Boa noite galera, estou passando por um problema desde a semana passada, peguei um GM monza 2.0 93 monoponto para montar o motor que veio desmontado para minha oficina.
Depois de tudo montado corretamente (pistoes para frente, junta na posição correta, tuchos abertos e limpos antes da montagem, sincronização correta) fui dar a primeira partida pegou rapidamente, acontece que assim que apagou a luz do oleo o motor foi falhando e morreu, fui tentar dar a partida novamente e o motor virou livre(tipo quando se quebra a correia, desmontei e verifiquei tudo em perfeito estado).
Assim acreditei que os tuchos nao tivessem carregado o suficiente, retirei as velas e fui dando partida, depois de algumas partidas montei e o motor voltou a pegar e novamente ao apagar a luz morreu e em seguida livre de novo.
Medi a compressão dos cilindros, o 1 zerado e os outros 3 deu 50.
Já troquei a valvula de alivio da pressao do oleo que vai no cabeçote e continuou a mesma coisa.
Medi a pressao de oleo apenas na partida pois nao voltou a pegar e na partida da 1 bar de pressão.
Estou entre os tuchos com defeito ou a bomba de oleo, sera que alguem ja pegou um b.o, desses?? aguardo ajuda de voces e obrigado desde já.
Respostas:
Meu nobre estranho nao cilindro 1 sem compreessao os demais estao normais ?Deveria funcionar mal mas funcionar eu ja vi casos da bomba de oleo aumentar pressao mas estoura o filtro se os tuchos sao de qualidade na teria problemas verifique mais itens ai boa sorte.
O cilindro estava sem compressão devido aos tuchos não carregarem, acredito que eles não estejam suportando a pressão do oleo e esvaziando.
MEU AMIGO EU JA PEGUEI UM DEFEITO SEMELHANTE AO SEU EM UM GM CELTA 1.0 8V VHC FLEX 06 APOS EU FAZER O CABEÇOTE DELE POIS O MESMO REBENTOU CORREIA DENTADA E ENTORTOU VALVULAS ELE FUNCIONOU PERFEITAMENTE ATE O DISPARO DA VENTUINHA PELA 3X AI ELE APAGOU E DAVA UMA PARTIDA COMO SE ESTIVESSE COM VALVULAS TORTAS PARTIDA SEM COMPREÇÃO AI CONFERI PONTO DE CORREIA TUDO OK MEDI COMPREÇÃO TAVA IGUAL AO SEU DAVA MUITO BAIXO AI TIVE A CURIOSIDADE DE MEDIR A PRESSÃO DO OLEO DO MOTOR ESTAVA ALTISSIMAAAA AI EU ALIVIAVA A PRESSÃO NO FILTRO DE OLEO ELE PEGAVA NORMAL FUNCIONAVA UM POUKO E PARAVA DE CARA TROQUEI A BOMBA DE OLEO CONTINUOU A MESMA COISA TROQUEI OLEO FILTRO CONFERI ENTUPIMENTOS DEU EM NADA COMO EU HAVIA TROCADO ALEM DAS VALVULAS DE ESCAPE E ADMISSÃO TROQUEI TAMBEM COMANDO BALANCIM E ESCORIAS RESOLVI IR VOLTANDO AS PEÇAS VELHAS PARA VER O QUE QUE DAVA O PRIMEIRO QUE VOLTEI VELHO FOI O COMANDO DE VALVULAS EO DEFEITO DO CARRO SE FOI EMBORA,O COMANDO DE VALVULAS FOI O UNICO QUE COLOQUEI MARCA VAGABUNDA POIS O ORIGINAL E MUITO CARO,DEVOLVI ELE NA LOJA DE PEÇAS E LIBEREI O CARRO COM O COMANDO VELHO E NUNCA MAIS DEU DEFEITO POIS EU FAÇO A MANUTENÇÃO NESTE CARRO ATE HJ..ESPERO TER PODIDO TE AJUDAR COM ALGUMA IDEIA ABRAÇOS E FIQUE COM DEUSSS...
Então marlon o problema e que o comando e o mesmo que estava no carro antes.. sinceramente não sei mais oque fazer nesse carro
Amigo, confere a altura das valvulas pois pode ter valvula gasta ou ate mesmo sede de valvula funda..com isso quando carrega os tuchos as valvulas nao se fecham totalmente fazendo ter essa queda de compressao...
Todos os Cabeçote GM que Faço, Dou um leve Passe na Base dos tuchos.
prezado amigo bigodeffr bom dia, entao quando vc diz que a compreçao de 3 cilindros esta em 50 quer dizer em psi certo? o que é uma taxa bem baixa nao? amigo eu ja peguei um igual e fiquei tao preocupado em descobrir o que acontecia que acabei focando aonde nao estava o problema, foi uma conhecidencia o problema de pressao de oleo mais o motivo pelo o qual o carro nao pegava foi que a engrenagem do vira estava com o alojamento da chaveta de meia lua estava esfolada permitindo uma folga o que nao deixava o carro entrar e fucinamento, da mais uma verificada nisso, tambem estou com um carro desses monza 93 monoponto que tambem esta me dando bastante dor de cabeça, mais com calma e com ajuda dos amigos agente resolve, boa sorte amigo...
