Bom dia pessoal, estive com um astra 2003 aqui na oficina e verifiquei que os eletroventiladores acionam aos 106Cº no primeiro estagio. Esse valor de temperatura foi verificado no scanner da napro em modo continuo , pois pelo ponteiro do painel ele fica algo em torno dos 3/4 a marcação. Alguem ja viu algo parecido, ja que os ventiladores são acionados pelo modulo motronic de injeção. Detalhe: pelo scanner em diagnostico de elementos e atuadores é possivel acionar os dois estagios das ventoinhas confirmando que com a parte eletrica esta tudo ok.
Respostas:
OLA IRMÃO POR QUE VC TA ENCANADO COM A TEMPERATURA????TA ESQUENTANDO O CARRO???VC ESTA ENTRANDO COM O CODIGO CORRETO DA CENTRAL POIS NO CASO DOS ASTRAS TEM VARIOS MODULOS BOSCH QUE MUDAM UMA LETRINHA DE NADA NA IDENTIFICAÇÃO DO MODULO E SE VC ENTRAR ERRADO A APARELHO ENTRA NORMAL SO QUE DA ALGUNS PARAMETROS ALTERADOSSSS,BOA SORTE!!!
Ola amigo,esse carro tem cambio manual ou automatico....
Boa noite, qual o defeito do carro coléga, oque esta acontecendo?
Olha o problema do carro como eu ja citei é a alta temperatura. Quanto ao codigo da central eu só conheço o Motronic M 1.5.5 pra Astra 1.8 a Alcool mas se tiver outro que alguem saiba por favor me passem pra que eu possa corrigir. e quanto ao cambio é manual.
acompanhe no scaner quando ativa o eletro se esta ativando a primeira ou a segunda velocidade.se nao me engano no carro a alcool acina mais tarde mesmo,,,,
Boa noite Miros estive muito ocupado hoje e somente agora pude dar uma olhada no forum. A que esta acionando primeiro e a de baixa velocidade como manda o figurino, o problema é que esta um tanto alta demais, como eu ja havia dito anteriormente aos 106ºC. Mas vale apena lembrar que as duas velocidades estão funcionando corretamente, inclusive elas são acionadas via scanner, ja que esse modelo ja não utiliza mas aquele modulo individual p/ as ventoinhas, é tudo via modulo de injeção com o uso de reles e afins que compõem o sistema. A impressão que tenho é que ha uma falha na programação do software da ECU Motronic.
A linha GM em alguns veiculos que tenho pego a primeira velocidade entra a 103° e vai a 106ou °, retornando a 93 ou 94°, fazendo o mesmo percuso, analisa se não tem ar no sistema, verfica bba d´água e ver se o radiador não estar obstruido. Isto so por medida de segurança, como tb a valvula termostatica, entre outros, mais os mais simples são estes. Agora acredito qu esteja normal. Como tb, ja fui informado por um profissional muto bem conceituado. Que a temp. mostrada no painel é diferente da real. Isto em função de não deixar o motorista preocupado.
Meu amigo,confere a temperatura com a ferramenta de termômetro digital,isso vai informa a temperatura precisa que esta o motor,peguei um dia desse,um radiador interno do ar quente com problema de intupimento,der retorno e estamos a disposição.
pôde ser o sensor de temperatura o programa coreto mas com sensor avariado oxidação nos terminais ou fio partindo vai aumentar a resistência total informando uma temperatura menor a central do q a real já tive vários problemas como este, caso de ferver o motor.
Agradeço a todos pela atenção, mas vamos la. Quanto ao que o Jeronimo comentou ele está correto quanto a aferição do ponteiro isso realmente procede, fato que hoje em dia as montadoras são mais cautelozas quanto a informação de temperatura do painel com o uso de display de marcação por ¨palitinho¨ ou pelo uso do velho e bom ponteiro porem sem o uso de escalas em numeros. Essa pratica é muito importante pois não traz informação errada como antigamente era passada por um painel na casa dos 90ºC e o motor as vezes ate passando dos 100ºC. Mas voltando ao Astra ainda me intriga o problema pois eu fiz a troca de todas as mangueiras, da Valvula termostatica, da bomba dagua, do plug eletronico, tambem fiz limpeza do sistema e adicionei aditvo, e a alta temperatura verificada nesse carro esta sendo medida por trez pontos. Com uso do scanner na leitura dos parametros em modo continuo, com o uso do multimetro ate onde possivel pelo reservatorio de expansão e tambem pelo uso do termometro lazer para ver se a temperatura é a mesma em varios pontos do sitema ( Falta de sangria). Tem tambem um detalhe tenho um vectra aqui na oficina 2011 e embora não seja o mesmo programa de injeção utilizado nesse astra a temperatura de trabalho dele realmente é como o Jeronimo comentou o 1º estagio aciona por volta dos 102ºC.
se ta armando normal a 1 em 106g,entao e caracteristica do projeto,voce nao vai conseguir que acione mais cedo,se o carro nao joga agua fora,ta tudo certo,quanto ao painel,a maioria trabalha acima do meio,cerca de 2 traços a mais,uns um pouco menos,tenta aterrar melhor o motor,talvez abaixe um pouco o painel.por ser alcool o projetista resolveu deixar ele um pouco mais quente,no limite,no gasolina sei que trabalha em media 96-104 graus...