Boa noite !
Estou com um fiat strada ano 2002 motor 1,5 fiasa mpi, onde o mesmo apresenta o defeito depois do motor estar bem quente e ter trabalhado durante muito tempo. Se for desligado o veículo, o motor de partida não consegue virar o mesmo para uma nova partida de imediato, sendo que a partida só ocorre novamente após se esperar um certo período de tempo, em torno de 5 minutos. Com o motor do veículo frio o mesmo funciona normalmente sem nenhuma falha. A bateria do mesmo com o tb 200 cai a tensão a 10v durante o teste, pensei que fosse a fiação ou aterramento do motor de partida, mas já liguei o tb 200 na entrada positiva do automático bem no motor de arranque e na sua carcaça e apliquei a descarga, onde a tensão no mesmo caiu a 9v. No momento da falha, efetuei uma ligação do motor de arranque na bateria para novamente testar os cabos do veículo, o que novamente não teve êxito. O interessante é que quando o carro apresenta o problema, se nota que o motor de arranque consome uma corrente bem alta, superior a que consome o meu teste de bateria, onde a tensão da bateria cai mais durante as partidas quando o veículo esta com defeito do que no tb200. O motor de arranque foi enviado para um eletricista de minha confiança, já foi substituído as buchas e o induzido e mesmo assim o defeito persiste. Lembrando que durante a falha, eu consigo girar o motor normalmente usando uma chave na polia praticamente o mesmo torque que seria necessário com ele frio. Conto com a atenção de todos vocês e desde já agradeço!
Muito obrigado a atenção e ajuda de todos!
O problema foi resolvido com a substituição do motor de partida completo por outro novo.
Respostas:
boa noite amigo, quem sabe você arruma outro arranque para teste! e o restante do motor esta ok? como ponto, bico injetor sem estanqueidade, calço hidráulico por liquido de arrefecimento? e será que o relé duplo não tem a vê com a partida também?
podera acontecer que qdo aquece as buchas estao muito justa e prendem o induzido,ou automatico estar com problemas
meu esta e nova aqui , se já testou bateria cabos bateria ,outro arranque, ponto ,se for 1.8 engrenagem polia vira,
bom aconteceu comigo gol power 1.0 tirava correia alternador a partida ficava boa , virava polia alternador virava livre colocava correia pesava partida , defeito folga rolamentos alternador quando colocava correia o rotor do alternador saia fora centro e pesava , espero ter ajudado.
tambem faria teste com outro arranque !!! agardo resposta
Amigo!!!!
Assim como os colegas falaram , testa com outro arranque pra ver se melhora, mas acredito ser as bobinas de campo do motor de partida, pois quando aquecem, dilatam (decimos de milimetro) o suficiente para entrar em curto entre espiras, ja peguei alguns casos assim aqui, dificil de diagnosticar por serem encapadas, algumas com uma tinta emborrachada outras com uma fita de pano em banho de verniz isolante, outra coisa verifica se o suporte de escovas esta ok e o aterramento dela com a carcaça da tampa lado do coletor, esse tbm da umas dores de cabeça se não for bem verificado, no mais esse motor de partida não é de incomodar.
se o motor de partida for magnet marelli substitua por outro bosch que vai resolver
ja apareceu varios aqui na oficina com esse defeito as vezes mesmo reforçando os cabos de alimentação e
substituindo a bateria so resolve trocando o motor de partida para um bosch
Boa noite Rodrigo!
A estanqueidade dos eletroinjetores está boa, foram os mesmos testados, o sincronismo da correia dentada está dentro da normalidade, o veículo não apresenta superaquecimento e nem a junta de cabeçote ou cabeçote danificado.
No caso desse veículo ele utiliza imã permanente como bobina de campo. Enviei o abacaxi de novo ´para o eletricista, pelo visto ele deve ter resolvido lá porque o cliente não me procurou mais. Vou conversar com o eletricista, se souber a resolução do problema posto para vocês. Segundo o eletricista, o mesmo iria pegar o motor de partida de outro veículo para teste. Não tive mais informações, porque entreguei o veículo a meu cliente e o mesmo ficou de procurar a autoelétrica para resolver esse defeito.
Obrigado pela atenção Yamato!
Assim que o veículo apresentou o defeito esse teste que você me recomendou foi o primeiro que efetuei após ter testado a bateria, e com o tb 200 ligado ao borne de entrada do automático e a carcaça do motor de partida o mesmo durante a carga elétrica descarregou com 9 v. Otra observação importante pessoal é que na autoelétrica, o pessoal pegou um bateria nova de 75ah e utilizou como auxiliar através de chupeta na bateria do veículo, e nessa situação o motor de partida virava e o carro funcionava.
O eletricista me disse que iria testar com outro arranque. Assim que tiver mais informações posto o resultado. Queria desde já agradecer a atenção de todos vocês pela disposição em me ajudar!!
Valdemir testei apenas o sincronismo, a polia do virabrequim da correia dentada não testei não. Ele é motor fiasa, nunca peguei casos de defeito nessa polia nesse motor.
>Outra observação importante pessoal é que na autoelétrica, o pessoal pegou um bateria nova de 75ah e utilizou como auxiliar através de chupeta na bateria do veículo, e nessa situação o motor de partida virava e o carro funcionava.
Olá gustavo, nesse caso me parece ser algo relacionado ao cabeamento mesmo, terra defeituoso, oxidado, ou ate mesmo o positivo oxidado por dentro do cabo, se com a "ponte" por fora vira bem?????
Se conseguir mais informações posta ai pra gente, ok? Abraço.
colega tive o mesmo problema num palio 98 ,fria virava que uma maravilha quente pesava como s fosse bateria ou cabos com defeitos depois de varios teste constatamos que era bobina de campo,esse aranque ja tinha sido trocado induzido buchas e automatico
Gustavo, bom dia !
Verifica se nenhum fio do motor de arranque está tocando o bloco do motor, normalmente com o calor gerado pelo motor o fio costuma estrar em curto.
ATT
Paulo Munhoz
OLA BOA NOITE TROCA A BATERIA POR UMA NOVA DE QUALIDADE ORIGINAL JA TOME CASSETE DE BATERIAS TABAJARA, CUIDADO.
Natalito, por insistência do cliente, hoje substituímos a bateria por um Zetta de 60ah. O problema continuou, e o carro voltou para o eletricista resolver, assim que eu obtiver um feedback comunico a vocês.
>OLA BOA NOITE TROCA A BATERIA POR UMA NOVA DE QUALIDADE ORIGINAL JA TOME CASSETE DE BATERIAS TABAJARA, CUIDADO.
Nesse palio a bobina de campo dele também era de imã permanente.
>colega tive o mesmo problema num palio 98 ,fria virava que uma maravilha quente pesava como s fosse bateria ou cabos com defeitos depois de varios teste constatamos que era bobina de campo,esse aranque ja tinha sido trocado induzido buchas e automatico