Todos os sistemas do veículo tem sido projetados com na redução de emissões e consumo,
e isto inclui até mesmo o mínimo contato das pastilhas com o disco de freio. Após a frenagem
é essencial que se evite qualquer contato destas com os discos de freio.
Mas elas não devem se afastar demais, para que a próxima ação de frenagem não
tenha retardo. Para isto o atrito residual da lateral das pastilhas com o cáliper deve ser minimo
e até se recomenda manter lubrificação em alguns sistemas.
Indo contra ao mito de que as pastilhas são retornadas por deslocamento lateral do disco,
e com a certeza de que os anéis de vedação de seção quadrada ou retangular auxiliam no processo,
podemos acreditar que:
Ao deslocar o o pistão (frenar), o atrito estático dos anéis de vedação causa sua ligeira deformação.
Freio desacionado e sem pressão, os anéis puxam os pistões de volta à sua posição original. Isto
mantém a folga de funcionamento de projeto.
Como a força de deslocamento do pistão é maior que a força de atrito estático do anel de vedação,
quando o desgaste da pastilha aumenta, o pistão desliza através do anel de vedação na mesma
proporção que a redução de espessura do material de fricção.
Como desgastes, sujeira e falta de lubrificação dificultam o retorno ao longo do uso, criou-se o
sistema de retração ativa da pastilha APR (Active Pad Retraction).
Ele é é um aprimoramento das comuns molas de retenção das pastilhas, um mecanismo adicional
que não só melhora o deslizamento das pastilhas no caliper, como também retrai a pastilha para
longe do disco de freio.
Mas ATENÇÃO: Todas as molas devem ser substituídas por prazo de vida útil, principalmente estas
que trabalham em alta temperatura. A mola usada adapta seu comprimento ao desgaste da pastilha
e não funciona mais corretamente com uma pastilha de espessura maior, nova.
Por isto, ao trocar pastilhas de freio, deve se conferir o cáliper quanto à desgate, lubrificar e verificar
pinos guia com graxa adequada e trocar as molas do APR, montando na posição adequada.
Com certeza você conhecia estas chapinhas de pastilha com "molas"!
Mas sabia seu nome, sua função e principalmente porque devem ser trocadas junto das pastilhas?
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