Carregando os tópicos... por favor aguarde
Respostas:
<t><p>a alimentaçao na resistençia da sonda existe mas e a alimentaçao de 450ml de sinal p\ retorno da sonda existe.nao me lembro </p> <p>se è este o caso mas tem sistemas em que a alimen. passa por fusivel.</p></t>
<t><p>A SONDA ESTA RECEBENDO 12V DO FUZIVEL NORMAL E NEGAIVO NÃO E DIRETO DO MASSA E SIM DA CENTRAL,POR ISSO NÃO SEI SE POSSO FAZER UM NEGATVO DIRETO DO MASSA PARA VER SE A SONDA TRABALHA E O MODULO RESPONDE .</p></t>
<t><p>Pode aterrar sim, mas tenha certeza de que é realmenteo que vc está falando(que se trata do fio de aterramento da ECU), ai pode aterrar e ver o resultado, se a sonda não receber as alimentaçoes de aquecimento não vai funcionar legal.</p></t>
<t><p>Esse carro trabalha com sonda do tipo Plannar, seu negativo é fornecido pela ECU de forma pulsante e não direto como na maioria dos carros. </p> <p>Com um voltimetro, faça os testes de alimentação, e com um osciloscópio ou até mesmo com o próprio voltímetro, faça o teste de controle do negativo que vem da central. </p> <p>Se tem positivo, a central esta mandando o negativo, a sonda esta perfeita e o chicote integro, então seu problema é na própria central.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Esse carro trabalha com sonda do tipo Plannar, seu negativo é fornecido pela ECU de forma pulsante e não direto como na maioria dos carros. </p> <p>Com um voltimetro, faça os testes de alimentação, e com um osciloscópio ou até mesmo com o próprio voltímetro, faça o teste de controle do negativo que vem da central. </p> <p>Se tem positivo, a central esta mandando o negativo, a sonda esta perfeita e o chicote integro, então seu problema é na própria central.</QUOTE> </p> <p>A ta certo o ADG na sua colocação, por ser um sistema mais antigo me confundi, realmente é desta forma mesmo, perfeita a colocação ADG.</p></r>
<t><p>VALEU ADG E CANAL !!! FIZ O TESTE COM VOLTIMETRO,A CENTRAL MANDA O NEGATIVO QUE A SONDA PREICISA PARA TRABALHAR,POREM ELA MESMA NÃO RESPONDE NO ESCANER E NO PRÓPRIO MULTIMETRO , A SONDA CONTINUA TRAVADA EM APROX 450MV,PELO JEITO É A CENTRAL MESMO. VOU CORRER ATRAZ DE UMA E POSTO NOVIDADES.</p></t>
<t><p>De um reset nesta central, pra ver o que da.</p></t>
<t><p>eu aconselharia voce a fazer um teste com um simulador de sensores coloque na escala de 0 a 1v e simule aumentando e diminuindo a voltagem como se fosse a sonda e repare na resposta da central com o scaner ,se não variar o defeito sera na central.</p></t>
<t><p>BOA IDEIA, NÃO TINHA PENSADO NISSO, VALEU AMIGO ALTO GIRO ,VOU FAZER ISSO AMANHA. ;)</p></t>
<t><p>nesse carro eu so gosto de usar sonda ntk</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>nesse carro eu so gosto de usar sonda ntk</QUOTE> </p> <p>Então você esta entregando carro com reparo errado, a NTK não fornece sonda do tipo plannar.</p></r>
<t><p>Boa tarde parceiros!!! como viram anteriormente,ja analisei todos os parametros,e como foi muito bem lembrado pelo o amigo do alto giro , hoje fiz um teste com o simulador de sinal, e conforme eu aumentava e diminuia a voltagem de 0 a 1v ,no escaner tambem oscilva de acordo. Então eu revi a aplicação da sonda que por sinal ,segundo atendimento bosch,estava certa,mesmo assim tirei outra da caixa,instalei a peça .Ela começou a trabalhar no escaner de 450 a 560mv e depois começou a travar de novo em 450mv. </p> <p> Na analize grafica esta tudo dentro dos parametros ,inclusive o tempo de injeção,verifiquei tambem tomada de ar e anti chama tudo ok. </p> <p> SE ALGUEM TIVER MAIS SUGESTOES , EU AGRADEÇO DESDE JA !!! POIS TENHO RECEIO E DUVIDA DE TROCAR A CENTRAL POR SER DIFICIL DE ENCONTRAR ,E TAMBEM O PREÇO DEVE SER SALGADO</p></t>
<t><p>Vc fez reset nesta central pra ver.</p></t>
