modulomoltronic4.jpg
INTERFACE30311.jpg
Canal 1 sinal do sensor de rotação na entrada do modulo terminal 49.
Canal 2 sinal do sensor de rotação na entrada da interface 30311 pino 3.
Canal 3 sinal sensor de rotação que sai do pino 1 da interface 30311 e vai
para o pino 36 da ECU já convertido de analógico para digital e amplificado.
DIAGRAMA.jpg
O SINAL DO SENSOR DE ROTAÇÃO QUE ENTRA NO PINO 49 DO MODULO
É UM SINAL ANALÓGICO, ESTE SINAL VAI PARA O PINO 3 DA INTERFACE
30311, COMO PODEMOS VER ELE CHEGA COM UMA AMPLITUDE MENOR
DA QUE ESTÁ NO PINO 49. ISTO PORQUE ELE PASSA PELO FILTRO
PARA ELIMINAR AS INTERFERÊNCIAS NO SINAL. NA INTERFACE 30311
ELE É CONVERTIDO DE ANALÓGICO PARA DIGITAL E AMPLIFICADO,APÓS
ISSO ELE SAI NO PINO 1 E VAI PARA O PINO 36 DA ECU JÁ NA FORMA
DIGITAL COMO PODEMOS VER NA IMAGEM.
O SINAL DO SENSOR DE RPM, É O SINAL MAIS IMPORTANTE PARA O
MODULO, ISTO PORQUE SE ELE NÃO ESTÁ PRESENTE NO PINO
36 DA ECU NADA ACONTECE. ESTE SINAL FORNECE A ECU DUAS
INFORMAÇÕES IMPORTANTE QUE ELA PRECISA, A ROTAÇÃO DO
MOTOR E POSIÇÃO ANGULAR DO MOTOR PARA QUE A ECU POSSA
ACIONAR OS ATUADORES NO MOMENTO CORRETO, ENTRE ELES
PODEMOS CITAR IGNIÇÃO E INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL.
Respostas:
Jovino mais uma vez fico surpreendido com a sua habilidade na eletroeletronica automotiva. Onde voçe consegue o diagrama de blocos da ecu.
>Jovino mais uma vez fico surpreendido com a sua habilidade na eletroeletronica automotiva. Onde voçe consegue o diagrama de blocos da ecu.
Olha eu acho que não tem, porque o diagrama em bloco é criado pela pessoa que está
fazendo o diagnóstico para um melhor entendimento do sistema, para isto basta
você com um pouco de criatividade olhar para dentro da ECU e desenhar os CIS
mais importante e pronto.
C:\fakepath\C1=PULSO DE IGNIÇÃO 1-4 DO PN 62 PARA PN 2 DO 4226. CANAL 2 SINAL SENSOR DE RPM PN 49. CANAL 3 PULSO DE IGNIÇÃO 1-4 PN 23 4226..jpg[/at
C:\fakepath\CANAL 1 PULSO DE IGNIÇÃO 2-3 DO PN 63 DA ECU PARA O PN 1 DO 4226. CANAL 2 SINAL SENSOR DE RPM PN 49. CANAL 3 PULSO DE IGNIÇÃO 2-3 DO PN 24 DO 4226 PARA A BASE DO TRANSISTOR DE SAIDA..jpg
modulomoltronic.1CA.jpg
C:\fakepath\C1=PULSO DE IGNIÇÃO 1-4 DO PN 62 PARA PN 2 DO 4226. CANAL 2 SINAL SENSOR DE RPM PN 49. CANAL 3 PULSO DE IGNIÇÃO 1-4 PN 23 4226..jpg
modulomoltronic.1CA.jpg
FIGURA 1
moltronic.jpg
FIGURA 2
b.jpg
FIGURA 3
DIAGRAMAb.jpg
FIGURA 4
Assim que a ECU detecta a presença do sinal do sensor de rotação no
pino 36, ela gera vários pulsos de comando em sua saída, entre os quais
estão o sinal de ignição 1-4 no pino 62, e o sinal 2-3 no pino 63. O pulso de ignição
1-4 que sai do pino 62, é um pulso de comando negativo, este pulso entra no driver
4226 no pino 2 e, ai ele é reforçada a sua corrente e invertido o seu sinal de negativo para positivo
pelo fato do transistor de saída ser do tipo NPN, este pulso que entra no pino 2 sai no pino 23. e dai
para a base do transistor, e do coletor do transistor para o pino 1 do modulo. O sinal de ignição 2-3
sai do pino 63 da ECU e segue para o pino 1 do multi driver é invertido, sai no pino 24 vai para a base
do transistor e, do coletor para o pino 20 para acionar a bobina 2-3.
Jovino pode me mandar um contato seu, preciso te fazer uma pergunta ?
TERMINAIS.jpg
Para testar esta central basta alimentar os pinos 18,27,37 e
aterrar o pino 2, isto porque dentro da central os pinos
2,14 e 24 são unificados, por isto aterrando o pino 2 todos
são aterrados. O pino 10 é um terra exclusivo para a
sonda e, o pino 42 é para o tipo de transmissão que
é usada, ser automática é aberto, se for mecânica
é aterrado. Também esqueci no diagrama acima do
pino massa 19 que é massa para os equipamentos
eletrônico e também é unificado aos outros dentro do
modulo.
Olá Jovino,
Não tenho como profissão a a área automotiva, mas como grande curioso e hobbysta, tenho uma dúvida prática...
Olhando esta matéria: http://www.powerpage.xpg.com.br/PWR13.mht.pdf mais precisamente a Aula 04 - Injeção intermitente ou simultâneo.
Vejo que minha concepção inical de 1 injetada por cilindro e no exato momento da admissão... foi pro brejo...a matéria fala em 1 injeção simultânea por cilindro, sendo que cada um recebe 3 até que ocorra de fato a admissão!!!
Tem como vc. fazer uma matéria sobre isso, mostrando com o osciloscópio exatamente o que consta no link?
Grato.