Pessoal, o defeito apresentado é a temperatura que marca normal durante a fase fria mas gradativamente vai perdendo enquanto o motor aquece chegando a perder 23ºC.
Resultado, o motor passa á trabalhar com excesso e não aciona a ventoinha porque quando o módulo deveria estar interpretando 100ºC, lê somente 77ºC.
Tive que adaptar um kit verão para o cliente ir usando o carro.
Medi a saída M45 = 5v e a entrada de sinal M36 no modo ohmímetro, está dentro das faixas temperatura X ohms.
A pergunta é a seguinte: Este módulo pode ter perdido ou corrompido o software ou pode estar danificado, este danado é aquele módulo 5NF híbrido que fica sobre o motor, existe conserto? eu nunca me aventuro nestas encrencas portanto estou em déficit com os meu conhecimentos nesta área.
Respostas:
OLÁ WALTER,
TENTOU RESETAR A CENTRAL?
ACHO QUE ESTA CENTRAL NÃO TÉM REPARO NÃO.
ABRAÇOS.
Dei reset sim Clay, mas como os sacaners são meio que caixinhas de surpresa, eu fiz aquele de bat também para garantir embora não soubesse se funcionava ou não, deixei os polos jumpeados por 2 horas.
Á propósito, vc usou o diagrama que eu te enviei da S10? ou não conseguiu? preciso saber pois eu mando pra muita gente estes diagramas e nunca fiquei sabendo se houve utilidade.
Nenhum profissa para dar um pitaco?
poxa vida, será que ninguém vai me dar uma ajuda, por favor vai....
Amigo voce tentou trocar o sensor de temperatura por um novo de outra marca?
Verifique tbem a continuidade do chicote do sensor e aterramentos
Boa sorte
Alex, antes de trocar o ECT fiz as medições de praxe mas por precaução troquei logo para não ter surpresas amanhã, o que eu removi era original e o que eu coloquei é M.T.E, por via das dúvidas, medi novamente, á 100ºC estava dando 100 ohms, se não me engano, mas medida igual ao que foi substituido.
Confesso que até a bomba d´água eu removi para me certificar da integridade do rotor mas foi burrice da correria, eu tinha que analisar que se o radiador está com a temperatura alta nas colméias á ponto de ferver pelo reservatório se não ligasse o ventilador, não poderia ser circulação, não é?.
nesse modulo existe dois cabos fixados nele por porcas 10mm, messa a resistencia deles junta a massa,se necessario reforce com um direto ao negativo da bateria,apos feito isso resset os adaptativos do modulo.
A ventuinha aciona quando desliga o sensor?O sensor ligado a voltagem no sensor e na entrada do modulo e a mesma?Aterramento? Fiaçao?
Já fiz reforço no aterramento do módulo, na verdade são 3 cabinhos terra e não 2 mas dei reset um monte de vezes e fiz o reset forçado via Bat jumpeando os polos por 2 horas, será que eu vou ter que levar o carro em algum amigo para dar reset por outro sacaner?
Vou medir novamente o sinal input no pino M36 e comparar com a saída do ETC.
Acontece que eu já fiz tantas coisas e um monte repetidas porque cada vez que eu adoto uma linha de diagnóstico, tenho que parar para atender alguém ou o telefone toca ou o ajudante tem que ir fazer xixi, é soda.
http://www.f-autronica.it/iaw5nf.jpg
essa unidade não resseta desligando a bateria, mas com os testes ja realizados por voce e o reforço de massa na carcaça da uc. A FALHA SO PODERA ESTAR NA PROPRIA UC.
