Bom dia, boa tarde ou boa noite
estou com um problema em uma spin 1.8 2015/2016 manual, carro chegou em minha oficina misturando óleo na água, de cara junta queimada...carro não tem trocador de calor, desmontei o cabeçote não vi corrosão na parte de baixo tudo certo mandei para retifica, eles executam o serviço me entregam o cabeçote e eu monto como pede o figurino, o que aconteceu de fato nem eu nem a retifica notou uma corrosão grande na parte da válvula termostática, que por sequência afetou a galeira se óleo do cabeçote que fica bem atrás da válvula termostática...mandei para outro pessoa dizendo que resolvia, que iria soldar e ficaria bom ...no fiz das contas mesma coisa, óleo na água novamente, ele me mandou outro cabeçote usou válvulas e molas do cabeçote que deu problema, me entregou, montei novamente como pede o figurino, TUDO NOVO... problema do oleo na água resolvido, mas agora joga água do reservatório para fora nos 90°c, nem chega acionar a ventoinha, isso já sem valvula termostática, chegando nos 80 a água ja começa a subir, nós 90 já tá vazando, temperatura no scaner e no termômetro a laser e a mesma coisa nos 90 já vaza. outra coisa e que o coletor de escape/catalizador está ficando vermelho, dando enteder que o catalizador tá entupido ( ainda está com catalizador não tirei), já limpei o sistema de arrefecimento para tirar o óleo da água, mas como um problema de misturar óleo na água do cabeçote gerou tudo isso ... já troquei sensor de temperatura coloquei MTE, troquei 3 reservatório e tampa no total ( 2 paralelo e 1 original que está agora ), troquei radiador, tirei a válvula termostática na raiva para teste.
meus amigos, preciso de uma luz, uma dica...espero que sejam compreensível se eu fui leigo em alguma coisa, mas nós todos estamos aqui para aprender, esse não é o primeiro e nem o último cabeçote que eu faço, posso não saber tudo pois nessa profissão sempre estamos aprendendo coisa nova. agradeço desde já a todos !
Respostas:
boa noite vc colocou a junta do cabeçote de lata ou de vibra ?
Oi
Vc não mencionou a bomba d'água, talvez soltou o rotor da bomba, qdo é assim condena o cabeçote
Sobre o catalisador, pode ser excesso de combustível, A/F fora, ponto de correia, a engrenagem do CV tem a letra, confere se foi no a posição correta na chaveta, depois da um feedback.
Se está cuspindo água pra fora do reservatório, é porque está passando pressão de cilindros para o sistema de arrefecimento. Quando aquece, tá abrindo alguma passagem dos cilindros pro sistema de arrefecimento e aí vai criar pressão no sistema de arrefecimento, jogando água pra fora do reservatório.
Pelo que eu entendi o cabeçote é novo. Esse cabeçote foi conferido empeno na retífica? Eu não monto jamais um cabeçote novo sem conferir empeno pois sei que mesmo novos eles podem vir empenados.
Trocou os parafusos do cabeçote?
Montou qual junta de cabeçote? Algumas marcas não prestam...
E caso realmente esteja passando pressão dos cilindros pro sistema de arrefecimento, o sintoma é idêntico a válvula termostática travada ou bomba d'água sem funcionar. Cria um bolsão de ar dentro do bloco, a água não circula para o radiador. Válvula termostática ou bomba d'água não vai fazer cuspir água pra fora do reservatório se a temperatura não for superior à temperatura de ebulição da água ou fluido de arrefecimento, e pelo seu relato, com 90 graus já está cuspindo água pelo reservatório.
Por tudo isso acredito que o problema seja ou empeno no bloco, ou empeno nesse cabeçote novo, ou qualidade da junta, ou parafusos do cabeçote que não estão apertando adequadamente o o cabeçote.
você deve usar um relógio pra medir quanto esta vindo de pressão dentro do reservatório de água. Certamente está passando compressão do motor. Ou defeitos como entupimento, fique atento no ar quente e veja se as mangueiras estão ambas quentes. Sempre quanto tirar cabeçote deve aferir o bloco, este parafusos do cabeçotes estão certos em relação ao comprimento..
Boa sorte e se resolveu fale aqui !
Essa questão de pressão no reservatório que o amigo