<t><p>eu fiz o reset ,pela 2ª vez, so por curiosidade como você faz ??</p></t>
<t><p>A central bosch ME 7.3 H4 tem seu reset sem a necessidade do uso do scanner, basta desligar a central por 1 minuto e a mesma já tem seus parâmetros resetados. </p> <p>Você já chegou a testar o sinal da sonda com o motor acelerado?</p></t>
<t><p>nao desconfiou da central ?!</p></t>
<t><p>sim ,ela não muda muita coisa,oscila muito pouco e a emissão continua alta,mesmo depois do reset e troca da sonda.</p></t>
<t><p>nao sei se voçe fez.. mais com o simulador de sensores... pegue e simule o map... aumente a voltagem.. o map com voltagem alta detecta carga alta no motor e a central aumenta o tempo de injeçao.. deixe assim um pouco e verifique o sinal da sonda.. el adevera marcar sempre mistura rica... diminua o voltagem do map ate antes do motor morrer (por falta de combustivel) e verifique.. a indicaçao da sonda seria o contrario agora, marcando mistura pobre... esse teste tem me dados resultados optimos, testando a sonda de essa forma e muito efetiva.... se nao reacionar verifique a aplicaçao como o adg te falou... tem d ser planar... se nao provavelmente seja na central o galho!!! um abraço colega cualquer coisa avisa..</p></t>
<t><p>O forum tá começando á voutar as boas!!!! parabens a todos que estão contribuindo para o crescimento do forum e de bons profissionais na área automobilistica!</p></t>
<t><p>joe vc conferiu toda a parte eletrica ,mas e a parte mecanica como sincronismo da correia dentada, aplicação das velas de ignição, entradas falsas de ar e a aplicação dos bicos injetores. confere ai e poste novidades. Quando pego um pepino penso em todas as possibilidades, nao podemos descartar nada.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>eu fiz o reset ,pela 2ª vez, so por curiosidade como você faz ??</QUOTE> </p> <p>Bom o ADG ja comentou o reset, porem na pratica ja constatei e faço da sguinte forma, que entendo em muitos casos resolvi. Desligo os dois cabos da bateria e os interligo por uma noite pelo menos, em varios casos mata a pau, pois não tive sucesso de outra forma.</p></r>
<t><p>joe7. uma dica retire a tomada da sonda e ligue em outra sonda mas que mesma esteja fora do cano de descarga . avalier o aquecimento da resistencia .espero te colaborado.</p></t>
<t><p>Não esqueça antes de condenar uma central realizar testes de vazão dos cilindros, ponto de correia e map. Pois um consumo alterado pode esta ligado a estes fatores e alterar o funcionamento da sonda. e claro se sonda aplicada e correta , como disse o ADH e planar, e se colocar errada não funciona.</p></t>
<t><p>È O SEGUINTE. ESSE SISTEMA AI TEM UMA PARTICULARIDADE ELE NAO DA MISTURA SÒ POBRE OU RICA , NAO ESTANDO </p> <p>CORRETO ELE SIMPLESMENTE TRAVA NOS 437 OU 450 ML. FAÇA UM CHICOTE EXTERNO P/ LAMBDA E MONITORE COM </p> <p>UM MULTIMETRO. ( correto ai adg) CONFERI FUSIVEIS F11=F22 AI. OU VEJA O RELATORIO DA CONTROLAR E VAMOS </p> <p>TRABALHAR EM CIMA DELE CO CO2 E AGREGADOS.</p></t>
<t><p>[Esse modelo trabalha com sonda do tipo Plannar, seu negativo é fornecido pela ECU de forma pulsante e não direto a massa como dos carros. </p> <p>Se tem positivo, a central esta mandando o negativo, a sonda esta perfeita e o chicote integro, então seu problema é na própria é na unidade de comando.:) </p> <p>Como estar o tempo de injeção desse carro? </p> <p>Tempo de injeção Alto X Sinal da Sonda Abaixo de 300 mV: Neste caso a sonda esta enviando um sinal de mistura pobre (falta de combustível), por sua vez a central para tentar corrigir aumenta o tempo de injeção. Isto geralmente é causado por: </p> <p>-Problemas de baixa pressão na linha de combustível. </p> <p>-Bicos injetores sujos. </p> <p>-entrada de ar falsa</p></t>
