Boa tarde.,
Entrou aqui em minha oficina esta semana um veículo Fiat Strada, Motor 1.8 Fex, Sistema IAW 4SF, por problemas de partida à frio.
Após varios testes detectamos que havia excesso de gasolina nos cilindros, proveniente do sistema de partida a frio.
Ao dar partida no motor é acionada a eletro-bomba atravez do rele que é aterrado pela UCE, porem após o motor entrar em funcionamento a eletro-bomba continua a ser acionada com pulsos pela UCE, causando o excesso de
combustivel e afogando o motor até ele morrer.
Ao testar a a vazão da partida a frio, notamos que o volume era pelo menos 10 vezes maior que o comumente encontrado em outros carros flex.
Como solução paleativa adaptamos um redutor dentro da mangueira do combustivel, e assim eliminamos e excesso.
Agora as minhas perguntas são:
Qual é a estratégia de partida à frio para este sistema?
É normal injeções de gasolina mesmo depois do motor entrar em funcionamento?
Existe algum volume de vazão adequado para o combustivel da partida á frio?
Se estiver dentro das possibilidades dos Srs. me passarem qualquer informação que seja a respeito ficarei agradecido.
Obrigado
Marcio
Respostas:
sim ela injeta gasolina mesmo com o motor fucionsdo...ate q esquenta talves o sensor de temperatura esteva imformando temperatura errada para a unidade
Ola concordo com o que disse o meu amigo, o sensor de temperatura pode estar informando errado a temperatura do motor, outra coisa, ela tem uma valvula que abre e fecha, pode estar aberta, mesmo pulsando, ou seja, ela pode bater na hora de injetar ms nao fecha e assim fica passando a gasolina direto.... pega o scaner e atualize a injecao, para alcool, zere os parametros adaptativos....para uma atualização do sistema ok...valvula termostatica aberta tambem faz com que injete mais gasolina, uma vez que o motor demore a esquentar....ja peguei uma fiorino com esse problema, em temperaturas muito baixa ela demorava muito a esquentar...
Ok, obrigado pela atenção dos coletas,
Quanto ao sensor de temperatura digo que esta correto pois hoje pela manha,
antes da primeira partida comparei a temperatura mostrada pelo scaner com
a temperatura real do motor, medida com pistola e a diferença foi de apenas
1ºC.
Quanto a eletro-valvula de 3 vias, tambem esta ok, energizada ela esta dando passagem e quando não energizada esta vedando.
Quando dou partida no motor ele pega com aproximadamente 900 rpms, ao invez de subir para umas 1200 rpms, ela vai caindo e a gasolina continua sendo injetada pela eletrobomba (pulsos), e a situação vai piorando até o motor morrer de vez. Ai eu tiro as velas e elas estão encharcadas.
O tempo entre a partida e a morte é bem rapido, tipo uns 10 ou 15 segundos.
Se eu segurar o acelerador no talo, ele pega, falha um pouco e logo limpa,como carro afogado desde o tempo do carburador, dai pra frente funciona super bem, o problema é só na partida mesmo. E como aqui tem feito uns 7ºC pela manha... com alcool... já viu né!!!
Obrigado.
faz um ajuste de combustivel ou abastece com gasolina se ele tive com gasolina so vai injetar a parti de 16 graus...ha nao esqueçe de fazer uma rodagem pelo menos uns 10 quilometro
A pergunta foi interessante, o que aciona a partida a frio, estar sem desatviar apos o funcionamento.
Regulauto, o Cliente quer andar com alcool, é mais barato, em todos os casos eu fiz o seguinte, para ver se o sistema estava corrigindo o AF: Mudei de 9,50 para 14,60, com alcool no tanque, o carro ficou uma bosta, completei com alcool de novo e andei uns 20 kms, passei o scaner e ele estava com AF 9,50 de novo... ou seja, corrigiu certinho. Agora, se eu mandar ele andar com gasolina ele vai trocar é de mecanico.
Jeronimo50, o que aciona a partida a frio é a UCE, eu acho que os pulsos de injeção de gasolina depois da partida faz parte da estrategia do proprio sistema como o colega Regulauto já falou. O que esta pegando é a quantidade de gasolina injetada a cada pulso, eu coloquei a mangueirinha numa garrafa pet pra ver o quantidade e realmente é um monte, deve dar uns 100 ml.
Eu coloquei o redutor na mangueira e entreguei o carro pro cara rodar, semana que vem ele deve voltar pra me dizer como ficou, espero que ele me deixe o carro mais um ou dois dias, ai da-lhe testes de novo.
Obrigado
Olá, acredito que seja uma falha da central, neste caso.
Não esqueça de verificar os principios básicos primeiro, veja se a tensão de bateria não etá caindo muito no ato da partida.
Mesmo simulando um valor alto no sensor de temperatura ele injeta a mesma quantia de gasolina, nada fora do normal quando muito frio, verificado por mim.
Verificando o esquema eletrico deste veículo, a eletrobomba de gasolina está ligado em paralelo com o solenoide 2 vias, e o relê possui um pequeno resistor internamente,entre o pino 85 e 86 do relê, verifique-o se está correto a aplicação da peça.
Neste caso a central UCE aciona simultaneamente a eletrobomba e eletrovalvula juntas ao mesmo tempo.