Boa tarde amigos, necessito do esquema de sincronismo do sensor de fase da ranger V6 1996. Pelo que pesquisei usa-se uma ferramenta específica para tal procedimento, mas é bem dificil de encontrar. Alguém sabe se dá pra fazer sem a ferramenta??
Respostas:
VILMAR GNOATO
AUTOPEÇAS E MECÂNICA SANTA MARIA
GNOATO & FILHOS LTDA - EPP
CAMAPUÃ - MS
67 3286 1335
Desde já obrigado.
GNOATO, ESSA INFORMAÇÃO EU PEGUEI A ALGUM TEMPO EM OUTRO FORUM QUE EU FREQUENTO TAMBÉM, VEJA SE IRÁ TE AJUDAR...
MONTAGEM E REGULAGEM DO SENSOR ("CMP"):
1 - Sincronizar o sensor ("CMP") com o comando de válvulas e a árvore de manivelas, de forma que informe corretamente a fase dos êmbolos
2 - Chave de ignição desligada, sensor ("CMP") removido do bloco
3 - Posicione o pistão do primeiro cilindro no ponto morto superior com as válvulas do mesmo cilindro fechadas, ou seja, início de expansão
4 - Faça uma marca a 34mm acima da referência da 0º na roda fônica do sensor ("CKP"), equivalente a 26º depois do ponto morto superior (DPMS)
5 - Lubrifique o anel óring do sensor ("CMP") com óleo caixa de transmissão
6 - Alinhar a borda esquerda do rotor do sensor ("CMP") com a pequena marca do lado esquerdo da janela (o sentido de rotação do rotor é o sentido horário olhando o sensor por cima)
7 - Instale o sensor ("CMP") no motor de forma que a sua carcaça forme um pequeno ângulo no sentido anti-horário com o bloco do motor
OBS: Ao se encaixar o rotor do ("CMP") com o comando de válvulas, o rotor deverá girar no sentido anti-horário, alinhando-se com a segunda referência
8 - Instale o parafuso de fixação do sensor ("CMP"), apertando-o
9 - Alimente o sensor ("CMP") com 12 volts e instale o voltímetro conforme apresentado
10 - Gire o motor no sentido horário. Dê duas voltas completas parando a árvore de manivelas com o primeiro cilindro a 26º DPMS
11 - Solte o parafuso de fixação do sensor ("CMP") e gire o sensor lentamente no sentido anti-horário até o ponto exato da transição de 12 volts para 0 volts
12- Trave o sensor ("CMP") por meio do parafuso, aplicando um torque de 17 à 21 Nm
Eu diria que é bem complicado...heheh. O problema é que este motor está na bancada e aguardando outras peças, assim não posso funcioná-lo pra verificar o acerto. O texto acima faz menção a um esquema de ligação que não foi mostrado. Este é o primeiro deste tipo que aparece por aqui, e não creio que venha outro tão logo, por isso não acho viável comprar o gabarito. Vou tentar o procedimento descrito, mas se alguem mais puder "melhorar a explicação" fico agradecido.
Obrigado jotacar e web pela ajuda.
jotacar escreveu:
Sim da pra fazer,é um pouco complicado a 1 vez mas depois que vc faz vai ver que é simples.
vou formular um pequeno texto e te mando um foto pra te ajudar, no seu e mail
JOTACAR, se puder por favor mande a foto que vc mencionou. obrigado
GNOATO, ESSA INFORMAÇÃO EU PEGUEI A ALGUM TEMPO EM OUTRO FORUM QUE EU FREQUENTO TAMBÉM, VEJA SE IRÁ TE AJUDAR...
MONTAGEM E REGULAGEM DO SENSOR ("CMP"):
1 - Sincronizar o sensor ("CMP") com o comando de válvulas e a árvore de manivelas, de forma que informe corretamente a fase dos êmbolos
2 - Chave de ignição desligada, sensor ("CMP") removido do bloco
3 - Posicione o pistão do primeiro cilindro no ponto morto superior com as válvulas do mesmo cilindro fechadas, ou seja, início de expansão
4 - Faça uma marca a 34mm acima da referência da 0º na roda fônica do sensor ("CKP"), equivalente a 26º depois do ponto morto superior (DPMS)
5 - Lubrifique o anel óring do sensor ("CMP") com óleo caixa de transmissão
6 - Alinhar a borda esquerda do rotor do sensor ("CMP") com a pequena marca do lado esquerdo da janela (o sentido de rotação do rotor é o sentido horário olhando o sensor por cima)
7 - Instale o sensor ("CMP") no motor de forma que a sua carcaça forme um pequeno ângulo no sentido anti-horário com o bloco do motor
OBS: Ao se encaixar o rotor do ("CMP") com o comando de válvulas, o rotor deverá girar no sentido anti-horário, alinhando-se com a segunda referência
8 - Instale o parafuso de fixação do sensor ("CMP"), apertando-o
9 - Alimente o sensor ("CMP") com 12 volts e instale o voltímetro conforme apresentado
10 - Gire o motor no sentido horário. Dê duas voltas completas parando a árvore de manivelas com o primeiro cilindro a 26º DPMS
11 - Solte o parafuso de fixação do sensor ("CMP") e gire o sensor lentamente no sentido anti-horário até o ponto exato da transição de 12 volts para 0 volts
12- Trave o sensor ("CMP") por meio do parafuso, aplicando um torque de 17 à 21 Nm
Que bom Gnoato, fico muito feliz em saber, se possível, poderia passar o diagrama que vc arrumou?