Bom Tarde amigos!!!!!!
Estou com um Siena aqui em minha oficina com o seguinte defeito, depois que se encontra em temperatura normal de trabalho falha muito.
Chegar a dar "tiros" no coletor de admissão.
No dia em que ele chegou a primeira observação foi o catalisador incandescente, tirei o catalisador mas estava OK, mas o silencioso estava com defeito, além de estar com a lata podre tbm estava entupido, parecia que estava tudo resolvido, mas nada, o defeito persistiu.
Troquei o silencioso intermediário, pois desconfiei dele tbm, já que tbm estava muito corroído, o defeito continua, no scanner apontou o defeito ausência do sinal da sonda lambda, mas analisando a leitura pelo scanner a sonda esta trabalhando normal, mas mesmo assim substitui por uma original Fiat, mas continua o defeito, conferi o ponto da correia dentada, que estava fora uns 2 dentes, mas continuou o defeito, suspeitei então da bobina, mas ainda não acertei o defeito, testei tbm pressão da bomba de combustível, mas está normal entre 3,5bar e 4 bar. A falha começa quando o carro atinge 80º a 85º começa mais leve, dando um pequeno corte no meio da aceleração, depois fica muito forte a falha, só não falha quando o carro fica em marcha lenta, a partida fica normal.
Aguardo ansioso o retorno de vcs!
Att:
Washington
OFICINA do WASHINGTON
Respostas:
ola amigo, e depois que você efetuou a troca da sonda, não voltou mais o erro? e também de uma analisada no sensor de temperatura! veja os valores dele quando começar a falha!
e no momento da falha pressão de bomba e vazão esta normal?
e compressão do motor quando esta quente esta normal?
Boa tarde Rodrigo!
A temperatura do motor no momento da falha fica normal, chega até uns 97º a ventoinha aciona, baixa a temperatura até uns 91º.
Um fato curioso é que o scanner não consegue fazer a leitura em algumas vezes, estou tentando já há algum tempo e o scanner não está conseguindo entrar no sistema.
Meu scanner é KTS200 da Bosch.
A pressão na bomba de combustível da uma pequena alteração no momento da falha, mas nada fora do normal, ficando acima de 3,5 bar
Compressão ainda não medi!
Vou fazer isso agora, e já posto o resultado.
Ola amigo,quando da a falha verifica se a temperatura oscila no scanner,pode ser defeito do sensor que esta causando essa falha ,ja peguei varios fiat que davam defeito parecido e era do sensor de temperatura,ele oscilava e fazia o veiculo falhar.Se tiver um pra fazer teste é bom.
eu também uso o kts 200, mas isto de as vezes não entrar e normal! tens que iniciar tudo para ele reconhecer novamente! me diz uma coisa seu scanner esta atualizado?
Boa tarde bem voce ja conferiu o sincronismo usando as ferramentas de fasagem nos dois comandos e as varetas nos cilindros sendo a do segundo cilindro subindo...ok..
Sim, com todas as ferramentas do kit pra esse modelo de motor
A temperatura não oscila, esta com o funcionamento normal.
Sugestão medir alimentação da central e reles correspondentes, aterramento do motor e em outros locais podem gerar também estes defeitos, geralmente o cabo de aterramento aquece (falta de fluxo) apesar de estar no multimetro com baixa impedancia (resistencia).
Compressão do motor está dentro do especificado? Escapamento com defeito leva as sedes de valvulas e a propria valvula ao desgaste.
Sensor de massa de ar e temperatura do ar corretos?
Combustivel de qualidade?
Filtros trocados?
Óleo de motor correto e dentro do prazo de vida útil?
Algum alarme ou dispositivo, acessorio não original instalado no veículo?
Sensor Velocidade?
Testou o comprimento da centelha na bobina e nas velas?
Sensor de rotação também pode estar com defeito ou curto no cabo, com osciloscopio dá para ver...
Estive aqui com um fiat que me deu uma trabalheira e por fim era o aterramento, carro com temperatura normal de trabalho e não virava, não carregava a bateria apesar de ter 14volts e o cabo massa estava muito aquecido quando ligava ar condicionado. Troca do cabo e redimensionamento e problema resolvido.
washingtom voce conferiu nos graficos com scaner sensor maf desse carro e a compressão,vazão de cilindro ..a e o cliente disse quando começou esse defeito na maioria uma boa entrevista com o cliente resolve a fez teste desse combust..bele..se lembrar de mais alguma coisa eu posto ver..o maf..ok
Ola boa noite , amigo esse siena é com a central de injeção em cima do corpo de borboleta? se for fica esperto da uma verificada no sensor de rotação, postei recentemente uma dica ai no forum de um sensor que da certinho no siena com a central em cima do corpo de borboletas , é só vc procurar a dica ai no forum e ver como liga os fios do sensor
Fala amigao eu tive um palio 2002 com defeito parecido o problema tava no sensor map pode ta com a mangueira furada.
Meu amigo troque o sensor de rotaçao,ou faça um teste pois o que parece ter e um ,defeito de iguiniçao,pois o catalizador esta queimando combustivel nao queimado,a falha de iguiniçao por mau funcinamento e muito deficio de detequitar,entao va por eliminaçao.
Bom dia amigos!!!!!!!!!
Desculpe a demora, nas estou de volta com algumas informações.
Teste de vazão dos cilindros, OK.
Bicos com vazão OK.
A variação que citei em um outro post na pressão de combustível é mínima, é uma oscilação de um ponto para baixo no momento da falha.
Estou com uma grande desconfiança do sensor de rotação, e estou tentando um antes de troca-lo em definitivo.
Respondendo a algumas perguntas de alguns amigos: este é o motor fire co a central em cima do corpo de borboleta,não tem nenhum alarme instalado.
Assim q colocar um sensor de rotação aqui, publico o resultado. E tomara que seja positivo.
Um abraço à todos!
Boa Noite amigos!
Boas noticias, o defeito estava no sensor de rotação, o fio que sai do sensor por algum motivo estava prensado entre o bloco e o suporte do ar condicionado, quando aquecia o carro falhava.
Obrigado a todos pela atenção e até a próxima
Att:
Washington