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Todos os sistemas do veículo tem sido projetados com na redução de emissões e consumo,
e isto inclui até mesmo o mínimo contato das pastilhas com o disco de freio. Após a frenagem
é essencial que se evite qualquer contato destas com os discos de freio.
Mas elas não devem se afastar demais, para que a próxima ação de frenagem não
tenha retardo. Para isto o atrito residual da lateral das pastilhas com o cáliper deve ser minimo
e até se recomenda manter lubrificação em alguns sistemas.
Indo contra ao mito de que as pastilhas são retornadas por deslocamento lateral do disco,
e com a certeza de que os anéis de vedação de seção quadrada ou retangular auxiliam no processo,
podemos acreditar que:
Ao deslocar o o pistão (frenar), o atrito estático dos anéis de vedação causa sua ligeira deformação.
Freio desacionado e sem pressão, os anéis puxam os pistões de volta à sua posição original. Isto
mantém a folga de funcionamento de projeto.
Como a força de deslocamento do pistão é maior que a força de atrito estático do anel de vedação,
quando o desgaste da pastilha aumenta, o pistão desliza através do anel de vedação na mesma
proporção que a redução de espessura do material de fricção.
Como desgastes, sujeira e falta de lubrificação dificultam o retorno ao longo do uso, criou-se o
sistema de retração ativa da pastilha APR (Active Pad Retraction).
Ele é é um aprimoramento das comuns molas de retenção das pastilhas, um mecanismo adicional
que não só melhora o deslizamento das pastilhas no caliper, como também retrai a pastilha para
longe do disco de freio.
Mas ATENÇÃO: Todas as molas devem ser substituídas por prazo de vida útil, principalmente estas
que trabalham em alta temperatura. A mola usada adapta seu comprimento ao desgaste da pastilha
e não funciona mais corretamente com uma pastilha de espessura maior, nova.
Por isto, ao trocar pastilhas de freio, deve se conferir o cáliper quanto à desgate, lubrificar e verificar
pinos guia com graxa adequada e trocar as molas do APR, montando na posição adequada.
Com certeza você conhecia estas chapinhas de pastilha com "molas"!
Mas sabia seu nome, sua função e principalmente porque devem ser trocadas junto das pastilhas?
Respostas:
Excelentes dicas! Em um mundo perfeito para a manutenção, seria o fornecimento destes itens junto com as novas pastilhas.
Excelente
Em algumas pastilhas genuínas Fiat junto está o kit
Ótimo informação Eder!!!! Vou até incluir no vídeo que estoamos gravando aqui. Vopu buscar os códigos e colocar o exemplo. Obrigado!
Excelente dicas como sempre meu amigo Norival....
Bacana a dica - além deste item e de tanto muita gente reclamar algumas marcas como a Bosch esta adotando as chapas em suas pastilhas. Outro item que incomoda nas revisões de freios são estas molas e pastilha de boa qualidade. Disco de freio esta tudo uma porcaria.
Muito boa dica
Concordo muito com a questão de qualidade de peças do mercado Leonardo, tanto que acabo de adotar, após anos de resistência, a operação de usinagem de componentes de freio dentro da oficina, para agilizar e tentando evitar peças ruins. Parceria com fabricantes e fornecedores é essencial neste momento do mercado. Por sorte temos o Oficina Educa onde conheci pessoas de boas marcas, comprometidas em melhorar o mercado.
Se não substituir: Maior chance de ruído metálico. Possibilidade de travamento parcial da pastilha, gerando aquecimento no disco. Perda da função desacoplamento ativo que gera consumo de combustível levemente maior.
Atendo em minha oficina veículos de mineração eu comprava esses componentes para frontier 2022 no Ebay.
Dica excelente