Pessoal Bom dia!!
Estou com um problema de aquecimento em um monza que não consigo solução para tal.
O que acontece é o seguinte:
Realizei a troca da valvula termostática por uma nova, efetuei a limpeza do sistema de arrefecimento do carro. Mas apos isso ele começou a aquecer somente quando a valvula termostatica abre a primeira vez. uma vez ela aberta a temperatura volta ao normal e não temos mais problemas com o carro. Após isso troquei a Valvula por outra, achando que seria problema de fabricação na valvula recém comprada. Porém não resolveu. Sendo assim parti para um diagnostigo mais detalhado. coloquei o scanner de infeção e a temperatura chaga a 110 graus no momento que ocorre o aguecimento, após a valva abrir, a mesma volta para a temperatura normal do veículo 92 até 101 graus.
Realizei a troca da bomba d´agua, do sensor de temperatura e nada resolvido!
A agua não baixa, não tenho mais opções para resolução do problema.
O monza é um 2.0 EFI Alcool 94
Se alguém pegou problema parecido favor me ajude.
Abraços a todos.
Respostas:
de uma olhada na ligaçao das mangueiras da carcaça da valvula termostatica
Olá amigo, obrigado pela ajuda. Você diz o posicionamento da mangueira na valvula termostática?
Nao sei no alcool,mas o gasolina liga com 102graus,talvez seu modulo ta com BO e so esta ligando a segunda velocidade(112graus).OU tem problema eletrico no sistema..
Ele liga corretamente depois que a valvula abre a primeira vez, volta ao normal ligando acionado a ventuinha a 102C e retornando para 94 C. O problema está somente quando o carro esta frio e a Valvua vai abrir pela primeira vez. A impressão que dá é que ela abre de uma vez e naão graduamente como seria normal. Quando o carro da sobreaquecimento, verifico que a manqueira que vai na V.T e o radiador ainda estão frias, comprovando que a valva ainda está fechada. Ja troquei duas vezes a valvula uma sendo original GM e outra wahler e mesmo assim não resolve. Quando coloco a valvula antiga(identica as novas) o carro volta a sua normalidade. O problema é que a valvula aintiga está muito corroida na carcaça, por isso a necessicade da troca.
eo radiador sera q ele nao acumulou sujeira depois da limpeza pois a valvula velha deve estar liberando a passagen da agua mesmo antes de atingir a temperatura normal de abertura pois vc disse estar corroida eu testaria outro radiador abs.
Então amigo, o sistema de arrefecimento esta todo novo desse carro, este é o problema. não há mas o que ver. inclusive motor esta recem retificado com 7000 km. se coloco a valvula antiga tudo volta ao normal, sendo que a especificação é a mesma das duas novas que coloquei.
meu amigo vc fez o teste sem a valvula termostatica para ver se vai ligar normalmente se ligar coloca um original abraços. outra coisa esse carro tem cebolaoo ??
Olá Amigo, então, usei se a VT e ele fica funciona normal inclusive se pego transito livre a temperatura baixa demais, o que é normal para esse carro sem a valvula. Ele não possui cebolão por ser EFI. Usa o sensor de temperatura em cima da Valvula Termostática. Ja estou quanse arrancando os cabelos devido a esse estranho problema. É como se a valvula demorasse tempo demais a começar abrir e uma vez aberta o carro funciona normalmente.
Amigo vc já deu pressão no sistema p/ ver vazamento de ar ou água, já verificou a tampa do reservatório ? abçs.
Ja Sim a tampa está ok e realizei o teste de pressão ok também. Está dificil.
de uma olhada na ligaçao das mangueiras da carcaça da valvula termostatica
nesse tubo base da valv. termostatica atraz do alternador a mangueira de cima vai no tubo d'agua e a de baixo coletor de
admissao, pelo menos e o que esta aqui nesta ipanema alcool, e esta dormindo a criança..
É amigo não verifiquei este, vou ver e lhe posto os resultados.
meu amigo essa valvula termostatica tem akela arruela tipo um tampinha no fundo se tiver ranka ela abraçoss
Pessoal. Descobri o problema. O ultimo reparador do Carro, conectou as mangueiras que vão no cavalete da Valvula termostática invertida!
Onde ia o tampão do ar quente(o veículo não possui) estava conectado a mangueira do Coletor. Inverti a posição das mangeiras e o carro funcionou normalmente sem nenhum problema e usando A válvula original para abertura em 92 graus.
Obrigado a todos pelas dicas.
Edson.