Pessoal, tenho uma dúvida, ao substituir algumas bóias da fiat, Palio, Uno etc, flex, estou tendo o seguinte problema, ao fazer o reabastecimento no posto de combustíveis(independente se for alcool ou gasolina) o marcador de combustível no painel custa pra marcar o que foi colocado de combustível, demora e só aos poucos vai subindo(mas muito lento que as vezes nem sobe no mesmo dia) depois vai até marcar certo, estou utilizando bóias da marca TSA(que considero boas), ao tira-las fora elas dão as resistências exatas(vazio, meio e cheio), a minha dúvida é: Tenho que fazer algum procedimento ao substituir estas bóias ou estou tendo problemas com elas(as TSA), alguém de vcs ja vivenciou isso?
Pessoal este foi o imformativo que recebi do fabricante de bóias TSA.
INFORMATIVO TSA
PROCEDIMENTO PARA A SUBSTITUIÇÃO DO SENSOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL DOS VEÍCULOS FLEX principalmente nas linhas FIAT E GM.
RETIRAR O CONJUNTO DE BOMBA DO VEÍCULO E O SENSOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL DEFEITUOSO.
1- VERIFICAR SE EXISTE OXIDAÇÃO NOS TERMINAIS DO CONECTOR DO SENSOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL E DO CONECTOR DA FLANGE.
2- VERIFICAR SE OS ANÉIS DE VEDAÇÃO ESTÃO DANIFICADOS OU CORTADOS CAUSANDO INFILTRAÇÃO DE COMBUSTÍVEL NOS TERMINAIS.
3- CASO SEJAM CONSTATADOS OS PROBLEMAS DESCRITOS NOS ITENS 2 E 3, ESSES DEVERÃO SER CORRIGIDOS PRIMEIRAMENTE A FIM DE EVITAR DANOS NO NOVO SENSOR DE NÍVEL A SER MONTADO.
4- AO INSTALAR O NOVO SENSOR DE NÍVEL NO CONJUNTO BOMBA, DEVERÁ SER REALIZADO O TESTE DO CIRCUITO ELÉTRICO DO VEICULO CONFORME OS PASSOS ABAIXO:
a. RETIRE O FUSÍVEL CORRESPONDENTE AO FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL.
b. COLOQUE A HASTE DO SENSOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL NA POSIÇÃO VAZIO E DESLIGUE O CABO DA BATERIA POR 5 MINUTOS.
c. APÓS OS 5 MINUTOS, LIGUE NOVAMENTE O CABO DA BATERIA, LIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO E VERIFIQUE SE O MARCADOR ESTÁ INDICANDO VAZIO FEITO ESSE PROCEDIMENTO PASSE PARA O PRÓXIMO PASSO.
d. DESLIGUE O CABO DA BATERIA POR 5 MINUTOS E COLOQUE A HASTE DO SENSOR DE NÍVEL DE COMBUSTÍVEL NA POSIÇÃO CHEIO, LIGUE NOVAMENTE O CABO DA BATERIA, LIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO E VERIFIQUE SE O MARCADOR ESTÁ INDICANDO CHEIO.
e. ESTANDO COM FUNCIONAMENTO PERFEITO, DESLIGUE O CABO DA BATERIA, MONTE O CONJUNTO BOMBA NO TANQUE E RECOLOQUE O FUSÍVEL RETIRADO ANTERIORMENTE, LIGUE NOVAMENTE O CABO DA BATERIA E A CHAVE DE IGNIÇÃO, ASSIM O SENSOR DE NÍVEL ESTARÁ CALIBRADO COM O PAINEL DO VEICULO
Respostas:
eu tenho uma Palio weekend ja percebi que ao abastecer vc tem que desligar e religar a igniçaõ pra ele marcar o cumbustivel que foi colocado caso contrario nao marca na hora.como este tamque nao necessita da chave pra abrilo a gente nao desliga o motor do carro na bomba e ele nao marca o novo combustivel até vc nao desligar a igniçao e ligar novamente. Mas acho que nao é o seu caso pois o uno tem que abrir com chave ai nao deveria ocorer isto.
CARO COLEGA
CANAL,FIZ ESSSA PERGUNTAAO COLEGA MEU QUE É QUIMICO E ELE ME DISSE QUE PODERIA,SOMENTE POR TESTE PRA CONFIRMAR QUE SERIA QUESTÃO DE PESO DE UM COMBUSTÍVEL PELO OUTRO(DENSIDADE)E QUE TALVEZ A DÚVIDA ODERIA ESTAR AÍ NA QUESTÃO DE ALGUM AJUSTE DE FÁBRICA,ADAPTANDO ASSIM UM CÁLCULO MAIS SENSÍVEL.
ABRAÇO
BOA TARDE CANAL, OLHA MEU AMIGO A SEMANA PASSADA EU TROQUEI O SENSOR DE NÍVEL DO PALIO 2009 E FICOU EXATAMENTE COMO VOCÊ ESTA DIZENDO, AÍ EU FUI NA AUTO PC, QUE TINHA COMPRADO E TROQUEI E ELE TROCOU, AMESMA COISA,ÉRA TSA VOLTEI JA BRAVO E ELE NÃO TINHA OUTRA PC, AÍ EU PEDIO O DINHEIRO DE VOLTA E COMPREI OUTRA PC C/ OUTRA MARCA COLOQUEI E DEU CERTINHO. Ñ SEI SE É O SEU CASO AÍ MAIS TOMA CUIDADO C/ AS PCS AÍ QUE TEM BASTANTE C/ PROBLEMA. UM ABRAÇO.
Conselho meu, não use bóias paralelas, use peças originais bosch e na hora de aplicar a peça, siga a recomendação que tem no site reparador fiat.