>Amigo, confere a altura das valvulas pois pode ter valvula gasta ou ate mesmo sede de valvula funda..com isso quando carrega os tuchos as valvulas nao se fecham totalmente fazendo ter essa queda de compressao...
Esse cabeçote veio retificado então acredito que esteja tudo certo no cabeçote
>prezado amigo bigodeffr bom dia, entao quando vc diz que a compreçao de 3 cilindros esta em 50 quer dizer em psi certo? o que é uma taxa bem baixa nao? amigo eu ja peguei um igual e fiquei tao preocupado em descobrir o que acontecia que acabei focando aonde nao estava o problema, foi uma conhecidencia o problema de pressao de oleo mais o motivo pelo o qual o carro nao pegava foi que a engrenagem do vira estava com o alojamento da chaveta de meia lua estava esfolada permitindo uma folga o que nao deixava o carro entrar e fucinamento, da mais uma verificada nisso, tambem estou com um carro desses monza 93 monoponto que tambem esta me dando bastante dor de cabeça, mais com calma e com ajuda dos amigos agente resolve, boa sorte amigo...
Esse problema não acredito pois a sincronização fica perfeita não muda nadinha...
Estou mesmo acreditando que sejam os tuchos, pois quando da o defeito tiro a tampa de valvulas, os tuchos consigo empurrar para baixo com uma chave de fenda, e aquela parte de cima dos tuchos onde vai aquela trava para abri-los, fica muito cheio de oleo ali, como se o oleo vazasse tudo por ali não deixando o tudo carregar.
Estou com esse pensamento, mas devido não ter pego nenhum problema desse ainda, fico com receio de trocar o jogo de tucho a toa.
Me ajudem estou ficando louco kkkk
Prezado Bigode. Veja bem, esse motor veio desmontado de outra oficina...Porque não fizeram o serviço lá, o cliente ficou satisfeito e ganharam dinheiro? De repente esse motor está com alguma zebra que não conseguiram descobrir e aí mandaram esse abacaxi para o amigo descascar. Se for isso, você vai ter que quebrar a cabeça, pesquisar, testar, para descobrir qual é o problema. Os tuchos que estão nesse motor seriam os corretos para ele? Poste o andamento do serviço. Abraço e boa sorte.
P.S. Na hora que o defeito ocorrer, tente constatar se as válvulas estão abertas por ação dos tuchos. Será que alguém fez alguma modificação nesse motor/cabeçote que no fim das contas causa a abertura das válvulas na marra pelos tuchos e aí o motor simplesmente apaga por não comprimir a mistura?
Pra matar a charada é simples.
Inverta os tuchos.
Coloque o do primeiro cilindro, que está dando zero, no que estiver com maior compressão.
Se o defeito migrar de cilindro,já sabe.
provavelmente facearam a parte superior do cabeçote e a gaiola do comando,enforcando as valvulas quando os tuchos carregam,nao adianta trocar tuchos porque o problema ta no cabeçote,um paliativo seria tirar material do fundo de todos os tuchos como o colega acima sugeriu.
Boa noite,tente conversar com o cliente o histórico deste carro. Altura do cabeçote. Altura da gaiola. Está aparecendo tuchos enforcados, com isso perde compressão e morre.como está a pressão do óleo?
entendi a opiniao de todos, mas o problema e que os tuchos nao chegam a carregar, ficam todos descarregados... a pressão de oleo esta em 1 bar na partida, pois o carro não pegou mais desde então.
Voltando do carnaval vou medir a altura do cabeçote e gaiola, alguem teria ai as medidas corretas para passar?
Se for para tirar da parte de baixo do tucho ate quanto aconselham tirar?
Prezado Bigode. Se o motor pega e morre quando a pressão do óleo aumenta, penso e repito que alguma(s) válvula(s) está(ão) abrindo e o motor morre por falta de compressão. O amigo tem que matar a charada. Abraço.
Remova o Bujâo da Valvula de Alivio da Bomba Oleo e confere. Vai que por cargas D'agua ela nâo Travou Aberta. Mas, Uma vez que funcionou nao Acredito ser este o Caso. Balancins, tem Diferença de Altura.
Desligue o interruptor de Oleo. veja se Funciona sò c/ a alimentaçâo Pròpria da Bomba.
