Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
<t><p>desliga o eletro,se o carro ferver e indicar temperatura alta no painel,ta ok,se nao indicar,fiaçao,uce ou painel...se tiver uma decada resistivao teste fica mais rapido e menos perigoso..</p></t>
<t><p>desliga o eletro,se o carro ferver e indicar temperatura alta no painel,ta ok,se nao indicar,fiaçao,uce ou painel...se tiver uma decada resistiva o teste fica mais rapido e menos perigoso..</p></t>
<t><p>Prezado. Eu havia entendido que o mostrador desse carro marcava no meio até desligado...O meu Palio e os outro que tive marcam sempre no meio e não saem dali. É normal. Realmente parece até que está pifado mas é assim mesmo. Não se move. Abraço.</p></t>
<t><p>Sensor e fiação descartados, pois coloquei um potenciômetro linear no lugar do sensor e ao variar liga a ventoinha na vel 1, depois liga na vel 2...mas o punteiro fica paradão...custa-me a creditar que isso seja normal...vai que pifa o relé da vel 2...vai esquentar até estourar a junta ou algo mais sério...e o punteiro paradão no meio, dando a entender que está tudo as mil maravilhas...</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Sensor e fiação descartados, pois coloquei um potenciômetro linear no lugar do sensor e ao variar liga a ventoinha na vel 1, depois liga na vel 2...mas o punteiro fica paradão...custa-me a creditar que isso seja normal...vai que pifa o relé da vel 2...vai esquentar até estourar a junta ou algo mais sério...e o punteiro paradão no meio, dando a entender que está tudo as mil maravilhas...</QUOTE> </p> <p>faz o mesmo teste acompanhando com escâner c passar de 115° e o ponteiro não for no vermelho é porque tem defeito e para ir até o meio tem que estar acima de 80° caso contrario tem defeito ai. </p> <p>neste veiculo o sinal do painel vem da central de injeção.</p></r>
<t><p>Eu acompanho a temperatura com um termômetro de infravermelho, na região da VT, e percebo qdo ela abra (+- 86°), quando entra a vel 1 (+-93°), uma das vezes chegou a 95°, não passando daí...creio que a vel 2 deva entrar com uns 97 ou 98°...de 100° não passa. </p> <p>O Diego, acabou de me responder um e-mail, informando que isto de mostrar uma temperatura normal, está sendo utilizado por outras montadoras...um absurdo!!!</p></t>
<t><p>Prezados. Vou fazer um teste no meu Palio e depois posto o que acontecer. Essa filosofia que os amigos comentaram das montadoras não deixarem o marcador subir e descer naturalmente, ou seja estão usando algum artificio eletrônico para ele ficar paradinho bonitinho, eu acho uma ideia meio perigosa. Quer dizer então que a temperatura sobe e desce à vontade e o ponteiro fica quietinho...Incrível! Por isso eu gosto desse fórum. Aprende-se nele coisas do "arco da velha". É possível que o sistema de medição fique aquisitando dados durante um certo tempo (possivelmente longo) e depois envie ao medidor a media desses valores. Abraço e bom fim de semana para todos.</p></t>
<t><p>nao tirei a prova ,mas essa de mascarar a temperatura e fato,e so acompanhar no scaner,mas acho que todos marcarao temperatura alta,nao de 5 em 5 graus,mas acho que de 20 em 20,se ta105graus no motor sera 95 graus no painel,la no motor quando atingir uns 115,no painel deve chegar nuns 100,105...suposiçoes somente</p></t>
<t><p>Prezados. Há alguns minutos atras fiz um teste no meu Palio colocando o termopar do multitester na colmeia do radiador e retirando o fusível da ventoinha. As medidas de temperatura não tem grande precisão, mas dá para ter ideia do funcionamento do sistema. Com a ventoinha normal, ela liga com + ou - 94 graus. Sem o fusível, a temperatura no medidor chegou a 109 graus e o medidor do painel também subiu como era de se esperar dando uma informação coerente. Não quis subir demais a temperatura do motor porque fiquei preocupado de ocorrer algum problema, mas pude conferir que se a temperatura do liquido de arrefecimento subir, o medidor do painel vai mostrar tal fenômeno. Fica então a informação que o medidor tem coerência apesar do sistema filtrar eletronicamente pequenas varições de temperatura. Abraço.</p></t>
<t><p>Bom Dia, </p> <p>Bom, espero tirar as dúvidas e resolver este impasse. </p> <p>Voltando lá atrás, os painéis antigos eram totalmente analógicos, e funcionavam linearmente, ou seja, se a temperatura aumentasse ou diminuísse 01 grau a variação do ponteiro seria sempre a mesma. Os marcadores de temperatura da água e do combustível funcionavam exatamente como um amperímetro. Já o velocímetro era totalmente mecânico, acionado pela rotação de um cabo e uma mola. </p> <p>Hoje em dia os painéis são eletrônicos e microprocessados, ou seja, programa-se os ponteiros propositalmente. Mas por que? Simples: Evitar proprietários em estado de choque em portas de Concessionárias queixando-se que o carro está trabalhando “extremamente quente”. Sinto muito, mas essa é a verdade. Alguns ponteiros foram “programados” para trabalharem linearmente até a temperatura média, após isso ele sobe 01 grau à cada 15 graus reais de temperatura. Alguns Fabricantes diziam que: “se o nosso cliente fica mais feliz e tranqüilo vendo o ponteiro da temperatura lá embaixo, é lá que ele irá vê-lo, sempre bem abaixo do meio”. Ponto final. </p> <p>Lembrem-se do Vectra até 2003, o ponteiro subia linearmente até próximo à marca de 90 graus. Após isso variava lentamente, e em 91 graus a ventoinha acionava, mas o Scanner já estava em 101 graus. Daí em diante sua variação era entre 89 e 91 graus. Perfeito, o carro trabalhava sempre cravado em 90 graus. </p> <p>No Siena ocorre exatamente isso. O ponteiro sobe linearmente até chegar na temperatura de abertura da válvula termostática, em 87 graus, e lá ele "trava", bem o meio da escala. E assim ocorre com o Fusion e muitos VW. Lamentável. </p> <p>O marcador de temperatura deixou de ser um instrumento de verificação de conformidade, e tornou-se apenas um indicador de condição de normalidade para motoristas, que cada vez têm menos interesse em conhecer como funciona seu próprio carro. </p> <p>Espero ter ajudado.</p></t>