BOM DIA AMIGOS DO FORUM !!!
DEFEITO : SINAL DA SONDA TRAVADO EM 450mv ,COMO SE ELA ESTIVESSE DESLIGADA ,COM ISSO O CARRO REPROVA NA CONTROLAR, NO ESCANER ACUSA (FALHA NO SIRCUITO DA SONDA ).
VERIFICADO :
* CHICOTE QUANTO A TESTE DE CONTINUIDADE , ATERRAMENTO E ALIMENTAÇÃO DA SONDA E CENTRAL
* TODO O SISTEMA DE IGNIÇÃO
* FOI INSTALADA UMA SONDA BOSCH NOVA
* PRESSÃO DA BOMBA OK 3.5 BAR
* COMBUSTIVEL
* SENSORES
OBS: EU ESTOU COM ESSE CARRO A ALGUNS DIAS,E PUDE OBSERVAR QUE O RESTO DO FUNCIONAMENTO ESTA OK, ELE ANDA BEM
MARCHA LENTA OK, NÃO MORRE ,NÃO FICA OSCILANDO E NEM ACELERADO, SO O CONSUMO UM POUCO ALTERADO E EMISSÃO ALTA.
OS DOIS FIOS BRANCOS DA SONDA UM É 12V E O OUTRO NEGATIVO INTERNO QUE VEM DA CENTRAL, DESCOFIO DESSE
CARA,POIS PODE NÃO ESTAR ALIMENTANDO DIREITO A SONDA.
ALGUEM JA PEGOU UMA BUCHA DESSA ???
Respostas:
a alimentaçao na resistençia da sonda existe mas e a alimentaçao de 450ml de sinal p\ retorno da sonda existe.nao me lembro
se è este o caso mas tem sistemas em que a alimen. passa por fusivel.
A SONDA ESTA RECEBENDO 12V DO FUZIVEL NORMAL E NEGAIVO NÃO E DIRETO DO MASSA E SIM DA CENTRAL,POR ISSO NÃO SEI SE POSSO FAZER UM NEGATVO DIRETO DO MASSA PARA VER SE A SONDA TRABALHA E O MODULO RESPONDE .
Pode aterrar sim, mas tenha certeza de que é realmenteo que vc está falando(que se trata do fio de aterramento da ECU), ai pode aterrar e ver o resultado, se a sonda não receber as alimentaçoes de aquecimento não vai funcionar legal.
Esse carro trabalha com sonda do tipo Plannar, seu negativo é fornecido pela ECU de forma pulsante e não direto como na maioria dos carros.
Com um voltimetro, faça os testes de alimentação, e com um osciloscópio ou até mesmo com o próprio voltímetro, faça o teste de controle do negativo que vem da central.
Se tem positivo, a central esta mandando o negativo, a sonda esta perfeita e o chicote integro, então seu problema é na própria central.
>Esse carro trabalha com sonda do tipo Plannar, seu negativo é fornecido pela ECU de forma pulsante e não direto como na maioria dos carros.
Com um voltimetro, faça os testes de alimentação, e com um osciloscópio ou até mesmo com o próprio voltímetro, faça o teste de controle do negativo que vem da central.
Se tem positivo, a central esta mandando o negativo, a sonda esta perfeita e o chicote integro, então seu problema é na própria central.
A ta certo o ADG na sua colocação, por ser um sistema mais antigo me confundi, realmente é desta forma mesmo, perfeita a colocação ADG.
VALEU ADG E CANAL !!! FIZ O TESTE COM VOLTIMETRO,A CENTRAL MANDA O NEGATIVO QUE A SONDA PREICISA PARA TRABALHAR,POREM ELA MESMA NÃO RESPONDE NO ESCANER E NO PRÓPRIO MULTIMETRO , A SONDA CONTINUA TRAVADA EM APROX 450MV,PELO JEITO É A CENTRAL MESMO. VOU CORRER ATRAZ DE UMA E POSTO NOVIDADES.
eu aconselharia voce a fazer um teste com um simulador de sensores coloque na escala de 0 a 1v e simule aumentando e diminuindo a voltagem como se fosse a sonda e repare na resposta da central com o scaner ,se não variar o defeito sera na central.
BOA IDEIA, NÃO TINHA PENSADO NISSO, VALEU AMIGO ALTO GIRO ,VOU FAZER ISSO AMANHA. ;)
>nesse carro eu so gosto de usar sonda ntk
Então você esta entregando carro com reparo errado, a NTK não fornece sonda do tipo plannar.