>Prezado Bigode. Se o motor pega e morre quando a pressão do óleo aumenta, penso e repito que alguma(s) válvula(s) está(ão) abrindo e o motor morre por falta de compressão. O amigo tem que matar a charada. Abraço.
Pois é tuck, esta complicado esse carro, como disse depois do carnaval vou verificar as medidas, numeração do comando, ver tudo isso certinho, voce sabe me dizer se existe uma altura padrao dos tuchos??
>Remova o Bujâo da Valvula de Alivio da Bomba Oleo e confere. Vai que por cargas D'agua ela nâo Travou Aberta. Mas, Uma vez que funcionou nao Acredito ser este o Caso. Balancins, tem Diferença de Altura.
Desligue o interruptor de Oleo. veja se Funciona sò c/ a alimentaçâo Pròpria da Bomba.
aldemilon, voce diz aquele onde e a chave 24? onde vai a mola na bomba? porque se for a valvula que fica no cabeçote eu ja troquei.
Então quanto ao interruptor eu nao conheço o funcionamento desse que são 3 fios, mas depois que desliguei ele para instalar o medidor de pressao de oleo o carro não pegou.
Isso. o bujao 24.
mas depois que desliguei ele para instalar o medidor de pressao de oleo o carro não pegou.
Interessante este Detalhe. Mas a Bomba Combust Funcionou com a cebolinha desligada, ou nâo ?
Quanto aos Tuchos. sugiro que Pegue um Velho p/ Ver quanto pode tirar na sua Base pois se Tirar muito vai ter um Furo que Aberto vai ter retorno pelo mesmo. Aliaz se ja nâo for este o Caso do 1 cilindro.
Parece Utopia eu sei. Mas a Injeçâo è cheia de Detalhes. Boa Sorte aee.
Bom dia, leve este cabeçote numa retifica boa e técnica, no caso você vai ficar substituindo peças. Antes de tudo confira a pressão da bomba quando o veículo morre se corta a ignição.
No caso dos modelos Monza efi na falta do relé da bomba o sensor de óleo faz o chaveamento da bomba atraves da pressão de oleo do motor.
Sei que não é fácil em alguns casos.se tua região tiver uma retifica boa para de ajudar.
Peguei uma vez gol Power que não carregava os tuchos, não pude mais mexer nele devido eu
Indo trabalhar em uma concessionária. Como a pessoa era um conhecido meu.começamos a pesquisar na internet.vários assuntos deste gol. Por fim ele me perguntou o que poderia ser?
Cabeçote com fulga de óleo , ele comprou outro e problema foi solucionado...
ola boa noite colega em alguns desses veiculos o sensor de preçao de oleo e de 3 fios um deles aterra a bomba por isso deveria dar uma atençao se for o casopor que se tiver algum problema com ele a bomba nao liga espero ter ajudadovaleu
Fala amigos, apenas passando para dizer que essa semana dei uma pausa nesse monza devido a outros serviços, mas semana que vem volto a encarar ele e manter vcs avisados rsrs ainda estou me lascando kkkk
>provavelmente facearam a parte superior do cabeçote e a gaiola do comando,enforcando as valvulas quando os tuchos carregam,nao adianta trocar tuchos porque o problema ta no cabeçote,um paliativo seria tirar material do fundo de todos os tuchos como o colega acima sugeriu.
Concordo tb!
Os tuchos foram montados certos? Amigo vc tem teste de vazão? se tiver de partida no carro assim que apagar retire as velas e faça o teste de vazão assim vc vai matar na hora a charada, se caso de passagem de ar por ambas as valvulas tem problema com altura das mesmas . Por aqui quando é preciso facear essa tampa por falta de não encontra outra a retifica da uma leve usinada na base do tucho rebaixando o mesmo e compensando assim o material que foi tirado da gaiola fica bom.
>provavelmente facearam a parte superior do cabeçote e a gaiola do comando,enforcando as valvulas quando os tuchos carregam,nao adianta trocar tuchos porque o problema ta no cabeçote,um paliativo seria tirar material do fundo de todos os tuchos como o colega acima sugeriu.
Concordo tb!
Os tuchos foram montados certos? Amigo vc tem teste de vazão? se tiver de partida no carro assim que apagar retire as velas e faça o teste de vazão assim vc vai matar na hora a charada, se caso de passagem de ar por ambas as valvulas tem problema com altura das mesmas . Por aqui quando é preciso facear essa tampa por falta de não encontra outra a retifica da uma leve usinada na base do tucho rebaixando o mesmo e compensando assim o material que foi tirado da gaiola fica bom.
Legal, sabe me dizer quanto posso tirar??