<t><p>Boa noite amigos, bom ,eu consutei no catalogo on line e vi que a NTK não faz sonda pra este carro ,ela so fabrica para os fire 8v, sistema magnet mareli . </p> <p> Tive a sorte de conseguir um carro igual para fazer um teste com a troca da central,antes de fazer passei o rasther ,e o sinal da sonda tava lindo. Então eu tirei a central e bc e passei para o siena,conclusão mesma coisa. Com outra central o sinal da sonda continuava travado. </p> <p> </p> <p> Hoje continuando com a briga , instelei um vacuometro na tomada de ar, com o motor aquecido 450mhg,sincronismo ok, tempo de injeção 2.5 a 2.3 ms,dentro do padrão, e tambem troquei o map, fiz uma limpeza com,produto ( limpa carter) e troca de oleo 2,7 litros pra este carro, renovei todo o combustivel. Deixei os dois cabos unidos para o reset, com indicou o amigo Canal , e vamos ver amanha. </p> <p> </p> <p> O amigo Sonene falou uma coisa que bate com tudo que esta acontecendo,tendo problema, independente de estiver rica ou pobre ela fica travada por ali 430 a 460mv, se caso não der resultado o que fiz hoje amanha vou fazer uma ligação individual pra ver qual sera a leitura que vai apresentar, no multimetro. </p> <p> </p> <p> Breve posto novidades, desde de ja obrigado a todos os parceiros do ramo ,que estão querendo me da uma força pra resolver esta encrenca!! Tamo junto!!!!!!!!!</p></t>
<t><p>Eu abriria esse chicote da injeçao e resoldaria emendas,reforçaria + do alternador e colocaria um terra extra,uma dica escutada a muito tempo atraz que era pra tirar o terra preso na carcaça do modulo e aterrar direto na bateria...</p></t>
<t><p>O negativo do modulo para a bateria eu ja fiz, mas o chicote dependendo do resultado do que eu vou fazer amanhã, sera minha proxima estapa ,vou retirar o mesmo e abri-lo na bancada,conferir fio por fio . Valeu Miros!!</p></t>
<t><p>Finalmente o defeito foi encontrado !!!!: </p> <p> Quando eu troquei a central, o sinal da sonda mudou muito pouco por isso achei que ela não fosse o problema, o cliente falou que o oleo ainda não tinha vencido,mais mesmo assim eu fiz o procedimento com descarbonizante e oleo novo . Este motor usa 2,7 litros de oleo, mais tem muita gente que coloca 3 litros, aí acaba dando alteração na queima e cosequentimente no sinal da sonda .Depois que troquei o oleo ,troquei de central novamente aí sim ,a sonda começou a trabalhar perfeitamente. </p> <p> </p> <p> CONCLUSÂO : </p> <p> Este carro existia dois problemas, um era realmente a central e o outro era o excesso de oleo que tambem atrapalhava o funcinamento da sonda. </p> <p> </p> <p> AGRADEÇO AOS PARCEIROS DO RAMO QUE ME AJUDARAM : </p> <p> Sonene/ Canal /Adg / Altogiro /Batiria / Paulo Cesar Marciano / Marco GarciaMbo/ Marcelo Herique/ Lcar / Fox / Miros. </p> <p> É muito bom saber que tem uma galera com intuito de ajudar e trocar experiencias, é por isso que considero esse forum uma das minhas principais ferramentas.;) . Um abraço a todos !!!!!</p></t>
<t><p>cara parabens... camaradagem tem que estar sempre... vamos tomar um chopinho pra comemorar hehehe.... esse topico merece destaque .... parabens cara...</p></t>
<t><p>Blz Joe7, na verdade parecia mesmo ECU, mas as vezes um reset resolve, no seu caso não teve jeito e oleo em exesso tb contamina, bom que vc resolveu e agradecemos o retorno.</p></t>
<t><p>O MAIS GOSTOSO DISSO TUDO È VER ESSA CRIANÇA FUNCIONANDO NO SCANER E A DANADINHA LA +-+-+-+-+-+-+-+-+-+- </p> <p>ALEM DA SATISFAÇAO, AQUILO È UM GOZO VISUAL. ( se nos todos fossemos doutores, com certeza seriamos todos </p> <p>dr. house) a conversa ta boa, mas ainda falta a kombi. valeu.</p></t>
<t><p>opaaa!! logo posto !!!;)</p></t>
<t><p>um injetor de sinal poupa muito tempo e simula a sonda podendo vizualizar a logica da central na tela do scanner </p> <p>mata de vez uma duvida...!</p></t>