Olá pessoal.
Este veículo já foi trocado o Maxi-fusível 30-A da Bomba de oleo 2 vezes e tornou queimar novamente depois de 5 meses de uso.
O defeito sempre ocorre ao ligar o veículo.
Foi feita a verificação de chicote e está OK.
Feita a medição da corrente da Bomba e este apresentou uma corrente de pico em torno de 37 amperes, vejam o gráfico que eu postei em CASOS DE ESTUDO-MOTORES ELÉTRICOS
Alguém possue parâmetros de voltagem e corrente ideal para este tipo de motor de corrente continua ?
Respostas:
sempre que peguei aqui com esse problema, eu troco a bomba e fica file, sempre troco ela completa e da autorizada
: Da bomba de oleo? de mais detalhes por favor .
>: Da bomba de oleo? de mais detalhes por favor .
Isto mesmo amigo, Motor elétrico da bomba de oleo, ele as vezes queima aquele fusível de 30-A maxi-fusível perto da bateria.
Eu postei um gráfico com o osciloscópio com as voltagem do motor com problema.
A corrente de pico chega aos 37 Amperes durante o inicio de funcionamento do motor.
Alguém tem o valor de resistencia eletrica do motor elétrico medido em Ohms ?
Obrigado.
Olá pessoal.
Obrigado pela ajuda.
Assim que tiver algum resultado positivo eu retornarei ao post.
Quanto a resistência do enrolamento da bobina, realmente a peça do cliente está com defeito, ele apresenta uma resistência fora de parâmetro, está com 0,4 Ohms verifiquei usando 2 multímetros diferentes modelos.
Eu coloquei o gráfico do diagnostico usando o Osciloscópio e garra de corrente amperimétrica no fio positivo da bomba elétrica no momento em que o motor é acionado e consumindo muita corrente elétrica.
>ja tive este defeito era o coletor que gasto e comeu a escova
comprei outro motor usado fico novoOk amigo, estamos aguardando a chegada da peça nova, depois eu voltarei ao mesmo post.
>siqueira, eu trocaria este motor se toda a parte hidraulica estiver boa.
Não tenho os valores de resistencia, mas vou fazer um raciocínio com vc:
Se o fuzivel original for realmente de 30A, ele foi calculado com uma corrente mais ou menos 40%(não lembro bem) maior do que a corrente nominal.
O seu está extrapolando. e o curioso é que aquela sua imagem há um limite de corrente. Não dá pra saber se é do equipamento ou outra coisa. Pode refazer a imagem com uma base de tensão maior?Ok amigo entendí .
Agora no momento o veiculo está desmontado aguardando as peças.
O fusível só queimava quando o cliente entrava no veículo para acionar a partida,ao abrir a porta do motorista já ocorria o defeito, isto quer dizer que a pressão inicial do sistema era baixa no momento do defeito, então não pode ser defeito no câmbio.
Quanto a corrente consumida no motor, eu Já havia efetuado as medições várias vezes inclusive zerando o off-set da pinça amperimétrica, nem eu acreditava no pico excessivo de corrente que o motor puxava, observando o gráfico eu também ví aquele limitador da corrente, mas não se sabe porquê.
Lembrando que, coloquei a pinça amperimétrica no lugar do Maxi-fusivel 30-A
Assim que chegar o novo motor postarei um novo gráfico para ver como se comporta.
Obrigado.
Olá pessoal.
Veículo entregue ao cliente.
Foi trocado o motor da bomba.
A bomba de engrenagem foi desmontada e estava em perfeitas condições de uso.
Foi feita a limpeza da peneira e fluído novo, agora tudo Ok , até o ruído da bomba ficou mais suave, a resistência do enrolamento do motor novo está com 0.5 Ohms.