Ai quem pode dizer e a retifica. Eles tiram de acordo com o rebaixo que dão na gaiola. Esse serviço tb é feito em cabeçotes do ea111 onde come os mancas aqui tb eles usinam a tampa e retrabalham o tucho.
entendi, vou ver aqui se acho a medida original dessa gaiola, para saber se esta foi realmente mexida, para dai poder ter uma ideia de quanto tera que retirar dos tuchos
bigode boa noite, já observou a qualidade do combustível? pelo que entendi esse motor demorou para ser reparado. Quando o combustível envelhece vira um liquido grudento que trava as válvulas abertas. já aconteceu comigo isso num corsa. abração, boa sorte! :
boa noite galera, hoje mandei o cabeçote para uma retifica de confiança, ele vai desmontar porque ele acha que a valvula pode estar muito alta, devido a terem feito a retifica e não terem tirado um pouco do pezinho da valvula. assim que tiver mais respostas mando aqui abraços e valew
Boa tarde amigo,esse carro normalmente tem um sensor de pressão de óleo com 3 fios.Se quando a pressão apaga a luz do óleo pode ser que esteja cortando o sinal que alimenta a bomba de combustível do carro. Verifica se a alimentação da bomba esta correta e se o sensor não tem algum defeito,pois se isso acontecer pode também influenciar no funcionamento do motor e fazer com que o mesmo morra quando a luz se apaga.Outra coisa,o relé que alimenta a bomba esta funcionando perfeitamente ou tem algum problema nele ou no chicote do carro,pois ja sofri com monza e kadet que vieram de outra oficina com defeito elétrico tanto na instalação da bomba quanto no sensor de pressão de óleo e foi de lasca pra encontrar o defeito.
Boa noite pessoal, estou completamente maluco com esse carro. O cabeçote voltou da retifica onde me disseram que estava tudo gabaritado, tudo certinho, na duvida fiz oque opinaram nas respostas e tirei um pouco de material da parte de baixo do tucho.
Mas o defeito continua igualzinho, não tem a ver com combustível nem sensor de pressão do oleo, pois o problema é que as valvulas ficam enforcadas devido provavelmente ao excesso de pressão de oleo. Hoje o carro demorou um pouco a mais para apagar a luz do oleo, e nesse tempo o carri ficou normal, mas foi apagar a luz de oleo o carro morre e o motor vira sem compressão, com valvulas abertas.
A minha duvida agora é, a parte superior ja foi descartada como problema, oque poderia estar causando essa pressão excessiva?? ah e tirei tambem a valvula da bomba de oleo dei uma limpada e montei de volta.. sera que a bomba daria algum defeito onde aumentaria a pressão??
Colega:
Estou bem desmotivado com o Fórum, mas vou dar uma dica que poderá ter atenção e verificar a válvula de retenção de óleo.Preste atenção válvula de retenção de óleo fica instada no cabeçote.
Remova um selo do cabeçote ai você vai ter acesso a válvula, troca a válvula.
Caso tiver dúvida como substituir passo para você PASSO a PASSO,
att Diaz
Por ter Valvulas de Retençâo Externas este Motor. O Filtro de Oleo è Isento Dela. Checa
>Colega:
Estou bem desmotivado com o Fórum, mas vou dar uma dica que poderá ter atenção e verificar a válvula de retenção de óleo.Preste atenção válvula de retenção de óleo fica instada no cabeçote.
Remova um selo do cabeçote ai você vai ter acesso a válvula, troca a válvula.
Caso tiver dúvida como substituir passo para você PASSO a PASSO,
att Diaz
Amigo diaz, essa valvula foi a primeira coisa que troquei....
>Por ter Valvulas de Retençâo Externas este Motor. O Filtro de Oleo è Isento Dela. Checa
ja troquei a valvula que vai no cabecote, ja desmontei a da bomba de oleo.... pensei em trocar o filtro novamente, mas nao creio que seja isso..
Em Casos Extremos Eu Corro Riscos e Assumo. Remova a Mola Da Valvula de Alivio Remova a Valvula Coloque o Bujâo e de Partida se Pegar deixe em Marcha Lenta por alguns Minutos. Se Nâo, tenho um Bom Caso pra Ti.
Na Medicina Um Doutor as Vezes Tem que Matar seu Paciente por uns Instantes p/ Mantelo Vivo e na Minha Oficina nâo è muito Diferente Disso.
Colega:
..............IMPORTANTE.................
Raio de concordância do colo do virabrequim
Das piores das situações, devera analisar o dimensional do motor, atenção especial ao RAIO DE CONCORDÂNCIA dos mancais e moentes.
Então e bom lembrar que, retificar um motor passa por 3 empresas vamos dizer assim:
1° Peças adquiridas em auto peças
2° A retifica que usina o motor.
3° Oficina que monta o motor e caso de erro leva a culpa por todos.
att. DIAZ
>Em Casos Extremos Eu Corro Riscos e Assumo. Remova a Mola Da Valvula de Alivio Remova a Valvula Coloque o Bujâo e de Partida se Pegar deixe em Marcha Lenta por alguns Minutos. Se Nâo, tenho um Bom Caso pra Ti.