Bom Dia Canal o que o Nosso Amigo Fabiano Disse esta Correto So que eu te Aconselho Tambem a Tirar o Painel de Instrumentos Para Fazer o Reset Com o Conjunto Boia e Bomba na Mao Colocar A Boia na Posicao Cheio Desligar o Plug de Alimentacao do Painel Aguardar 20 Segundos Religalo Ligar a Chave Aguardar 20 Segundos Fazer Este Procedimento Nas Tres Posicoes Cheio Meio E Vazio Volta a Funcionar Normalmente
Agradeço aos que me responderam e estou analizando o caso, se alguém tiver mais idéias podem coloca-las aqui, depois vou retornar, entrei em contato com o fabricante e eles me retornaram dizendo que após o dia 4 de janeiro um técnico irá me contatar, ai vamos ver no que vai dar, abraço a todos.
fabiano12 escreveu:
É comum esta ocorencia em veiculos com as tais caixas de serviço inteligente, no caso dos fiats o Body Computer pois ela mantem os parametros da boia antiga, um procedimento utilizado para obter o resultado imediato da marcação de combustivel nestes carros é adotar o seguinte procedimento na troca:
Troque a boia, e com o conjunto boia/bomba fora do tanque mas conectados na rede do veiculo faça a simulação dos varios parametros de combustivel, coloque a boia na posição vazia e ligue a ignição, desligue a ignição, coloque a boia na posição meio tanque e ligue novamente a ignição, desligue a ignição e por fim coloque a boia na posição cheio e finalize ligando e desligando a ignição novamente, a ignição deve ser mantida ligada cerca de uns 30 segundos em cada etapa.
Chamam tal tecnica de aprendizado da marcação de combustivel, geralmente funciona, mas há casos de séries de veiculos que necessitam de telecarregamentos na unidade injeção para resolver o problema, fato que só pode ser feito dentro de concecionarios autorizados....CANAL TAMBÉM DESCONFIE DA MARCA QUE VC ESTA APLICANDO .
e ai Canal ja resolvel,?
se nao, falar o que da FIAT,eu nao sei como esta montadora,
esta mandando estes carros pra nos assim!!!
viu o FIAT IDEA PROBLEMAS NOS COMPONENTES ELÉTRICOS
BÓIA DO TANQUE
MOTOR DO LIMPADOR DO PARABRISA
BOTÃO DE ACIONAMENTO DO VIDRO ELÉTRICO
e assim vai
nao vai nem mais nem menos 5 anos ,estes lançamentos Fiat vai
virar ums sucatao...
boa sorte ai Canal e feliz 2011 pra voces ai
canal tenho um Fiat uno a bóia é original e acontece a mesma coisa.
BOA TARDE BARRETO GOSTARIA DE SABER SE VOCE JA TENTOU FAZER O PROCEDIMENTO QUE EU PASSEI PARA O CANAL
VOU FAZER E RETORNO COMO O CARRO E NOSSO E ESTA UM CORRE CORRE DANADO AQUI NA OFICINA VOU DEIXAR PARA FAZER DEPOIS.
deve-se ficar atento nas marcaçoes incorretas dos uno,pois na maioria das vezes o problema esta no chicote da boia ate o conector,pois a presilha metalica que segura o regulador de pressão bate neste fio,descascando-o,em contato com o combustivel altera-se a resistencia da boia,o correto é substituir os dois itenseste ultimo vende separado na concessionaria.
Canal obrigado pelo informativo por que por incrivel que pareça aconteceu isso comigo esta semana e o cliente vai voltar segunda para eu resolver obrigado msm
Marquimineiro escreveu:
Canal obrigado pelo informativo por que por incrivel que pareça aconteceu isso comigo esta semana e o cliente vai voltar segunda para eu resolver obrigado msm
;)
boa noite canal, eu já usei alguns marcadores da tsa e nao tive problemas,fui em uma palestra da tsa e comecei a confiar mais ainda na marca e hj ainda do preferencia a tsa,porem troquei um marcador de um punto exatamente a um ano atras e nesta sexta feira passada voltei a trocar o marcador do mesmo veiculo que durou apenas um ano e teve que ser substituido.
vi entao que a peça encontrava-se bem amarelada como se estivesse a muito mais que um ano e quando abri para verificar o estado da resistencia tinha gasolina velha dentro da pista do marcador e na minha opniao achei muito ruim a vedaçao deste marcador que era feito apenas por uma borracha e fechado com encaixes tipo travas a peça era da TSA e fiquei um pouco decepcionado com a marca.
a peça que eu coloquei esta semana nao era nem original e nem tsa porem achei melhor que a TSA,nao lembro-me a marca só sei que a caixa era vermelha escrito em branco,e nas especificaçoes que vem na caixa da peça vem ate os valores das resistencias de cheio e vazio para facilitar o seu diagnostico.
porem este tipo de defeito que vc citou nunca passei,mas se os valores das resistencias sao iguais nao deveriam acontecer tai fatos,no entanto sempre que troco deixo o veiculo um bom tempo com a chave de igniçao desligada,talvez por isso nunca aconteceu cmg.
abraçao
Prezados. Meu Palio ELX 2009 sempre foi assim. Quando abasteço com o motor ligado, o marcador vai subindo bem lentamente. Se desligar o motor e religar ele já passa a marcar o nível correto. Eu constato que isso é característica do projeto e não defeito. Se o motor ficar ligado o sistema vai aquisitando e corrigindo lentamente até ficar no nível correto.Eu já me preocupei com isso mas agora vejo que é simplesmente o projeto do sistema que faz ele ter esse comportamento. Abraço.