depois da substituição da bateria a marcha lenta ficou irregular,passei o sccanner, um LAUNCH e o unico erro é A falta de configuração basica,tentei deichar o cabo da bateria desligado por algumas horas,depois disso deichei o carro na lenta até ligar varias vezes a ventoinha , mas o diagnostico continua o mesmo e o defeito permanece.esse carro tem o mesmo motor do GOL 16V 2001.
Respostas:
Olá
Na minha opinião você esta com o corpo com problemas. Normalmente ocorre a queima do motor junto ao corpo não permitindo o ajuste básico.
Pode ser chicote interrompido tbm.
ligue a chave de ignição e verifique se consegue ouvir o barulho do motor elétrico do corpo, caso não pode ter problema de alimentação ou corpo com motor queimado e normalmente esse carro só aceita ajuste básico com uso de scaner
Pode ser a adaptação do corpo de borboleta, toda vez que há queda de tensao no modulo ele retorna a configuração original.
O procedimento é feito com scanner, zera-se os parametros, entra no modo ajustes (no scanner raven em outros precisa saber onde esta essa função), faz-se a autoadaptação que é o ajuste do corpo de borboleta (semi eletronico) e da vazão da valvula do canister. Ai a marcha lenta se estabiliza.
Verificar se o corpo de borboleta está limpo se ele trabalha corretamente na lenta abrindo e fechando com intermitencia (pode estar quebrado), pontos de entrada de ar falsa (mangeuria do hidrovacuo, e outras na admissão, se o corpo da admissão está bom, as vedações como um todo), sensor de oxigenio, sensor map, pressao de bomba, ponto de distribuição, sensor de rotação, velas,rotor e tampa do rotor (isso dá muito defeito) cabos e compressao do motor dentro do especificado e fazer o ajuste do ponto retirando o short plug (o carro vai acelerar até 1200 rpm) apontar a pistola e girar o rotor para 6 graus exatos. Retornar o short plug (plug cinza, perto da caixa do filtro de ar) com o carro ligado.
Aconselho fazer primeiro as verificações de peças, depois o ajuste do ponto se possivel, e por fim o ajuste básico do motor. Se voce desligar a bateria vai ter de fazer 'n' vezes a autoadaptação.
A pressao de bomba e a vedação das valvulas podem gerar esses transtornos. Mau contato do aterramento e comutador de ignição também assim como alternador carregando demais ou de menos.
a principio foi zerado os parametros com o scanner, funcionado novamente até ligar 2 vezes a ventoinha, o motor do corpo esta ok, parecia ter melhorado mas depois de andar um pouco com o carro o defeito voltou.vamos verificar o chicote.
Fizemos a limpeza da TBI,e aparentemente esta tudo ok ! Na primeira vez que funcionou ele funcionou redondo depois de desligar e ligar denovo e voltou a apresentar o problema,uma das coisas que notei foi que ele se acelera sem abrir a borboleta da TBI(o corpo da borboleta é semi eletrônico,com espia). Como o amigo Leandro Calegaro falou , se ouve o motor fazer o zumbido. Passando o Scanner o defeito é sempre o mesmo (falta de configurações básicas e alimentação de tenção para memoria de falha) código 1087 e 0548. A pressao da bomba esta ok,e nenhuma entrada de ar falso aparentemente, mas vou conferir mais minuciosamente....alguem tem mais alguma dica?.....grato!
Verifique o sensor de temperatura. Deixe o scanner ligado em modo continuo e analise em qual temperatura está ligando o eletro-ventilador ( ventoinha). Já ocorreu casos comigo em que o motor estava à 94 graus e o sensor indicava 65 graus para a UCE.
peguei problema parecido no gol era o corpo com defeito no caso o cliente preferiu não trocar após algumas semanas a auto adaptação corrigiu +d 90% do funcionamento.
Ola galera,desculpa a demora....mas o problema foi resolvido. Era o corpo da borboleta queimado mesmo,demorei pois o carro é nosso e só mexi quando sobrou um tempinho.....obrigado a todos!!
Por favor atualizar o tópico como RESOLVIDO! Ficamos contentes que tenha conseguido sucesso.