Na Medicina Um Doutor as Vezes Tem que Matar seu Paciente por uns Instantes p/ Mantelo Vivo e na Minha Oficina nâo è muito Diferente Disso.
fala adailton, voce diz isso para ver se sem pressão de oleo o motor funciona normal?? se for essa sua duvida sim, enquanto ele não vem pressão de oleo o motor fica ligado, ja testei assim, minha duvida é: poderia a bomba dar algum defeito que cause aumento da pressão?
Prezado Bigode. Boa noite. Defeito que poderia aumentar a pressão de óleo numa bomba seria a instalação de uma mola mais forte na válvula que controla a pressão. A válvula é nova? Vai que alguém perdeu a mola original e pegou uma na sucata achando que não faria diferença. É apenas um palpite. Se não tiver fundamento, desconsidere. Outro defeito que poderia aumentar a pressão de uma bomba seria entupimento em alguma tubulação. Bomba de óleo, se restringir a saída, a pressão sobe até arrebentar alguma coisa ou encontrar outro caminho. Boa sorte. Você vai conseguir matar a charada. Uma ocasião eu desmontei um equipamento e remontei mais de dez vezes, insistindo num certo ponto. Não conseguindo reparar, comecei a pesquisar e por fim acabei matando a charada que era diferente daquilo que eu pensava e insistia. Quem sabe se essa doideira não tem outra causa? Abraço.
caro amigo acho que deveria partir pra troca da bomba pois tive um colega de uma oficina que teve um problema parecido e era a bomba.....
:) :) :) :) ;) ;) ;)
Colega:
Qualquer reparar até o principiante teria visto todo o sistema mais óbvio ou seja:
Substituía a bomba d água novamente
Verificava a válvula de alivio existente no cabeçote
E na montagem de um motor quando se recebe as peças da retifica devem ser lavadas assopradas e conferidas.
Entre outras conferencia que e comum ao conhecimento de um bom reparador.
Então se fez o que era possível e não tem resultado:
..............IMPORTANTE.................
Raio de concordância do colo do virabrequim
Das piores das situações, devera analisar o dimensional do motor, atenção especial ao RAIO DE CONCORDÂNCIA dos mancais e moentes.
Sugiro que leve este veículo em uma retifica, e assim vão fazer todo o serviço, sejamos honesto se este carro e de cliente o cara já estaria PUTO DE RAIVA.
att DIAZ
Senhores e prezado Diaz, boa tarde. O caso aí é que nosso amigo recebeu o motor desmontado vindo de outra oficina. O outro profissional jogou a toalha...É fogo...Agora já virou um desafio. Ou conserta ou conserta. Tem que matar a charada. Eu não gostaria de jogar a toalha também. Ficaria frustado. Abraço para todos.
P.S. Será que esse cabeçote não é de outro modelo/ano de Monza e aí está dando toda essa zebra? Se estiver errado, desconsiderem.
Amigo Tuck ,
Pegando o gancho no que você diz,
(Que o colega recebeu o motor desmontado), então vou contar uma situação que aconteceu a muitos anos atrás.PRESTA ATENÇÃO QUE E UM APRENDIZADO.
Recebi um motor 302 V8 de um Maverick para ser montado, estava completamente desmontado,que o Dono do veículo disse que retirou da oficina pois o mecânico era incompetente e outras coisas que disse na época.
Então após uma boa limpeza comecei a montagem, Foi então Instalado no veículo e apresentou defeito na lubrificação.
Então muitas análise e verificações, desmontei o motor e não via nada de errado mas havia um entupimento parcial na galeria de óleo no Bloco do motor.
Nesta época fui até o mecânico que estava com o carro antes de mim, e depois de uma longa conversa disse * QUE TINHA ENTUPIDO A GALERIA DE ÓLEO, POIS O DONO DO CARRO ERA SAFADO E TUDO MAIS QUE IMAGINA )
Então tivemos que trocar o bloco, do motor e tudo ficou bom.
Cuidado em receber serviços que vem de outras oficinas, podem ter surpresas por desavenças entre o mecânico e o dono do carro.
Mas como disse anterior veja o raio de concordância do eixo virabrequim, e agora com esta informação do Tuck e bom ver causas provocadas.
att DIAZ
Pois eh o tuck esta corretissimo no que disse, ja virou uma questão de desafio não vou jogar a toalha, o cliente só não esta tão mais puto pois esse carro ele pegou por uma divida, então ele tem outro carro para andar, e o detalhe eh que o carro não eh la aquelas belezas para o cara sair gastando sem dó.
Então sinceramente não sei se trocar a bomba de oleo resolveria o problema, a bomba não foi trocada ainda e o vira não foi retificado. a parte de cabeçote foi tudo verificado e eh sim o correto para o motor 2.0, o comando tb ja verifiquei pela tabela e usa a letra K correto tambem.
