Bom dia, pessoal. Tudo bem??
Preciso mto da ajuda dos colegas no seguinte: Chegou a minha oficina um Palio Week 1.6 16v 1999 para trocar as bomba d`agua e as correias. Possuo aqui as ferramentas de fasagem da RAVEN 141500, porem o mecânico que foi fazer os reparos conseguiu perder o sincronismo do motor mesmo usando as ferramentas (triste mas eh verdade). Remontamos tudo e colocamos os comandos na posição das ferramentas e mesmo assim o motor não pega mais.. ele gira parecendo que esta pesado. Alguem ja passou por situação parecida? Se alguém puder me ajudar, ficarei mto agradecido.
Um abraco a todos!
Respostas:
Realmente esta sincronizado os comandos,não inverteu as ferramentas? A e E
jah verifiquei e reverifiquei.. as novas ferramentas de fasagem desses comandas são um pouco diferentes das antigas.. nas novas, as duas tem o terceiro ponto de fixacao aberto (rasgado).. nas antigas, apenas uma das duas tinha.. eu estou usando as novas e creio q esses dois abertos dos pontos de fixacao sejam para baixo..
obrigado pela pronta resposta!!
BOM DIA EDIMAR ESSAS FERRAMENTAS TEM UMA CAVIDADE QUE ENCAIXA EM UM TAMPÃO SE NÃO ME ENGANO ALEN 6 DO CABEÇOTE ASSIM VOCE SABE QUAL É A POSIÇÃO CORRETA CUIDADO PARA NÃO PEGAR VALVULAS...DEUS ABENÇOE..
Bom dia, meu amigo.
Vc tem razão, eh alen 6.. e eh nessa posição q tenho encaixado as ferramentas (rasgos de fixação para abaixo).. os comandos, por mais que girem os quatro tempos, ate onde sei, não encaixam na fasagem se nao estiverem ambos em descanso no primeiro cilindro, não eh verdade? Ate onde sei, não ha como errar utilizando as ferramentas de fasagem.. por favor, me corrija se eu estiver errado..
Obrigado pelo interesse!
Deus te abençoe também!
Ola, Beto!
Obrigado pela ajuda, mas eu também já dei uma olhada nesses videos. Se houver alguma outra sugestão, por favor, me avise.
Grande abraco!
Beto, o cabeçote não aberto.. só o q aconteceu mesmo foi a perda do ponto na hora da troca das correias.. as ferramentas encaixam-se perfeitamente.. os comandos só fasariam se estando na posição de fasamento, q eh só uma, certo?
Ja consultei esse informativo ontem, meu brother..
Fico aguardando por outras sugestões, se puder..
Grande abraco!
... entendi.. mas isso realmente não aconteceu.. eu ate considerei abrir as tampas para olhar como estariam, mas de todos os parafusos, 4 estão colados.. então, mas uma complicação..
Abraco!!
Poxa, cara.. vou ter q fazer algo q eu tava evitando.. tirar esse cabeçote e levar ao torneiro para ele arrancar os parafusos.. o problema eh q aqui no Rio eh feriado, hoje e amanha.. se bobear, só na Segunda.. Enquanto isso, fico na espera por ideias..
Grande abraco..
Esse eh o grande problema.. ha 4 parafusos q não saem de forma alguma.. eu ate tava pensando em fura-los com a furadeira, mas eles devem ter uns 10 cm de comprimento.. a broca não chegaria ate o fim..
Ola amigo, voce prestou atenção nas ferramentas?? pois até as novas tem o lado certo, em uma tem a letra A que vai no comando de admissao e a outra vem a letra E de escape. se não me engano as fasagens dela são diferentes...
Poxa, cara.. gostei das ideias.. eu só tinha pensado em furar ou soldar um outro parafuso para almentar o tamanho e aliviar o peso.. mas gostei bastante da ideia de soldar uma porca.. cortar para usar um saca prisioneiro eu acho q não daria pela posição e pelos parafusos serem de perfil TORX..
Mto obrigado mais uma vez..
>Ola amigo, voce prestou atenção nas ferramentas?? pois até as novas tem o lado certo, em uma tem a letra A que vai no comando de admissao e a outra vem a letra E de escape. se não me engano as fasagens dela são diferentes...
