Bom dia a todos e, bom domingo!
Fiz manutenção em dois fiestas, um zetec e outro endura.
Em ambos, os donos reclamaram de temperatura alta após os reparos. Onde errei?
No zetec foi trocado a bomba d'agua.
No endura regulei as valvulas, porem, tive de alterar as medidas da regulagem como segue:
1º regulei com as folgas normais Ad= 0,20 e Escp= 0,30 mm e continuou a bater as valvulas.
Observei que havia desgastes no balancin, então usei 0,15 mm na Ad e 0,20 no Escp. Será que é isto que esta fazendo o motor trabalhar com a temperatura mais alta que o normal?
Nestes casos onde o balancin tem desgastes, posso retificar a ponta de contato com as valvulas?
No caso do zetec, alem de trocar a bomba d'agua, troquei tambem a tampa do reservatório da água e na hora parecia tudo ok, ventuinha armando normal e etc.
Alguem já passou por problema semelhante? Agradeço a ajuda dos que puderem dar sua opinião.
Grande abraço!
Respostas:
Bom dia.
Foi feito retifica dos cabeçotes.
Etá usando aditivo no liquido de arrefecimento?
Folgas de valvúlas não deverá intervir na temperatura,a não ser por valvula ficar enforcada e o cilindro não funcionar a contento.
Mas está fervendo ou é só temperatura mais elevada e se foi confirmada por termometro e conferida pelo dados do fabricante do veiculo.
Os ruidos dos balancins poderá ser devido tambem as folgas radias e axiais no mecanismo dos memsos.
Nao foi retificado o cabeçote, somente a regulagem das valvulas.O proprietário não usa aditivo no radiador.
Quanto as valvulas, elas não estão batendo, o batido do motor ficou muuito bom.
No caso da temperatura, me chamou a atenção foi os dois fiestas tiveram o mesmo problema de temperatura.
Neste com motor endura, alem da regulagem das valvulas, troquei tambem a valvula termostática.
Já o Zetec Rocam, segundo o proprietario, o carro ferveu. Pode ser o sensor de temperatura do arrefecimento?
Obs. todos od 2 carros estavam com deficiencia de manutenção.
Abraço!
Conveniente, monitorar funcionamento do eletro-ventilador,quanto a temperatura que é acionado,velocidade do mesmo.
Fazer uma sangria do sistema ,atenciosamente no Rocan e verficar mangueiras e restritores de pequeno calibres,quanto a entupimentos(no reservatorio,inclusive).
A regulagem de valvulas faz esquentar se ficarem presas. Acredito que seja coincidencia, mas verifica se estar com ar no sistema. Se tiver pode aquecer também no caso do da troca da bomba pode ter ficado ar no sistema.
Deve ter dado coincidencia dos dois ter dado problema na temperatura.
Detalhe importante que também passei por isso é que em alguns casos quando é drenado a agua do sistema e a válvula termostática esta velha, ao secar a agua do motor a válvula ruim prende(Trava fechada), ai quando se coloca em funcionamento pode ocorrer o super aquecimento, nestes casos, o correto é a substituição da válvula termostática, o que pode ocorrer é dela travar fechada um tempo depois também, ou seja, valvula velha sempre substitua, quando drenar o sistema e ficar por um tempo sem produto ou agua no sistema.
Verificar o t de retorno p/ o reservatorio d'água, costuma ficar entopido restringindo a circulação de água de arrefecimento, e causando aquecimento de uma olhada.
AMIGO NO ENDURA PODE SER VALVULA TERMOSTATICA OU QUELE SENSOR PROXIMO DO TUBO DE ADM COM OLEO POR CUSA DA RETIRADA DA TAMPA NO ZETEC OU E A VALVULA TERMOSTATICA COM PANE ESSE CARRO NÃO FUNCIONA COM SEM VALVULA POR CUSA DO AR QUENTE OU AR NO SISTEMA NA HORA DE SANGRAR VC LIGOU O AR QUENTE E DEIXOU A TAMPA DURANTE ALGUNS MINUTOS ABERTA PARA QUE DRENASSE BEM O AR E NA MANGUEIRA DE RETORNO TEM UM REDUTOR BEM NO MEIO DELA VERIFICA SE ELE NÃO ENTOPIU POR SUJEIRA OU SILICONE S VC USOU NA MONTAGEM.