ola caro colegas tenho uma duvida que apareceu aqui em CAMINA GRANDE NAS CONCESSIONARIAS DA GM, els estao alegando que ao entroduzir o scanner sem ser o das concessionarias els estao broqueando as centrais e gostaria de saber se alguem esta sabendo disso pois estou trabalhando com o SCANNER DA TECNOMOTOR RASTHER 3 ,eles falam q broqueia o AGILE,COBALT ,CRUISER,EO ONIX ISSO É MITO OU VERDADE?
Respostas:
Existe uma parcela de verdade nessa historia q é quando tentamos entrar em uma central com um modelo q não seja o especifico, não lembro qual foi o caso q li aqui no forum q apos acessar o modulo de injeção o ar condicionado parou de funcionar, mas de acessar a injeção com um scanner q não seja o original???? Me parece papo de concessionaria mesmo, para q somente eles possam mexer no carro, se é verdade, tbm é novidade pra mim e ja imagino as merdas q estão por vir.
Abraço.
>Existe uma parcela de verdade nessa historia q é quando tentamos entrar em uma central com um modelo q não seja o especifico, não lembro qual foi o caso q li aqui no forum q apos acessar o modulo de injeção o ar condicionado parou de funcionar, mas de acessar a injeção com um scanner q não seja o original???? Me parece papo de concessionaria mesmo, para q somente eles possam mexer no carro, se é verdade, tbm é novidade pra mim e ja imagino as merdas q estão por vir.
Abraço.
acho muito dificel a menos q vc tente faser algumo programação ou o escaner posa faser isto naturalmente.
tenho varios colegas q desenvouve sistemas eletronicos q sãocondisentes com o q escrevi.
Olha o nosso scanner é o Rasther II e III. ja acessei varios agile, cobalt ainda não e outros veiculos da linha chevrolet. Acredito que seja mentira. Agora se vc faz um procedimento errado com o scanner, ai sim pode bloquear algo.
ola amigo , eu tbm acesso vários modelos da gm e nunca aconteceu nada , os da alfateste que desprogramava o ar mas ai o rasther programava no normal o meu é o rasther 2
Olha também não ouvir falar a respeito mas scanei um agile e montana moderna e não deu nada meu scaner é napro
Hoje descubri q a gm lansou uma nóva linha de comunicação com apenas uma linha de dados é bem recente e nunca pegei um deste novo sistema c algem tiver mais info. por favor posra ai dode ser o x da questão.(usar sistema erado):
O que ja vi é concessionaria GM tirando fusível, aí a central não lê na sua oficina pq tá sem o FUSIVEL...ante sde ler na concessionária, eles vão lá, colocam o fusível e leem....
por isso, dá uma checada nisso antes caso não leia algum veículo.
Não existe isso de desprogramar...
>O que ja vi é concessionaria GM tirando fusível, aí a central não lê na sua oficina pq tá sem o FUSIVEL...ante sde ler na concessionária, eles vão lá, colocam o fusível e leem....
por isso, dá uma checada nisso antes caso não leia algum veículo.
Não existe isso de desprogramar...
como pode isso , tirar fusivel, não da comunicação, isso é basico, qualquer reparador rapidamente indentifica se não tiver alimentação no obd2, se uma autorizada se prestar a esse papel, quem fez isso é um jumento, sera que ele não sabe que a alimentação do obd alimenta tambem outros circuitos kkkk
e vou te falar com 100% de certeza, scanner desprograma unidades sim, e tem um detalhe, na hora que acontece isso, não adianta ligar para o suporte tecnico do fabricante do scanner, muito pouco eles vão ajudar,
não é fabricante A nem B, todos eles não vão te auxiliar, as veses eles ate tem boa vontade, mas não endende do dia dia de oficina
na hora que o bicho pega dentro da oficina, não é fabricante de scanner que vai ajudar , nem os putos dos vendedores
recentimente veio um vendedor de scanner aqui na oficina, um PUTO, deixei ele falar uns 10 minutos ,prometeu tudo, que tinha direito, kkkkkkkkkkkkkkk, só vai pra grupo com esses figuras quem quer
este espaço aqui do forum deveria ser mais aproveitado,
sabendo que cada reparador tem seu scanner , que por sinal muitos daqui as veses deixam de comer para comprar uma ferramenta ao meu ver, com preço faraonico
e vem com muitas falhas,
é ai que queria chegar, quando a gente reclama de algumas destas falhas , isso não quer dizer que o aparelho é ruim, não é isso, mas sim,que gostaríamos que fosse corrigido em uma próxima atualização, isso não é pedir muito
infeliz é o mecânico parecê caxibo, o cidadão q quer arrebentar com a vida do mecânico vira engenheiro como é lindo os carros até q vc precisa trocar um sensor q leva um minuto e tem q desmontar meio carro
moleza
100% de certeza? explica aí como faz então, NO AGUARDO! Me mostra aí onde entra no Rasther pra bloquear central.