Ola, irmão..
prestei, sim..eh sempre o primeiro detalhe q olho..
Mas obrigado, de qualquer forma..
Se a pessoa que montou nao fez cagada(girar o motor sem a correia estar na posiçao correta)nao tem segredo nao no comando e relogio comparador.talvez o problema seja em outro lugar...
amigo pelo o que estou entendendo aqui este carro entrou na sua oficina trabalhando bem
entao voces colocarao o defeito nele ai quando foi trocar a bomba ,ai nao tem erro,si nao tiver vauvola empenada refassa o trabalho correto usando o relojio comparador e as ferramenta do comando,conferi a polia de fora
onde faz a leitura do sensor,boa sorte...
Galera, resolvi tirar o cabeçote para dar uma conferida em válvulas empenadas.. o cabeçote tava entupido com ferrugem por falta de aditivo e a junto tava quebrada.. sem falar na carbonização avançada e válvulas comidas por causa do gás.. levei o cabeçote para a retifica para dar uma geral.. assim que receber e remontar, postarei mais informações para compartilhar com os colegas..
Quero agradecer mto a todos pelas dicas e boa vontade em ajudar..
Grande abraço!!!
Boa tarde, amigos!
Estou devolta com a saga deste pálio. O cabeçote foi retificado, montado e as ferramentas específicas foram usadas para sincronizar o motor ( fasagem da raven e relógio comparador). Porém, msm fazendo e refazendo o procedimento várias vezes, o sincronismo prefeito não acontece. Fica sempre parecendo q não acontece queima num dos cilindros e a rotação dispara para 4.500 quase q imediatamente. Gostaria de uma idéia dos colegas, pois não encontro nada de errado com o sistema (sem cód d falhas no scanner) e de acordo com o procedimento e ferramentas, o motor está sincronizado.
Desde já, agradeço!
Abraço!
O ve´io,veja se nao ficou com entrada de ar,vai falhar cilindro e disparar rotaçao
Cara, já procurei por isso e nada.. tudo, aparentemente no lugar.. no scanner tbm não da nada de errado.. nenhum erro..
Bom dia colega,
Já peguei estas ferramentas (Raven) com o sincronismo incorreto, veja se conssegue as ferramentas de fasar originais e coloque, peguei um defeito deste aqui e tive que comprar as originais, depois disto não tive mais problema, outro inconveniente é que os comandos do motor Step B (Após 11/2001) servem no Step A (Até 11/2001) que é o motor do seu caso verifique se por algum motivo foram trocados, pois o cruzamento de vávulas deles é diferentes e poderia estar causando este problema.
Espero ter ajudado
MEU AMIGO JA PEGUEI DEFEITO PARECIDO, POR INCRIVEL QUE PAREÇA ERAM OS ANEIS ORING DOS INJETORES, TROQUEI E O VEICULO FUNCIONOU NORMAL, AFINAL É UM FIAT E TUDO PODE ACONTECER. BOA SORTE.
Mas Handa, se fossem as válvulas não estaria ocorrendo exatamente o oposto, como marcha lenta muito lenta com o carro ateh apagando? Sera que esse defeito poderia ser pelo sincronismo ainda estar fora e o sensor de rotação estar tentando fazer a correção? Pois não encontro passagem de ar falso?
As ferramentas originais são fabricadas pela Gedore, que eh quem distribui para a FIAT, GM, FORD etc.. Vou tentar conseguir uma para verificar.
Obrigado.. abraco!
Quando tirei a admissão, não tirei a flauta do lugar, pois os parafusos estão espanados.. antes de tirar o cabeçote, ele dava lenta normalmente.. estranho essa situação que vc pegou.. nunca tinha ouvido falar de uma situação dessas.. rsrs..
Realmente, eh um FIAT.. tudo eh possível.. hahaha..
Grande abraco!!
Rapaziada, pela manhã, estive fazendo alguns testes na injeção para tentar descobrir alguma coisa, mas nada.. despluguei o atuador de marcha lenta para testá-lo fora do carro e estava mortinho. Bom, pus um novo crendo bastante que poderia ser o infeliz e advinhem, nada, tbm.. ao funcionar o carro sem o atuador plugado, eis a lenta devolta, logicamente que com variações. Sei que isso não é o correto a se fazer, porém a mudança foi significativa e não houve mais as subidas de rotação à quase 5.000rpm. Alguém teria alguma idéia??
