No painel do Suzuki Gran Vitara ano 2012 (motor J20A) tem um indicador chamado "instant fuel economy", que marca o consumo instantâneo de gasolina. Como no carro em apreço o tal indicador não funciona, já substituí um outro painel, tendo todos os indicadores funcionado (marcador de combustível, luzes, setas, etc.), menos o tal indicador de consumo.
Verifiquei o chicote que leva ao painel, aparentemente sem nenhuma alteração ou sinal de curto. Algum colega sabe onde fica o sensor que alimenta este econômetro, pois imagino que o defeito seja nele? Há algum módulo eletrônico específico deste sistema?
Respostas:
VAMOS ENTENDER BEM RESUMIDO COMO FUNCIONA O SISTEMA PRIMEIRO PARA VOCÊ TENTAR SEGUIR UMA LINHA.
1° O SISTEMA BC RECEBE INFORMAÇÃO DO TEMPO DE INJEÇÃO ( OU SEJA O TEMPO QUE OS BICOS FICAM ABERTOS)
2° AINDA O BC RECEBE O A VELOCIDADE QUE O CARRO SE ENCONTRA.
SE BASENDO NESTAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS E FEITA A COMPARAÇÃO COM OS DADOS ARMAZENADO , ASSIM TEM UMA ESTATISTICA DE CONSUMO.
PARA FAZER TESTES E NECESSARIO O OSCILOSCOPIO.
>VAMOS ENTENDER BEM RESUMIDO COMO FUNCIONA O SISTEMA PRIMEIRO PARA VOCÊ TENTAR SEGUIR UMA LINHA.
1° O SISTEMA BC RECEBE INFORMAÇÃO DO TEMPO DE INJEÇÃO ( OU SEJA O TEMPO QUE OS BICOS FICAM ABERTOS)
2° AINDA O BC RECEBE O A VELOCIDADE QUE O CARRO SE ENCONTRA.
SE BASENDO NESTAS INFORMAÇÕES RECEBIDAS E FEITA A COMPARAÇÃO COM OS DADOS ARMAZENADO , ASSIM TEM UMA ESTATISTICA DE CONSUMO.
OU SEJA MEDIR O CONSUMO A ESTRATEGIA E INFORMAÇÕES DA CENTRAL MAIS VELOCIDADE DO VEÍCULO QUE ENVIAM PARA O BC.
PARA FAZER TESTES E NECESSARIO O OSCILOSCOPIO.
Obrigado DIAZ,
Conhece alguém aqui no RJ que possa me ajudar?
NO RIO CONHECIA UM COLEGA QUE PODERIA AJUDAR ELE E DE CAMPO GRANDE.
VOU VER SE ACHO O TELEFONE DELE E TE PASSO, E UMA PENA QUE ESTE CARRO NÃO ESTA POR AQUI EU PODERIA AJUDALO.
OBS: TE PASSEI O SISTEMA ATUAL O ANTIGO ERA UMA MANGUEIRA LIGADA NA ADMISSÃO , VEJO COMO MUDOU.
Antigo? Este carro deve usar o sistema eletrônico que você mencionou, pois é do ano 2012... Pena que Contagem fique a 450 Km do RJ...rsrsrsrs
NÃO DISSE QUE O SEU CARRO E ANTIGO
E SIM O SISTEMA DOS CARROS MAIS VELHO EXEMPLO O ( TIPO 1.6 IE ) ELE UTILIZAVA UMA MANGUEIRA E ERA LIGADO AO RELOGIO DE VACUO ( ECONOMETRO )
O SEU CARRO TEMOS INFORMAÇÃO DA CENTRAL DE INJEÇÃO ( O SISTEMA ECONÔMETRO UTILIZA A INFORMAÇÃO DO TEMPO DE INJEÇÃO E ENVIA PARA O PAINEL ) .
DEIXA EU FAZER UMA PERGUNTA, VOCÊ SABE UTILIZAR O MULTIMETRO???
CASO SIM NOS VAMOS ARRUMAR ESTE CARRO JUNTOS, PRIMEIRO ME DIGA O SISTEMA DE INJEÇÃO QUE ESTE CARRO ESTA EQUIPADO O FABRICANTE E MODELO DA CENTRAL DE INJEÇÃO.
VAMOS ARRUMAR ESTE SISTEMA.