Então por esses motivos estou nesse mato sem cachorro.
Prezados. Esse tópico é mais uma novela mexicana...com fortes emoções KKKKK. Vamos pensar, pensar...Bom domingo para todos. A solução vai aparecer. Abraço.
Prezados. Levando em conta a hipótese de uma sabotagem, seria de vital importância checar se alguma passagem ou galeria onde o óleo flui ter sido entupida propositalmente. Aí enquanto não for sanado o entupimento, esse motor não vai funcionar nunca mais. Abraço.
Senhores, boa noite. Comecei a ler o post do Marmentini e, como não estava dentro da caixa preta, de quando um post é citado, pensei que ele havia pegado um motor igual ao do Bigode. Depois entendi. Pergunto aos amigos: Se o virabrequim estiver com folga ou até sem folga, arrastando nas bronzinas, que não parece ser, haveria influencia nos tuchos, lá em cima do motor, no cabeçote? Abraço.
aldemilon santilo abad escreveu:
Em Casos Extremos Eu Corro Riscos e Assumo. Remova a Mola Da Valvula de Alivio Remova a Valvula Coloque o Bujâo e de Partida se Pegar deixe em Marcha Lenta por alguns Minutos. Se Nâo, tenho um Bom Caso pra Ti.
Na Medicina Um Doutor as Vezes Tem que Matar seu Paciente por uns Instantes p/ Mantelo Vivo e na Minha Oficina nâo è muito Diferente Disso.
fala adailton, voce diz isso para ver se sem pressão de oleo o motor funciona normal?? se for essa sua duvida sim, enquanto ele não vem pressão de oleo o motor fica ligado, ja testei assim, minha duvida é: poderia a bomba dar algum defeito que cause aumento da pressão?
EXPLICA ISSO DIREITO, EM DETALHES. FUNCIONOU SEM A MOLA E OU VALVULA E DEU O MESMO DEFEITO, SE SIM, TEM GATO AI E ESTA NO CABEÇOTE. RELACHA. ESTA LEBRE JÀ ERA.
Senhores bom dia e boa semana. Prezado Bigode. Eu acho que a pressão do óleo por algum motivo que temos que descobrir, está indo direto para os tuchos hidráulicos abrindo eles. Sugestão. Veja se consegue algum cabeçote igual a esse, mesmo com defeito, sem recuperação, etc mas onde você possa estudar e comparar as galerias onde flui o óleo. Esse cabeçote está com algum defeito que apareceu por azar ou então plantaram um defeito diabólico nele para sacanear o dono ou sei lá quem. De repente com outro igual mas sem o defeito em questão você mata a charada. Abraço e boa sorte. Você vai matar essa.
Prezados. O comando de válvulas? Como? Abraço.
Experimenta tirar todos os tuchos e esvazialos talves de certo!!! pois estao travados um pouco abertos e quando esquenta aumenta a pressao e fica pior ainda!! uma opiniao minha ta ok!!! Ja vi muito problemas cabeludos como esse!!
Boa noite meus amigos, aldemilon, não cheguei a tirar nem a mola nem a valvula, mas em um momento em uma das remontagens, a pressão de oleo demorou a subir e nesse tempo o carro ficou ok, foi a luz apagar o carro morreu.
Vamos ver se voces acompanham o meu raciocinio ou se eu estou errado, alguns aqui opinaram sobre bomba de oleo ou algum entupimento pelo bloco, pensei comigo, o oleo sobe para o cabeçote atraves do orificio na superficie do bloco, uma vez no cabeçote ele não retorna pressurizado, ele passa pelo cabeçote carrega os tuchos e sai pela valvula de alivio no cabeçote, retornando livremente pelas largas galerias laterais do bloco, logo se houvesse algum entupimento da junta para baixo, acredito que o oleo não chegaria ao cabeçote. Daria um excesso de pressão mas na parte inferior.
Não sou expert nem melhor que voces tenho 28 anos e trabalho a 10 com mecanica principalmente preparações, mas esse carro ta me deixando louco, tenho muito a aprender ainda, por isso se estiver errado me ajudem me corrigindo.
Outra duvida que me coça, se por um acaso, as valvulas estiverem todas fechadas, o motor daria compressão girando os pistoes e todas as valvulas fechadas??
Prezado Bigode. Concordo plenamente com a sua colocação, mas pergunto: Os tuchos estão sendo carregados normalmente ou está indo uma pressão alta para eles e aí as válvulas abrem, não fecham e o motor para de funcionar? Pelo que entendo, está acontecendo isso, assim que a pressão do óleo sobe, as válvulas ficam abertas e o motor desliga. Abraço.
Prezado como diria o Tuck, Bigode.
