Galera to com um siena 1.6 16v 99/99 ele tendo um mal comportamento devido a sonda dele está travando em alguns momentos.
A sonda que esta no veiculo e da marca VDO, alguem já trabalho com essa sonda, poderia me dizer se ela e boa, ou seria melhor compra uma NTK que no caso e orginal do veiculo?
Respostas:
Até hoje, principalmente na linha Fiat eu nunca consegui fazer uma sonda lambda trabalhar corretamente que não fossem NTK ou BOSCH (inclusive as universais da Bosch).
Apesar na VDO ser uma marca muito conceituada, se tratando de sondas lambda só confio, aplico e recomendo "NTK ou BOSCH".
É muito importante no seu caso começar pela aplicação desta sonda se é a correta, às vezes esta sonda até pode funcionar perfeitamente, mas se estiver com aplicação errada nos leva a fazer mal juízo da marca.
Na linha Fiat qualquer irregularidade em outros componentes, ex.: fora de ponto, pressão e qualidade do combustível, filtros sujos, velas, cabos, bobinas, entradas falsa de ar, e até desgaste do motor podem fazer com que a sonda informe leituras errôneas.
Faça uma boa verificação em todos os outros componentes antes de trocá-la, dessa forma evita prejuízos para você e decepção para seu cliente.
Abrçs.
Amigo sou novo no ramo, vc sabe me dizer se tem algum outro sensor que possa causar esse comportamento estranho da sonda, ela tem hora que trava em mistura rica e pobre.
Já foi trocado sensor map, sensor de rotação, posição da borboleta, conferido o ponto, trocado a bomba de combustível, cabos de vela, velas, limpeza de bicos.
Será que compensa colocar uma sonda original, sendo que no Scanner não acusa nenhum erro, eu vejo que a sonda esta travando através do multímetro.
Alguém me da uma luz ai.
Olá
eu não utilizo mais nenhum produto da VDO, principalmente sensor TPS tenho varios aqui quase novos com defeito.
Já tive que dar garantia de serviço por causa da sonda vdo, e concordo com o paulista,sonda eu só utilizo bosch ou ntk.
Em anexo o ultimo sensor vdo que usei 0KM... tirei e coloquei um marelli!
Como sonda lambda é um sensor de muita complexidade, o melhor é usar marcas de ótima qualidade.
Eu tbm só uso ntk e bosch, assim evito muita dor de cabeça.
Alguém já teve algum problema de em vez da sonda estar com defeito, o problema podendo estar no modulo de injeção.
Eu ja tive problema assim na parati 1.8 mi ....
um teste que você pode fazer é pegar uma pilha AA que estaja descarregada, olhe com o multímetro a voltagem dele,por exemplo a que eu tenho aqui esta com 0,620v eu ligo o polo positivo ai sinal da sonda e o negativo no aterramento dele e confiro com scanner se a central esta reconhecendo esta voltagem...
Outro método que utilizo é ligar um multímetro no sinal da sonda e ver se a voltagem do multimetro bate com a do scanner...
www.majestadecabecotes.com.br
qualquer duvidas em motores consulte-nos
>Amigo sou novo no ramo, vc sabe me dizer se tem algum outro sensor que possa causar esse comportamento estranho da sonda, ela tem hora que trava em mistura rica e pobre.
Já foi trocado sensor map, sensor de rotação, posição da borboleta, conferido o ponto, trocado a bomba de combustível, cabos de vela, velas, limpeza de bicos.
Será que compensa colocar uma sonda original, sendo que no Scanner não acusa nenhum erro, eu vejo que a sonda esta travando através do multímetro.
Alguém me da uma luz ai.
Amigo, você independente de ser novo no ramo pelo menos verificou os itens que citei na minha resposta anterior? Não tem como dizer se é esse ou aquele sensor que pode causar isso porque existem várias causas e terás que começar do início.
Mas vou lhe dar mais uma ajuda, verifique isso:
- alta ou baixa pressão de combustível.
- injetores com falta de estanqueidade (válvula injetora entupida).
- vazamento no coletor e tubulação de escape (antes da sonda).
- vazamento no coletor de admissão.
- comandos fora de sincronismo (ou fasados de forma errada).
- vela queimada.
- baixa compreenssão do motor.
- excesso de carbonização na sonda e nos cilindros.
- problemas na composição da mistura (ar/combustível ou combustível adulterado).
- aplicação errada do sensor lambda.
- sensor lambda com defeito.
Estes procedimentos são os básicos e os mais importantes antes de sair trocando sensores.
Galera levei o veiculo para um amigo meu que tem mais experiencia e aparelhagem para a verificação do mesmo e problema realmente era a sonda.