Boa tarde parceiros!!! como viram anteriormente,ja analisei todos os parametros,e como foi muito bem lembrado pelo o amigo do alto giro , hoje fiz um teste com o simulador de sinal, e conforme eu aumentava e diminuia a voltagem de 0 a 1v ,no escaner tambem oscilva de acordo. Então eu revi a aplicação da sonda que por sinal ,segundo atendimento bosch,estava certa,mesmo assim tirei outra da caixa,instalei a peça .Ela começou a trabalhar no escaner de 450 a 560mv e depois começou a travar de novo em 450mv.
Na analize grafica esta tudo dentro dos parametros ,inclusive o tempo de injeção,verifiquei tambem tomada de ar e anti chama tudo ok.
SE ALGUEM TIVER MAIS SUGESTOES , EU AGRADEÇO DESDE JA !!! POIS TENHO RECEIO E DUVIDA DE TROCAR A CENTRAL POR SER DIFICIL DE ENCONTRAR ,E TAMBEM O PREÇO DEVE SER SALGADO
eu fiz o reset ,pela 2ª vez, so por curiosidade como você faz ??
A central bosch ME 7.3 H4 tem seu reset sem a necessidade do uso do scanner, basta desligar a central por 1 minuto e a mesma já tem seus parâmetros resetados.
Você já chegou a testar o sinal da sonda com o motor acelerado?
sim ,ela não muda muita coisa,oscila muito pouco e a emissão continua alta,mesmo depois do reset e troca da sonda.
nao sei se voçe fez.. mais com o simulador de sensores... pegue e simule o map... aumente a voltagem.. o map com voltagem alta detecta carga alta no motor e a central aumenta o tempo de injeçao.. deixe assim um pouco e verifique o sinal da sonda.. el adevera marcar sempre mistura rica... diminua o voltagem do map ate antes do motor morrer (por falta de combustivel) e verifique.. a indicaçao da sonda seria o contrario agora, marcando mistura pobre... esse teste tem me dados resultados optimos, testando a sonda de essa forma e muito efetiva.... se nao reacionar verifique a aplicaçao como o adg te falou... tem d ser planar... se nao provavelmente seja na central o galho!!! um abraço colega cualquer coisa avisa..
O forum tá começando á voutar as boas!!!! parabens a todos que estão contribuindo para o crescimento do forum e de bons profissionais na área automobilistica!
joe vc conferiu toda a parte eletrica ,mas e a parte mecanica como sincronismo da correia dentada, aplicação das velas de ignição, entradas falsas de ar e a aplicação dos bicos injetores. confere ai e poste novidades. Quando pego um pepino penso em todas as possibilidades, nao podemos descartar nada.
>eu fiz o reset ,pela 2ª vez, so por curiosidade como você faz ??
Bom o ADG ja comentou o reset, porem na pratica ja constatei e faço da sguinte forma, que entendo em muitos casos resolvi. Desligo os dois cabos da bateria e os interligo por uma noite pelo menos, em varios casos mata a pau, pois não tive sucesso de outra forma.
joe7. uma dica retire a tomada da sonda e ligue em outra sonda mas que mesma esteja fora do cano de descarga . avalier o aquecimento da resistencia .espero te colaborado.
Não esqueça antes de condenar uma central realizar testes de vazão dos cilindros, ponto de correia e map. Pois um consumo alterado pode esta ligado a estes fatores e alterar o funcionamento da sonda. e claro se sonda aplicada e correta , como disse o ADH e planar, e se colocar errada não funciona.
È O SEGUINTE. ESSE SISTEMA AI TEM UMA PARTICULARIDADE ELE NAO DA MISTURA SÒ POBRE OU RICA , NAO ESTANDO
CORRETO ELE SIMPLESMENTE TRAVA NOS 437 OU 450 ML. FAÇA UM CHICOTE EXTERNO P/ LAMBDA E MONITORE COM
UM MULTIMETRO. ( correto ai adg) CONFERI FUSIVEIS F11=F22 AI. OU VEJA O RELATORIO DA CONTROLAR E VAMOS
TRABALHAR EM CIMA DELE CO CO2 E AGREGADOS.
[Esse modelo trabalha com sonda do tipo Plannar, seu negativo é fornecido pela ECU de forma pulsante e não direto a massa como dos carros.