Eu mexo em GM todo dia e nunca consegui essa PROEZA
cada uma que se le na internet e as "VERDADES" que se criam
Vc não acredita em cara que não vê os fusíveis?
Eu conheço cara que não sabe nem ler e tem scanner e chama a filha pra ler pra ele.....vc acha que um cara tem capacidade?.....ah e não conheço só um não.
Gente com capacidade de vir aqui e usar internet, somos MINORIA da MINORIA, infelizmente nesse país.
O que tem de cara que é borracheiro e tem a brilhante idéia: VOU COMEÇAR A TRABALHAR COM INJEÇÃO, compra um Scanner e não tem a minima idéia do que tá fazendo, TA CHEIO POR Aì!
Meu caro, a realidade é outra, muito outra, e tá cheio de mecânico por aí formado pelo GOOGLE e a culpa.......é sempre do outro. pelo Google ainda é menos pior, fogo quando ele é formado por tentativa e erro, vai pelo scanner e sai trocando peça por aí até o carro funcionar ´so, mas não sabe como funciona uma simples sonda lambda.
Eu é que te garanto 100% que isso é MAIORIA!
Vc acha que o cara sabe mexer num multímetro? Em osciloscópio então? 2 canais? Quer no scanner osciloscópio só pra falar que tem, mas não tem a minima idéia como se interpreta o grafico, ou onde coloca as pontas de prova, o que faz e o que significa.
Vc sabe? Então saiba que vc está num seleto grupo de minoria e pode cobrar a mais pelo seu serviço.
E claro que suporte de empresa vai ter só boa vontade e não sabe o dia a dia de oficina, eles não são mecanicos, dão suporte sobre equipamento deles, não sobre carro. Sobre carro se aprende no SENAI ou em outro curso que tenha feito....quem deveria dar informação sobre os carros e abrir os manuais de MANUTENÇÃO que as concessionárias tem, seriam as MONTADORAS.
Empresa de scanner tenta te ajudar ainda pra te quebrar um galho pq tem mecânico que nem GOOGLE sabe usar, pelo menos vc sabe.
abç
Mas aí é o cara que tá fazendo algo errado e dando algum pau que tá bloquando. Será que é o scanner?
Pq comigo NUNCA bloqueou. Estranho, alguma vez teria que acontecer com cada u mde nós.
ou vcs não mexem em GM pelo menos 1x por mês? E nunca aconteceu com vcs? Sempre um amigo do amigo que trouxe que fez e mostrou ou li no google e no forum.
Com vc pelo visto tbm nunca bloqueou, veio bloqueado de um cara que disse que colocou no scanner que aconteceu isso e isso.
DISSE QUE ME DISSE tá cheio por aí e a culpa nunca vai ser do cara que te mandou,
Comigo mesmo, NUNCA TRAVOU, se nunca travou na sua mão, como vai dizer que é garantido q trava?
O cara primo do mee amigo da tia dele passou no scanner e travou... parem com isso.
Quero ver alguem dizer que travou, que entrou ali e ali em um scanner e aconteceu isso. Nem precisamos falar de marcas, mas elas se baseiam no TECH2, se elas fazem isso o TECH2 tbm faria.
Disse que me disse, vira verdade e mito por aí.
Perdi meu precioso tempo e liguei pra um professor parceiro meu e o que me explicou segue abaixo pra vcs:
O scanner na configuração de injeção se o cara não selecionava antigamente que o carro possui ar condicionado, ele desabilitava, exatamente pq vc disse que ele não tinha ar.
