BOA noite pessoal,revisei um uno fire a gasolina ,40mkm,agora a tarde com o seguinte sintoma rotaçao em 3500rpm,ligando e desligando o rele da bomba,antes dessa rotaçao o funcionamento perfeito,sem codigo de falhas,testes no tps,map,bobinas,negativos e positivos,sem resultados,com osciloscopio no sensor de rotaçao no momento da falha o sinal ta correto,sem distorçoes na onda,mas como no scaner apresentava corte de giro resolvi por um sensor novo,bingo, o carro zerou,como pode se a onda no osciloscopio se mantinha certa?Voltei o sensor velho e a falha voltou de novo,resistencia do sensor ok.Tem explicaçao??
Respostas:
o sensor velho nao estava um pouco longe da roda fonica, ou com a blindagem do cabo quebrada
Provavelmente ao subir o giro algo se altera ou tem alguma interferência, talvez vc não conseguiu pegar esta alteração.
zecão. escreveu:
Tem Miros ..... tem explicação.
Só preciso saber, qual é a marca e modelo de seu osciloscópio.
Zecao a marca do osciloscopio MINIPA 1005 ou 1050 se nao me engano,portatil,2 canais,estranho a onda senoidal sem alteraçao na falha.E realmente,se diminuir a distancia roda-sensor(isso com o sensor antigo}a falha tambem sumia,masporque a onda se mantinha norrrrrmmmmmaaallllll???
Acho que a amplitude do sinal ficava baixa porem perfeita.
O sinal do sensor deve aumentar amplitude conforme a rotação aumenta,se não me falha memoria.
a amplitude da grandeza física medida for igual a zero,??? ...
entendeu
zecão. escreveu:
Colega Miros .... pelo que você mencionou, esse é o modelo de seu osciloscópio ....
http://www.minipa.com.br/produtos/imagens/ms-1005_p.jpg
Sendo assim, este é um instrumento digital, que conta com um banco de memória interno, onde as formas de onda estão gravadas, e o resultado de uma medida, é feito por comparação entre a onda medida e a onda gravada.
Caso não haja uma diferença superior a 10% entre uma e outra, o equipamento apresentará uma onda perfeita.
Já se o equipamento fosse analógico, ou mesmo digital, mas para uso em eletrônica, e não automotivo como é o seu, a onda visualizada seria em tempo real, de acordo com aquilo que estivesse ocorrendo no momento exato da medida.
Por isso, não sou chegado em osciloscópios automotivos, e só uso os osciloscópios para eletrônica geral.
É isso aí mano .....
agora entendi ,obrigado
Zeçao
Tem explicação sim! os sensores de rotação tem vida propria, devem ser micro organismos evoluidos,rsrsrsrsrsr brinacadeira,se te disser que resolvi um da mesma maneira dia 05/01/11,tirei chicote e revisei,porque dava sensor tps,troquei tbi não resolveu,ai parti pra chicot e nada!fiquei olhando pro carro, e acelerando e vendo cortar como se entrasse a estrategia "cutoff" mas para isto o tps devia estar com defeito ,mas sabia que estava bom e tbm a uc e tbm o chicote, só sobrou o rotação, troquei e me surpriendi! este é o 8 defeito diferente que pego em um carro que o problema é o mesmo componente,dai eu digo que tem vida propria,...rsrsrsrsrsrs abraço!
Olá colega, de acordo com o seu relato, acho que tem alguma vela aí trincada causando fuga de alta tensão e enlouquecendo a UCE, verifique-o.
a explicação que eu tenho é que se tratando de sensor indutivo não basta ter o sinal em perfeita condiçaõ com relação a frequencia do mesmo mas tambem o valor da tensão do mesmo que tem que ir aumentando a medida que aumenta rotação do motor e o modulo leva isso em consideração eu por exemplo ja peguei motor que tinha dificudade de partida e com osciloscopio tinha sinal de rotaçaõ normal mas com tensão abaixo do valor e o motor não funciona e no tranco ele funcionava porque a roatçaõ aumentava e aumentava a tensão ao volor correto.
Jovino,se trocar a o sensor de rotação será que resolve?
olha jotabatista eu naõ entendi bem a sua perguta se é no meu caso sim foi resolvido a troca do sensor
Zecão, o que você pode me falar sobre o osciloscopio da magneti marelli UNIPROBE.
Você conhece este aparelho?
Obrigado.
Será que todos têm este problema de coletar valores da memoria quando estão muito divergentes dos reais.