Olá amigos de profissão.
Recentemente fiz um motor k4m 2015 (Valeo V42), da Renault Duster, e tive um problema com o Código P0315, que se refere a Reinicialização da Coroa do Volante (sensor de rotação). após o motor atingir 3 mil rpm e entrar em Cut Off, a luz acendia e gerava esse código, mesmo fazendo o aprendizado no scanner (Rasther 3, Kaptor, Launch e Napro)
Conferir TUDO, incluindo chicote, sensor de fase e rotação, sincronismo (várias vezes, e colocamos 2 comandos novos e originais), ignição, alimentação, etc.
Enfim, consegui solucionar este problema fazendo o aprendizado com um PDL4000 que peguei emprestado. Após fazer a aprendizagem fiz o teste e o código de falha sumiu.
Para ter certeza que o código nao voltará, ande com o carro em 3ª marcha até 3500 e deixe entrar em Cut Off, após algum segundos se a luz não acender o defeito foi sanado.
Estou compartilhando essa experiência pois apanhei com isso e talvez possa ajudar algum companheiro que passe pelo mesmo problema
Obrigado.
Respostas:
Muito bom.
Nesses casos em que você têm certeza de que a causa do defeito não é mecânica, sempre procure usar um scanner homologado pela montadora ou vá à uma concessionária e peça orientação ao chefe de oficina. Eles geralmente são dispostos à ajudar.
Agradecemos por compartilhar.
Abraço.
Tinha que reportar aos fabricantes pra corrigir esse bug dos outros scanner, ou Sacanner, engraçado que tenho o rasther e já fiz esse procedimento e não me deu dor de cabeça, mas e bom alertar o suportes.
QUE BOM QUE VC RESOLVEU SEU B.O VALEU POR COMPARTILHAR A SOLUÇÃO COM A GENTE ABRAÇOS E FICA COM DEUS
Estou acostumado a lidar com algumas questões junto da engenharia de scanner - infelizmente sempre vamos sofrer com isto - Cada engenharia trabalha de uma forma - algumas mais rigorosas e outras nem tanto - quando os scanners são de Sistemistas eles tem mais critérios e experiências - porém o assunto é complexo porque as vezes temos o mesmo modelo e ano com software e hardwares diferentes e o scanner vai funcionar funcionar perfeito em um e não em outro. Então são tantas possibilidades que sempre vamos ter este tipo de situação. Mais bacana vc compartilhar uma dica desta.
Normalmente a regra deveria ser - primeiro a engenharia faz o sistema, compara com o oficial , coloca o básico que o reparador vai usar, pena não colocarem tudo igual o scanner oficial. Ai depois de testar em alguns modelos faria a validação. Outra coisa importante que as vezes pra fazer um tipo de ajuste o scanner original tem sua Recomendação tipo: motor a 50 graus, freio de mão solto, em ponto morto. ( as vezes alguns equipamentos não informar isto ai lasca tudo, são dezenas de fatores ) troca de ideias apenas pessoal.