Grande abraço!!
Edimar, boa tarde!
Realmente você tem razão, li equivocadamente onde você colocou que o motor acelera a 4500 RPM, entendi que ele falhava e não tinha marcha lenta, Desculpe!, então este raciocínio que lhe passei esta incorreto, você tentou resetar a central? deixa ela desligada da bateria por 1 dia, e quando ligar colocar o polo positivo primeiro depois o negativo, ligar a chave sem funcionar por 1 minuto, desliga a chave, liga novamente sem funcionar por 1 minuto, faz este procedimento por 3 ou 4 vezes e após liga o motor direto sem acelerar e se a marcha lenta estiver mais ou menos boa ligar qualquer consumidor pode ser AC/ Farol/Desembaçador até o motor esquentar, pois pode ser um defeito do software da ECU e se o seu scanner possuir faça os parametros de autoadptação, outra situação será que alguém não regulou errado o batente do corpo de borboleta para mais?.
Boa sorte!!!
Olá, meu amigo. É bom poder "ouvir" a opinião de alguém.
Vou fazer conforme você está orientado quanto a reprogramação. O estranho é que, como disse mais acima, quando desconecto o plug do atuador de marcha lenta, ao invéz de a rotação ficar alta, ela fica mais baixa (claro que acelerando de segundo em segundo de 1000 à 1400 rpm, sem falha nos cilindros).
Meu scanner é o Kaptor.com e possui o a opção de habilitação de autoadaptação.
Obrigado, mais uma vez, pela boa vontade, meu camarada.
Deus te abençoe!
Meu bom, vlw pelo gás e pela dica.. o amigo Handa tbm deu uma idéia pra tentar matar a charada.. vou considerar os dois e ver no que da.. amanhã mesmo vou fazer mais testes e tentar as dicas..
Muito obrigado!
Grande abraço!
amigo o que eu vou relatar pode parecer muito fora de questão , mais ja peguei um modelo desse que não pegava de jeito nenhum descarregava qualquer bateria que eu colocava nele com poucas partidas, depois de conferi varias coisas e enfim resolvi tirar a flauta e com os bicos acoplados nela dei partida e vi que apenas um bico estva fucionando, troquei os bicos e funcionou redondinho, caso nao tenha verificado isso vaiua dica e boa sorte!
Irmão, obrigado pela dica.. Já estou incluindo na lista de testes para verificar as falhas de cilindro..
Qualquer outra dica, por favor não esqueça de mandar!
Grande abraço!
Meu bom, amigo, fiz o que você descreveu para realizar a reset, porém funcionou com a rotação mais baixa (1500 à 3000)só a primeira vez. Após ter desligado o carro, voltou a rotação a disparar para 5000 RPM em diante. Alguma idéia??
Forte abraço!
>Edimar, boa tarde!
Realmente você tem razão, li equivocadamente onde você colocou que o motor acelera a 4500 RPM, entendi que ele falhava e não tinha marcha lenta, Desculpe!, então este raciocínio que lhe passei esta incorreto, você tentou resetar a central? deixa ela desligada da bateria por 1 dia, e quando ligar colocar o polo positivo primeiro depois o negativo, ligar a chave sem funcionar por 1 minuto, desliga a chave, liga novamente sem funcionar por 1 minuto, faz este procedimento por 3 ou 4 vezes e após liga o motor direto sem acelerar e se a marcha lenta estiver mais ou menos boa ligar qualquer consumidor pode ser AC/ Farol/Desembaçador até o motor esquentar, pois pode ser um defeito do software da ECU e se o seu scanner possuir faça os parametros de autoadptação, outra situação será que alguém não regulou errado o batente do corpo de borboleta para mais?.
Boa sorte!!!
>Confere aí se o motor de passo aplicado foi o correto (de preferência Magneti Marelli). Se está correto, tenta ligar a chave e em seguida desligue e espere uns 15 segundos para o motor de passo tentar se reposicionar. Repita uma ou duas vezes o procedimento para garantir.
Cada vez que desliga a chave o motor de passo abre vários passos até bater no fundo e retorna alguns para ficar pronto para a próxima partida. Quando é novo ele abre os vários passos, mas como ele está totalmente fechado, esses vários passos não chegam a dar batente no fundo, assim ao recuar alguns passos, ele fica muito aberto deixando a marcha lenta muito alta. Por isso repetir uma ou duas vezes.
