Será que alguém pode me ajudar, sou novo na área de reparação de autos, gostaria de saber onde encontro o sensor MAF no peugeot 306 1.8 16 v ano 99. Pois já procurei no corpo de borboleta e não encontrei, e também o sensor de aquecimento do corpo de borboleta, para que serve este sensor.
Obrigado.
Respostas:
>Olá Josusantos
As suas dúvidas confirmam que você realmente está iniciando no ramo, ok, vamos lá.
Primeiro, você terá que buscar mais informações sobre o sistema de injeção, pois sem um conhecimento mais aprofundado, infelizmente você vai ter muita dificuldade, e boas chances de errar o diagnóstico, não quero jogar um balde de água fria, pelo contrário, quero que você se dedique e aprenda o máximo possível, para ser um bom profissional, isso fará com que você tenha mais chances de se dar bem.
Seguinte, esse carro não têm sensor MAF, mas têm um sensor MAP que fica próximo do reservatório do líquido de freio, deverá ter uma mangueira do coletor de admissão até ele. Esse sensor de aquecimento do corpo de borboleta, não consta nada aqui, talvez seja um outro sensor, não vou poder ajudar.
Mas, primeiro você têm que definir qual o sintoma, pelo sintoma examinar o sistema envolvido, e com pouco conhecimento, você realmente terá muitas dificuldades, se está começando, procure algum colega mais experiente para te acompanhar neste processo, até você adquirir conhecimento suficiente pra caminhar sozinho, digo isso pro teu próprio bem, pois mesmo nós mais experientes, com mais experiência e equipamentos, as vezes temos bastante dificuldade em resolver alguns problemas, basta ver isso aqui no fórum, onde pessoas do Brasil todo, e com vários níveis de experiência vem ajudar e ser ajudados.
Boa Sorte
Obrigado proauto pelas dicas e espero poder contar com vocês para me orientar neste long caminho que tenho pela frente. Bem minha intenção em aprender mais é somente para mexer no meu carro e no carro do meu pai sabe pois já tivemos muita decepção com os mecânicos daqui de Ubatuba.
O problema no meu carro é que gostaria deixá-lo como no normal que sai de fábrica tirar este sistema de cebolão adaptada pois agora quando chega á uma certa temperatura as vezes a ventoinha liga e desliga e depois que desligo o carro a ventoinha continua ligada por um tempo. Também as vezes o carro fica com a marcha lenta oscilando que as vezes ao dar partida ele pega mas quando tiro o pé do acelerador ele morre, quando chega noutro dia ele pega normalmente vocês podem me orientar com respeito a isto?
Segundo pesquisa feito na internet, o sensor MAF pode influenciar no atuador de marcha lenta, sendo que o atuador só atua quando a central recebe o sinal do sensor maf.
>Olá Josusantos
As suas dúvidas confirmam que você realmente está iniciando no ramo, ok, vamos lá.
Primeiro, você terá que buscar mais informações sobre o sistema de injeção, pois sem um conhecimento mais aprofundado, infelizmente você vai ter muita dificuldade, e boas chances de errar o diagnóstico, não quero jogar um balde de água fria, pelo contrário, quero que você se dedique e aprenda o máximo possível, para ser um bom profissional, isso fará com que você tenha mais chances de se dar bem.
Seguinte, esse carro não têm sensor MAF, mas têm um sensor MAP que fica próximo do reservatório do líquido de freio, deverá ter uma mangueira do coletor de admissão até ele. Esse sensor de aquecimento do corpo de borboleta, não consta nada aqui, talvez seja um outro sensor, não vou poder ajudar.
Mas, primeiro você têm que definir qual o sintoma, pelo sintoma examinar o sistema envolvido, e com pouco conhecimento, você realmente terá muitas dificuldades, se está começando, procure algum colega mais experiente para te acompanhar neste processo, até você adquirir conhecimento suficiente pra caminhar sozinho, digo isso pro teu próprio bem, pois mesmo nós mais experientes, com mais experiência e equipamentos, as vezes temos bastante dificuldade em resolver alguns problemas, basta ver isso aqui no fórum, onde pessoas do Brasil todo, e com vários níveis de experiência vem ajudar e ser ajudados.
Boa Sorte
Obrigado proauto pelas dicas e espero poder contar com vocês para me orientar neste long caminho que tenho pela frente. Bem minha intenção em aprender mais é somente para mexer no meu carro e no carro do meu pai sabe pois já tivemos muita decepção com os mecânicos daqui de Ubatuba.
O problema no meu carro é que gostaria deixá-lo como no normal que sai de fábrica tirar este sistema de cebolão adaptada pois agora quando chega á uma certa temperatura as vezes a ventoinha liga e desliga e depois que desligo o carro a ventoinha continua ligada por um tempo. Também as vezes o carro fica com a marcha lenta oscilando que as vezes ao dar partida ele pega mas quando tiro o pé do acelerador ele morre, quando chega noutro dia ele pega normalmente vocês podem me orientar com respeito a isto?
Segundo pesquisa feito na internet, o sensor MAF pode influenciar no atuador de marcha lenta, sendo que o atuador só atua quando a central recebe o sinal do sensor maf.
Você sabe me dizer que o motor do peugeot 306 1.8 16 v é o mesmo que do citroêm zx?
