Bom dia! Esse carro chegou com a reclamação de que o motor perdeu força e expeliu muita fumaça, além de estalos no motor, pela explicação do cliente, entendi ser "batida de pino". Após desligar o carro e aguardar, segundo ele por uns 15min, o cliente disse que ele pegou com o funcionamento ruim. Segundo o cliente ele acelerou e ele "desengasgou" : , voltando ao normal. O carro chegou com o funcionamento absolutamente normal. Entrei com o scanner, e foi apresentado a falha de "vazamento na linha de alta pressão". Verifiquei o retorno dos bicos, e dois deles estavam incorretos, bem acima dos outros. Acredito que seja essa a razão do código de falha gerado. Retirei os bicos pra reparo, e a bomba de alta pressão pra revisar. remontei, o carro funcionou normal, porém um pouco fraco pra uma triton. Verifiquei que a entrada de ar medida pelo MAF, estava abaixo do esperado, usando os parâmetros do rasther, então soltei os parafusos do calalizador pra criar uma saída alternativa dos gases de escape e o parâmetro ficou dentro do esperado. Tirei o catalizador e vi que estava obstruído. Troquei. A camionete ficou boa pra andar. 100%. Porém, três dias de entregue a camionete deu o mesmo defeito da fumaça e batida de pino. Mas agora não gerou nenhum código. Leituras todas normais. Estou suspeitando da linha de baixa pressão, mas não sei como medí-la. Algum dos colegas aí tem as manhas de medir? Ou alguma sugestão do que fazer? Desde já agradeço o apoio. Ah! A camionete não deu o defeito comigo, mesmo rodando uns 30 km ontem. E a pressão do rail informada pelo sensor, coincide com o relógio.
Respostas:
Olá colega,
Esses modelos com sistema Denso, não costumam apresentar defeitos significativos na linha de sucção do combustível.
Como você revisou injetores e bomba de alta, e o veículo teve uma melhora significativa. Sugiro que você verifique com o veículo em funcionamento a depressão no filtro de combustível. Para isto, aperte a bomba manual de sangria no topo do copo e veja se a mesma não se mantém "dura" sem movimento. Caso esteja nessa condição, verifique possíveis vazamentos na linha de sucção e por praxe, é recomendável fazer a remoção do tanque para limpeza de toda a linha de baixa. Após isso, se o defeito permanecer seu problema está mesmo na linha de alta. Ou seja, basicamente injetores e bomba HP3 ( lembrando que esse sistema usa uma bomba de recalque integrada como alimentador para a bomba de pistões ).
Boa sorte.
Valeu Rodrigo! Vou verificar essa parte do suporte do filtro que vc mencionou. mas acredito que está dura mesmo, tenho quase certeza que apertei ela enquanto o motor funcionava. Vou remover o tanque tambem pra uma verificaçaõ completa da linha de baixa. Esperar o veículo voltar aqui e posto o retorno.