QUE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DOS MOTORES EXIGEM CUIDADOS A GENTE JÁ SABE, MAS OS MOTORES ZETEC EXIGEM MAIS
VAMOS LÁ:
VALVULA TERMOSTATICA COM GERENCIAMENTO ELETRONICO,AO CONTRARIO QUE FOI DITO NO FORUM, AQUELE SENSOR É UM AQUECEDOR PARAR ACELERAR A ABERTURA DA VALVULA DEPENDENDO DO TIPO DE COMBUSTIVEL UTILIZADO, PARA TESTAR LIGUE UMA BATERIA DE 12 VOLTS NO SENSOR E ACOMPANHE A ABERTURA DA VALVULA QUE DEVE COMEÇAR COM 3 MINUTOS E NO MAXIMO 4 MINUTOS DEVE ESTAR ABERTA,MAS NÃO ULTRAPASSE ESSE TEMPO, SOB PENA DE DANIFICAR O SENSOR.
SELO DO CABEÇOTE ABAIXO DO COLETOR FÁCIL DE FURAR
CAMARA DAGUA DO MOTOR, SÓ UTILIZE ORIGINAL SOB PENA DE QUEBRAR
NÃO REMOVA A VALVULA TERMOSTATICA SOB HIPOTESE ALGUMA
RADIADOR DE AR QUENTE DENTRO DO VEICULO ENTOPIDO, PRINCIPALMENTE EM CASO DE SUJEIRA NO SISTEMA SUPERAQUECENDO O MOTOR, PORQUE NÃO HA RETORNO DE AGUA NA CAMARA PARA AQUECER A VALVULA TERMOSTATICA
AQUELAS MANGUEIRAS QUE SAEM DA CAMARA DAGUA ATÉ O AR QUENTE NÃO DEVEM SER BLOQUEADAS, SE DESEJA ELIMINAR O AR QUENTE, COLOQUE UM DESVIO ORIGINAL
BOMBA DAGUA DO MOTOR SOLTA O ROTOR/VAZAMENTO DE AGUA, SE QUISER SABER SE A BOMBA DAGUA SOLTOU O ROTOR, REMOVA A MANGUEIRA DE RETORNO DO RESERVATORIO, FUNCIONE O MOTOR E ACELERE, DEVE JOGAR AGUA COM FORÇA PARA FORA.
AQUELE CÁLIBRE( OU BALINHA COMO O PESSOAL COSTUMA DIZER)QUE ESTÁ DENTRO DA MANGUEIRA DE RETORNO DO RESERVATORIO NÃO DEVE SER RETIRADO, PORQUE SE O FIZER AUMENTA MUITO O FLUXO DE AGUA NO RESERVATORIO GERANDO BOLHAS DE AR NO SISTEMA.
FAÇA UM TESTE SEM O CÁLIBRE E VERÁ QUE QUANDO SE ACELERA A 4000RPM O RESERVATORIO FICA QUASE VAZIO NO MOMENTO, QUANDO O NIVEL ESTÁ UM POUCO BAIXO.
CONECTOR DE ALUMINIO AO LADO DO BLOCO FÁCIL DE QUEBRAR, CUIDADO!!!
ENFIM, NOS VEICULOS COM AR CONDICIONADO, O RESISTOR DE CONTROLE DO VENTILADOR DO RADIADOR NA PRIMEIRA VELOCIDADE COSTUMAM DERRETER OS CONTATOS ELETRICOS DEIXANDO DE FUNCIONAR
Respostas:
ESQUECI DE DIZER, ESSE SISTEMA( ASSIM COMO OUTROS) NÃO PODEM FUNCIONAR SEM ADITIVOS DE BOA QUALIDADE DE JEITO NENHUM
ola excelente dica amigo, só reforçando que a valvula eletrônica éla recebe gradativamente o sinal negativo da central e alcança seu negativo total alguns segundos antes da temperatura de trabalho do motor.
ola, realmente nao sabia que a válvula termostática trabalhava assim! parabéns pelo tópico, vivendo e aprendendo!
mas, o funcionamento dela e a mesma dos outros modelos! mesmo estando desligado o conector ele tem que abrir e fechar pela temperatura da água!
Bom dia pessoal. Estou com uma dúvida: Qual a faixa de temperatura em que liga a ventoinha nos Zetec Rocam quando em álcool ou na gasolina? Por exemplo... já peguei Zetec 1.6 ligando ventoinha quando no álcool a 107°C e também a 105°C. O mesmo carro já atuou com a ventoinha nos 98°C com gasolina desta vez.
Outro dia peguei um Ka 2010 flex 1.0 funcionando a ventoinha a 96°C e outro dia me veio um aqui do mesmo ano funcionando no álcool a 105°C. Fico confuso porque nunca são valores parecidos...gostaria de saber se tem um padrão de funcionamento e se tem, qual é o correto? Em todos os casos os carros estavam normais sem informações na memória de que tinham qualquer defeito de temperatura.
Prezado Megatech. Valeu pelas ótimas dicas. Um profissional de boa vontade disponibilizando conhecimento para os colegas. Parabéns e abraço.
quando o modulo reconhece alcool no tanque ele vai ligar o eletro um pouco mais tarde,105 se nao me engano,na gasolina 98graus..