Preciso dos valores de torque de aperto do bujão de óleo do motor THP e dos parafusos de roda do Citroen C4 Lounge THP 2017.
Ficaria grato por essa e quaisquer outras informações técnicas sobre este carro.
Obrigado.
Respostas:
Prezado Rogério. Boa noite. Penso que torque de aperto do bujão de óleo e dos parafusos das rodas, são quase que intuitivos e o bom mecânico já tem no sangue a sensibilidade de aperto desses componentes. De qualquer maneira, vou procurar esses valores e posto aqui se encontrar. Abraço.
P.S. Por incrível que pareça tem uma tabela de torques dos parafusos/porcas de roda no link:
http://www.autoideia.com.br/tabela_torq ... ar=citroen
Para o bujão do cárter eu indicaria algo em torno de 20 Nm. Peguei na internet, mas repito para o amigo é não apertar demais para não espanar a rosca nem pouco a ponto de o bujão soltar sozinho. É intuitivo mesmo.
Prezado Edilson. Agradeço muito os elogios. Como sempre posto, podendo ajudar, é um prazer e também aprendo mais sobre manutenção, que é a minha profissão. Grande abraço.
Se for útil algumas informações de Torques de aperto motor THP
Especificações técnicas motor
Sequência de aperto dos parafusos do cabeçote : 9 4 2 6 7
8 5 1 3 10
Torque do parafuso do cabeçote
1* etapa: 30 Nm
2* etapa: 90*
3* etapa: 90*
4* etapa:
Mancal central
Mancais:
Capa de biela 5 Nm+ 10 Nm+ 130*
Pescador de óleo
Tampa do carter: 12 Nm
Bujão cárter: 30 Nm
Bomba de óleo: 10 Nm + 25 Nm
Tampa do filtro de óleo: 25 Nm
Suporte do filtro de óleo Nm
Bomba da água
Polia da bomba da água: 8 Nm
Polia VB: 50 Nm+ 180*
Polia comando admissão: 20 Nm+ 180*
Polia comando escape Nm +90*
Mancal do comando adm 10 Nm
Mancal do comando escp: 10 Nm
Tensor hidráulico: 65 nm
Parafuso da guia da corrente 25 Nm
Volante do motor 8Nm + 30NM +90*
Cabeçote 30 Nm+ 90* +90*
Coletor de admissão: 20 Nm
Coletor de escape: 15 Nm
Tampa de válvulas 9 Nm
Outros torques
Torque das rodas
Velas 23 Nm
Sensor de pressão de óleo: 20 Nm
Sensor de nível e temperatura do óleo: 27 Nm
Sensor de detonação : 20 Nm
Fixação flauta Nm
Sensor de pressão sistema combustível: 32 Nm
Bomba combustível alta pressão: 11 nm
Alternador: 16 Nm
Compressor: 24 Nm
Motor de arranque : 20 Nm