Boa tarde a todos, quero compartilhar um problema que peguei em um Suzuki Jinmy hoje, o proprietário disse que aí ligar o ar condicionado o carro começa a falhar, até aí nada de anormal e o que vemos no dia a dia, geralmente problema na ignição, o que realmente era, a vela do cilindro 3 estava encharcada, havia água entre o supressor da bobina e a vela. Problema resolvido ao fazer uma boa limpeza, secar bem e trocar a borracha do supressor - estava rachada. Mas o que eu quero relatar é o segundo problema, após o serviço o problema foi resolvido, mas notei a luz de injeção acessa, ao passar o scanner vi que estava gravado o código P0134 (problema na sonda lambda pré), ao analizar a leitura da mesma no scanner o valor estava travado em 100mV. Até aqui também nada de mais grave, poderia ser problema na sonda, mas agora é que vem o curioso, quando liguei para o cliente avisando desse problema ele me disse que era normal, que já estava andando com o carro assim já há um quatro meses, pois já havia trocado 2 sondas, em oficinas diferentes e não resolveu o defeito. Então o cliente disse que não queria gastar dinheiro com isso, pois apesar da luz acessa o carro estava andando normalmente, e que fosse arrumado apenas o problema do carro falhar ao ligar o ar condicionado. Ok, resolvi por conta própria dar uma olhada na sonda e realmente a mesma parecia ser nova, fiz teste com o osciloscopio direto no conector, a tensão do aquecedor ok, mas não havia sinal de retorno para o módulo, retirei a sonda para dar uma olhada e adivinha, tinha graxa tipo grafite na rosca da sonda, limpei a graxa da sonda e do coletor, passei um desengraxante, montei novamente e ao ligar o motor, deixar aquecer a sonda voltou a oscilar normalmente. Incrível, era um defeito colocado e provavelmente por falta de conhecimento de quem colocou a sonda anteriormente, o incrível é que o veículo passou por 2 oficinas e não perceberam isso. A graxa estava cortando o aterramento da sonda. Passei o scanner novamente e não havia mais nenhum código presente, dei uma volta com o carro que ficou muito bom. O cliente nem acreditou que tínhamos resolvido o problema, ainda mais que não cobramos por resolver o problema da sonda, foi cobrado apenas o serviço realizado na ignição.
Respostas:
VALEU PELAS DICAS MEU IRMÃO ABRAÇOS E FICA COM DEUS
você de fato e um profissional.
eu sou eletricista...vc vem com um defeito mas se eu ver outro mesmo que o cliente não fale nada eu vou e resolvo...Já fui criticado e elogiado.
Mas faço minha parte.
Obrigado@euroX#200313 , o importante e sermos mais honesto possível.
Estranho.
Esse tipo de graxa já vêm aplicado na peça...
Ótimo relato.
Pois é, mas acho que colocaram em excesso, pois até nos parafusos que prendem a capa protetora do coletor de escape tinha da mesma graxa. ![img=
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Não, então aí é outra situação.
Defeito colocado mesmo!
Pessoal, só complementando, acho que a graxa que tava na sonda não é a quem vem na peça não, pois medi a resistência com o ohmímetro e estava dando mais de 10k, também teste com uma lâmpada de 12V ligada ao polo positivo da bateria e ligando a outra ponta na sonda e a lâmpada não acendia, porém ao encostar no cano do coletor do escape a luz acendia normalmente. Após limpar a graxa refiz os mesmo testes e a lâmpada passou a acender e a resistência medida da rosca da sonda para o seu corpo caiu para 0.6 ohms. PS. a sonda é original foi comprada na concessionária. Agradeço a todos pelas dicas.
Bom dia@Master1#200592 , agradeço as explicações, obrigado.