Não é que bloqueava, depois tinha que fazer o procedimento pra habilitar.
hoje em dia ja fizeram um sistema pro cara não fazer isso sem querer (sistema anti-jumento como nosso amigo Dr Platinado acredita que não existe), onde o cara mesmo que não informe que não existe ar condicionado, ele não desabilita mais .
Ou seja, pra variar o cara que faz com que isso aconteça e mete culpa no scanner pq não tem conhecimento e mexe e configura SEM LER direito os parâmetros na tela. Deixava clicado que o carro não possuia ar, e pronto ,desabilitava....depois teria q habilitar.
Foi a explicação que me deram, mas eu nunca consegui essa PROEZA em anos mexendo com GM toda hora....tomo cuidado, leio o que to fazendo e as opções.
Blz senhor veterano de forum.....
CADA UMA!
Quem sou data de inscrição, numero de postagem....BLA BLA BLA, isso lá tem a ver com o tópico?
HAJA PACIÊNCIA, eu não tenho paciência pra vc filho! Nem tempo como vc de ter tantas postagens em fórum, tenho mais o que fazer.
Se eu tivesse tempo pra forum assim pra postar tanto, vai ver ia acreditar nesses MITOS que vcs criam e afirma categoriacamente 100%....
Internet, criando cada vez mais manjadores formados via google.
E minhas postagens são muito uteis sim, pra ensinar a refletir e pensar, não vou ficar aqui explicando esquema elétrico ou a corrigir a repimboca da parafuseta.......aprenda, o que te ensinei aqui ,vale mais do que DICAS DE REPARAÇÃO e obrigado por analisar meu perfil, não entrei no seu, nem entrarei.
No mais, vou trabalhar, eu post em tópicos que vejo os mecãnicos se lascando por pura falta de conhecimento, metendo pau em montadora e scanner por não saber do que ta falando. Mas ok siga seu caminho, nada contra vc pessoalmente, nem lhe agredi por isso.
Tirei assinatura do tópico asism nem me irrita ver mais besteiras q vcs acreditam.
ola, bei pegou fogo por aqui a coisa! hehehe, sabe que nunca tinha visto este tópico!
mas quero aqui deixar uma experiência própria minha, ano passado eu desabilitei um ar condicionado de uma meriva! aconteceu isto no momento re resetar os parâmetros! meu scanner é um Bosch kts 200 ai este ano atualizei ele e agora ja tem habilitação de ar condicionado!
boa tarde; tenho escaner da ALFATEST e ja fiz cobalt cruze e montana e não deu problema algum, ate agora, mas essa tecnologia moderna as veses nos prega peças, por isso presisamos estar atentos no que mexemos.
Uma boa explicação!!!! Também não entendia como poderia acontecer isso, agora ficou um pouco mais claro. >
O scanner na configuração de injeção se o cara não selecionava antigamente que o carro possui ar condicionado, ele desabilitava, exatamente pq vc disse que ele não tinha ar.
Não é que bloqueava, depois tinha que fazer o procedimento pra habilitar.
hoje em dia ja fizeram um sistema pro cara não fazer isso sem querer (sistema anti-jumento como nosso amigo Dr Platinado acredita que não existe), onde o cara mesmo que não informe que não existe ar condicionado, ele não desabilita mais .
Foi a explicação que me deram, mas eu nunca consegui essa PROEZA em anos mexendo com GM toda hora....tomo cuidado, leio o que to fazendo e as opções.
Quando ainda criança pequena de Barbacena drloide ja sabia que certo scanner da ... ja bloqueava o ar condicionado do veiculo por algum imprevisto, e também ja sabia como reverter o processo que parece que aqui não foi citado, lembrando bem que a teoria é necessária, porém a pratica não tem igual, na literatura diz que vc deve regular as valvulas com x,porém na pratica são com xx e ai os professores do Senai pira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :
caro adorei sua explicaçao, mas nao sei quem chamou de jumento porq nao conhece um ois é muito inteligente o jumento mas mudando de assunto eu postei essa enquete com duvidassim pois é para isso que esse site esta para nós reparadores ,ser ajudado ,ajudar e tirar duvidas do nosso dia dia!!! obrigado a vc colega que entendeu a pergunta!