Se tem positivo, a central esta mandando o negativo, a sonda esta perfeita e o chicote integro, então seu problema é na própria é na unidade de comando.:)
Como estar o tempo de injeção desse carro?
Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por:
-Problemas de baixa pressão na linha de combustível.
-Bicos injetores sujos.
-entrada de ar falsa
Boa noite amigos, bom ,eu consutei no catalogo on line e vi que a NTK não faz sonda pra este carro ,ela so fabrica para os fire 8v, sistema magnet mareli .
Tive a sorte de conseguir um carro igual para fazer um teste com a troca da central,antes de fazer passei o rasther ,e o sinal da sonda tava lindo. Então eu tirei a central e bc e passei para o siena,conclusão mesma coisa. Com outra central o sinal da sonda continuava travado.
Hoje continuando com a briga , instelei um vacuometro na tomada de ar, com o motor aquecido 450mhg,sincronismo ok, tempo de injeção 2.5 a 2.3 ms,dentro do padrão, e tambem troquei o map, fiz uma limpeza com,produto ( limpa carter) e troca de oleo 2,7 litros pra este carro, renovei todo o combustivel. Deixei os dois cabos unidos para o reset, com indicou o amigo Canal , e vamos ver amanha.
O amigo Sonene falou uma coisa que bate com tudo que esta acontecendo,tendo problema, independente de estiver rica ou pobre ela fica travada por ali 430 a 460mv, se caso não der resultado o que fiz hoje amanha vou fazer uma ligação individual pra ver qual sera a leitura que vai apresentar, no multimetro.
Breve posto novidades, desde de ja obrigado a todos os parceiros do ramo ,que estão querendo me da uma força pra resolver esta encrenca!! Tamo junto!!!!!!!!!
Eu abriria esse chicote da injeçao e resoldaria emendas,reforçaria + do alternador e colocaria um terra extra,uma dica escutada a muito tempo atraz que era pra tirar o terra preso na carcaça do modulo e aterrar direto na bateria...
O negativo do modulo para a bateria eu ja fiz, mas o chicote dependendo do resultado do que eu vou fazer amanhã, sera minha proxima estapa ,vou retirar o mesmo e abri-lo na bancada,conferir fio por fio . Valeu Miros!!
Finalmente o defeito foi encontrado !!!!:
Quando eu troquei a central, o sinal da sonda mudou muito pouco por isso achei que ela não fosse o problema, o cliente falou que o oleo ainda não tinha vencido,mais mesmo assim eu fiz o procedimento com descarbonizante e oleo novo . Este motor usa 2,7 litros de oleo, mais tem muita gente que coloca 3 litros, aí acaba dando alteração na queima e cosequentimente no sinal da sonda .Depois que troquei o oleo ,troquei de central novamente aí sim ,a sonda começou a trabalhar perfeitamente.
CONCLUSÂO :
Este carro existia dois problemas, um era realmente a central e o outro era o excesso de oleo que tambem atrapalhava o funcinamento da sonda.
AGRADEÇO AOS PARCEIROS DO RAMO QUE ME AJUDARAM :
Sonene/ Canal /Adg / Altogiro /Batiria / Paulo Cesar Marciano / Marco GarciaMbo/ Marcelo Herique/ Lcar / Fox / Miros.
É muito bom saber que tem uma galera com intuito de ajudar e trocar experiencias, é por isso que considero esse forum uma das minhas principais ferramentas.;) . Um abraço a todos !!!!!
cara parabens... camaradagem tem que estar sempre... vamos tomar um chopinho pra comemorar hehehe.... esse topico merece destaque .... parabens cara...
Blz Joe7, na verdade parecia mesmo ECU, mas as vezes um reset resolve, no seu caso não teve jeito e oleo em exesso tb contamina, bom que vc resolveu e agradecemos o retorno.
O MAIS GOSTOSO DISSO TUDO È VER ESSA CRIANÇA FUNCIONANDO NO SCANER E A DANADINHA LA +-+-+-+-+-+-+-+-+-+-
ALEM DA SATISFAÇAO, AQUILO È UM GOZO VISUAL. ( se nos todos fossemos doutores, com certeza seriamos todos
dr. house) a conversa ta boa, mas ainda falta a kombi. valeu.
um injetor de sinal poupa muito tempo e simula a sonda podendo vizualizar a logica da central na tela do scanner
mata de vez uma duvida...!