Pessoal estou com uma Kombi com um tempo de injeção alto em torno de 20 ms e a voltagem do sensor de posição da borboleta variando mesmo com o motor em marcha lenta. Coloquei um sensor paralelo para testes mas o mesmo parece estar com defeito pois as resistências estão muito altas. Alguém teria uma tabela de testes com os parâmetros corretos de funcionamento deste item para eu testar no multímetro?
OBS: Esta Kombi inicialmente estava com a sonda avariada, foi trocada e a mesma não apresentava funcionamento pelo scanner. Depois de testar alguns itens percebemos que o módulo estava com problemas. Levado num técnico ele fez a solda do pino 15 que estava com problemas e a sonda voltou a funcionar. Porém, o tempo de injeção dela é alto, foram refeitos chicotes elétricos de diversos itens como sensor de temperatura do ar, do TPS, do sensor de temperatura do óleo e fixado um aterramento na carcaça do módulo. Mas nada alterou o mau funcionamento. A Kombi está jogando praticamente combustível puro pelo escape e está acelerada, falhando pelo excesso de combustível.
Respostas:
RApas kombi a ar complicado mas solucionavel canister com atuador de marcha lenta nao estao invertidos ponto de ingniçao ta ok alt ok curto no chicote ja verificou regulagem de valvulas ar falso,parafuso do batente do acelerador,boa sorte
Boa tarde,meu amigo já removeu as velas de ignição??? Estão carbonizada pretas??? Sensor MAP está funcionando,a sua mangueira de vácuo está ligada??? Teste com um vacuômetro!! Der retorno
Confira o sinal do map, folga de valvulas, pressao de combustivel. Como o Daniel acima falou retire as velas veja sua carbonização. Pode ser tb algum cilindro com defeito faça teste de compressão e vazão.
É imprescindível o Reconhecimento do 1º cilindro sem o qual a injeção trabalha de modo aleatória.
Estude o esquema quanto a Pinagem correta de cada Bico.
Só Reforçando. 1x4x3x2
Me atentei a todas as dicas dos amigos, fiz vários testes e fui eliminando problemas. O TPS que comprei novo da marca DS estava com defeito, aí coloquei um da MTE. Depois outro problema encontrado foi a mangueira do MAP, ela estava com um corte. Depois fiz uma regulagem das válvulas e limpei o corpo TBI. Ao ligar a Kombi fiz um acerto do ponto de ignição dela e a marcha lenta caiu bastante, mas ainda estava acelerada demais. Só que caindo a marcha lenta escutei pela primeira vez um barulho de ar falso. Como a Kombi estava como um tatu de terra e óleo por cima do motor não dava pra observar direito, mas uma das borrachas da união dos coletores estava rasgada. Foi trocar ela e a marcha lenta caiu para o normal. O tempo de injeção também caiu de 18 para 4.7, 5 e pouco. Não sei se é o ideal mas já melhorou pra caramba! A Kombi ainda das umas osciladas na marcha lenta as vezes, mas comparada ao que estava antes está mil vezes melhor. Agradeço às dicas dos colegas reparadores, me ajudaram bastante!