ola,pessoal,a mais d anos q sou leitor do jornal oficina brasil,mas só agora vim a usar este forum,q é muito bom por sinal,parabens a todos!
mas vamos a minha duvida...
seguinte quase duas semanas atras,q chegoy na oficina um fiesta 2005,motor zetec
o proprietario se queixava d vazamento d agua,constatei mediante testes q o vazamento era
no selo do cabelote(visto pela frente do motor) mede cerca d 18mm
para fazer o serviço,retirei o coletor d admissao e tirei o bendito selo..
fui entao comprar o selo,levei o velho junto,me venderao o mesmo do coletor do motor AP d 18mm
aparentemente a mesma medida do velho(infelizmente ñ tenho paquimetro digital..)
fui colocar e entrou com a mao..e a proxima medida era a d 19,30mm
tentei na autorizada..NAO tinha...estava em falta,entao comprei o d 19,30 e fui tirando material com cuidado no
moto-esmeril,para diminuir um pouco a medida
alem d entrar BEM justo,ainda usei poxipol como vedante e cola
Hoje o dono do carro veio com ele rebocado..alegando q parou no sinal e ouviu agua correndo do motor..
psé..o bendito selo havia caido por inteiro para fora..mas o dono entendeu a situaçao,ainda mais q ele estava
junto quando coloquei o selo e ele entende algo d mecanica
ai ja arrumei um abacaxi pro sabado d manha...
=>presciso de dicas,o q posso fazer para fixar o selo melhor? alguma cola especial?
alguem tem a medida correta deste selo??
qualquer dica sera mt bem vinda,dsd ja mt obrigado!
abraço
Respostas:
Bom estes dias tb peguei o mesmo caso, em um Fócus, coloquei o selo do AP como vc comentou, pra dar certo apenas utilizei de um artifício, peguei uma ferramenta que eu improvisei pra alargar vamos dizer assim este sêlo(alarguei a borda que faz contato com o orifício do cabeçóte), fiz o ajuste com cuidado e foi só alegria, coloquei o sêlo com loctite(aquele vermelho)não deu problemas.
psé..eu ainda ñ acredito q aquele selo caiu..
o selo entro bem justo,batido para dentro com tucho e martelo e ainda com poxipol
antes d entregar o carro,fui andar com ele,deixei a ventoinha acionar 3 vezes
e agora o maldito me cai d vez..
bom amanha se ainda ñ encontar na agencia,vou tentar alargar o do AP e
usar trava rosca,como vc usou
obrigado pela dica
abraço
tira a medida certa do alojamento do selo , vai à um torneiro e manda fazer 1 em alumínio. retífica tambem faz isso pra vc
tbm é um dica mt boa,confesso q ñ tinha pensado nisso
mt obrigado
abraço
OLÁ AMIGO BOA NOITE... OLHA VC VAI ME DESCULPAR, MÁS ISSO QUE VOCÊ FEZ FOI UMA GAMBIARRA DAS GRANDE HEIN... CONSELHO DE AMIGO, QUANDO CHEGAR OUTRO CARRO ASSIM P/ VOCÊ,FALA PARA O PRÓPRIETARIO DO VEÍCULO QUE TEM QUE MANDAR FAZER UM SELO SOBRE-MEDIDAS E CUSTA X... SE ELE QUISER FAZER VOCÊ FAZ E COBRA O VALOR QUE MERECE E PRONTO, E VITA DOR DE CABEÇA E O SEU SERVIÇO FICA GARANTIDO...UM ABRAÇO...
Ao invés do trava roscas, use o trava rolamento ;)
é,sei q ñ foi no modo correto q fiz o serviço,mas as vezes vc acaba se obrigando a fazer
ainda mais com cliente chato falando,presciso do carro hoje até tal hora..
ai como ñ tinha o tal selo,resolvi diminuir um pouco o q tinha no mercado
ao contrario do q fez o amigo acima,ele aumentou o selo e funcionou,
no meu caso,foi o selo mais justo q ja pus,ainda falei quando terminei o serv. esse ñ encomoda mais.....
mas fazer o q..vivendo e aprendendo..primeira vz q me encomodo com um selo
amanha vou resolver..até mais
obrigado a todos
psé galera,fui no sabado atras do selo do cabeçote,encontrei um original,mas ñ na ford e sim numa retifica,em uma das 3 q fui
ele mede cerca d 18,30mm,usei trava rolamento para montar e ainda remanchei a borda do danado,pra travar bem.
masss..descobri o pq do selo ter pulado fora...
montei tudo d volta,tentei ligar o carro e o mesmo deu sintoma d bateria fraca
coloquei para carregar,tentei e estava a mesma coisa..mas notei e ao tocar arranque
voava agua do reservatorio,isso pq estava com a tampa aberta,a fechei,insisti no arranque
e só no bater arranque,abri a tama pa do reservatorio d expansao e tinha pressao dentro...
ai logo depois vi q tava saindo agua pela descarga..
cheguei a conclusao q o problema do carro é a junta do cabeçote queimada,esta vazando
compreesao para o sist. d refrigeraçao,por isso do selo ter pulado fora,deu muita pressao no sistema
bom,amanha,tirar o cabeçote do zetec fora..