Se o problema for isso, deve resolver.
Vamos tentando até matar esse dragão. Não desiste.
Irmão, ainda não adiantou o que você me orientou. Se tiver outras ideias, por favor, envie.
Forte abraço!
Edimar, Boa noite!
que pena, estava certo que ia funcionar, mas já deu algum sinal, você tem aquela ferramenta para simular o motor de passo da plana?, se tiver tire o chicote e coloque o simulador e veja se o motor não dispara, se não tiver, tire o motor de passo do lugar e com o dedo tente estabelecer a rotação de marcha lenta, cuidado que o coletor vai estar quente, então é bom fazer isso com o motor frio e peça para alguém ou você mesmo ir vendo se o pistão do motor de passo fica pulsando para dentro para fora e quando estabilizar uma rotação veja se o pistão para, se você conseguir estabilizar a rotação em marcha lenta com o dedo, provavelmente o software da central esta corrompido e será necessário reprograma-lo (Eprom) ai você vai ter que procurar uma pessoa que faça isso por ai ou trocar a central, você viu se o batente do corpo esta regulado certo?, só para lembrar, se você com o dedo fechar toda a passagem do orifício onde vai o motor de passo e o motor continuar com rotação e quase não morrer pode estar certo que tem alguma entrada de ar falso que passou desapercebido, ai infelizmente tem que sair caçando, geralmente é naquelas guarnições do coletor de admissão, outra dica as vezes de entrada de ar falso é pelo servo freio (Hidrovácuo) tire a mangueira e tampe se for ele você vai saber na hora.
O motor não nasceu assim, então tem solução só não achou o problema ainda, mas calma que você vai achar
Boa Sorte!
>Edimar, Boa noite!
que pena, estava certo que ia funcionar, mas já deu algum sinal, você tem aquela ferramenta para simular o motor de passo da plana?, se tiver tire o chicote e coloque o simulador e veja se o motor não dispara, se não tiver, tire o motor de passo do lugar e com o dedo tente estabelecer a rotação de marcha lenta, cuidado que o coletor vai estar quente, então é bom fazer isso com o motor frio e peça para alguém ou você mesmo ir vendo se o pistão do motor de passo fica pulsando para dentro para fora e quando estabilizar uma rotação veja se o pistão para, se você conseguir estabilizar a rotação em marcha lenta com o dedo, provavelmente o software da central esta corrompido e será necessário reprograma-lo (Eprom) ai você vai ter que procurar uma pessoa que faça isso por ai ou trocar a central, você viu se o batente do corpo esta regulado certo?, só para lembrar, se você com o dedo fechar toda a passagem do orifício onde vai o motor de passo e o motor continuar com rotação e quase não morrer pode estar certo que tem alguma entrada de ar falso que passou desapercebido, ai infelizmente tem que sair caçando, geralmente é naquelas guarnições do coletor de admissão, outra dica as vezes de entrada de ar falso é pelo servo freio (Hidrovácuo) tire a mangueira e tampe se for ele você vai saber na hora.
O motor não nasceu assim, então tem solução só não achou o problema ainda, mas calma que você vai achar
Boa Sorte!
Olá, amigo Handa e os demais. Tudo na paz?
Hoje pela manhã tentei mais uma vez reprogramar a ECU, pois deixei ele desligado de um dia para o outro, mas aconteceu a mesma coisa que antes.
Tentei fazer o ajuste da marcha lenta com o dedo e a agulha do atuador se move, indicando que está recebendo informação, porém a rotação dispara, se deixar, estoura o conta-giro. Tapando todo o orificio, a rotação baixa um pouco estando ainda mto alta. O motor não apaga por conta da aspiração do ar pela borboleta. Com toda a correiria que foi hoje, não lembre de testar a posição da borboleta, mas acho dificil de ser algum problema lá por ninguém aqui ter mexido nela.
Antes eu já estava desconfiado da desconfiguração da ECU pelo vhl ter ficado por algo entorno de 1 mês sem a bateria(pouco mais; pouco menos) e decidi, hoje de manhã, em levar para um profissional aqui perto fazer os testes e ver o que ele diria, mas devido a correiria, não consegui e lá após às 10 a.m é mto lotado. Mas vou levá-la amanhã bem cedo para que os testes sejam feitos e saber se é ou não proveniente dela.