este é um otimo topico,
alguns reparadores relataram que tiveram problemas na configuração do AC
outros reparadores relataram que não tiveram problemas
agora o que pegou mais foi um relato de um dos participantes(drplatinado) do forum que relatou suas experiencias de dia dia de oficina, e acabou em extress com o ralli, que veio com uma explicação que não é do dia dia de oficina e sim de um vendedor de equipamentos,
vendedor de scanner sempre vai falar que o scanner é o PICA DAS GALAXIAS, faz diagnostico ate na NASA, , nunca vai admitir que por algum BUG no soft do scanner, a merda sempre estoura dentro da oficina, e é sempre o mecanico que tem que se virar nos 30
aproveitando o tema essa semana ,agile 2013, lampada indicadora de anomalia acessa no painel, codigo relacionado a pedal de embreagem,(aprendizado) 2 scanner na oficina, os dois tem a função de aprendizagem,,,mas por algum erro no soft, nenhum dos dois fizeram esta aprendizagem, por sorte tem um reparador proximo da oficina que possui o MDI,ai sim, rapido o procedimento,
Gostaria de Colaborar com minha experiência no Setor:
Um Scanner pode bloquear ou desparametrizar dados de uma ECU em qualquer montadora
Começamos pelo fundamento que a Memória de um Módulo armazena o o código fonte do Programa, que pode ser tipo “PROM” ou “Flash”. No primeiro caso o programa já vem gravado do fornecedor e não poder mais ser alterado, o que chama-se na Fábrica como Mascaramento. No segundo caso, considerando memória Flash, esta recebe o código fonte, muitas vezes na linha de montagem, e visa facilitar mudanças e diferentes configurações a serem inseridas em cada veículo, sem que para isso seja necessária uma atualização na versão do programa hexadecimal.
Buscando maior clareza possível: Um Scanner não desabilita um módulo de memória Flash mas pode participar deste processo, desde que conecte-o com a ignição ligada à tomada de Diagnose. Isso causaria significativos picos de tensão, danosos ao código de programação. Fato verificado em um FOX que após isso perdeu seu VIN, e fato perceptível também à um Astra 2009 que teve sua rotação modificada após o procedimento.
Leandro Zamaro.
Desculpe, mas não pude evitar.
Acredito que mais respeito pelas colocações alheias, alimentam positivamente todo e qualquer debate. Tentar desmerecer as pessoas por utilizarem ou não um Osciloscópio, um Multímetro não condiz com um Grupo de Profissionais que se respeitam. Vou parar por aqui caso contrario serei tão soberbo quanto certas pessoas que difamam termos genéricos e dizem-se bons profissionais.
Um abraço a todos e desculpem o desabafo.
Leandro Zamaro
Leandro pelo seu dialogo voce entende bastante do assunto,tem pessoas que se sentem incomodadas com o conhecimento dos outros,espero que isso nao lhe incomode e continue postando opinioes,nos ajudaria muito um conhecimento mais aprofundado nos guiando nesse ramo,que todo momento aparece uma novidade ,que ao meu ver a maioria dos que participam estao distantes de grandes centros,dificultando o dia a dia na oficina..
Miros e demais amigos,
Sinto-me feliz pela consideração, ainda mais tendo "Carta Branca" dos Reparadores mais experientes do Fórum, sendo que tais ponderações engrandecem-me como pessoa e profissional. Já fui um Reparador, sim! Desde meus 18 anos, com muito orgulho! Durante 10 anos na Alemanha, especializado na Área Elétrica. Os anos se passaram, por opção busquei aperfeiçoamentos, formação, atuei com Desenvolvimentos e no momento atuo na Area de Compatibilidade Eletromagnetica. Mesmo assim tenho duvidas...rs....conto com vcs.
Entretanto estou, em paralelo com minhas ocupações, estou voltando a me dedicar ao Ramo de Reparação Automotiva, na Região da Grande Curitiba. Atualmente trabalho mais em projetos e ensaios automotivos, mesmo assim enxergo que não existe projeto perfeito e muito menos ensaios que não apresentem falhas a serem retrabalhadas.
