Srs.
O cliente informa que a 60Km/h ao pisar no freio o volante treme.
O problema só acontece quando pisa no freio, o carro anda normalmente.
O cliente informou que foram trocados 3 discos de freios e pastilhas em 6 meses.
O problema acontece somente na roda dianteira esquerda.
Retirei os discos de freio, e no torno com relógio comparador não á empenos. (disco novo)
As pastilhas novas,não apresenta sinais de desgaste irregulares.
Invertemos os disco de freios (esq com dir) e o problema continua na roda esquerda.
Fizemos o rodizio de pneus,sem sucesso.
Trocamos o reparo da pinça, pinos de suporte e as chapinhas de calço das pastilhas, sem sucesso.
O Veiculo tem ABS, verificamos todos os sensores OK.
Desligamos o ABS (modulo e bomba) para que não atuasse nas freadas, sem sucesso.
Porém a tremida acontece com freadas fracas, se estancar o freio nada acontece.
Alguma sugestão ???
Obrigado
Respostas:
Ja que não existe empeno nos discos, retira os discos, lixa os cubos bem lixados e coloca os discos novamente, qualquer impureza ou sujeira que a olho nu, não enxergamos pode ocasionar o desbalanciamento das rodas, se persisitir pede para fazer o balancamento das rodas no local.
Confere tambem se o cubo não esta empenado,a base do cubo pode ter esse tipo de defeito.Meu carro estava com o cubo empenado e me deu uma baita dor de cabeça,e ja tive clientes que tiveram o mesmo tipo de problema relacionado ao cubo,utiliza relogio comparador pra fazer a verificação.
amigo use disco FREMAX!!!!! e o seu problema vai acabar, tive um caso que apliquei disco hipper freios tive que trocar 4 vezes. use fremax que seu problema vai acabar. hipper feios não aguenta a tr4. boa sorte abraços
Acredito que a marca de disco é relativa, hoje so vendo hiper freio. O empeno de disco vai se dar em uma falha de lote, muito aquecido em epoca de chuva, pode haver um choque termico.
Bom, esqueci de mencionar que o rolamento foi trocado, o cubo é o mesmo.
O disco de freio atual é Hiper Freios.
A limpeza do cubo com o disco não fiz, posso tentar!
O cliente está meio chateado em trocar peças que não resolvem o problema, ele já veio de outras oficinas com este histórico, estou tentando reverter o quadro.
Posso perfeitamente trocar os discos, cubos e rolamentos, o cliente não está reclamando do orçamento, ele quer solução. Porém todos os testes não revelam o real problema.
Amigo não quebre mais a cabeça como eu quebrei nesses tr4, coloque fremax e acabe com a sua dor de cabeça. em uma outra oportunidade comentarei o que houve em uma palestra da hipper freio aqui em floripa lembrando que estou a 60km da fabrica e conheço o pessoal do controle de qualidade da fabrica. boa sorte