OI WALTER É O ANDRE ESTE CARRO TEVE RECALL DE CALIBRACAO SE FOR 5NF.F1 TEVE RECALL PARA 5NF.F3 MAS PROBLEMA DO RECALL FOI RELACIONADO AO CARRO DAR ERRO PERDER ACELERADOR E DAR ERRO MAP DURO QUE ELA CORREMOS RISCO TENTAR INJETAR E TRAVAR A CENTRAL SE QUISER LIGAR AQUI PODEMOS CONVERSAR 19 32844831 ESTAMOS NO MECANICA AUTOMOTIVA TAMBEM SE PRECISAR ALGO PODE LIGAR
OI WALTER É O ANDRE ESTE CARRO TEVE RECALL DE CALIBRACAO SE FOR 5NF.F1 TEVE RECALL PARA 5NF.F3 MAS PROBLEMA DO RECALL FOI RELACIONADO AO CARRO DAR ERRO PERDER ACELERADOR E DAR ERRO MAP DURO QUE ELA CORREMOS RISCO TENTAR INJETAR E TRAVAR A CENTRAL SE QUISER LIGAR AQUI PODEMOS CONVERSAR 19 32844831 ESTAMOS NO MECANICA AUTOMOTIVA TAMBEM SE PRECISAR ALGO PODE LIGAR
OI WALTER É O ANDRE ESTOU TAMBEM NO MECANICA AUTOMOTIVA ESTE CARRO TEVE RECALL DE CALIBRACAO DE 5NF.F1 PARA 5NF.F3 MAS RECALL FOI PARA CORRIGIR ERRO PERDA ACELERADOR E ERRO SENSOR MAP TEMOS SIMULADOR AQUI SE QUISER LIGAR PODEMOS TENTAR AJUDAR 19 32844831
caro amigo as centrais hibridas não tem conserto apenas reset
vc ja tentou testara unidade em outro carro ;)
Não testei a ECU em outro veículo por não ter algum disponível.
Quando desligo o conector do ECT, o ventilador não é acionado, não descobri porque pois sabia que deveria ligar automaticamente como forma de segurança.
Segunda-feira o cliente deverá voltar e aí poderei sacanear novamente o sistema para verificar se alguma coisa mudou nestes dias.
Agora ele está sendo usado com o kit verão para não piorar os problemas.
Designmec, eu não estou mais no MA e não tenho mais contato com o pessoal que participa lá mas depois de segunda eu te dou uma posição sobre o Siena, ok?
O amigo ja tentou testar o modulo em outro carro ?
se o outro carro funcionarsem defeitos o provavel defeito é no carro mesmo
caso contrario so tem um jeito,substituição do modulo por um novo ou em condições
de uso meu caro colega
walter manda eu msn pra mantermo contao e tiraramos duvidas
Acontece que eu instalei o kit verão por precaução e sem descaracterizar o veículo.
Puxei um +12 da bat e levei até o interruptor, o sinal após disparo de temperatura eu coloquei no conector de alimentação do ventilador, debaixo da base de fusíveis, portanto o sistema de ventilação elétrica do arrefecimento não depende mais exclusivamente do sistema de injeção e sim, está conjugado mas sem um interferir com o outro e é apenas provisório, até que eu faça o devido reparo mas está funcionando bem e responde a algumas perguntas.
olá Walter, usei sim, é que ainda estou engasgado com essa s10, a empresa me mandou 3 módulos todos queimados, fiz uma tentativa de retirar componentes de uma para outra, inclusive, troquei o ci com o cd do imobilizador. desbloqueei a uce, mas mesmo assim não funciona.
mas mesmo assim,. muito obrigado.
é Walter, ficou difícil, também agente só coloca aqui defeito CABELUDO.
WALTER, A TEMPERATURA CAI ENQUANTO DEVERIA SUBIR, ESTE SENSOR É NTC. OU SEJA, quanto maior a temperatura menor a resisténcia e vice versa e quanto maior a resistência maior a queda de tensão de resposta para a uce. então deve estar acontecendo um dos casos abaixo.
a tensão de alimentação do sensor está aumentando.
a resistência dos circuito está aumentando.
verifique a tensão do alternador e o aterramento da uce.
abraços.
Eu já fiz isto Grande Clay, aquela tensão de 5 volts vai caindo com se fosse uma vela apagando, eu testei tensões, perdas vias relê, perda de isolamento dos fios dentro do chicote e até mesmo verifiquei a umidade, separando fio X fio e secando o chicote com um secador de cabelos profissional.
O cliente deverá voltar por estes dias porque o motor saiu daqui enxugando o tanque, duvido que ele aguente. Existem 2 possibilidades: o módulo ficou com vergonha e voltou ao normal ou o cara não consegue perceber que o motor está bebendo muito.
O negócio é aguardar....WS