Percebo que o desenvolvimento automotivo precisarão de nós Reparadores, e um Grupo Unico. Conto com vocês e permaneço às ordens para ajudar cada um de vocês sempre que necessário.
Forte Abraço
Leandro Zamaro
>Gostaria de Colaborar com minha experiência no Setor:
Um Scanner pode bloquear ou desparametrizar dados de uma ECU em qualquer montadora
Começamos pelo fundamento que a Memória de um Módulo armazena o o código fonte do Programa, que pode ser tipo “PROM” ou “Flash”. No primeiro caso o programa já vem gravado do fornecedor e não poder mais ser alterado, o que chama-se na Fábrica como Mascaramento. No segundo caso, considerando memória Flash, esta recebe o código fonte, muitas vezes na linha de montagem, e visa facilitar mudanças e diferentes configurações a serem inseridas em cada veículo, sem que para isso seja necessária uma atualização na versão do programa hexadecimal.
Buscando maior clareza possível: Um Scanner não desabilita um módulo de memória Flash mas pode participar deste processo, desde que conecte-o com a ignição ligada à tomada de Diagnose. Isso causaria significativos picos de tensão, danosos ao código de programação. Fato verificado em um FOX que após isso perdeu seu VIN, e fato perceptível também à um Astra 2009 que teve sua rotação modificada após o procedimento.
Leandro Zamaro.
Leandro corijame c estou erado, memorias tipo flashrom normalmente para operação im put posuem um pino especifico, o qual precisa de uma alterasão do nivel logico para atualisar gravaçoes coréto.
para desparemitrização da mesma não bastaria apenas de uma queda de tenção abrupta, e sendo asim durante uma partida com bateria fraca já seria o suficiente para aver uma perturbação ou corupição da programação em alguns casos guerando o bloqueio?
existe no mercado escaners apropriados para télecaregamento q tem a caracteristica de acesar via tomada esse comando de input, mas esta técnologuia no geral não esta presente em todos os escaner,justamente por despreparo da maioria dos reparadores com o intuito de evitar incidentes?
pésso desculpas por explora um pouco seu conhecimento, ao meu ver são questoes q meréce um comentario mais técnico e exclarecedor, ficaria muito grato c o fizece, sempre a expasso para quem tem algo a acrecentar e quando falamos em conhecimento técnico esse espasso é maior ainda, espéro ver muito de seus comentarios poraqui.
Bom Dia Amigo,
Sem desculpas. Percebo seu conhecimento em Elétrica e conto com sua ajuda!
Eu estou de férias e fazendo o que gosto, ou seja, trocando experiências e ajudando os colegas quando possível.
Se me permitem os amigos, gostaria de explanar os assuntos de uma forma diferente sobre as memorias de um Módulo:
Quanto aos testes realizados ao final da linha de montagem, este não trata-se de um sistema semelhante a um Scanner nem com 01 Pino à mais para programação apurada dos módulos, na verdade em todo final de Linha existe um Equipamento ou Estação de Teste ( hardware ). O mesmo recebe da área de programação, via rádio, 100% dos dados de cada veículo (vale dizer que todo veículo a sair da linha possui uma pasta de documentos, contendo todas essas informações). Esta estação de Teste possui vários equipamentos, semelhantes aos Scanners, porém maiores e com um diferencial: Elas abrem as portas das memórias de programação, ou Gateway. Possuem plataforma Windows, o que possibilita aos mesmos programarem a memória volátil da UCE, introduzirem códigos específicos, realizarem regulações básicas e adequarem os veículos finais ao seu mercado de origem.
Daí o amigo pode me perguntar: Mas qual pino é utilizado para isso? Oras, os mesmos utilizados nos diagnósticos. O segredo esta em descobrir o código chave para entrada de dados, a senha para abrir a porta de dados. Que é o que justamente os equipamentos paraguaios fazem via tomada de Diagnose! Abaixam odometro, mexem na potencia do motor, aí sobram para nós colocarmos a casa em dia.
Em resumo não existem pinos adicionais, mas sim portas que são abertas ou não mediante autorização de hardware.
Precisamos trocarmos experiências de Elétrica. Tenho certeza que aprenderei bastante contigo!
Abraço.