A Situaçâo de Remover a Mola e ou Valvula de Alivio e dar Partida è uma Tese Minha.
Certamente vc removera a Mola e ou Valvula dara partida e vai funcionar. Isso è um Certeza Mas.
Existe uma Situaçâo QUASE Impossivel de Acontecer. Você dara Partida sem Mola e ou Valvula e ele funcionara e morrera Apòs. Dara partida novamente e ele. Frouxo de Novo. e è este Detalhe que Eu quero Saber.
Eu nâo quero que você Troque Bomba. Cabeçote Motor. Eu nâo Quero que Você troque nada sem antes saber o PORQUE. Vai que aquele Maldito Raio nâo Caiu Exatamente no Mesmo Lugar,
Prezados. Isso mesmo...o porque. Vamos entender, estudar o fenômeno. Não acho que a troca da bomba vai adiantar. E se ela estiver boa? Sem querer ensinar o "padre nosso ao vigario", porque acredito que você seja um ótimo mecânico, dê uma olhada nesse vídeo do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=Fe0mgW0EC44
Lá pelo meio do vídeo o camarada mostra e comenta sobre esse sistema. Quem sabe pode ajudar em alguma coisa. Minha opinião é que tem alguma zebra, galeria entupida, ou por azar ou propositadamente. Chamo a atenção de novo para a hipótese de algum componente que foi enviado com esse motor desmontado não ser dele, ser quase igual mas não ser desse motor. Aí não vai funcionar nunca. Você vai matar a charada. Tenho certeza. Abraço.
Muito bom o video tuck, ele reforçou a minha teoria, que mesmo que chegasse alta pressão nos tuchos a valvula no cabeçote controlaria, essa valvula eu mesmo ja troquei comprei nova e instalei. Então acho que seria algum entupimento pelo cabeçote? um pouco dificil pelo fato de ter passado por retifica o cabeçote ne. Olha sinceramente não sei mais kkkk. Meu sogro tem um kadett parado, pensei em tirar o cabeçote dele e tentar montar no monza apenas para ver se some o defeito, mesmo que ele não funcione 100% por ser 1.8.
Quanto a peças erradas ja verifiquei, tudo correto, comando certo, cabeçote certo 2.0.
Prezado Bigode. Pensei na gaiola onde fica o comando de válvulas. Quem sabe ela foi plainada e rebaixada ou é de outro motor e aí quando os tuchos carregam e os cames começam a acionar as válvulas, elas ficam abertas porque o comando está mais baixo do que deveria e aí não ocorre a folga que normalmente deveria existir. Abraço.
P.S. Pensei no seguinte teste. Você pega um dos tuchos e dá um jeito de travar ele (sem danificar, é claro) ou fabrica alguma peça para simular o tucho na sua abertura normal pressurizado. Aí você ensaia ele no motor rodando com a mão. Quem sabe não aparece a zebra...
Amigo, de certo o que está acontecendo com esse carro, é que as válvulas estão ficando abertas depois que os tuchos carregam, isso deve ter acontecido pq o cabeçote foi rebaixado na parte de cima e não devem ter tirado material da parte de baixo dos tuchos, devem ter feito isso pq esse carro estava quebrando o comando, a solução correta é trocar esse cabeçote por outro, mas se não houver a possibilidade, pede pro pessoal da retifica tirar a mesma altura que tiraram na parte de cima do cabeçote da base do tucho. De certo as válvulas vão conseguir fechar novamente e o carro vai ficar bom de vez.
amigo tuck, a gaiola ja foi medida, comparada com outra da retifica que não foi mexida a altura se encontra igual.
Ao amigo vinicius que disse sobre os tuchos, ja foi retirado material do tucho tambem, e o problema persistiu igualzinho.
Jà sâo 6 hrs nobre Bigode preciso ir, Remova os Tuchos, Desmonte e Retire as Molas, monte e Funcione. isso è Uma Simulaçâo p/ uma Possivel Causa. Depois a Gente se Fala.
Respirar è Preciso. mas um Vacuometro faz Falta,
Prezado Bigode. O que eu podia postar, já postei. Só sei o seguinte...O defeito está lhe desafiando e tenho certeza que você vai descobrir. Vai aparecer a solução. Já ouviu falar em Santo Eligio? Ele é o padroeiro dos mecânicos. Ele vai lhe dar uma ajuda. Abração e boa sorte.
