Hoje recebi um Tempra 95 16v (IAW G7.25) morrendo após desacelerações. O Scaner acusou erro no motor de passo, que foi devidamente substituido. O problema persistiu.
Quando fui verificar o sensor TPS, notei que o mesmo ainda é o original do veiculo e, além disso apresenta uma folga. Os 2 motivos são suficientes pra substiuir a mesma.
Ainda sim, verificar o chicote. Desconectei o plug do sensor TPS e "acendi o painel"...
O massa (terminal A) estava perfeito;
O terminal B está informando 4.97V, também está correto;
No terminal C, tive a supresa. A tensão informada foi de 1.85V. Encontrei em algumas tabelas que esse valor deve estar entre 0.25 e 0.75V. Na melhor das hipóteses 1V seria admitido.
Será problema do chicote?
OBS 1: Cortei o conector para eliminar a hipótese de "leve curto". A tensão se manteve
OBS 2: O teste foi realizado sem o sensor TPS, então, para esse problema ele não pode ser "condenado".
Respostas:
Igniçao ligada,tps conectado fora do tbi,o sinal de saida tem que ser baixo(0,15 -0,20v.No lugar,aparafuzado no tbi,se subir demais a voltagem foi alterado o batente...
Nesse caso, nem o TPS estava conectado. Eram só os valores do chicote.