Amigo , além das ótimas colocações do proauto, quero fazer algumas considerações,, reparar automóveis requer muito tempo de estudo e estágio, vamos dizer assim....na minha opinião só vale a pena ir adiante se vc tem realmente intenção de ser reparador...o feeling para a atividade só pega ao longo do tempo e com muita muita dedicação... isso explica os problemas que vc teve com reparadores em sua região...os equipamentos são caros e necessários...dificilmente se repara um sistema sem inúmeros aparelhos e ferramentas,que garantem um diagnóstico preciso ou uma montagem correta... eu já tive oficina e no momento, não tenho, trabalho em outra área, e preparo a minha nova oficina, lido com carros desde 1991, mecânica,alinhamento, lanternagem etc...a um bom tempo estudo profundamente sistemas eletrônicos.... como invisto mais R$ em conhecimento que em ferramentas/aparelhos, então me falta muita coisa....faço uns serviços de remoção e instalação na oficina de lanternagem do meu irmão....como não tenho ferramental, deixo siar muitos serviços daqui para a cidade vizinha em guincho, com o coração cortando(aqui em minha região não tem reparador qualificado).... resumindo: sem a maioria dos recursos é inviável...ou vc procura um reparador qualificado ou mete a cara e seja um reparador( pq só para consertar o próprio carro ao meu ver é inviável)... quer ir adiante seja bem vindo. abraços.
Se voce pretende concertar(sei la se e com c ou com s : )e melhor comprar literatura ou garimpar na internet material do carro que quer mexer,cada carro tem uma particularidade,e mesmo um bom profissional com mais de 30 anos de profissao aprende uma coisa nova todo dia.......
Quero parabenizar o representante da Proauto ou o proprio. Pela humildade, por tudo isso vc via mais longe ainda.
>Bom dia.
As informações que repassei, fiz com base nos catálogos técnicos que tenho disponível aqui, quanto aos motores, aqui mostra que o motor do Peugeot (97-03) 1.8 16V é o LFY-XU7JP4/L3.
O Citroen ZX somente até o ano 1998 usa o motor LFY -XU7JP4.
Deve ser o mesmo motor, mas como têm o L3 , com certeza têm algumas diferenças, talvez no sistema de injeção.
Fatores que podem influenciar na marcha-lenta:
Válvula de controle da marcha-lenta
Sensor da temperatura do liquido de arrefecimento
Sensor de temperatura do ar de admissão
Valvula do sistema de controle das emissões de vapor de combustivel
Sensor da pressão absoluta do coletor.
Alguns sistemas têm um relê, que após desligar a chave fica energizado alguns segundos para o reposicionamento do motor de passo, para ter uma partida mais rápida e controle preciso da marcha-lenta,
como você falou que o ventilador liga mesmo depois de desligar a chave, e algumas vezes ele funciona e apaga, seria bom ver o esquema original e essa ligação do cebolão, pois ela pode estar influênciando no sistema, e quanto a demora pra funcionar o ventilador, conferir se o sensor de temperatura do motor está com aplicação correta, e se não está com problema. Esses sensores, as vezes são muito parecidos, mas têm diferenças internas, próprio para cada carro.
Pela MTE o sensor para temperatura que vai pro painel é o 3248 e o sensor que marca a temperatura do motor que vai pro sistema de injeção é o MTE 4089.
Obrigado colega pela dicas com base nestas informações vou estudar e se não for incomodá-lo volto a ti contatar ok !.
Que Deus os abençoe.
>Se voce pretende concertar(sei la se e com c ou com s : )e melhor comprar literatura ou garimpar na internet material do carro que quer mexer,cada carro tem uma particularidade,e mesmo um bom profissional com mais de 30 anos de profissao aprende uma coisa nova todo dia.......
Obrigado miro pela seu encorajamento.
>Amigo , além das ótimas colocações do proauto, quero fazer algumas considerações,, reparar automóveis requer muito tempo de estudo e estágio, vamos dizer assim....na minha opinião só vale a pena ir adiante se vc tem realmente intenção de ser reparador...o feeling para a atividade só pega ao longo do tempo e com muita muita dedicação... isso explica os problemas que vc teve com reparadores em sua região...os equipamentos são caros e necessários...dificilmente se repara um sistema sem inúmeros aparelhos e ferramentas,que garantem um diagnóstico preciso ou uma montagem correta... eu já tive oficina e no momento, não tenho, trabalho em outra área, e preparo a minha nova oficina, lido com carros desde 1991, mecânica,alinhamento, lanternagem etc...a um bom tempo estudo profundamente sistemas eletrônicos.... como invisto mais R$ em conhecimento que em ferramentas/aparelhos, então me falta muita coisa....faço uns serviços de remoção e instalação na oficina de lanternagem do meu irmão....como não tenho ferramental, deixo siar muitos serviços daqui para a cidade vizinha em guincho, com o coração cortando(aqui em minha região não tem reparador qualificado).... resumindo: sem a maioria dos recursos é inviável...ou vc procura um reparador qualificado ou mete a cara e seja um reparador( pq só para consertar o próprio carro ao meu ver é inviável)... quer ir adiante seja bem vindo. abraços.
Você tem razão estou pensando bem em levar a cabo esta profissão e mais tarde me especializar ou em injeção ou em elétrica...
Quanto a sua situação Deus vai continuar concedendo a você muita força e condições financeiras para que consiga atingir seu objetivo, sei como é já tive negócio próprio mas no ramo da culinária, mas me faltava equipamentos então agora trabalho como caseiro e gosto muito de carros e desejo muito aprender com o colegas deste site.
Abraços fique com Deus.