Estou dando manutenção neste Siena (limpeza do sistema devido ao uso apenas de água e troca da VT), e notei que o mostrador de temperatura fica no meio, independente do ciclo da ventoinha... já vi relatos de que isso é normal!!! Como pode ser normal um mostrador não registrar as variações de temperatura?
Alguém explica?
Respostas:
desliga o eletro,se o carro ferver e indicar temperatura alta no painel,ta ok,se nao indicar,fiaçao,uce ou painel...se tiver uma decada resistivao teste fica mais rapido e menos perigoso..
desliga o eletro,se o carro ferver e indicar temperatura alta no painel,ta ok,se nao indicar,fiaçao,uce ou painel...se tiver uma decada resistiva o teste fica mais rapido e menos perigoso..
Prezado. Eu havia entendido que o mostrador desse carro marcava no meio até desligado...O meu Palio e os outro que tive marcam sempre no meio e não saem dali. É normal. Realmente parece até que está pifado mas é assim mesmo. Não se move. Abraço.
Sensor e fiação descartados, pois coloquei um potenciômetro linear no lugar do sensor e ao variar liga a ventoinha na vel 1, depois liga na vel 2...mas o punteiro fica paradão...custa-me a creditar que isso seja normal...vai que pifa o relé da vel 2...vai esquentar até estourar a junta ou algo mais sério...e o punteiro paradão no meio, dando a entender que está tudo as mil maravilhas...
>Sensor e fiação descartados, pois coloquei um potenciômetro linear no lugar do sensor e ao variar liga a ventoinha na vel 1, depois liga na vel 2...mas o punteiro fica paradão...custa-me a creditar que isso seja normal...vai que pifa o relé da vel 2...vai esquentar até estourar a junta ou algo mais sério...e o punteiro paradão no meio, dando a entender que está tudo as mil maravilhas...
faz o mesmo teste acompanhando com escâner c passar de 115° e o ponteiro não for no vermelho é porque tem defeito e para ir até o meio tem que estar acima de 80° caso contrario tem defeito ai.
neste veiculo o sinal do painel vem da central de injeção.
Eu acompanho a temperatura com um termômetro de infravermelho, na região da VT, e percebo qdo ela abra (+- 86°), quando entra a vel 1 (+-93°), uma das vezes chegou a 95°, não passando daí...creio que a vel 2 deva entrar com uns 97 ou 98°...de 100° não passa.
O Diego, acabou de me responder um e-mail, informando que isto de mostrar uma temperatura normal, está sendo utilizado por outras montadoras...um absurdo!!!
Prezados. Vou fazer um teste no meu Palio e depois posto o que acontecer. Essa filosofia que os amigos comentaram das montadoras não deixarem o marcador subir e descer naturalmente, ou seja estão usando algum artificio eletrônico para ele ficar paradinho bonitinho, eu acho uma ideia meio perigosa. Quer dizer então que a temperatura sobe e desce à vontade e o ponteiro fica quietinho...Incrível! Por isso eu gosto desse fórum. Aprende-se nele coisas do "arco da velha". É possível que o sistema de medição fique aquisitando dados durante um certo tempo (possivelmente longo) e depois envie ao medidor a media desses valores. Abraço e bom fim de semana para todos.
nao tirei a prova ,mas essa de mascarar a temperatura e fato,e so acompanhar no scaner,mas acho que todos marcarao temperatura alta,nao de 5 em 5 graus,mas acho que de 20 em 20,se ta105graus no motor sera 95 graus no painel,la no motor quando atingir uns 115,no painel deve chegar nuns 100,105...suposiçoes somente
Prezados. Há alguns minutos atras fiz um teste no meu Palio colocando o termopar do multitester na colmeia do radiador e retirando o fusível da ventoinha. As medidas de temperatura não tem grande precisão, mas dá para ter ideia do funcionamento do sistema. Com a ventoinha normal, ela liga com + ou - 94 graus. Sem o fusível, a temperatura no medidor chegou a 109 graus e o medidor do painel também subiu como era de se esperar dando uma informação coerente. Não quis subir demais a temperatura do motor porque fiquei preocupado de ocorrer algum problema, mas pude conferir que se a temperatura do liquido de arrefecimento subir, o medidor do painel vai mostrar tal fenômeno. Fica então a informação que o medidor tem coerência apesar do sistema filtrar eletronicamente pequenas varições de temperatura. Abraço.
Bom Dia,
Bom, espero tirar as dúvidas e resolver este impasse.
Voltando lá atrás, os painéis antigos eram totalmente analógicos, e funcionavam linearmente, ou seja, se a temperatura aumentasse ou diminuísse 01 grau a variação do ponteiro seria sempre a mesma. Os marcadores de temperatura da água e do combustível funcionavam exatamente como um amperímetro. Já o velocímetro era totalmente mecânico, acionado pela rotação de um cabo e uma mola.
Hoje em dia os painéis são eletrônicos e microprocessados, ou seja, programa-se os ponteiros propositalmente. Mas por que? Simples: Evitar proprietários em estado de choque em portas de Concessionárias queixando-se que o carro está trabalhando “extremamente quente”. Sinto muito, mas essa é a verdade. Alguns ponteiros foram “programados” para trabalharem linearmente até a temperatura média, após isso ele sobe 01 grau à cada 15 graus reais de temperatura. Alguns Fabricantes diziam que: “se o nosso cliente fica mais feliz e tranqüilo vendo o ponteiro da temperatura lá embaixo, é lá que ele irá vê-lo, sempre bem abaixo do meio”. Ponto final.
Lembrem-se do Vectra até 2003, o ponteiro subia linearmente até próximo à marca de 90 graus. Após isso variava lentamente, e em 91 graus a ventoinha acionava, mas o Scanner já estava em 101 graus. Daí em diante sua variação era entre 89 e 91 graus. Perfeito, o carro trabalhava sempre cravado em 90 graus.
No Siena ocorre exatamente isso. O ponteiro sobe linearmente até chegar na temperatura de abertura da válvula termostática, em 87 graus, e lá ele "trava", bem o meio da escala. E assim ocorre com o Fusion e muitos VW. Lamentável.
O marcador de temperatura deixou de ser um instrumento de verificação de conformidade, e tornou-se apenas um indicador de condição de normalidade para motoristas, que cada vez têm menos interesse em conhecer como funciona seu próprio carro.
Espero ter ajudado.