Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
Verdade meu nobre amigo a mecânica automotiva tá cada dia mais moderna, abraços e fique com Deus 🙏🙏🙏
ano que vem passa a ser obrigatorio o sistema adas. estou pensando em investir em um equipamento p calibracao
Uma hora vai acontecer trabalhar com uma montadora, pois ser polivalente vai ser complicado.
Legal que podemos oferecer a concessionárias, pessoal que troca para brisas e lanterneiro.
Sistema ADAS/ACC: usa radar, câmeras e sensores frontais pra monitorar distância e velocidade do veículo à frente, ajustando aceleração e frenagem automática. Se perder calibração ou sinal do radar, o ACC desativa e acende aviso no painel.
Muito importante: Se você que abriu a dúvida ou já passou por essa situação conseguiu resolver, poderia retornar aqui compartilhando a solução? =>Isso ajuda muito os colegas a aprenderem com experiências práticas e evita que outros percam tempo em tentativas desnecessárias.
Esse vai ser o equipamento correto para quem for trabalhar com ADAS. Já equipado com o regulador de farol. Já que a nova geração de ADAS vai vir integrado ao modulo dos faróis Matrix Led.
Arthur Lage Carvalho - Na verdade o ADAS já vem sendo desde 2014 passou a já ser obrigatório. Esta sendo feito de forma gradativa. Pois a partir de 2030 nenhum veículo poderá vir sem esse protocolo.
Marcos Cesar S - Existem três processos de calibragem. O estático onde a calibragem é feito com o veículo totalmente parado. No dinâmico com o veículo em movimento. E o com a combinação dos dois. No caso da linha VAG Volks/Audi é obrigatório a calibragem a cada processo ou serviço de alinhamento.
MECCOM Nem todos o sistema vai alertar que está com problema. A única forma de saber é tendo scanner com o protocolo ADAS. Para fazer uma varredura e identificar se o sistema está ou não operando de forma correta. Na Europa há relatos de alguns veículos que passaram a acelerar ou frear de forma brusca devido a falta de calibragem do sistema ADAS. Os fatores vão desde sensor do TPMS, baterias, câmeras do para-brisa interno, faróis desregulados. etc...
Marcos Cesar S - Sim esse vai ser o caminho mais seguro. A montadora mais complicada é a Volkswagen e Audi. Alguns modelos chegam a ter 11 procedimentos diferentes. Devido a quantidade de procedimentos e todos estáticos. E ainda tem o processo de regular os faróis no novos veículos com faróis de tecnologia Matrix Led. Onde vai ser necessário ter o equipamento especifico para isso. Cada montadora tem seu próprio processo. E algumas até compartilha alguns itens como Jeep, Hyundai, Kia e Fiat. Que se for somente a câmera e o radar do nível de ADAS 1. Os painéis sãos os mesmos. No caso da Chevrolet, Ford são processos dinâmicos ou seja com o veículo em movimento. Nesse caso só o scanner com o recurso para calibrar o ADAS. O mais importante é psquisar e ter certeza para fazer o investimento correto. https://www.youtube.com/watch?v=TkluC8EynBg
Boa tarde! Eu e alguns amigos criamos um Grupo no Whats para falar do assuntos ADAS. Desde duvidas a curso especifico de cada montadora.
RECURSO DE QUALIDADE: PRÉ-VERIFICAÇÃO DO CHASSI PRÉ-VERIFICAÇÃO DO CHASSI, uma verificação preliminar da geometria do chassi. Isso é feito inteiramente sem equipamentos especiais para medição do chassi. Esta é uma etapa importante, pois se a geometria do eixo estiver fora da tolerância, nenhuma calibração ADAS deve ser realizada. Você pode acessar a Pré-Verificação diretamente após a compensação de imprecisão (desvio radial) integrada ao processo geral. Esses valores também são incluídos na documentação. A verificação é baseada na comparação dos valores capturados pelas câmeras 3D com os dados de referência do software do dispositivo e não requer tempo adicional. No entanto, o benefício para você é significativo.
Os motivos do por que tenho que aprender a regular farol num curso de ADAS? Porque agora nos veículos modernos o sistema de iluminação, freio ABS, TPMS, direção elétrica e ADAS entre outros. Conversam entre si através da rede CAN que é um protocolo de comunicação que permite a troca rápida e segura de informações entre módulos eletrônicos em um veículo.