sanidade.esse carro chegou aqui fumaceando na primeira partida e com consumo de óleo,o que me levou a desmontar o cabeçote e descarbonizá-lo,trocar vedadores de válvula e plainá-lo.A fumaça acabou,mas se eu funcionar ele por 15 min,já é suficiente para o óleo do motor ficar branco como leite.Não há pressão no sistema de arrefecimento quando o motor está funcionando,a junta de cabeçote assenta perfeitamente nas galerias de água e óleo e não passa óleo pra água,somente água no óleo.Coloquei pressão no sistema de arrefecimento enquanto desmontava o mesmo e não vi nada de água vazando por lugar algum,o que me leva crer que é só quando o motor está em funcionamento.Gostaria de uma opinião dos colegas pois esse fubá tá me deixando louco.Obrigado.
Respostas:
O Junior est motor é camisa dagua se for, e pela junta de baixo da camisa, O Motor 3cilindro é camisa dagua!
Se me recordo esse motor tem o resfriador de oleo,que pode estar com furo interno e faz passar agua para o oleo.
Ou como disse o colega acima,vedaçao das camisas(junta inferior)
Infelizmente colegas,nesse motor as camisas são embutidas no próprio bloco do motor.Já tinha pensado nisso,pois já peguei anguns CHTs que davam passagem de água pelo pé da camisa.Outra coisa carro não possui nehum trocador de calor ou radiador de óleo.Acho que deve ser algum selo ou bujão (como ocorre com aqueles que vão atras da bomba d água na linha GM)que deve estar o problema.Mas por onde começar?
olà amigo já levei tambem um grande sufoco com um defeito deste
no meu caso o cabeçote estava tricado tive que mandar feser um teste leyser
a cabou o broblema mas foi muito dificio diagnósticar o defeito
este motor tem camisa seca boa sorte
colega, se você aceitar uma sugestão.
retire toda agua e coloque agua limpa, mistura algum corante nesta agua (tipo bisnaga)uma cor que de para visualizar legal ,funcione o motor por um periodo e depois esgote toda agua e todo oleo.
ai se escolhe ,ou tire o carter primeiro, ou tire o cabeçote, talves dessa forma de para visualizar onde está o gato.
estes dias tinha um problema semelhante ao seu,(só que em um 206) e era no cabeçote o gato.
a dica do sr_nilton e muito boa use ela pra tentar resolver o problema,desconfio q deve ter alguma trinca mesmo no cabeçote
Rapaziada,creio que achei o gato.No meio da camisa do primeiro e quarto cilindro parece que há um trinco em ambas,tendo começo e fim,e não parece que é parada de anel do pistão pois a marca faz tipo um arco.Vou desmontar o bloco do motor e mandar testá-lo a quente pois com o motor frio não aparece vazamento.Posto aqui qdo tiver o resultado.