Boa tarde pessoal, chegou em minha oficina um Siena ano 2010 1.0 acendendo a luz da injeção, passei o scanner de início e apontou a sonda 1 e 2 com leitura baixa e também apontou a válvula canister. O defeito dava nas duas sondas e elas trabalhavam em linha reta no gráfico do scanner. Tirei a sonda pós catalisador e realmente aquela estava cortada e coloquei uma nova. Voltei a testar o carro e as as duas sondas continuam operando em linha reta, porém a sonda pós catalisador estava realmente cortada e a sonda 1 está OK. A voltagem que chega nas sondas é de 2 volts e pelo que eu sei deve se chegar 12 volts ou até mais. Esse sistema por acaso não seria o P.W.M?? Fiz testes nos atuadores via scanner e estão operando normalmente. Desliguei a ECU e fiz teste com caneta de prova e lâmpada e está OK, sem fios relativamente cortados. Preciso de uma mão dos amigos... Fico no aguardo dos colegas se poderem me ajudar... Obrigado!
OS DEFEITOS:
P0135 - CIRCUITO DO AQUECEDOR SONDA LAMBDA - ANTES DO CATALISADOR. (ABAIXO DO LIMITE)
P0443 - SISTEMA DA VÁLVULA DE PURGA DO CANISTER. (NENHUM SINAL)
P0141 - CIRCUITO DO AQUECEDOR SONDA LAMBDA - DEPOIS DO CATALISADOR. (ABAIXO DO LIMITE)
Respostas:
"se as sondas são novas o chicote esta ok aterramentos ok manda testar esta central,abraços boa sorte e fique com deus!!!
Olá,
As peças trocadas são de correta aplicação nesse modelo?
Verifique o estado do chicote e se há instalações de acessório no circuito de aquecimento das sondas.
Boa sorte.
!!!PROBLEMA RESOLVIDO!!!
Boa noite colegas do fórum! De acordo com as dicas de vocês que aqui postaram e também de acordo com os testes que já havia feito, no dia seguinte lembrei-me que no colocar a nova sonda, encontrei um pouco de dificuldade, pois a descarga estava um pouco deslocada devido uma batida sofrida mesmo com o protetor de cárter, o que ocasionou o dano na sonda e cortou levemente o fio corrente quase não dando para ver, gerando um curto circuito e queimando o fusível das sondas e também do válvula de purga. Com muita cautela, desentortei um pouco a descarga para não danificar a nova peça e avisei o cliente para por uma descarga nova. Resumindo então, o carro ficou funcionando perfeitamente. Obrigado a todos vocês! Abraço...
Parabéns pelo diagnóstico.
Agradecemos o retorno.
Abraço.