É verdade, Handa, o motor não nasceu assim e com paciência, como disse o amigo "rlmac", mataremos esse dragão.
Mais uma vez quero agradecer aos amigos pela paciência e boa vontade em tentar resolver esse mistério.
Grande abraço!!
Deus abençoe!!
Oh, meu querido. Obrigado por mais essa. Vou tentar logo amanhã bem cedo. Uma das minhas preocupações quanto a levar ao técnico era justamente essa, de ele dizer q ela realmente estava com problema, pagar e não resolver..
Muito obrigado, mesmo!!!!
Forte abraço!!
>Edimar,
Tenta tapar todo o bocal do TBI com a mão, vedando total a entrada de ar por ali e veja se o carro morre. Caso não morra, deve ter uma grande entrada de ar provocando a aceleração excessiva.
Não acredito muito que seja problema de central, mesmo ela tendo ficada desligada por tanto tempo. Já mandei centrais para teste que os técnicos disseram ser ela o problema, cobrarem pelo conserto e o problema continuar e depois eu descobri outra coisa causando o problema.
Abs.
Velho, eu tapei o bocal completamente e o bicho continuou roncando a 1.500 rpm.. Como vc disse, ha uma passagem de ar mto violenta.. Comecei ateh a acreditar que tenha quebrado algum parafuso de fixação dos coletores ou ateh mesmo do cabeçote. Vou fazer a redesmontagem para verificar..
Mto obrigado, mais uma vez!!
Forte abraco!
Isole todos anexos que funcionem com vacuo do motor tampando as entradas,tambem respiro do motor deixe fora observe se melhora rpm da lenta.
Meça compressão dos cilindros e confira se estão equilibrados e na pressão correta (dados do fabricante)
Poderá ter deficiencia em juntas coletor .
Você possui teste de vazão de cilindro e vacuômetro. Se possuir faça um teste de vazamento de cilindro para checar cabeçote, válvulas, juntas, Etc. Após isso em funcionamento use o vacuômetro pois se tem entrada de ar você vai conseguir pegar com ele, ai basta ter paciência e procurar.
um jeito simples para. Diagnosticar entrada falsa de ar...pegue uma garrafa pet com agua e va jogando na admissao com o carro em funcionamento e se tiver alguma entrada falsa a agua ira. Penetrar e mudar o funcionamento do carro...
Rapaziada, ainda não tive como fazer mais testes, pois estou até o pescoço de coisas para fazer.. Assim que conseguir alguma novidade, informo aos amigos!!
Forte abraço a todos e mto obrigado pelas dicas!!
Olá, meus amigos. Tudo em paz?
Desculpem pela ausência, mas estive com problemas musculares nas costas e na base do pescoço desde o Domingo. Só agora estou melhor e devolta a batalha.
Bom, voltei aos testes e fiz conforme as dicas e idéias dos amigos e mais uma vez fui checar a admissão, e advinhem...? Encontrei um parafuso quebrado, que não deu trabalho para retirar, permitindo uma brutal passagem de ar e com isso gerando a monstruosa aceleração. Coloquei outro parafuso e funcionei o carro denovo e o "dragão" trabalhou como um bebê, redondinho. Então descarto aquela idéia da desaferição das ferramentas.
Quero agradecer mto a boa vontade e paciência de todos os amigos que ajudaram, pois a vitória tbm eh de vcs.
Deus abençoe a todos e contem comigo!
Grande abraço!
>um jeito simples para. Diagnosticar entrada falsa de ar...pegue uma garrafa pet com agua e va jogando na admissao com o carro em funcionamento e se tiver alguma entrada falsa a agua ira. Penetrar e mudar o funcionamento do carro...
BELEZA SÓ POSTA RESOLVIDO NO TOPICO OK...
Olá Edimar, Bom Dia!
Estou muito satisfeito de você ter encontrado o defeito, parabéns!!!!
>Olá Edimar, Bom Dia!
Estou muito satisfeito de você ter encontrado o defeito, parabéns!!!!
Obrigado pela força, meu amigo!!
Forte abraço!