Olá senhores,
recentemente fiz o motor AP de uma saveiro 1.8 flex, apenas a parte de força foi mexida, mais precisamente trocou-se apenas anéis, bomba de óleo e bronzinas. Pistões foram reaproveitados, bem como bielas.
O cabeçote nem foi mexido, somente retirado e colocado novamente. Agora depois de funcionando ela está pré-detonando (grilando, batendo pino).
Já verifiquei o sensor de detonação no bloco e está ok. Como este modelo já não tem distribuidor não posso atrasar o ponto de ignição, que é feito pela central eletrônica.
Já pensei em uma taxa de compressão muito alta, mas os pistões são os mesmos, o cabeçote não foi alterado, bielas são as mesmas...
Se puderem me ajudar, agradeço.
Respostas:
Tanto faz colocar etanol ou gasolina, os sintomas são os mesmos. Já estou ficando sem idéias do que pode ser.
este carro na hora de montar a correia dentada tem que ficar atento no eixo auxiliar que o pontinho e não o ``OT´´ tem que ficar alinhado com a seta da pulia ou engrenagem do gira para o sensor de fase trabalhar correto
Por falar em batida de pino estive numa palestra hontem da BR e um professor comentou que tem varios carros muitos taxados e so resolve se colocar 50% de gasolina e 50% de alcool e nao tem jeito esta batida. Acontece muito em Fox 2005,celta chc e outros.
O ponto está rigorosamente em cima das marcas. Mandei plainar o cabeçote e coloquei no lugar: Não resolveu!
Então comprei 2 juntas convencionais e coloquei no lugar da junta de aço, pois algo me dizia que era muita taxa de compressão...BATATA! A batida de pino diminuiu em 80% e agora só acontece nas horas mais quentes do dia, o que indica que era realmente uma taxa muito alta.
É curioso, pois todas as peças são as originais que vieram no carro, e antes ele não tinha esse sintoma.
Sei que não é correto deixar com essas 2 juntas, e agora, o que faço???
ja tive problemas com a ferramenta que monta a roda fonica ,a ferramenta estava fora de sincronismo .,o motor pegava mas grilava ,pode ser!
A roda fônica foi montada "como manda o figurino". Com certeza era uma taxa de compressão muito alta, mas agora com 2 juntas de cabeçote o problema tá quase totalmente resolvido. Como eu disse em postagem anterior, melhorou em 80% com a adição de 2 juntas de cabeçote, baixando a taxa de compressão.
Mesmo assim nas horas mais quentes do dia, se vc pisar fundo ela dá uma grilada e aí entra a central atrasando o ponto, fazendo com que o grilo "quase" acabe.
O problema é deixar essas 2 juntas: vai dar zebra??? Posso me despreocupar e deixar-las no lugar???
SE VOCE JA FEZ TUDO CERTINHO E SO AS DUAS JUNTAS RESOLVERAM O PREBLEMA E MSM TAXA DE COMPRESSAO,JA MEDIU COM MANOMETRO P VER QUANTO E Q ESTA DANDO..SE ESTIVER TUDO CERTO ATRASA UM DENTE NA CORREIA DENTADA,NO COMANDO,JA RESOLVI ALGUNS CARROS AKI Q APRESENTAVAM ESSA MESMA ANOMALIA..
oque você pode fazer tambem, mandar fazer uma junta pra compençar a altura do cabeçote tipo junta de aço, cobre das que usam em carros turbo
Bom, atrasei um dente e a batida de pino quase desapareceu, vc só percebe quando o dia está muito quente e vc pisa pra valer no acelerador.
Mesmo com um dente atrasado não perdeu muita força, é quase imperceptível.
Acho que agora está resolvido...
ESSE PROBLEMA APARECE MUITO QUANDO SE PLAINA O CABEÇOTE ATE O LIMITE MAXIMO.OU QUANDO O CARRO E ALCOOL E PASSA A RODAR NA GASOLINA SEM TROCAR O CABEÇOTE..
AGORA E SO DAR UMA RASTREADA P CONFERIR .TEMPO DE INJEÇAO + SONDA SE TIVER REDONDO JA ERA...