Sim, sei usar o multímetro, mas não sei usar osciloscópio. Vou ver o fabricante e modelo da injeção e te falo depois, ok? Obrigado pela ajuda...
Diaz,
Este SUZUKI apresentava dois defeitos, o mais grave dele era o não funcionamento do econômetro do painel. Depois que nos falamos aqui pela última vez, pedi ao cliente que retornasse com o carro na oficina e comecei a perguntar sobre o histórico do carro, seno então informado que ele foi adquirido em leilão de salvados de seguradora, tendo sofrido forte colisão frontal.
Então, decidi buscar com mais afinco por fios partidos, encontrando um fio cinza com faixa vermelha, que liga o sensor MAP ao módulo, partido no chicote. Emendado o fio, o econômetro voltou a funcionar maravilhosamente.
C:\fakepath\001.JPG
C:\fakepath\002.JPG
C:\fakepath\003.JPG
O outro problema é que a luz indicativa da injeção no painel não quer apagar. Fizemos o check-up com o KAPTOR e aparece mensagem "CÓDIGO RESTRITO 107/108". Entramos inclusive em contato com a ALFATEST, mas nem ele souberam dizer o que significam estes códigos.
Quando damos o RESET no sistema eletrônico, a luz indicativa apaga, mas se desligarmos o veículo e tornarmos a ligá-lo, lá aparece a tal luz da injeção acesa de novo.
O módulo deste carro ostenta a numeração "33920-77KU"
C:\fakepath\004.JPG
C:\fakepath\005.JPG
Você tem alguma idéia o que pode estar acontecendo nesta SUZUKI?
Um abraço
Diaz,
Este SUZUKI apresentava dois defeitos, o mais grave dele era o não funcionamento do econômetro do painel. Depois que nos falamos aqui pela última vez, pedi ao cliente que retornasse com o carro na oficina e comecei a perguntar sobre o histórico do carro, sendo então informado que ele foi adquirido em leilão de salvados de seguradora, tendo sofrido forte colisão frontal. O KAPTOR informava mal funcionamento do sensor MAP.
Trocamos o MAP e o econômetro continuou sem funcionar.
Então, decidi buscar com mais afinco por fios partidos, encontrando um fio cinza com faixa vermelha, que liga o sensor MAP ao módulo, partido no chicote. Emendado o fio, o econômetro voltou a funcionar maravilhosamente.
O outro problema é que a luz indicativa da injeção no painel não quer apagar. Fizemos o check-up com o KAPTOR e aparece mensagem "CÓDIGO RESTRITO 107/108". Entramos inclusive em contato com a ALFATEST, mas nem ele souberam dizer o que significam estes códigos.
Quando damos o RESET no sistema eletrônico, a luz indicativa apaga, mas se desligarmos o veículo e tornarmos a ligá-lo, lá aparece a tal luz da injeção acesa de novo.
O módulo deste carro ostenta a numeração "33920-77KU"
Você tem alguma idéia o que pode estar acontecendo nesta SUZUKI?
Um abraço
Meu amigo, por ser um carro de leilão você pegou um veículo com surpresas.
Mas vamos juntos análisar:
A bateria , instale o multimetro e visualize no momenta da partida qual a queda de tensão?
não pode cair, exageradamente pois a central acaba interpretando defeito que o scanner não identifica,
Verifique na central de injeção os terminais com oxidação e também nos 4 conectores faça uma limpeza ( LIMPA CONTATO )
Att. Diaz
desculpa minha intromissão pois vejo q já esta em buas mãos, ainda seguindo a lógica q o colega Dias lhe passa verifica pontos de aterramento faça uma inspeção visual meça a resistência entre os pontos de aterramento limpe e remova pintura em pontos de fixação dos aterramento da parte frontal, e c ainda persistir meça queda de tenção ou tenção diferencial entre os pontos de aterramento motor,carroceria, bateria, central. parra este ultimo teste é interessante tb deixar o veiculo funcionando com consumidores ligado por um tempo, visto q potos com problema de condutividade c acentua com tempo de uso.
tb andei pesquisando e encontrei as seguintes descrição
P0107 Circuito do sensor MAP/BARO – Sinal muito baixo
P0108 Circuito do sensor MAP/BARO – Sinal muito alto
no link q segue abaixo
http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/07031