Prezado Bigode. Mais uma sugestão de teste. Tire as velas e a tampa da gaiola e rode o motor durante algum tempo com o motor de arranque prestando atenção nos itens que todos os colaboradores postaram, como válvulas enforcadas e principalmente para checar se o óleo está fluindo pela válvula de alivio, se sai pouca quantidade ou não sai nada. Abraço.
caro colega" estive lendo este post e não consegui lhe entender muito bem, pois vc disse que os tuchos estavam com folga ou seja não estavam carregando e depois vc disse que os tuchos estavam carregando demais? foi isto que entendi?? me desculpe se li errado ok. Mas me lembro que vc disse que desmontou e limpou estes tuchos correto? Olha já tive muitos problemas relacionados a isso! Tanto que hoje em dia não faço mais este tipo de trabalho, sempre substituo os tuchos por novos. Quando em casos severos que não os substituos, no máximo que faço é apenas descarrega-los p/ montagem. Pois como já citei, já tive muitos problemas em desmontar tuchos, em alguns casos tive exito, mais em outros tive uma grande dor de cabeça. pois depois de desmonta-los, limpa-los os tuchos começaram a dar problemas de imediato, alguns não carregavam, outros ficavam presos. Neste caso se os tuchos não carregam, não iram abrir as válvulas o suficiente, fazendo com que o motor até pegue, mas não conseguirá permanecer em rotação, no caso deles ficarem travados o mesmo pode acontecer por as válvulas ficarem presas. Então neste caso seu ai, se fosse pra mim jogar no bicho, jogaria no jogo de tucho com defeito, nas suas válvulas internas. Espero ter ajudado Abçs..
Prezado Bigode. Boa noite. Tudo bem? E aí? conseguiu colocar a belezinha para funcionar? Abraço.
>Prezado Bigode. Boa noite. Tudo bem? E aí? conseguiu colocar a belezinha para funcionar? Abraço.
Boa noite tuck, não amigo, ainda não resolvi o problema, na vdd entrei em um acordo com o dono, e como ele não precisa do carro esta aqui ainda, então andei deixando ele de lado para fazer outros serviços, ainda estou na procura de um defeito... essa semana que vai entrar vou dar mais uma mexida nele..
tem uma duvida que ainda me coça, as valvulas tanto abertas por tucho travado ou então fechadas por tucho descarregado, nas duas ocasioes o motor ficaria sem compressão? rodaria livre? Ao meu ver se não abrisse nenhuma valvula o motor daria a compressão normal mas não funcionaria, mas posso estar errado...
Essa semana aconteceu um caso em um astra flex,praticamente mesmo motor monza,cliente reclamou de falhas,fui andar e ao passar de 3mil rpm deu um corte subito,motor perdeu rendimento e morreu,insisti na partida e girou muito livre,pensei;quebrou correia,puchei pra oficina e tudo normal,correia boa e funcionamento normal,novo teste aceleraçao com carro parado e mesma coisa,acima de 3mil rpm corta e perde compressao,se insistir na partida fica normal,pensei em tuchos pela sobre pressao da bomba de oleo,mas tudo ok tambem,outro teste foi retirar sonda,dito e feito,fucionamento normal,conclusao escape obstruido.
Esse seu caso do Monza vai se resolver depois que vc trocar as sedes de válvulas. Com o afundamento das sedes, as válvulas "sobem" mais. Ocorre que assim a carga das molas diminui e os tuchos acabam conseguindo abri-las quando carregam. Já tive esse problema com Monza, S10 2.2. Na verdade é uma situação bem comum nesses motores da GM.
Prezados, boa noite. O Bigode postou que o cabeçote foi para a retifica...Então as sedes devem estar certas. Quero ver esse motor rodando igual a um relógio suíço. Nosso amigo Bigode vai resolver. Abraço para todos e boa semana.
tenta trocar o sensor de oleo pois o fio da bomba de combustivel pass por ele
O fato de o cabeçote ter sido feito na retifica não exclui a possibilidade de ainda haver algum problema. Não seria a primeira história de um caso assim.
Prezados. Uma bomba de óleo usada de um motor já rodado, pode apresentar problema de sobre pressão?
>Prezados. Uma bomba de óleo usada de um motor já rodado, pode apresentar problema de sobre pressão?
Tambem estou com esse pensamento, e ja desmontei a valvula reguladora da bomba e limpei bem ela não esta carbonizada
>
... Olá Bigode,
os tuchos com calço hidráulico (provocado por sobre-pressão) não deixam as válvulas repousarem nas sedes, por isso a falta de compressão. Tuchos descarregados, pelo contrário, facilitam o assentamento.
Como outros colegas, já me deparei com esse problema, na ocasião substitui a bomba de óleo... Foi em Kadet 1.8.
Otimo essa ideia era a que eu realmente estava trabalhando, excluindo problemas de baixa pressão, pois mesmo que os tuchos não ficassem carregados o carro funcionaria mas talvez falhasse ou ficaria com aquela barulheira de tucho, mas não morreria e perderia compressão de motor.
ola pessoal um item que nao foi questionado no topico foi as pastilhas que vai encima das valvulas embaixo dos balancins sera q nao foram trocadas? as do chevet sao bem mais grossas podendo ocasionar tao problema.e so uma dica